O que é DHO? Entenda a importância e função dessa estratégia

Saiba o que é DHO e como o Desenvolvimento Humano Organizacional ajuda empresas a aumentar a eficiência e produtividade dos colaboradores.

Faz muito tempo que o capital humano das empresas é visto apenas como mera mão de obra. Atualmente, as organizações já entendem que os colaboradores são essenciais para uma cultura de crescimento.

Isso explica o fato de que a preocupação em os engajar e em fornecer um ambiente de trabalho saudável tem aumentado. Para tanto, empresas visam capacitar seus talentos, aprimorando competências, atitudes e comportamentos.

Essa abordagem de trazer um olhar mais preciso no desenvolvimento dos colaboradores tem nome. Trata-se de DHO. A seguir, explicamos para você o que é DHO em RH

O que é DHO em recursos humanos?

DHO é sigla para Desenvolvimento Humano Organizacional. Como o nome sugere, é uma abordagem voltada para os colaboradores de uma empresa. O que a torna diferente é o lado humano ao qual ela se refere.

Para entender, observe que o DHO, ao olhar para cada funcionário, não enxerga apenas um profissional. Ele vai além disso e entende que cada talento deve ser visto também pelo seu conjunto de características sociais, emocionais e racionais.

Assim, ações de DHO visam o crescimento humano. Mas o que isso significa exatamente?

Significa colocar em prática ações que façam com que os colaboradores se sintam respeitados e tenham a certeza de que a empresa se preocupa com o bem-estar deles (e não apenas com os resultados que eles geram).

Ao ter essa visão mais humanizada, a organização trata seus talentos muito mais como parceiros do que como subordinados

Dessa maneira, além de focar na felicidade no trabalho, visa também realizar ações que promovam o crescimento de cada profissional. Portanto, promover treinamentos e programas de qualificação fazem parte das estratégias de DHO.

Como resultado, a abordagem de Desenvolvimento Humano Organizacional busca proporcionar um bom employee experience

 

Qual a diferença entre RH e DHO?

Agora que você compreende melhor o que é DHO, pode se perguntar: mas não é isso que o RH faz? Ou seja, a importância do recursos humanos nas empresas não está relacionada a proporcionar um ambiente saudável?

E isso não tem também a ver com olhar para os talentos e enxergar pessoas no lugar de números?

Apesar de todas as respostas serem afirmativas, existe uma diferença do que é DHO em recursos humanos e do que é recursos humanos propriamente dito.

A área de RH é responsável por atividades que envolvem toda a jornada do colaborador. Isso vai desde o momento em que a pessoa envia o currículo para participar de um processo seletivo, até o seu desligamento.

Identificar o candidate persona, fazer anúncios de vagas, triagem de currículos, fornecer treinamentos, realizar pesquisa de clima, promover ações de bem-estar, entre outras, fazem parte do rol de responsabilidades da área.

Portanto, perceba que o RH foca em diversas atividades. Como as empresas passaram a ter a necessidade de cuidar melhor dos seus talentos a fim de retê-los, é que muitas optaram por ter o DHO como uma divisão do departamento de recursos humanos.

Sendo assim, o RH tem uma visão mais global da jornada do colaborador, enquanto o DHO é 100% focado nas emoções dos funcionários e promove medidas para que as necessidades que eles possuem sejam atendidas.

👉 Como o profissional de RH pode transformar uma empresa?
👉 O que é RH 5.0 e por que ele foca no bem-estar dos colaboradores?

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O que é um analista de DHO?

Dentre as funções de uma analista de DHO está a de acompanhar, executar e implementar ações de desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, preocupa-se em garantir que cada profissional seja bem tratado e sinta-se parte da equipe.

As atividades que fazem parte do dia a dia desse profissional podem variar um pouco de acordo com a organização. No entanto, de modo geral, suas responsabilidades incluem:

  • Promover ações de treinamentos técnicos e de desenvolvimento pessoal;
  • Realizar pesquisa de clima, pesquisa de satisfação interna e avaliações de desempenho;
  • Diagnosticar a necessidade de desenvolvimento e treinamento e elaborar ações para atendê-las;
  • Formar líderes engajados, proporcionando treinamentos específicos para a liderança;
  • Analisar o relatório de avaliação de desempenho;
  • Acompanhar e monitorar os PDI’s;
  • Apoiar a organização de eventos corporativos;
  • Apoiar no desenvolvimento de materiais didáticos para capacitação;
  • Promover eventos de integração entre os colaboradores;
  • Realizar entrevistas de desligamentos, compilar os dados e analisar oportunidades de melhorias para reduzir o turnover;
  • Resolver conflitos entre funcionários, pensando em ações para melhorar o ambiente de trabalho;
  • Orientar os assistentes de DHO.

 

O que um assistente de DHO faz?

Um assistente de DHO auxilia o analista a realizar as atividades focadas no desenvolvimento humano dos colaboradores. Costuma ser a posição de entrada para quem deseja atuar na área de Desenvolvimento Humano Organizacional.

O profissional geralmente é responsável pela parte mais operacional, como:

  • Agendar treinamentos;
  • Fornecer suporte para a realização de treinamentos (como na elaboração de material didático e organização);
  • Ajudar nos processos de recrutamento e seleção;
  • Colocar em prática as ações para melhorar o ambiente de trabalho;
  • Mapear competências dos cargos.

 

Assim como no caso dos analistas de DHO, as atribuições de um assistente podem variar de empresa para empresa. A descrição acima serve apenas para que você possa ter uma ideia mais geral das responsabilidades do cargo.

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Benefícios de Implementar um DHO

Organizações que implementam um DHO têm benefícios como:

 

Aumento da eficiência e produtividade dos colaboradores

O que é importante entender sobre DHO, é o fato de ele ser focado nos colaboradores. Desse modo, seu objetivo é contar com um quadro de talentos motivado e engajado.

Para isso, o setor de Desenvolvimento Humano Organizacional entende que os profissionais precisam ter não apenas bons equipamentos, por exemplo, mas estar inseridos em um ambiente que os inspire a crescer.

Esse é o motivo pelo qual o DHO busca capacitar os funcionários a fim de que eles possam exercer melhor suas funções. O resultado é um aumento na eficiência e na produtividade.

Vale destacar que esse aumento vem também da satisfação que as pessoas sentem em saber que trabalham em uma empresa que mostra interesse genuíno no crescimento de cada um. 

 

Desenvolvimento de líderes dentro da organização

O DHO, por ter um olhar voltado ao desenvolvimento, identifica também possíveis líderes dentro da empresa. Assim, consegue elaborar um programa para que essas pessoas possam se desenvolver e atingir cargos de liderança.

Falando nisso, a área também busca realizar treinamentos para os líderes. O objetivo é ajudá-los a adotar um estilo mais humanizado de gestão e a capacitá-los a lidar melhor com seus colaboradores e em situações de conflito.

 

Melhora o employer branding

Employer branding é a marca empregadora. Ou seja, refere-se à reputação de uma empresa enquanto um lugar para trabalhar.

Você entendeu que organizações que adotam o DHO mostram que se preocupam com seus colaboradores, certo? Pois é, isso faz com que ela seja vista como um ambiente em que todos desejam estar.

Consequentemente, ela se transforma em um verdadeiro imã para atrair talentos.

👉 Empresa GPTW: como conseguir o selo de uma ótima empresa para se trabalhar

 

Adaptação mais eficaz a mudanças e desafios do mercado

Algo fundamental a entender sobre o que é DHO, é que, por ele ser uma abordagem que se preocupa com os colaboradores, está sempre atento às demandas e aos desafios de mercado.

Desse modo, empresas que implementam uma área de Desenvolvimento Humano Organizacional tendem a ser mais ágeis em capacitar seus profissionais para os desafios à medida que eles surgem.

E agora que você entendeu o que é DHO e qual é a sua importância, que tal colocar em prática uma de suas ações. Veja o que perguntar em uma pesquisa de satisfação. Acesse o conteúdo:

👉 45 exemplos de perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador

 

A importância do DHO na pesquisa e adoção de novas ferramentas

O DHO não se limita a promover o bem-estar e o crescimento dos colaboradores; ele também é essencial para avaliar e integrar soluções inovadoras que podem revolucionar a maneira como trabalhamos.

 

O papel do DHO na avaliação de ferramentas

Um DHO bem estruturado tem o conhecimento profundo sobre as necessidades e capacidades dos colaboradores.

Isso significa que, ao considerar novas ferramentas, o DHO pode prever o impacto delas não apenas nos processos, mas também nas pessoas que os executam.

Eles garantem que a tecnologia escolhida esteja alinhada com os valores da empresa e com o desenvolvimento contínuo de seus funcionários.

 

Caso Prático: A adoção da Feedz pela perspectiva do DHO

Tomemos como exemplo a plataforma da Feedz, uma ferramenta completa de gestão de pessoas projetada para aumentar o engajamento e o desempenho dos colaboradores por meio de feedback contínuo e reconhecimento.

Um DHO eficaz desempenharia um papel central na avaliação de como essa ferramenta poderia se alinhar com as metas de desenvolvimento da empresa.

Eles verificariam como a Feedz poderia ser integrada às práticas atuais, que benefícios específicos ela ofereceria e como poderia facilitar o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.


Adotar uma nova ferramenta é mais do que apenas um upgrade tecnológico; é uma mudança na cultura e nos processos da empresa. O DHO garante que esta transição seja suave e bem-sucedida, preparando o terreno para que todos, desde o mais novo assistente até o CEO, possam se beneficiar e crescer com a mudança.

Portanto, se você está buscando elevar a eficácia e o engajamento em sua empresa através de novas ferramentas como a Feedz, o primeiro passo é considerar como o seu DHO pode liderar este processo.

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