O que é RH 5.0 e por que ele foca no bem-estar dos colaboradores?

RH-5.0

A √°rea de Recursos Humanos est√° em plena transforma√ß√£o e tem um novo desafio pela frente com o RH 5.0: reverter o conceito da segunda revolu√ß√£o industrial, onde os funcion√°rios eram considerados “recursos”.¬†

O mundo mudou para sempre e isso implica na forma como o trabalho das pessoas é visto.

Neste artigo, vamos ver o que é o RH 5.0, seus benefícios e por que ele foca no bem-estar dos funcionários.

 

O que é RH 5.0?

O RH 5.0 surgiu para priorizar os modelos de cooperação e bem-estar nos ambientes de trabalho. 

Tradicionalmente, os estilos de liderança geralmente se concentram em punir os erros, desencorajando os funcionários que desejam apresentar propostas. 

No entanto, o RH 5.0 procura ver as coisas de um √Ęngulo diferente, por exemplo, perguntando, como fa√ßo para ajudar os funcion√°rios a se tornarem realizados?

Para que uma abordagem de bem-estar no trabalho funcione, um dos segredos mais básicos, que não é fácil de alcançar, é treinar os gerentes para encorajar os funcionários a redescobrir seu propósito no local de trabalho.

 

Essa tend√™ncia envolve cinco principais mudan√ßas ou evolu√ß√Ķes:¬†

  1. Focar no bem-estar dos colaboradores. Uma das principais mudanças do RH 5.0 é a mudança da gestão de pessoas para a gestão de relacionamentos.
    No novo RH, se deve enfatizar o fator humano e passar dos recursos humanos √†s rela√ß√Ķes humanas.
  2. Em segundo lugar, mudar a mentalidade de custo para valor. Ou seja, no RH 5.0 se pensa muito mais em criar valor atrav√©s dos colaboradores, pois se sabe que quem faz inova√ß√£o n√£o √© a empresa, mas sim as pessoas que a comp√Ķem.
  3. Terceiro, mudar o digital de intangível para tangível, ou seja, é preciso começar a medir o impacto positivo que as pessoas desempenham na inteligência artificial e começar a usar indicadores de negócios.
  4. Gerar bem-estar nos ambientes de trabalho. As organiza√ß√Ķes devem entender que bem-estar n√£o √© apenas ter bons escrit√≥rios, mas criar uma cultura organizacional onde o¬† bem-estar √© o ponto que mais deve ser valorizado.
    Reconhecer os funcionários como seres humanos e demonstrar preocupação genuína com seu bem-estar é o princípio central do RH 5.0.
  5. Finalmente, passar da mentalidade da experi√™ncia do cliente para a experi√™ncia do colaborador. √Č preciso valorizar os seus colaboradores e criar uma cultura onde as pessoas promovam a marca da organiza√ß√£o.¬†

Isso s√≥ ser√° poss√≠vel se as organiza√ß√Ķes colocarem seus colaboradores em primeiro lugar.¬†

 

Benefícios do RH 5.0 por focar no bem-estar dos colaboradores

bem-estar dos colaboradores

1. Melhora a retenção de funcionários.

Os funcionários felizes ficam na empresa, os infelizes vão embora. Se os funcionários não se sentem valorizados ou compreendidos por seus gerentes, eles não ficarão por muito tempo trabalhando. 

Geralmente, funcionários que pedem demissão citam a má gestão como motivo para sair. 

O RH 5.0 ajuda as empresas a conectar seus gerentes e funcion√°rios para criar uma cultura de compreens√£o, respeito e reconhecimento que funciona nos dois sentidos.

 

2. Encoraja a comunicação honesta e aberta.

Uma comunicação mais eficaz por meio de uma reunião one on one regular e estruturada que se concentra em tudo o que afeta a produtividade de um indivíduo é incentivada no RH 5.0. 

Essas conversas podem ser sobre prioridades semanais e metas de desempenho, bem-estar e feedback, resolução de problemas mais rápida e o desempenho geral dos negócios.

 

3. Aumenta o envolvimento dos funcion√°rios.

Quando os funcionários se sentem valorizados e sabem que suas necessidades individuais são compreendidas, eles começarão a ver mais claramente o papel que desempenham como parte de uma equipe maior. 

Quando isso acontecer, eles estarão muito mais propensos a dar suporte a equipes mais amplas, acelerando os fluxos de trabalho, criando uma cultura de trabalho melhor e impulsionando o desenvolvimento profissional para si próprios e para aqueles ao seu redor.

 

4. Funcion√°rios mais felizes equivalem a clientes mais felizes

A satisfação do cliente e do funcionário são as duas faces da mesma moeda e, se construir relacionamentos com o cliente é a chave para os negócios, a felicidade do funcionário também é. 

Quando seus funcionários se sentirem felizes, eles serão melhores defensores do seu negócio. 

Felicidade no trabalho significa uma qualidade melhor das atividades desenvolvidas, maior contribuição organizacional e melhora no desempenho geral.

√Č f√°cil identificar a diferen√ßa entre uma empresa que adota uma abordagem centrada nas pessoas para a gest√£o de desempenho e outra que n√£o o faz.¬†

Uma vai entender o que seus funcion√°rios precisam para se sentir realizados em suas fun√ß√Ķes de trabalho e implementar estrat√©gias de pessoas.¬†

Enquanto a outra não sabe quais são as necessidades dos funcionários em sua força de trabalho e não está necessariamente fazendo nada a respeito. 

Isso pode se manifestar de v√°rias maneiras, mas principalmente na forma de baixas pontua√ß√Ķes de engajamento, cujos efeitos colaterais s√£o uma alta rotatividade de funcion√°rios e, em casos mais graves, o burnout.

 

5. Aumenta a produtividade dos funcion√°rios

Ao compreender os motivadores individuais, você entenderá melhor o que seus funcionários precisam para serem produtivos e trabalhar da melhor forma. 

Seja um suporte maior, acordos de trabalho flex√≠veis ou mais tempo para sa√ļde e exerc√≠cios. Ao compreender o que precisam, os gerentes podem facilitar um ambiente de trabalho que produzir√° os resultados desejados.

 

Por que colocar os colaboradores em primeiro lugar é importante agora mais do que nunca?

As formas híbridas de trabalho estão forçando as empresas a repensar completamente sua abordagem atual para a gestão de funcionários. 

A pandemia exp√īs n√£o apenas os desafios e benef√≠cios de um modelo de trabalho em casa, mas tamb√©m a import√Ęncia do bem-estar dos funcion√°rios e do equil√≠brio entre vida pessoal e profissional.

Um relat√≥rio da WELCOA descobriu que 65% dos empregadores acreditam que as implica√ß√Ķes da pandemia na sa√ļde mental do trabalhador ter√£o um impacto negativo no desempenho dos neg√≥cios a longo prazo.

Agora, mais do que nunca, os funcion√°rios est√£o examinando:

  • ¬†como s√£o tratados e cuidados por seus empregadores;
  • a flexibilidade de seus hor√°rios de trabalho;
  • sua liberdade de trabalhar em casa ou no escrit√≥rio;
  • e o apoio extra que lhes √© oferecido, seja na forma de equipamentos adicionais para facilitar o home office ou de um calend√°rio de eventos sociais totalmente abastecido.¬†

Com uma parte tão grande da vida dedicada ao trabalho, as pessoas estão pensando cada vez mais sobre sua vida profissional. 

 

Indo em direção ao RH 5.0

Falar sobre um estilo de RH positivo, focado na cria√ß√£o de cen√°rios de felicidade para os funcion√°rios, n√£o √© f√°cil, pois essa proposta de trabalho √© percebida como algo esot√©rico e com quest√Ķes de autoestima vinculadas, conforme explica um artigo do Glocal Thinking.¬†

No entanto, existem v√°rias abordagens, com pr√°ticas aplicadas √†s empresas, que auxiliam na implementa√ß√£o de um modelo com foco no bem-estar. Aqui est√£o algumas sugest√Ķes:

  • Use ferramentas como a psicologia positiva, uma abordagem pela qual a felicidade √© cientificamente estudada e orientada para a constru√ß√£o de qualidades como otimismo, √©tica no trabalho, capacidade de desfrutar bons momentos e responsabilidade social nas pessoas.
  • A resili√™ncia proativa precisa ser estimulada, ou seja, construir a habilidade e as ferramentas para que a pessoa continue trabalhando bem em situa√ß√Ķes adversas, e n√£o apenas saber como reagir a um evento.
  • Concentre-se na necessidade e pergunte o que sua equipe precisa? O ser humano precisa de um sal√°rio, mas principalmente hoje em dia precisa receber coment√°rios do tipo: ‚ÄúVoc√™ est√° indo muito bem‚ÄĚ. Esse feedback cont√≠nuo gera bem-estar e vontade de trabalhar.
  • Outra tarefa b√°sica √© entender o que motiva e impulsiona o funcion√°rio no longo prazo, e identificar atividades em que o colaborador fica satisfeito.
  • Proponha um plano de 3 minutos, por exemplo, tr√™s minutos de aten√ß√£o plena para manter a concentra√ß√£o no presente aos funcion√°rios.

Há o dever de compreender a pessoa sem perder de vista que ela é um ser humano que contribui para o andamento dos negócios. 

A pandemia, nesse sentido, é o ponto da jornada em que podemos reiniciar o processo. 

Você está pronto para o RH 5.0?

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