Capital humano: O que é, qual importância e como fazer a gestão

Entenda como a gestão do capital humano pode contribuir com o sucesso da sua organização e aprenda a melhorá-la cada vez mais.

Por se tratar de um ativo intangível, nem sempre é fácil perceber tudo o que envolve o conceito de capital humano. Mas uma coisa é certa: de uma forma ou de outra, o sucesso de todo negócio depende dele.

O capital humano é basicamente o que permite que os colaboradores de uma empresa desempenhem seus papéis com sucesso e inclui desde valores como a educação até inteligência emocional e saúde mental.

Entender isso é um passo importante para que as organizações consigam melhorar sua força de trabalho continuamente. Sendo assim, queremos convidar você a conhecer mais sobre o assunto. Vamos nessa? 

O que é Capital Humano?

O capital humano pode ser entendido como o valor econômico agregado pelos profissionais de uma empresa, que vem de aspectos como experiências, habilidades técnicas e comportamentais e conhecimentos específicos.

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de ativos que, embora não possam ser fisicamente contabilizados, como é o caso dos equipamentos e edifícios, possuem uma relação direta com a lucratividade e a produtividade dos negócios.

Realizar uma boa gestão do capital humano é, portanto, o dever de casa de toda organização que se preocupa em crescer de forma sustentável. Falaremos sobre isso mais à frente!

 

 12 exemplos de capital humano

Mesmo com a definição apresentada acima, é possível que o conceito de capital humano ainda não tenha ficado totalmente claro. Pensando nisso, separamos alguns exemplos que ajudam a explicar melhor o que ele é. 

Veja:

  1.  Grau acadêmico;
  2.  Networking;
  3.  Saúde física e mental;
  4.  Valores e crenças pessoais;
  5.  Lealdade à empresa;
  6.  Perfil de liderança;
  7.  Inteligência emocional;
  8.  Pensamento crítico;
  9.  Criatividade;
  10.  Resiliência;
  11.  Habilidades técnicas (exemplo: conhecimento em outras línguas ou sobre tecnologias específicas);
  12.  Experiências profissionais anteriores.

Aposto que agora ficou mais fácil de entender, né?

Em resumo, os ativos que compõem o capital humano não podem ser listados no balanço de uma empresa. Ainda assim, eles são extremamente valiosos, pois contribuem fortemente com o alcance dos objetivos organizacionais.

 

Então, o que é gestão de capital humano?

Não é preciso estar inserido no mundo corporativo há muito tempo para perceber que toda empresa é composta por profissionais com diferentes perfis e níveis de conhecimento.

Além disso, boa parte das habilidades técnicas e comportamentais que são importantes para um negócio não vem “instaladas de fábrica”, ou seja, elas podem e devem ser desenvolvidas ao longo do caminho.

A gestão do capital humano parte justamente dessa percepção. Sendo assim, ela envolve um conjunto de atividades e ações encabeçadas pelo RH com o objetivo de potencializar continuamente as habilidades e o bem-estar dos colaboradores.

Toda iniciativa focada em desenvolver e atender as necessidades da força de trabalho de uma organização, tendo como propósito aumentar o valor do capital humano, está inserida dentro desse conceito de gestão.

Quando isso não é colocado em prática, por outro lado, as empresas correm o risco de ver o capital humano se depreciar ao longo dos anos – seja por não conseguir acompanhar as inovações do mercado ou pelo declínio da saúde física e mental dos colaboradores.

👉 O que é RH 5.0 e por que ele foca no bem-estar dos colaboradores?
👉 35 livros de RH que todo profissional deveria ler

 

Qual a diferença entre Gestão de Capital Humano e Gestão de Recursos Humanos?

Ao contrário do que muitos pensam, a gestão do capital humano e a gestão dos recursos humanos não são a mesma coisa (embora estejam intimamente ligadas)

Por isso, antes de seguirmos falando sobre a primeira delas, vamos abrir um parêntese para explicar essa diferença.

Como dissemos acima, o grande objetivo por trás da gestão de capital humano é maximizar o valor (econômico ou comercial) dos ativos intangíveis que fazem parte dos profissionais de uma organização.

Já o foco da gestão de RH é criar e gerenciar os processos e políticas necessários para que os funcionários da empresa consigam realizar suas atividades de forma efetiva, bem como aqueles que permitem a contratação e retenção efetiva de talentos.

👉 Descubra o motivo do RH estratégico conduzir a transformação digital

Agora que esse ponto ficou claro, vamos em frente!

 

Como o capital humano afeta as empresas?

Quando pensamos na importância do capital humano para as empresas, a lógica é mais ou menos a seguinte: quanto mais uma organização emprega pessoas com habilidades bem desenvolvidas e experientes, mais ela poderá realizar.

Lembrando que isso não significa somente contratar profissionais que já possuam as experiências, competências e conhecimentos necessários para desempenharem as suas funções.

Também é papel das empresas, por meio do RH e dos gestores de pessoas, contribuir ativamente com essa construção, ainda mais se considerarmos que o mercado de trabalho pede por aprimoramento contínuo.

Seja qual for o cenário, o fato é que, quando uma empresa se dedica a gerir o capital humano de forma eficaz, ela se beneficia de muitas formas. Veja algumas:

  • Aumento do engajamento dos funcionários;
  • Produtividade e lucratividade acima da média;
  • Redução da rotatividade de pessoal;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Entrega de produtos e serviços de maior qualidade;
  • Aumento da competitividade da empresa no mercado.

 

Dicas para aumentar o capital humano da sua empresa

Agora que você já sabe o que é capital humano e a importância de realizar uma boa gestão para evitar que ele se deprecie ao longo do tempo, chegou a hora de entender como colocá-la em prática na sua organização.

Confira, abaixo, algumas iniciativas que podem contribuir:

 

1.  Investa em capacitação

A cada ano surgem novas tecnologias, processos e metodologias capazes de revolucionar a forma como as empresas operam.

Estar por dentro delas é fundamental para se manter competitivo no mercado e isso, por si só, já deixa claro o porquê é tão importante investir na educação contínua dos colaboradores.

Esse investimento pode ser feito de diferentes formas: fornecendo treinamentos sobre o setor ou alguma ferramenta nova, patrocinando diplomas universitários e certificações, criando uma plataforma de educação corporativa, etc.

 

2.  Estabeleça metas de desenvolvimento

Além dos exemplos citados acima, há muitas outras formas de manter a força de trabalho sempre atualizada.

Sua empresa pode, por exemplo, estabelecer metas de desenvolvimento profissional que trazem uma visão mais clara sobre quais habilidades os colaboradores devem aprimorar dentro de um período de tempo pré-estabelecido.

Em geral, essas metas integram o plano de desenvolvimento individual (PDI), ferramenta que detalha os passos que cada profissional precisa seguir para alcançar um objetivo dentro da instituição.

exemplos de PDI para colaboradores

 

3.  Melhore a comunicação interna

A melhor forma de saber quais aspectos da gestão de capital humano devem ser priorizados é ouvindo o que os colaboradores têm a dizer. E, para que isso aconteça, é primordial criar um ambiente de comunicação seguro e transparente.

Há muitos jeitos de colocar essa estratégia em prática, diga-se de passagem: incentivando a cultura de feedback, realizando pesquisas de satisfação dos funcionários, promovendo avaliações de desempenho periódicas, etc.   

Guia da comunicação interna

 

4.  Crie programas focados em saúde mental

Por último, precisamos lembrar que a saúde dos colaboradores também faz parte dos ativos que compõem o capital humano. Sendo assim, olhar para o bem-estar dos funcionários é fundamental.

Uma forma de fazer isso é construindo estratégias focadas na saúde mental das equipes. Sua empresa pode, por exemplo, realizar palestras que tratem especificamente sobre esse assunto ou criar um canal de ouvidoria interna.

Vale dizer que investir no bem-estar dos funcionários pode trazer resultados positivos em diversas frentes, já que colaboradores felizes tendem a ser mais produtivos, criativos e engajados.

O Guia Definitivo para Criar um Ambiente de Trabalho Feliz

Esperamos que as dicas apresentadas até aqui contribuam com o aumento do capital humano da sua empresa. Para receber nossos próximos conteúdos sobre gestão de talentos, assine a newsletter da Feedz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar