Pesquisa de clima organizacional: 8 passos para transformar a sua empresa

A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para medir a percepção dos colaboradores sobre a empresa. Saiba como usá-la da melhor maneira!

As empresas estão cada vez mais atentas às necessidades e satisfação de seus colaboradores. Uma ferramenta eficaz nesse aspecto é a pesquisa de clima, que permite avaliar a atmosfera organizacional e implementar melhorias. 

Neste conteúdo, vamos explicar o que é uma pesquisa de clima, seus benefícios e o passo a passo para você aplicar aí na sua empresa. Confira! 

 

Modelo de pesquisa de clima organizacional

O que é pesquisa de clima? 

A pesquisa de clima é uma ferramenta que avalia a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional. 

Basicamente, ela explica como está a “vibe da empresa”, se é pesada ou boa. Ela mostra como os colaboradores se sentem naquele ambiente. 

Deve ser vista como parte do planejamento estratégico da empresa, sendo que o principal objetivo é entender como os colaboradores de um negócio estão se sentindo em suas rotinas.

Além disso, a pesquisa de clima organizacional ser aplicada para mapear aspectos mais amplos e, depois, outras pesquisas mais rápidas podem ser executadas para compreender melhor alguma dor identificada.

 

 

Diferenças entre pesquisa de clima e de engajamento

Embora possam parecer similares, a pesquisa de clima e a pesquisa de engajamento têm focos distintos. 

A pesquisa de clima é utilizada para entender como está o ambiente de trabalho. Ela explora aspectos como satisfação, comunicação, relações interpessoais, e condições de trabalho. Seus resultados podem revelar a “temperatura” do ambiente organizacional e ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias para aumentar a satisfação dos colaboradores. 

Já a pesquisa de engajamento mede o nível de comprometimento, motivação e alinhamento dos colaboradores com os valores organizacionais. Essa pesquisa ajuda a entender como os profissionais estão conectados emocional e cognitivamente à empresa, e como essa conexão afeta sua disposição para contribuir com seu desempenho. 

Entenda por que você deve aplicar pesquisas de clima na sua empresa 

O objetivo principal da pesquisa de clima organizacional é captar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, a cultura e outros fatores que influenciam no desempenho e no bem-estar dos profissionais. 

Mais do que isso, a pesquisa de clima também desempenha um papel importante na melhoria da comunicação e no desenvolvimento de lideranças. 

Isso porque ao identificar lacunas na comunicação, a empresa pode trabalhar para criar canais de comunicação mais eficazes. Além disso, o feedback sobre as lideranças pode ajudar no desenvolvimento de treinamentos direcionados para os gestores. 

Portanto, podemos dizer que a pesquisa de clima é um instrumento estratégico para que a organização invista em um ambiente de trabalho mais harmonioso, produtivo e feliz. 

5 Benefícios da pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima é muito mais do que apenas um “termômetro” para medir a satisfação dos colaboradores. Quando bem aplicada, ela pode trazer uma série de benefícios como: 

Retenção de talentos

Como você viu até agora, por meio da pesquisa, a empresa consegue identificar questões que afetam negativamente na percepção do colaborador sobre o ambiente de trabalho. 

A partir desses dados, a companhia pode tomar medidas corretivas para reter seus talentos e reduzir os custos associados à alta rotatividade de funcionários

Melhoria da comunicação

A pesquisa de clima incentiva os profissionais a expressarem suas opiniões e preocupações, o que ajuda no estabelecimento de um canal aberto. 

Dessa maneira, é possível entender como funciona a comunicação entre os times e as lideranças. Caso identifiquem ruídos, o RH pode desenvolver treinamentos para aprimorar essa habilidade entre a equipe. 

Ambiente de trabalho saudável

Ao compreender a percepção dos profissionais sobre a empresa, é possível criar um ambiente de trabalho mais positivo, saudável e feliz.

👉 Leia mais em: 8 dicas para criar e manter um ambiente de trabalho saudável

Aumento da produtividade

Ao abordar as “inquietações” dos trabalhadores e trabalhar para melhorar o clima organizacional, o RH consegue criar um ambiente propício para a produtividade e a inovação. 

Lembre-se que um ambiente de trabalho positivo é o sinônimo de maior produtividade. 

Tomada de decisão mais informada

Os dados coletados a partir da pesquisa de clima fornecem informações super valiosas que podem apoiar nas decisões estratégicas que podem impactar positivamente o ambiente de trabalho e, consequentemente, o sucesso da companhia. 

 

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 8 passos

A aplicação da pesquisa de clima organizacional pode ser um divisor de águas na promoção de um ambiente de trabalho positivo e produtivo. 

A seguir, vamos explicar o passo a passo. Confira! 

1. Defina os objetivos 

Para que sua pesquisa de clima seja bem sucedida, o primeiro passo é entender o que a empresa quer avaliar com a pesquisa. 

Isso pode incluir melhorar a comunicação, identificar lacunas na liderança ou avaliar a eficácia das políticas atuais. Mas lembre-se que cada objetivo deve ser específico, mensurável, relevante e alcançável. 

Por exemplo, se a sua empresa implementou novas políticas de trabalho remoto, um objetivo pode ser entender como essas mudanças estão impactando a satisfação e a produtividade dos funcionários.

2. Elabore o questionário

Pode parecer bem tentador querer cobrir muitos temas em uma única pesquisa, mas isso pode resultar em um questionário longo e cansativo, reduzindo as taxas de respostas e a qualidade dos dados. 

Uma boa dica é dividir o escopo da pesquisa em três ou quatro áreas-chave de interesse, como, por exemplo, satisfação no trabalho, comunicação da liderança, percepção das oportunidades de crescimento, entre outras. 

Além disso, a diversidade nas perguntas pode ajudar a obter insights mais ricos. Uma combinação de perguntas abertas e fechadas permite tanto a coleta de dados quantitativos quanto qualitativos. 

Para obter feedbacks honestos, você pode utilizar plataformas que garantem o anonimato das respostas. A solução de pesquisa de clima da Feedz permite tudo isso de maneira simples e assertiva. 

👉 Leia também: 200 perguntas para uma pesquisa de satisfação interna nas empresas

3. Comunique-se com a equipe 

A comunicação eficaz é essencial para garantir uma participação robusta e feedbacks honestos. 

Por exemplo: o RH pode anunciar a pesquisa em uma das reuniões de check-in, explicando seu propósito, que as respostas serão anônimas, como os dados serão utilizados e a importância do feedback sincero para melhorar o ambiente de trabalho. 

Além do anúncio, é importante enviar lembretes regulares para manter o engajamento e garantir que todos tenham a oportunidade de participar. 

4. Colete as respostas

Nesse ponto, uma plataforma all-in-one como a Feedz, por exemplo, pode facilitar a distribuição do questionário e a coleta das respostas de maneira organizada e anônima. 

E tem mais: a plataforma também permite que o RH selecione o período que a pesquisa ficará disponível para os colaboradores, enviando lembretes para aumentar a participação. 

5. Analise os resultados 

Após a coleta dos dados, é hora de analisar as respostas. Uma das vantagens de utilizar as plataformas é que elas otimizam o processamento e análise das respostas, dando acesso a dashboards automatizados. 

Você pode comparar as pontuações de satisfação no trabalho com as pesquisas anteriores ou com benchmarks do setor para identificar áreas de melhoria. 

Por exemplo: se uma grande porcentagem de colaboradores expressar insatisfação com as oportunidades de crescimento, isso pode sinalizar a necessidade de revisar as políticas de desenvolvimento de carreira. 

Além disso, a análise qualitativa também pode ajudar a identificar áreas de preocupação ou oportunidades de melhoria que podem não ter sido capturadas através das perguntas fechadas. 

6. Compartilhe os insights 

Para promover a transparência e mostrar que a liderança está comprometida em agir com base nos feedbacks recebidos, você pode organizar uma reunião para discutir os resultados da pesquisa de clima. 

Nesse ponto, é muito importante apresentar os dados de uma maneira de fácil entendimento. Para isso, você pode usar gráficos ou diagramas para torná-los mais acessíveis e compreensíveis para todos na equipe. 

Estabeleça um período para perguntas e respostas durante a reunião, assim os colaboradores podem esclarecer suas dúvidas e o RH ainda pode receber feedbacks sobre o que pode utilizado no desenvolvimento dos planos de ação. 

7. Desenvolva um plano de ação

Com base nos insights, é hora de traçar o plano de ação. Para isso, é fundamental definir metas claras, prazos e responsabilidades. 

Para dar início ao plano, o RH pode fazer uma reunião de brainstorming entre o time para desenvolver soluções para os desafios identificados, incentivando a inovação e a criatividade. 

Por exemplo: para cada ação identificada, estabeleça um prazo de execução, atribua um responsável e defina indicadores de sucesso para avaliar o progresso. 

8. Monitore e ajuste

O ciclo da pesquisa de clima não termina com a implementação do plano de ação. É importante monitorar o progresso das iniciativas implementadas por meio de reuniões regulares e avaliação contínua do clima organizacional. 

Por fim, esteja aberto a ajustar o plano conforme necessário. 

Se uma estratégia particular não estiver produzindo os resultados desejados, estar disposto a revisar e ajustar com base no feedback, pode ajudar a garantir que os objetivos de melhoria do clima organizacional sejam alcançados. 

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A Feedz também conta com opções de customização para atender às necessidades da sua empresa, o que proporciona a flexibilidade necessária para alinhar as pesquisas de clima com a cultura e metas da empresa. 

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