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Pesquisa de clima: o que é e como utilizá-la da melhor maneira?

A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para medir a felicidade dos colaboradores. Saiba como usá-la da melhor maneira!
pesquisa de clima

A pesquisa de clima organizacional surge com a mudança do mindset dentro do departamento de recursos humanos. Não é de hoje que os profissionais de RH estão se afastando da subjetividade para se tornarem mais analíticos.

Além de centrado nas pessoas, o novo RH é orientado por dados. É por isso que usar dados reais e concretos passou a ser mandatório para tomar decisões estratégicas e para promover ações no sentido de colocar a cultura da empresa no rumo certo.

Bons gestores de equipe sabem que sempre há algo para melhorar. Mas essas melhorias não devem partir de “achismos”. Contar com a visão prévia do time que será impactado por alguma ação e/ou entender se algo está surtindo o efeito esperado é essencial para ter sucesso em uma estratégia.

A diferença é que agora não é mais necessário esperar longos períodos para medir resultados em uma pesquisa de clima organizacional. Hoje em dia já é possível identificar aspectos com potencial de provocar maior engajamento dentro de uma corporação de uma forma mais rápida e simplificada.

Para isso, podem ser usadas as chamadas pesquisa de engajamento ou pesquisa pulse ou por pulsos, que cabem como uma luva nesse novo contexto analítico e de transformação digital.

E com as ferramentas certas, podem ser aplicadas sempre que necessário devido à sua rapidez de implementação.

 

Pesquisa de clima organizacional versus pesquisa de engajamento

A ideia aqui não é privilegiar uma pesquisa à outra, até porque sabemos que existem outras pesquisas do RH além dessas 2. Além disso, uma pesquisa de clima mede algo diferente de uma pesquisa de engajamento. Entre uma ou outra, fique com as duas! Entenda agora o motivo:

O que mede uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma das melhores alternativas para entender como está o ambiente organizacional. Ela orienta como guiar o principal ativo de qualquer empresa: seus colaboradores.

Deve ser vista como parte do planejamento estratégico da empresa, sendo que o principal objetivo é entender como os colaboradores de um negócio estão se sentindo em suas rotinas.

Contudo, para ser efetiva, o primeiro passo é entender onde a empresa quer chegar com a pesquisa.

Ela pode, por exemplo, ser aplicada para mapear aspectos mais amplos e, depois, outras pesquisas mais rápidas podem ser executadas para compreender melhor alguma dor identificada.

 

O que mede uma pesquisa de engajamento?

A ideia é que uma pesquisa de engajamento ofereça informações sobre como anda o vínculo entre colaborador e empresa.

Ela deve ser feita para identificar o que precisa ser melhorado para que as pessoas se sintam mais felizes e, consequentemente, apresentem atitudes que favoreçam a produtividade.

O engajamento não é algo que deve ser perguntado de forma direta: “você se sente engajado?”. Mas, sim, deve ser medido em um contexto preparado para que seja possível extrair insights sobre como os indivíduos vivenciam subjetivamente sentimentos positivos, como alegria, interesse e atenção.

Essas informações são mais emocionais, portanto, para serem identificadas de maneira factível precisam compor um objetivo claro.

É preciso compreender também que os resultados podem variar de acordo com o clima geral. Está havendo alguma grande mudança na organização ou na sociedade? Então, as informações extraídas devem considerar esses contextos.

Outro aspecto relevante quanto às pesquisas de engajamento é que, diferentemente das pesquisas de clima organizacional anuais, elas podem ser aplicadas em intervalos menores, sempre que for necessário medir algo relevante para a empresa.

Quer ver na prática?

 

Por que ter engajamento é importante?

O engajamento dos colaboradores é o que move uma empresa. Profissionais comprometidos trabalham pelo mesmo objetivo do negócio, alcançando os resultados de forma mais rápida e eficiente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup em 2017, colaboradores muito engajados ajudam a melhorar diversos indicadores, entre eles a satisfação do cliente. Mas esse não é o único benefício.

Estudos mostram que o maior engajamento está relacionado ao aumento da rentabilidade, produtividade e menor turnover.

Então, de forma direta ou indireta, é possível relacionar os sentimentos positivos a uma série de fatores intermediários como motivação e criatividade. Esses fatores, por sua vez, estão relacionados à performance, produzindo impactos como:

 

A lógica pode parecer simples: quanto mais satisfeito o profissional estiver e valor enxergar em seu trabalho, maior será sua produção e rentabilidade para a empresa.

Além disso, profissionais engajados querem crescer junto com a empresa, portanto, estão sempre procurando formas de melhorar o produto ou serviço que oferecem.

Na prática, entender a motivação de cada componente da equipe, promover ações que os engajem e ainda manter um clima saudável no escritório é um desafio e tanto.

 

Como medir o engajamento dos colaboradores?

A pesquisa de engajamento é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam ter uma equipe alinhada com o propósito do negócio. Com ela é possível entender qual o grau de engajamento dos colaboradores e entender os motivos da pontuação.

Já falamos por aqui de várias técnicas que podem ser usadas para atingir pelo menos parte desse cenário ideal: ouvir o colaborador, pensar em um RH mais próximo, promover ações que façam sentido para diferentes perfis, aplicar pesquisas para entender qual o grau de engajamento, entre outros.

Qualquer prática implantada sem ouvir a opinião dos colaboradores tem mais chance de fracassar. Para estimular ambientes mais felizes, é preciso entender os profissionais, saber o que os motiva e o que gera uma experiência positiva para eles no escritório.

A construção de ambientes corporativos que estimulem e valorizem a felicidade e satisfação dos colaboradores é um trabalho que não tem fim. Isso porque as motivações das pessoas mudam ao longo dos anos e as ações de gestão de pessoas precisam acompanhar este movimento.

A metrificação do engajamento pode ser feita por meio de uma pesquisa clara e objetiva, que trará as respostas certas para melhorar. Portanto, ouça o que os seus colaboradores têm a dizer!

Existem diferentes pesquisas nesse estilo que podem auxiliar uma empresa. Olhando para os problemas reais de seus clientes, a Feedz desenvolveu uma pesquisa de clima organizacional e engajamento alinhada com os as necessidades de um RH analítico.

 

Benefícios de fazer Pesquisa de Clima e Engajamento

Aqui estão alguns benefícios de usar pesquisas de clima e engajamento de funcionários:

  • O empregador consegue medir o quão comprometidos, satisfeitos e contentes os funcionários estão.
  • Pode ser uma forma de avaliar se em breve haverá um problema de rotatividade. Na verdade, a pesquisa pode até perguntar diretamente por quanto tempo o funcionário pretende permanecer na empresa. Pois, visto que essas pesquisas são normalmente anônimas, as respostas podem ser muito úteis.
  • Pode ser uma forma de obter feedback anônimo sobre como melhorar a empresa.
  • A pesquisa pode ser feita de acordo com as necessidades da empresa. No entanto, deve haver perguntas feitas de forma consistente todos os anos (para fins de comparação), mas outras perguntas podem ser adicionadas conforme a necessidade.
  • Pode fornecer uma visão sobre o clima entre os funcionários.
  • Pode fazer com que os funcionários se sintam ouvidos. Inclusive, isso é especialmente benéfico se a empresa usa o feedback fornecido e faz as alterações necessárias.
  • São uma forma de acompanhar as tendências de ano para ano em termos de sentimento, clima e engajamento dos funcionários.
  • Pode permitir que a equipe de RH tome decisões informadas sobre quais mudanças podem ser feitas na cultura da empresa para melhorar o engajamento. Assim, quando a empresa acompanha essas mudanças, pode melhorar a produtividade e, como resultado, reduzir o turnover.

 

Saúde mental dos colaboradores e pesquisa de clima

 

Pesquisa de clima e engajamento reduzem o turnover

O turnover é algo tão importante que vamos aprofundar o assunto agora. Pois, um dos principais motivos pelo qual os líderes de RH estão focados em melhorar o engajamento dos funcionários em sua organização é a retenção de funcionários. 

Organizações com alto engajamento reduzem a rotatividade e os custos de contratação, e o desligamento de funcionários é um fator importante que contribui para a alta rotatividade.

Engajar os funcionários é fundamental para reter talentos valiosos e é uma peça importante do quebra-cabeça do employee experience; já que funcionários menos engajados são mais propensos a deixar seus empregos.

Inclusive, em um estudo com empresas com mais de 500 funcionários, os pesquisadores descobriram que 71% dos líderes achavam que o engajamento dos funcionários era um dos fatores mais importantes para o sucesso geral da empresa.

O baixo engajamento pode ser causado por vários fatores, incluindo falta de reconhecimento por parte dos gestores, má comunicação da empresa e falta de alinhamento com o propósito da empresa.

É claro que os líderes da empresa precisam começar a ver o engajamento dos funcionários como um objetivo estratégico de negócios, porque funcionários engajados levam à retenção de funcionários a longo prazo, níveis mais altos de produtividade e melhor qualidade de trabalho.

Mas como conseguir tudo isso? A plataforma da Feedz vai ajudar em todas as etapas, veja como.

 

Como fazer uma pesquisa de clima e engajamento e por onde começar?

Como é possível medir em uma pesquisa aspectos subjetivos, mas que possuem tanto impacto no ambiente organizacional? Será que a receita que funciona em uma empresa é a mesma que funciona em outra? A resposta é não.

Cada organização deve identificar seus próprios aspectos relevantes na formação de vínculos junto aos seus colaboradores.

Isso significa que o primeiro passo para rodar uma pesquisa de engajamento é definir um objetivo. Para isso, é preciso fazer algumas reflexões:

  • Quais ações já realizadas engajam os colaboradores?
  • Qual o grau de engajamento atual?
  • O que posso melhorar no negócio para engajar mais?

A melhor maneira de formular uma pesquisa de engajamento é não tentar direcionar as respostas. A ideia é que ela sirva como um espaço aberto para o diálogo. Uma sugestão que reforça essa premissa é fazer a pesquisa de clima organizacional com respostas anônimas.

Mas, existem outras maneiras práticas de elaborar um questionário:

Criando uma pesquisa de engajamento

  • Use questões claras e diretas;
  • Seja objetivo: o número de questões não deve passar de dez;
  • Preze pela simplicidade tanto nas respostas, quanto na formatação;
  • Não use pesquisas prontas. Cada negócio tem dinâmicas diferentes.

Além das questões, é importante também pensar no momento da aplicação da pesquisa. Afinal, é essencial que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las.

  • O ambiente deve ser o mais natural possível para o colaborador, sem exigir que ele tenha que separar muito tempo do seu dia para respondê-la;
  • Favoreça que o ambiente seja amigável e sem pressão;
  • Use uma ferramenta que poupe o tempo do colaborador e também de quem irá fazer a análise dos resultados;

Esta dica pode parecer óbvia, mas não se esqueça de informar aos colaboradores sobre a realização da pesquisa.

 

O que vale a pena ser abordado em uma pesquisa de engajamento?

A pesquisa de engajamento é um instrumento que contribui para o aprimoramento contínuo de um ambiente de trabalho. A partir dela, é possível ter ferramentas para se estabelecer uma comunicação clara e transparente com os times, entre outros pontos.

Alguns aspectos que valem a pena ser avaliados são:

  • análise sobre o ambiente de trabalho;
  • aspectos positivos e negativos em trabalhar na empresa;
  • percepção sobre a atuação dos líderes;
  • relacionamento entre as equipes;
  • perspectivas sobre a evolução da carreira;
  • eficiência dos processos internos;
  • sugestões gerais de melhoria.

 

Exemplos de perguntas para pesquisa de engajamento

Algumas perguntas básicas para balizar a pesquisa de engajamento são:

  • Quais os pontos aprecia na empresa?
  • Como é a relação com os colegas e lideranças?
  • Quais os pontos devem melhorar na empresa?
  • Como gostaria de crescer dentro da organização?

 

 

Como aplicar os resultados de uma pesquisa de engajamento?

A pesquisa de engajamento deve ser feita periodicamente para entender como as ações têm surtido efeito. Os resultados de um ambiente com mais ou menos engajamento são perceptíveis no dia a dia, mas o que é positivo para um colaborador hoje, pode ser um fator de desmotivação no futuro.

A intenção de manter um canal de feedbacks aberto é estimular que os problemas sejam resolvidos na hora para que pequenas queixas não se tornem motivos para insatisfação futura. Assim como para valorizar, no momento certo, os feitos dos colaboradores.

A análise das respostas trará uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. Porém, é crucial que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa, assim o colaborador sentirá que ela realmente é séria e que sua opinião está sendo levada em consideração.

É preciso compreender também que tanto os objetivos dos executivos mudam, quanto dos funcionários. O trabalho de um RH analítico, portanto, é constante.

 

Unindo as pesquisas de clima e de engajamento

Como já vimos, a pesquisa de clima organizacional e a pesquisa de engajamento devem coexistir.

Para entender o melhor momento para cada uma delas, a área de gestão de pessoas deve estar alinhada diretamente com a diretoria da organização para saber qual o objetivo dos executivos naquele momento.

Algumas dicas para que um RH faça esse processo fluir melhor são:

  1. conhecer o objetivo atual da empresa;
  2. criar pesquisas com as perguntas certas para captar dados de acordo com o objetivo identificado;
  3. contar com as ferramentas certas para a aplicação das pesquisa;
  4. medir nível de engajamento dos colaboradores para que os objetivos da empresa possam se concretizar;
  5. analisar as informações de maneira analítica e questionadora;
  6. montar e implementar um plano de ações;
  7. refazer tudo sempre que necessário.

 

5 Principais vantagens de usar a Pesquisa de Clima e Engajamento da Feedz

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

1. Economia de tempo

A pesquisa de engajamento da Feedz poupa tanto o tempo do colaborador, quanto de quem vai fazer a análise dos resultados.

Ela pode ser ativada em poucos segundos e sua aplicação é simples. A ferramenta tem como objetivo ajudar a manter o engajamento, por isso, é pensada para ser o mais natural possível, sem exigir que o colaborador tenha que separar muito tempo do seu dia para executá-la.

 

2. Personalização

A pesquisa de engajamento não pode ser padrão para diferentes empresas, uma vez que cada negócio tem dinâmicas diferentes. Por isso, a Feedz oferece uma pesquisa personalizável, onde o gestor de RH consegue adequar as perguntas para a realidade dos colaboradores e da empresa, tornando a ferramenta realmente estratégica.

 

3. Facilidade

O número de ferramentas de uma empresa é também um fator de engajamento. Se o profissional precisar abrir cinco plataformas para executar uma função, provavelmente vai se cansar ao longo do tempo.

Pensando nisso, a Feedz englobou a pesquisa de engajamento dentro de sua plataforma principal, assim, os colaboradores têm centralizadas todas as ferramentas em um único espaço.

 

4. Análise contínua

Por ser personalizada e rápida, a pesquisa pode ser feito de forma contínua, sem atrapalhar a rotina dos profissionais.

Assim, no lugar de ter uma fotografia de um momento, os gestores de RH conseguem acompanhar a evolução do engajamento, entendendo melhor  o comportamento dos colaboradores para aplicar ações cada vez mais efetivas.

 

5. RH analítico

O resultado da pesquisa é entregue de forma visual para os gestores, que podem acompanhar as métricas de engajamento de forma mais prática e continuada.

Além disso, a pesquisa pode ser aplicada para toda empresa, ou apenas para um time, cumprindo um objetivo específico do RH, se for o caso. A análise é descomplicada e visa dar insumos de formas simples para a gestão.

 

Por onde começar uma pesquisa de clima e engajamento da Feedz?

Como já vimos, ter informações sobre o clima e o engajamento dos funcionários é essencial para estabelecer um norte de aprimoramento na empresa. 

Como mostra o nosso ebook sobre Pesquisas, a pesquisa de clima e engajamento é como um exame de sangue para uma pessoa. Ou seja, ela irá apontar um diagnóstico. Se o médico tiver em mãos os “exames anteriores”, ele vai conseguir ser mais preciso na solução.

Inclusive, quanto melhor for a qualidade do diagnóstico, incluindo as evoluções/tendências, maiores serão as chances de cura.

Da mesma forma, a pesquisa de clima e engajamento da Feez vai apontar mais precisamente quais áreas específicas irão precisar de maior atenção para a construção de planos de ação.

Essa pesquisa mede a relação colaborador-empresa, um vínculo formado entre eles que faz o colaborador naturalmente ser produtivo e engajado.

A satisfação interna de um colaborador no dia a dia reflete diretamente na forma como ele trabalha. É claro que nem todos os colaboradores satisfeitos entregam o seu máximo, mas o contrário pode afetar a produtividade individual e de equipes inteiras.

Primeiro, estabeleça qual é o objetivo da pesquisa: quero entender qual o grau de engajamento? Quero saber o que posso melhorar na empresa para engajar mais os funcionários?

Depois de decidido o que se quer saber com a pesquisa, pode ser mais de uma coisa, é hora de fazer as perguntas.

Essas perguntas precisam ser claras e diretas. Algumas perguntas básicas para balizar a pesquisa de engajamento são:

  • De 1 a 5 quão bem engajado você se sente com o seu cargo hoje?
  • Como é a relação com os seus colegas e lideranças?
  • Como gostaria de crescer dentro da organização?

Com as perguntas decididas, crie um ambiente amigável e sem pressão para rodar a pesquisa. É essencial que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las e entendam que não serão prejudicados pelas respostas.

150 perguntas para pesquisa de satisfação interna

 

O que fazer com os dados da pesquisa

Por último, a análise das respostas trará uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. É crucial que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa.

Assim, o colaborador se sentirá engajado quando ver que sua opinião é realmente levada em consideração. Por mais que as medidas não possam ser tomadas de imediato, é importante dar um retorno aos respondentes.

A pesquisa de clima e engajamento deve ser feita periodicamente para entender se as ações têm surtido efeito.

Na sua empresa, como funciona a pesquisa de engajamento?

Agora é com você!

Veja como a Feedz pode impulsionar sua empresa!

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Bruno Soares

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