[URGENTE] 🚨 Confirmado: Vai ter evento presencial da Feedz em São Paulo! #FeedzDay

Qual é o melhor software para pesquisa de clima organizacional?

Software para pesquisa de clima organizacional

Além de poupar tempo e proporcionar praticidade, utilizar um software para pesquisa de clima organizacional tem se tornado uma necessidade para empresas que desejam ter um ambiente de trabalho mais feliz e saudável. 

A verdade é que apenas organizar processos, equilibrar finanças e manter os clientes satisfeitos não são mais suficientes para manter um negócio de pé. 

Uma empresa de sucesso é aquela que reconhece o valor das pessoas, investe em um modelo de gestão sustentável e promove um bom clima organizacional para seus colaboradores. 

Nos dias de hoje, o mercado oferece diversas opções de software para pesquisa de clima organizacional pronta, mas qual deles é o melhor? Neste artigo, nós vamos te ajudar a escolher. Confira!

O que é pesquisa de clima organizacional? 

Como o próprio nome diz, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que analisa a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. 

A partir dela, é possível tomar decisões estratégicas e promover melhorias para manter a cultura da empresa no caminho certo. 

Funciona da seguinte forma: os funcionários são convidados a dar suas opiniões sobre a rotina de trabalho, os pontos negativos e positivos da gestão e suas práticas corporativas. 

Após reunir os dados da pesquisa, o gestor  pode traçar um plano de ação e ver quais são os pontos de melhoria. Isso é importante para aumentar a satisfação do funcionário, trazer engajamento e reduzir gastos com turnover.

? Como criar um plano de ação para engajamento nas empresas
? Clima organizacional: o que a vibe da empresa diz sobre a produtividade

 

3 dicas para melhorar o clima organizacional da empresa

Ninguém gosta de estar em um ambiente de trabalho com pressão, insegurança e falta de motivação, né?  

O Instituto Gallup aponta que 85% dos funcionários em todo o mundo não se sentem motivados em seu trabalho e isso está totalmente ligado com a importância da pesquisa de clima organizacional.

Confira algumas dicas práticas que podem mudar este cenário e melhorar o clima da sua empresa.

 

1. Estimule a conexão social 

Estar conectado socialmente é uma necessidade inata dos seres humanos. Quando as pessoas se sentem parte da empresa e da sua cultura, o resultado é felicidade e disposição no ambiente de trabalho.

De acordo com a  Forbes.com, “empregadores que apoiam as conexões sociais no local de trabalho e ajudam os funcionários a estabelecer relacionamento, criam uma força de trabalho bem-sucedida”.

Para criar um clima organizacional baseado na confiança e na motivação você pode seguir algumas ações práticas como:

  • Criação de um mural de celebrações interno;
  • Realização de happy hours entre equipes; 
  • Promover bate-papos e talks com temas sugeridos pelos colaboradores;
  • Incentivar a celebração de datas comemorativas por meio de concursos (exemplo: concursos de fantasias de carnaval, concurso de poesias e rimas sobre o Dia do Trabalho).

Lembre-se: pessoas engajadas e satisfeitas entendem seu papel dentro do processo organizacional, valorizam seu trabalho e se dedicam para contribuir todos os dias. Incentive isso. 

 

2. Crie uma cultura de feedbacks

É importante que seus colaboradores se sintam livres para falar e serem ouvidos, seja em casos de acertos ou possibilidades de melhoria, por isso, nossa segunda dica é que você crie um ambiente de trabalho aberto à troca de feedbacks. 

Pesquisas de 2019 do GPTW mostram que colaboradores que recebem um feedback ao longo do ano apresentam um índice de confiança de 79%; enquanto aqueles que receberam quatro ou mais têm um índice de 91%. 

Isso mostra que criar uma cultura de feedbacks faz com que as pessoas se sintam mais confiantes, motivadas e importantes para o crescimento da empresa. Nesse caso, você pode:

 

3. Gere reconhecimento

Você tem reconhecido os resultados e a dedicação da sua equipe? 

Saiba que esse é o caminho para gerar motivação, engajamento e melhorar o clima organizacional. 

Algumas formas práticas de reconhecer sua equipe são:

  • celebrar publicamente ideias criativas e ações que geraram resultados;
  • bonificações;
  • promoções;
  • comemorações e momentos de integração;
  • feedbacks positivos.

 

Como medir o clima organizacional?

Um clima organizacional pode ser medido a partir de perspectivas diversas: sob a ótica do colaborador, dos líderes e até mesmo dos clientes – em relação ao atendimento, comunicação interna e a sinergia da equipe, por exemplo.

Sendo assim, antes de identificar qual é o tipo de clima organizacional da sua empresa, avalie quais são os aspectos e pontos de vista que você deseja focar, assim será mais fácil elaborar perguntas voltadas para cada área. 

Depois de escolher o objetivo da pesquisa, é hora de aplicar a pesquisa e ouvir as pessoas. Nesse momento, você pode criar e disponibilizar formulários ou utilizar o software da Feedz, que automatiza o processo e reúne os resultados em único lugar, facilitando a análise dos dados. 

Para garantir um bom resultado, lembre-se de atentar a aspectos como anonimato para respostas, nível de linguagem utilizada na pesquisa, clareza nas perguntas e devolução dos resultados obtidos. Os colaboradores precisam se sentir seguros durante todo o processo.

? O que é e como fazer uma pesquisa de satisfação interna
? 10 motivos para escolher o software de gestão de desempenho da Feedz

 

Como um software para pesquisa de clima organizacional ajuda nessas questões?

Utilizar um bom software para pesquisa de clima organizacional vai te ajudar a garantir todos os benefícios que citamos aqui.

Além disso, você vai poupar tempo, otimizar processos e focar no que realmente importa: um ambiente de trabalho com clima saudável e feliz.

Um software para pesquisa de clima organizacional permite que você seja estratégico e não se perca no grande volume de dados.

Com ele, você analisa e digitaliza os resultados obtidos sobre a percepção dos colaboradores. 

150 perguntas para pesquisa de satisfação interna


Por que o Software para pesquisa de clima organizacional da Feedz é a melhor solução no mercado?

A Feedz está transformando mais de 100.000 vidas em mais de 800 empresas pelo Brasil, oferecendo um software completo para gestão de pessoas que é fácil para o colaborador e resolutiva para o gestor. 

Com destaque para a pesquisa de clima organizacional, a ferramenta possibilita:

  • Medir o engajamento dos funcionários por categorias e tópicos, possibilitando uma ação precisa em pontos específicos;
  • Decidir a quantidade de perguntas e quais são as mais adequadas à rotina da sua empresa;
  • Acompanhamento em tempo real do andamento das pesquisas;
  • Alterar a quantidade de perguntas da pesquisa quando desejar. 

 

Com a Feedz você aproveita benefícios como: retenção de talentos, aumento do engajamento e satisfação do funcionário, troca de feedbacks e uma gestão com decisões apoiadas em dados. 

Quer saber mais sobre o nosso sistema de pesquisa de clima?

Solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marília Cordeiro

Marília Cordeiro

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar