Como o RH pode ajudar no crescimento profissional dos colaboradores?

Proporcional crescimento profissional para as pessoas além de deixá-las mais motivadas ainda prepara melhores profissionais para os desafios da empresa.

Um dos maiores objetivos de qualquer pessoa é poder crescer profissionalmente cada vez mais, tanto no mercado, nos estudos, conhecimentos e, claro, dentro da empresa em que atua.

Esse crescimento profissional significa evoluir como pessoa e carreira fazendo, dessa forma, com que o sentimento de realização seja mais predominante. 

Para que isso seja possível é necessário estudos constantes e oportunidades para evoluir vindas, inclusive, da própria empresa.

Existem inúmeras maneiras da empresa contribuir para o crescimento profissional de seus colaboradores, basta que isso possua procedimentos concretos e se torne um hábito e missão da organização.

Aqui estão envolvidas estratégias de ação, oportunidades criadas para si mesmo ou pela empresa, capacidade de lidar com problemas no meio do caminho, muita transparência e trabalho colaborativo.

Sendo assim, um dos pontos primordiais para que o crescimento profissional seja possível, é ter um RH bem estruturado e interligado com as necessidades de todas as partes.

 

O que é crescimento profissional?

O crescimento profissional e de carreira, nada mais é do que um conjunto de práticas com um objetivo claro: proporcionar oportunidade de crescimento de carreira para as pessoas.

Quando tratamos disso dentro de uma empresa, significa que a companhia estará trabalhando junto ao colaborador para que ele possa alcançar maior satisfação e evolução no trabalho. 

Esse processo não é feito de uma hora para a outra, para que tudo isso seja possível é necessário um acompanhamento do departamento de cultura e pessoas, dos gestores e, claro, do próprio colaborador.

Um plano de carreira precisa fazer sentido com as aspirações da pessoa porque apenas assim ela se sentirá feliz com tudo o que ela está construindo com seu trabalho.

Sendo assim, esse crescimento diferencia-se de um treinamento, por exemplo, que é mais voltado para a técnica. Eles são, claro, necessários. Mas o processo de acompanhamento de crescimento profissional é mais completo e complexo.

Uma pesquisa realizada pela consultoria consultoria GPTW, identificou que 44% dos colaboradores consideram a oportunidade de crescimento como um dos maiores ganhos em um emprego.

 

A importância de estimular o crescimento profissional dentro da empresa

A parte mais importante de uma empresa são os colaboradores e, para que eles se sintam felizes e cresçam com a empresa, é necessário que eles se enxerguem ali como tal.

Sendo assim, investir na capacitação e crescimento de carreira deles torna-os mais preparados para abraçar causas e problemas junto à organização.

Além do mais, eles passam a poder realizar diferentes tarefas de maneira mais fácil, com mais segurança e produtividade.

Quando a pessoa sente-se produtiva as chances dela se sentir mais feliz também aumentam. Outra pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPTW), mostrou que colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos. 

Por consequência, tais atitudes auxiliam a reduzir a rotatividade da empresa, pois funcionários mais satisfeitos dificilmente sentem vontade de deixar a empresa onde trabalham.

Passo a passo para criar um PDI memorável

 

Como uma empresa pode contribuir para o crescimento profissional

Nesse momento, entra um papel bastante importante do RH da empresa que precisa – e tem sido – cada vez mais estratégico para o mercado de trabalho.

O RH colabora muito para que o negócio como um todo se desenvolva e, da mesma forma, também os funcionários da empresa. 

Com essa visão mais sistêmica do todo, o RH é capaz de compreender o que é melhor para todos os lados envolvidos e, dessa forma, pode mapear as possibilidades profissionais para cada área, pessoa, setor e até mesmo lideranças.

Dessa forma, existem algumas formas que isso pode ser feito e implementado na cultura de uma empresa.

 

Investir na gestão de pessoas

Esse é um ponto bastante importante! Bons gestores são capazes de bater metas, estimular seus liderados e ainda contribuir diariamente com novos projetos e entregas para a empresa.

Dessa forma, o setor de RH precisa engajar os gestores para que eles saibam a melhor forma de engajar os colaboradores de seus setores. Estimulando-os a sempre buscarem seu melhor e servindo de exemplo e inspiração através de suas ações.

 

Estimule a transparência e a cultura do feedback

A transparência é um dos pilares essenciais para que a comunicação interna seja clara, objetiva e justa. Sem isso, existem chances de acontecerem mais desentendimentos, chateações e podendo chegar até pedidos de demissão. 

É necessário, portanto, estimular a empresa e colaboradores a compreenderem que os feedbacks precisam ser constantes e estarem sempre em aprimoramento.

Sem isso, informações importantes que podem auxiliar no crescimento pessoal dos colaboradores podem acabar não chegando até eles, o que dificulta o amadurecimento pessoal e profissional. 

Para que esse exercício seja também saudável é necessário que o RH promova treinamentos e mentorias com os líderes, corroborando para que eles saibam a melhor forma de falar o que é necessário para cada particularidade que os colaboradores possuem. 

Do outro lado, o colaborador consegue compreender quais são seus pontos fortes, o que pode ser melhor trabalhado, o que ele pode ajudar os outros a aprenderem e assim por diante. Criando, assim, uma rede de apoio interna de compreensão, feedback e crescimento.

[CTA] KIT de Feedback da Feedz

 

Mostre o que significa o trabalho de cada colaborador

Quanto mais os funcionários compreendem qual o propósito daquilo que eles estão fazendo e onde eles podem chegar com aquela função, mais motivados eles ficam para realizar as atividades diárias.

Sem contar que um time que possui objetivos em comum alcança resultados mais rapidamente e, como consequência, o crescimento profissional também ocorre em conjunto. 

 

Estimule sempre a criatividade

Com atividades e dinâmicas recorrentes, o time acaba ficando menos tenso para soltar a criatividade e apoiar na elaboração de novos projetos, sugerir novas ideias e pensar fora da caixa.

Isso porque se de parte da empresa a criatividade está sendo estimulada, mais a vontade os colaboradores e líderes se sentem para agir sem muitos questionamentos julgadores. 

Dessa forma, é bastante comum que as pessoas se interessem por ideias, possibilidades e aprendizados não antes explorados, tornando-se uma maneira também de contribuir para seu crescimento profissional. 

Evidentemente a empresa pode também apoiar esse percurso oferecendo benefícios como cursos, contratação de mentores, possibilidades de job rotation e assim por diante.

Mas lembre-se que essas são ferramentas que devem auxiliar uma cultura da empresa e não o contrário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar