Tendências de RH: qual o futuro da gestão de pessoas em 2022

Pessoas proativas como voc√™ j√° est√£o planejando seus pr√≥ximos passos, considerando as tend√™ncias de RH. Somente organiza√ß√Ķes √°geis que realmente conseguem gerenciar sua cultura ter√£o uma vantagem competitiva.
Tendências de RH 2022

Com o final de 2021 se aproximando, agora é a hora dos profissionais de RH começarem a se preparar para o ano que se inicia e alinhar suas metas internas com as tendências de RH que estão surgindo.

Os anos 2020 e 2021 mostraram que uma boa estratégia de recursos humanos tem que ser ágil. 

Muitas empresas foram for√ßadas a repensar e se adaptar rapidamente √†s novas circunst√Ęncias. Os l√≠deres de RH precisaram manter os interesses da empresa em mente, o bem-estar e as necessidades de seus funcion√°rios.¬†

Mesmo assim, o n√ļmero de desligamentos aumentou porque os funcion√°rios n√£o se sentiam mais pertencentes a suas empresas.

√Č por isso que os l√≠deres de RH precisam acompanhar as tend√™ncias em gest√£o de RH e adaptar seus processos de acordo.

 

Tendências de RH e prioridades para 2022

Nesse contexto de transforma√ß√£o digital, o RH passou a compreender melhor as mudan√ßas e a velocidade em que ocorrem, buscando sempre estrat√©gias, metodologias e ferramentas inovadoras que colocam os dados como piv√ī da tomada de decis√£o.

Estamos vivendo em uma era conhecida como VUCA, sigla inglês para Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Isso quer dizer que a mudança deve fazer parte dos artefatos e da cultura organizacional da empresa. 

√Č imposs√≠vel temer a mudan√ßa. Aprendemos isso com a pandemia. Em um dia, viv√≠amos nossas vidas normalmente. No outro, tudo virou de cabe√ßa para baixo e fomos obrigados a nos adaptar com resili√™ncia √† nova rotina, como os pontos positivos e negativos dela.

De acordo com o webinar promovido pela Feedz e ministrado pelo seu CEO, Bruno Soares, essas são as tendências de RH em 2022:

 

Trabalho Remoto

O trabalho remoto é, certamente, um fator importante para os RHs em 2022. Dar suporte aos funcionários, ajudar no alinhamento das rotinas, processos, fazer contratação, onboarding remoto… 

S√£o diversos os desafios que se tornaram ainda maiores com o distanciamento. Al√©m disso, caber√° ao RH e diretorias das empresas tomar decis√Ķes importantes, como o retorno ou n√£o das atividades presenciais ou ainda estruturar um modelo h√≠brido de trabalho.

Ao que tudo indica, o home office ser√° uma realidade bastante comum em 2022. Uma pesquisa realizada pela Fortinet mostra que 30% das empresas pretendem implementar o trabalho remoto como regime de trabalho depois da pandemia.

Al√©m disso, as organiza√ß√Ķes desejam manter mais da metade de seus funcion√°rios trabalhando de casa e pretendem aumentar em 90% os investimentos em estrutura para o¬†teletrabalho.

Assim, podemos concluir que o trabalho remoto não será algo passageiro, não será necessariamente em home-office e que para acompanhar a realidade, a flexibilização é algo importante.

 

Escuta Contínua (Continuous Listening)

De acordo com Laura Stevens, a escuta contínua é um esforço coordenado e multifuncional para coletar e combinar uma variedade de fontes de dados essenciais para impulsionar e aprimorar o desempenho da empresa.

A escuta contínua é ativada por meio da tecnologia digital e, portanto, pode ser vista como um moderador entre a tecnologia de RH e os resultados de negócios.

O processo de escuta cont√≠nua n√£o √© incentivar o n√ļmero exagerado de pesquisas, mas sim criar di√°logos e planos de a√ß√£o execut√°veis.

 

Sa√ļde Financeira¬†

Quando os funcion√°rios est√£o estressados ‚Äč‚Äčcom suas finan√ßas, seu trabalho pode ser prejudicado.¬†

Some-se a isso o fato de que o estresse pode estar diretamente ligado a doenças físicas e absenteísmo.

Por isso, uma das tendências de RH para 2022 é a criação de programas de educação financeira para os colaboradores. Isso inclui levar profissionais para falar sobre os assuntos pertinentes e criar rotinas de capacitação da área financeira. 

Lembre-se: colaboradores tranquilos financeiramente, desempenham melhor.

 

Diversidade e inclus√£o

Com os movimentos Me Too, Black Lives Matter e LGBTQIA+, √© imposs√≠vel ignorar a import√Ęncia da diversidade e inclus√£o por mais tempo. Esse assunto precisa ser uma prioridade para qualquer organiza√ß√£o.

Além disso, é preciso entender que diversidade é diferente de inclusão e atuar nessas duas frentes.

 

Guerra por talentos

A guerra por talentos tem forçado as empresas a melhorarem todos os aspectos na relação com o colaborador e isso vai continuar sendo tendência para 2022.

Vivemos um momento onde a relação colaborador para com a empresa precisa ser tão boa quanto a de um consumidor exigente.

Assim, para aumentar o engajamento, é necessário uma aproximação do RH e dos gestores, os objetivos precisam estar bem definidos e uma cultura de feedbacks e reconhecimentos mais frequentes é fundamental.

Dê uma olhada no webinar completo:

Além dessas tendências já mencionadas, trouxemos aqui as tendências de acordo David Green, referência no assunto.

 

10 previs√Ķes para o RH em 2022 de acordo com David Green

Em recente artigo publicado no Linkedin, David Green nos conta quais s√£o as 10 principais previs√Ķes para o RH em 2022.

 

1. O RH vai guiar o caminho para o trabalho híbrido

H√° uma crescente desconex√£o entre os empregadores, que est√£o prontos para retornar ao trabalho presencial, e os funcion√°rios, que n√£o est√£o.

O RH pode orquestrar o caminho a seguir. Munido de dados, o RH pode orientar os líderes a adotar uma abordagem empática ao encontrar seus funcionários onde estão hoje. 

Paralelamente, o RH pode ajudar os funcion√°rios a navegar pelo que a Microsoft definiu como o ‘paradoxo h√≠brido’ (onde as pessoas desejam flexibilidade para trabalhar em qualquer lugar, mas ao mesmo tempo desejam mais conex√Ķes pessoais) e fomentar a cultura da empresa no ‘novo normal’.

 

2. Um papel (ainda mais) importante para o RH

A pandemia, as vacinas, o retorno ao cargo e o debate sobre o trabalho h√≠brido colocaram a fun√ß√£o de recursos humanos em destaque nos √ļltimos dois anos.

Um estudo da BCG resume o futuro papel da fun√ß√£o da seguinte forma: ‚ÄúO RH deve se tornar o motor de uma organiza√ß√£o em constante mudan√ßa que atende aos funcion√°rios. Esta √© a chance de RH construir a organiza√ß√£o do futuro‚ÄĚ.

 

3. A análise de pessoas é sobre o negócio

A pandemia avançou o people analytics na gestão de pessoas para uma nova era onde o foco está em agregar valor ao negócio, e não ao RH.

Nos √ļltimos dois anos, CEOs e CHROs exigiram um entendimento muito mais profundo de sua for√ßa de trabalho para criar sua resposta √† pandemia, trabalho h√≠brido, bem como outros t√≥picos complexos, como habilidades, diversidade e bem-estar.

 

4. Avan√ßando para organiza√ß√Ķes baseadas em habilidades

As empresas que fazem um bom planejamento da força de trabalho se concentram nas habilidades (bem como nos custos) e usam novas fontes de dados externos para explorar não apenas as habilidades, mas também o que eles precisam encontrar no mercado para ter sucesso.

 

5. A voz do funcion√°rio ser√° amplificada

Hoje, a maioria dos líderes tem muito mais interesse na experiência dos funcionários. 

Isso fez com que as empresas intensificassem os programas de voz e escuta dos funcionários como parte da priorização do bem-estar dos colaboradores e melhor compreensão do engajamento e da produtividade. 

Essa √© uma tend√™ncia que deve levar √† ativa√ß√£o de culturas mais felizes, saud√°veis ‚Äč‚Äče psicologicamente seguras, que impulsionam o melhor desempenho dos neg√≥cios.

 

6. Diversidade, equidade, inclus√£o e outros movimentos

A diversidade e a inclusão emergiram como a principal área em que a análise de pessoas está agregando mais valor ao negócio. 

E a preocupação nessa área, como já comentado por Bruno Soares, continuará sendo tendência em 2022.

 

7. Confiança no uso de dados

√Č importante criar confian√ßa no uso de dados pessoais e abordar a √©tica e a privacidade dos colaboradores.¬†

Uma etapa é o desenvolvimento de uma carta de ética que forneça transparência e governe o uso sábio e ético dos dados pessoais.

 

8. O papel do RH se expande para a sustentabilidade e a sociedade

O RH tem um papel estratégico a desempenhar, ajudando a organização a atingir sua estratégia de clima e metas de sustentabilidade. 

Além disso, o RH deve se concentrar em atender às expectativas dos funcionários sobre como seu empregador trata as mudanças de clima, pois isso está se tornando rapidamente uma parte fundamental da proposta de valor do funcionário.

 

9. Investimento em tecnologia do trabalho continua a aumentar

√Č seguro prever que haver√° ainda mais consolida√ß√£o e investimento em tecnologia do trabalho em 2022.

 

10. RH orientado a dados

Para capitalizar a oportunidade diante da função e atender às expectativas cada vez mais elevadas dos líderes e da força de trabalho, as habilidades dos profissionais de RH precisam evoluir.

Assim, um RH orientado a dados vai conseguir resolver os desafios dos negócios, ter maior influência na estratégia, apoiar a criação de culturas inclusivas e fornecer uma experiência aprimorada aos funcionários.

 

Conclus√£o

Sabemos que os desafios para o RH em 2022 serão grandes. Mas também temos certeza de que cada vez mais existem pessoas dispostas a criarem ambientes de trabalhos mais saudáveis e felizes!

Se voc√™ curtiu esse conte√ļdo, explore o nosso material completo para planejar o ano de 2022. L√°, falamos tudo o que voc√™ precisa saber para estar preparado e em conformidade com as tend√™ncias de RH.

Planejamento para o RH de 2022

 

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