Recursos Humanos: o que é RH, o que faz e sua importância na empresa

Entenda mais sobre o universo do RH, desde a sua evolução até as atribuições da área, indicadores e as tendências futuras para se tornar um RH estratégico.

A área de Recursos Humanos (RH) é, muitas vezes, considerada o coração das organizações, afinal é responsável por cuidar do maior ativo de uma empresa: os profissionais que fazem parte dela. 

A seguir, vamos explicar os conceitos básicos da área e entender como os profissionais de RH podem atuar como um catalisador para o sucesso empresarial e a satisfação dos colaboradores. 

⭐ Nota: seja você um aspirante a especialista em RH ou um gestor de equipe, entender de RH é crucial para qualquer profissional. Esperamos que esse conteúdo ajude! 

Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024

O que é Recursos Humanos? 

Recursos Humanos (RH) é a denominação que se dá ao conjunto de trabalhadores de uma empresa. Além disso, também se refere ao departamento responsável por gerenciar tudo que está relacionado ao capital humano da organização. 

A área de RH abrange uma variedade de atividades, desde o recrutamento e seleção até o desenvolvimento de políticas de trabalho, benefícios, treinamentos e a manutenção do ambiente de trabalho.  

 

Qual é a origem do RH?

A história do RH inicia com a primeira revolução industrial em que o cenário era voltado para eficiência e produtividade. 

O setor de Recursos Humanos dessa época, também conhecido como “Relações Industriais”, era visto como um mediador entre a diretoria e os trabalhadores, focado nas tarefas administrativas, operacionais e burocráticas. 

A medida que adentramos pelo século XXI, observamos as mudanças tecnológicas e do mercado de trabalho, fez com que o RH passasse a ter um papel mais estratégico e amplo dentro das empresas. 

 

A evolução do RH 

Com a chegada da tecnologia, a automação dos processos operacionais liberou o RH – agora conhecido por RH 4.0 – para se concentrar em atividades mais estratégicas, como, por exemplo, o desenvolvimento dos profissionais, o cuidado com a cultura e o clima organizacional, e a contribuição para os objetivos do negócio. 

Atualmente, vivemos uma fase que redefine completamente o papel do RH nas organizações. O RH 5.0 é caracterizado pela integração das tecnologias avançadas e da humanização das relações de trabalho. 

Nesse contexto, esse novo RH coloca o colaborador no centro das estratégias, reconhecendo as singularidades de cada pessoa. A tecnologia é utilizada para otimizar os processos, mas também para criar experiências personalizadas, promovendo um ambiente de trabalho mais feliz, colaborativo e motivador. 

 

 

O que faz a área de Recursos Humanos? 

A área de Recursos Humanos é responsável por todos os processos relacionados à jornada do colaborador. Para entender um pouco mais sobre a atuação desses profissionais na empresa, continue a leitura! 

 

Atração de talentos

A atração de talentos é um dos desafios que muitos RHs enfrentam

Os profissionais se tornaram mais criteriosos na escolha dos locais de trabalho, portanto, é papel do RH desenvolver estratégias inovadoras de employer branding, marketing de recrutamento e atuar ativamente nas redes profissionais para captar os talentos mais qualificados. 

 

Recrutamento e Seleção

O profissional de RH responsável pelo recrutamento e seleção precisa conduzir o processo de maneira a encontrar profissionais que tenham as habilidades necessárias para o cargo, e o fit cultural adequado para garantir a integração com a cultura organizacional. 

Após a seleção, é o momento do time de DP brilhar e encaminhar os documentos para a admissão

 

Admissão e Processos de DP

O Departamento Pessoal é responsável pelos processos de admissão, para garantir que todas as formalidades legais e burocráticas sejam cumpridas de maneira correta. 

Essa subárea precisa assegurar uma transição suave para os novos colaboradores, para que eles mantenham sua experiência positiva com a empresa e cheguem mais seguros para o momento do onboarding. 

Além do onboarding, o DP também é responsável por outras interações com os colaboradores durante toda sua jornada, como, por exemplo: 

  • Folha de pagamento;
  • Holerites; 
  • Férias
  • Jornada de trabalho; 
  • Ponto eletrônico, entre outros. 

 

👉 Leia também:

Kit para planejar a rotina do departamento pessoal e recursos humanos

 

Onboarding de novos colaboradores

Desenhar estratégias de onboarding também é uma das atribuições do RH. 

O objetivo é criar programas personalizados para acolher os novos talentos, promovendo uma integração completa, o que pode resultar em maior produtividade e no senso de pertencimento. 

 

Pesquisas de RH 

Uma maneira do RH conseguir captar a percepção dos profissionais da empresa é por meio das pesquisas. Durante toda a jornada do colaborador, é provável que ele responda alguma dessas pesquisas para contribuir para um ambiente de trabalho mais acolhedor e agradável. A seguir, confira como cada uma delas contribuem para as estratégias de gestão de pessoas: 

 

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta valiosa para entender a percepção dos trabalhadores em relação ao ambiente de trabalho, como, por exemplo: cultura, liderança, comunicação e oportunidades de crescimento. 

Para facilitar a aplicação da pesquisa e tornar a análise dos resultados mais rápida e otimizada, o RH pode contar com um software de pesquisa. Assim, os profissionais da área não perdem tempo tendo que coletar e analisar os dados manualmente, e podem dedicar seu tempo para pensar em estratégias de melhoria do espaço de trabalho.

 

Pesquisa de pulsos

Com uma abordagem fácil, a pesquisa de pulsos é realizada em intervalos frequentes, para capturar feedbacks contínuos dos trabalhadores. 

Essa metodologia permite uma análise em tempo real do ambiente de trabalho, o que permite atuar de maneira rápida na correção dos pontos de melhoria ou de atenção.

 

Pesquisa de engajamento

A pesquisa de engajamento avalia o nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores em relação à empresa e ao trabalho. Por meio dela, o RH pode ter insights sobre fatores que impulsionam o envolvimento e os pontos de melhoria. 

 

Pesquisa de satisfação interna

A pesquisa de satisfação interna foca no contentamento dos profissionais em relação às condições de trabalho, relacionamentos interpessoais e políticas internas. Os resultados dessa pesquisa podem auxiliar na criação de um ambiente de trabalho mais feliz e saudável.

Uma das aplicações da pesquisa, por exemplo, é para avaliar o onboarding, assim os novos colaboradores podem dar sua opinião sobre o que poderia melhorar no processo de integração.

Vale ressaltar que você pode aplicar essa pesquisa de maneira anônima, para que as pessoa se sintam mais a vontade a explanar sobre os temas. 

 

eNPS

A pesquisa eNPS avalia a disposição que os colaboradores têm em recomendar a empresa como um excelente local para se trabalhar. Essa métrica permite que o RH entenda a percepção geral dos trabalhadores e o potencial impacto disso na reputação da empresa. 

Os insights dessa pesquisa podem ajudar no fortalecimento da marca empregadora e, consequentemente, maior atração e retenção de talentos.

 

Engajamento 

Manter o engajamento contínuo dos colaboradores é uma prioridade constante do RH. Nesse sentido, as pesquisas do RH são fundamentais para compreender as necessidades individuais e cultivar um ambiente de trabalho que promove a colaboração e inovação.

Com base nos resultados das pesquisas, o RH pode desenvolver estratégias para melhorar o engajamento. Isso pode incluir programas de reconhecimento, gamificação, iniciativas para a promoção do equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal, entre outros. 

 

Desenvolvimento e Treinamento

Investir no crescimento profissional é uma prática inegociável para o RH. 

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para identificar necessidades de treinamento, desenhar programas educacionais e acompanhar o desenvolvimento individual dos profissionais. 

👉 Leia também: Desenvolvimento de líderes: o que o RH pode fazer para ajudar?

 

Offboarding, desligamento e rede alumni

O RH gerencia todo o processo de offboarding com empatia, de maneira respeitosa, preservando as relações e criando uma transição suave para todas as partes envolvidas. 

Essa é uma oportunidade de criar e fortalecer a rede alumni, conectando os profissionais que passaram pela organização, estimulando o compartilhamento de experiências e oportunidades. 

 

 

Como é trabalhar na área de Recursos Humanos?

Trabalhar no RH reque uma combinação de habilidades técnicas, emocionais e estratégicas, moldando profissionais capazes de lidar com a complexidade humana e os desafios do negócio. 

As principais soft skills são: 

  • Comunicação; 
  • Empatia; 
  • Adaptabilidade;
  • Ética Profissional; 
  • Gestão de Tempo
  • Capacidade analítica; 
  • Agilidade; 
  • Trabalho em equipe;
  • Pensamento Estratégico. 

 

Já quando falamos em hard skills, podemos citar: 

  • Graduação em Recursos Humanos ou Administração; 
  • Experiências profissionais na área; 
  • Cursos e especializações em RH; 
  • Treinamentos da área; 
  • Conhecimentos no pacote Google/Microsoft;
  • Habilidade para trabalhar com softwares de RH.

 

Baixar o ebook sobre como mostrar para o seu chefe que o RH é foda

 

Quais os cargos e setores de Recursos Humanos? 

O universo de Recursos Humanos é dividido em alguns subsistemas que abrangem uma variedade de setores e cargos. Essa estrutura pode variar de acordo com o tamanho e a complexidade do negócio, mas, em geral, conta com:

 

Cargos

Desde os cargos iniciais até os avançados, todos os profissionais da área desempenham papéis vitais para garantir a eficiência e coesão no clima organizacional. Os mais comuns nas empresas são: 

  • Assistente de RH; 
  • Analista de RH/DP
  • Analista de Desenvolvimento Organizacional Humano (DHO); 
  • Especialista em áreas específicas do RH; 
  • Recrutador; 
  • Coordenador de RH; 
  • Gestor de Recursos Humanos;
  • Diretor de RH (ou Chief Human Resources OfficerCHRO).

 

Setores

Os principais setores que compõem o RH são: 

  • Recrutamento e Seleção;
  • Departamento Pessoal
  • Desenvolvimento Organizacional; 
  • Treinamento e Desenvolvimento; 
  • Relações Trabalhistas e Sindicais; 
  • Gestão de benefícios e bem-estar. 

 

Como manter-se atualizado sobre o mercado de RH? 

Se você é um profissional de RH, adepto ao lifelong learning (em tradução livre, “aprendizado ao longo da vida”), que busca se capacitar e acompanhar as tendências do mercado, é importante estar atento às oportunidades.

A seguir, listamos algumas opções de como você pode aproveitar para se manter atualizar no universo de gestão de pessoas: 

    1. Feedz Educa: nossa plataforma de educação, com cursos de RH gratuitos para você dar um upgrade no currículo. 
    2. Livros para RH: essa é uma maneira de se manter atualizado sobre temas recentes e clássicos da área. Confira nossa lista com 40 indicações! 
    3. Podcasts para RH: esse formato é excelente para quem busca uma opção de aprendizado durante os deslocamentos ou as atividades do dia a dia. Dica: se eu fosse você, já corria pra ouvir o Chama o RH hein 😉
    4. Eventos de RH: a participação nesses eventos proporciona muito mais do que oportunidades de aprendizado, mas também insights e networking valiosos.
    5. Redes profissionais: para compartilhar sua experiência com outros profissionais e especialistas da área, as redes profissionais são ótimas ferramentas. Inclusive, você já faz parte do Clube RH? São mais de 9.000 profissionais interagindo e crescendo juntos!

Seja membro do Clube RH e tenha acesso a uma comunidade incrível de RHs

 

Qual a importância do RH dentro das empresas? 

O RH dentro das organizações atua como um elo entre a gestão e os colaboradores. Seu papel é fundamental para cuidar do capital humano, identificar talentos, desenvolver habilidades e promover o crescimento profissional. 

Dessa maneira, a importância do RH nas empresas não se resume apenas a gerenciar os recursos humanos, mas também sua capacidade de moldar a cultura, desenvolver os talentos e promover a diversidade. 

Essa abordagem não só impacta positivamente o ambiente de trabalho e os profissionais, como fortalece o posicionamento da empresa no mercado e perante a concorrência. 

👉 Como fazer um orçamento de RH eficiente: Passo a passo

👉 Budget de RH: o que é e como planejá-lo da melhor forma?

👉 12 planilhas de RH prontas para baixar

 

O que é um RH Estratégico? 

RH Estratégico é uma abordagem que coloca o setor de Recursos Humanos no centro do planejamento e da execução das metas da empresa. Podemos dizer que o RH estratégico atua como um parceiro que contribui ativamente para o sucesso da empresa. 

A essência dessa abordagem está em antecipar as necessidades futuras, alinhando talentos e desenvolvimento competências em consonância com os objetivos da organização a longo prazo. 

👉 Quer saber mais? Assista ao episódio do FeedzCast sobre o tema. 

 

Diferenças entre o RH Estratégico e RH Ágil

O RH Estratégico está centrado no alinhamento a longo prazo com os objetivos organizacionais, por isso, busca antecipar e se preparar para necessidades futuras.  

Já o RH Ágil abraça a flexibilidade e adaptabilidade, respondendo de maneira ágil às mudanças e emergências. 

Entretanto, mesmo com nuances distintas, essas abordagens se complementam para equilibrar a visão estratégica a longo prazo com a capacidade de se ajustar rapidamente às demandas do ambiente. 

👉 O que é planejamento de RH e como fazer um [Passo-a-Passo]

 

Principais indicadores para o RH ficar de olho 

O acompanhamento dos indicadores é uma prática fundamental para a gestão eficaz do RH. Entre os principais indicadores, podemos citar os que demandam atenção constante. São eles: 

  • Turnover (Taxa de Rotatividade): esse indicador é vital para avaliar a estabilidade da equipe e identificar possíveis problemas que possam afetar a retenção. 
  • Absenteísmo: ajuda a entender padrões de ausências, identificar causas subjacentes e implementar estratégias para melhorar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. 
  • Índices de retenção de talentos: avaliam a capacidade da empresa em manter seus talentos. 
  • Tempo médio na empresa: indica a média de tempo que os colaboradores permanecem na companhia. Um tempo médio elevado pode indicar satisfação e engajamento, enquanto um valor baixo pode sugerir problemas de retenção.  
  • Produtividade: pode ser medida por meio de projetos concluídos, metas atingidas e outros KPIs relacionados às responsabilidades de cada função. 

 

Além desses, listamos outros indicadores relevantes para os profissionais de RH:

  • Índice de Engajamento dos Funcionários.
  • Custo por Contratação.
  • Nível de Satisfação dos Colaboradores.
  • Índice de Diversidade e Inclusão.
  • Taxa de Promoção Interna.
  • Nível de Competências e Habilidades.
  • Retorno sobre Investimento em Treinamento.

Baixar o ebook sobre RH orientado a dados

 

6 Tendências do RH para os próximos anos

O RH está em constante evolução, impulsionado pelas mudanças no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos. Para os próximos anos, algumas das tendências que já estamos falando sobre, ganharão maior destaque. São elas: 

 

1. Experiência do Colaborador

Cuidar da experiência do colaborador se tornou um diferencial competitivo entre as empresas. Ou seja, criar uma jornada positiva para os profissionais torna-se essencial para atrair e reter talentos. 

Isso inclui criar estratégias para melhorar os aspectos do ambiente de trabalho, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e as políticas de desenvolvimento contínuo. 

 

2. Avaliação de Desempenho Contínua

Aquela abordagem de avaliação anual está sendo substituída por avaliações de desempenho contínua e feedbacks regulares. Dessa maneira, é possível ter uma melhor compreensão do progresso dos colaboradores, permitindo ajustes imediatos. 

👉 Leia mais em: Por que fazer avaliação de desempenho trimestral e como fazer? 

 

3. Gamificação

A gamificação é uma tendência crescente para engajar os colaboradores no ambiente de trabalho. O RH pode incorporar elementos de jogos, como desafios, recompensas e competições saudáveis para estimular o envolvimento e promove o aprendizado contínuo. 

 

4. Benefícios personalizados

Os benefícios flexíveis vêm ganhando destaque na retenção de talentos. 

Por isso, empresas que oferecem opções personalizadas, que permite que os colaboradores escolham aquelas opções que atendam às suas necessidades individuais, seja na saúde mental, física ou financeira

 

5. Jornada de trabalho flexível 

A oferta de opções flexíveis, como horários ajustáveis e modelos de trabalho híbridos e remotos permite que os trabalhadores equilibrem sua vida pessoal e profissional conforme seu estilo de vida. 

 

6. Digitalização e Inteligência Artificial (IA)

A digitalização e a IA continuam a moldar significativamente o cenário do RH. Enquanto a automação dos processos libera tempo para atividades mais estratégicas, a IA contribui para a análise preditiva de desempenho, personalização das experiências e seleção de talentos mais eficiente. 

Confira também o nosso conteúdo com dicas sobre como o RH pode utilizar o ChatGPT em suas rotinas 👈

 

Recursos Humanos e Tecnologia: Case de Sucesso

Uma das grandes vitórias do RH é a automação de processos, por meio das tecnologias. A gestão eficiente simplifica as tarefas administrativas, o que reduz o tempo dedicado àqueles processos manuais e permite que o RH se concentre no que realmente importa: as pessoas. 

Uma plataforma de gestão de pessoas, como a Feedz, possibilita que o RH cuide de toda a jornada de maneira mais estratégica e simplificada. 

Confira o que a Coordenadora de RH da Agência FG diz sobre o uso da Feedz na empresa: 

“Com a Feedz conseguimos juntar todas as nossas necessidades e uma única plataforma super completa, que nos permite ter uma visão integrada e estratégica das pessoas da nossa empresa a cada dia. Com ela, conseguimos cuidar do nosso time com um olhar humanizado, estimular a inovação e a criatividade, reconhecer as conquistas diárias e fortalecer a nossa cultura.”

👉 Acesse o case completo e veja as vantagens de contratar a Feedz para cuidar dos recursos humanos da sua empresa: O impacto de uma plataforma de gestão de pessoas

Acesse o site para solicitar uma demonstração de qualquer solução da Feedz e ganhe 18 funcionalidades bônus gratuitas!

 

Feedz: a plataforma completa para gestão de pessoas 

Se você está pronto(a) para elevar a eficiência do seu RH, fortalecer a cultura organizacional e inovar na gestão de pessoas, a Feedz é a parceira ideal. 

Com a plataforma da Feedz, o RH ganha uma ferramenta analítica poderosa. Mas os benefícios também são percebidos pelas lideranças e pelos colaboradores, que experienciam uma jornada mais suave e cuidadosa. 

Quer transformar o seu RH e ainda criar uma experiência fodástica para os seus colaboradores? Descubra como a Feedz pode fazer a diferença.  

Preencha o formulário abaixo e ganhe uma demonstração gratuita da plataforma! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar