Tendências para o futuro do RH: O que esperar em 2024

Já sabe quais novidades vão pautar a gestão de pessoas no próximo ano? Então confira nossa lista de 7 tendências para o futuro do RH.

A velocidade com que as tecnologias evoluem indica que as transformações que impactaram o setor de Recursos Humanos nos últimos anos estão longe de acabar. Daí a importância, então, de acompanhar as tendências para o futuro do RH tão de perto.

Cada nova volta em torno do sol costuma trazer práticas e ferramentas inéditas ou melhoradas. E estar por dentro delas é o caminho para seguir cuidando, com maestria, do ativo mais valioso de toda e qualquer organização: as pessoas.

Se a sua empresa deseja potencializar a gestão de talentos em 2024, chegou o momento de conhecer as principais inovações que prometem pautar as estratégias do RH do futuro. Continue aqui com a gente para conferir todas elas!  

1.      People Analytics

Embora não seja exatamente uma novidade, o People Analytics encabeça a lista de tendências para o futuro do RH pelo seguinte motivo: a coleta, organização e análises de dados de forma estratégica, aplicada à gestão de pessoas, é um caminho sem volta.

Isso significa que essa metodologia continuará sendo utilizada com força total, a fim de respaldar a tomada de decisões assertivas em diversos processos encabeçados pelo RH, como o recrutamento e seleção e o planejamento de treinamentos e promoções.

Vale pontuar que o People Analytics na gestão de pessoas anda de mãos dados com outras duas terminologias que ganham cada vez mais espaço nas organizações e, consequentemente, na gestão de pessoas:

  • O Big Data, área de conhecimento que estuda como os dados podem ser trabalhados;
  • E o Business Intelligence, conceito que engloba estratégias e ferramentas que auxiliam na tomada de decisões impulsionadas por dados.

 

2.        Automação de processos

Como você já deve saber, o novo RH assumiu um papel muito mais estratégico nos últimos anos, muito por conta das novas gerações que chegaram ao mercado de trabalho (as gerações XYZ) e do aumento da concorrência pelos melhores talentos.

Para conseguir promover uma gestão de pessoas otimizada em meio a tantas transformações e focar no que realmente importa, a área passou a automatizar ao máximo os seus processos.

Isso, por sua vez, abriu espaço para a adoção de ferramentas digitais capazes de automatizar tarefas repetitivas e muito burocráticas – como, por exemplo, a triagem de currículos e a construção/análise dos questionários de avaliações de desempenho.

Todo esse contexto nos faz afirmar que, sim: o RH do futuro será cada vez mais digital e ágil. Então vale a pena se manter atualizado sobre as soluções que ainda surgirão pela frente. 

 

3.      Employer Branding

Entre as tendências para o futuro do RH, o foco em ações que potencializam a reputação das empresas enquanto marca empregadora também precisa ser mencionado.

Afinal, quando uma empresa é considerada uma boa empregadora na visão dos colaboradores atuais e do mercado, ela se transforma em um verdadeiro imã de talentos!

Entre as estratégias de Employer Branding que devem ganhar força nos próximos anos, destacam-se:

 

4.      Atenção ao bem-estar dos funcionários

Se as empresas desejam atrair e reter bons talentos, além de mantê-los produtivos e engajados, elas precisam garantir o bem-estar deles.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Mind Share Partners mostrou que 75% da geração Z e 50% da geração Y já deixaram cargos em razão de problemas psicológicos.

Em contrapartida, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.

Os números não deixam dúvidas: o foco na construção de ações que promovam a saúde física e emocional dos colaboradores devem vir com força total! 

 

5.      Consolidação de novas formas de trabalho

É praticamente impossível falar sobre tendências para o futuro do RH sem mencionar os novos formatos de trabalho que vêm se desenhando.

Se antes a ida ao escritório era a regra, atualmente o modelo híbrido é a preferência oficial dos colaboradores, aponta estudo

Mas outros modelos, como o trabalho totalmente remoto, a construção de equipes assíncronas e jornadas mais curtas também crescem a passos largos.

Para o RH e gestores de pessoas, todas essas mudanças evidenciam a necessidade de buscar formas de engajar as equipes e consolidar os valores organizacionais independentemente de onde o talento estiver.  

 

6.      Fortalecimento da cultura da diversidade

A diversidade, equidade e inclusão são termos que certamente permanecerão na agenda do RH nos próximos anos. Afinal, embora muitas empresas já tenham evoluído nessas pautas, ainda há um longo caminho a ser trilhado.

Prova disso é que, recentemente, a B3 estabeleceu regras mais claras para que as empresas listadas na bolsa de valores brasileira tenham políticas concretas em prol da diversidade de gênero e de grupos minorizados em cargos de alta liderança.

Sendo assim, o RH deve seguir encabeçando o desenvolvimento de programas e comitês de D&I, bem como incentivando a construção de uma cultura organizacional cada vez mais inclusiva.

 

7.      Foco na experiência do candidato e do colaborador

Antes de encerrarmos a lista de tendências para o futuro do RH, não poderíamos deixar de citar o Candidate Experience e o Employee Experience.

Essas duas estratégias, que já estão revolucionando a atração e retenção de talentos, prometem crescer ainda mais em 2024… Então separamos uma breve explicação sobre cada uma delas para que você possa conhecê-las: 

  • O Candidate Experience se refere à relação construída entre o candidato e a empresa durante o processo de recrutamento e busca. Quanto melhor for a experiência nesta frente, maiores as chances de eles aceitarem uma oferta de trabalho ou falarem bem da organização para amigos e conhecidos;
  • Já o Employee Experience chama a atenção das empresas para a experiência do colaborador ao longo de toda a trajetória dele. Quanto mais impactante for a jornada, a tendência é que mais produtivo e engajado esse funcionário será.

A simplificação dos processos de contratação, a adoção de uma comunicação amigável e transparente e o incentivo ao desenvolvimento profissional são algumas das estratégias utilizadas nessas frentes.

Caso queira se aprofundar mais em cada uma dessas abordagens, recomendamos a leitura dos artigos que escrevemos especificamente sobre elas!  

 

Você está preparado(a) para as tendências do futuro do RH?

Como você deve ter percebido, o futuro do trabalho continuará sendo impactado por muitas novidades. E, agora que a sua empresa já está por dentro das principais, o próximo passo é se preparar para estar em conformidade com elas.

Mas não se esqueça: as práticas, ferramentas e tecnologia adotadas pelo RH são constantemente aprimoradas. Uma plataforma como a Feedz vai automatizar muitas tarefas do seu RH, peça uma demonstração gratuita! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar