Pesquisa de Engajamento: o que é, como fazer e mais 25 perguntas

colaboradores respondendo uma pesquisa de engajamento

Criar uma pesquisa de engajamento dentro da empresa é um passo fundamental para saber o que os colaboradores estão pensando.

Inclusive, já falamos por aqui sobre a importância do engajamento dos colaboradores. Se alinhados com o propósito da empresa e satisfeitos com o seu papel no desenvolvimento do negócio, os profissionais tendem a ser mais produtivos e trazer maior retorno financeiro para a empresa. 

No entanto, além do quesito financeiro, o engajamento de uma equipe contribui para  o crescimento dos profissionais envolvidos, diminui as taxas de desligamentos, aumenta a indicação da empresa como um bom lugar para se trabalhar e o clima organizacional melhora. 

Mas como medir e impulsionar o engajamento? A metrificação pode ser feita por meio de uma pesquisa de engajamento, que trará as respostas certas para melhorar esse quesito.

 

O que é uma pesquisa de engajamento?

Os Recursos Humanos dentro das empresas sempre foram tratados como um fator subjetivo, mas com o avançar dos anos se percebeu a importância de metrificar este ativo para incrementar a cultura da empresa e embasar a tomada de decisões mais estratégicas. 

Então, a pesquisa de engajamento surge como agente dessa mudança. Ou seja, metrificar o engajamento é o primeiro passo para entender o que precisa ser melhorado na organização para impulsionar a produtividade e felicidade dos colaboradores.

Em outras palavras, a pesquisa de engajamento de funcionários mede até que ponto os funcionários se sentem valorizados em sua empresa. 

 

Por que uma pesquisa de engajamento é importante? 

As pesquisas de engajamento dos funcionários promovem um grande impacto no sucesso dos negócios. Certamente, através dos dados, benchmarks de mercado e relatórios, uma pesquisa para saber o engajamento da equipe ajuda você a:

  • entender onde sua empresa se destaca;
  • descobrir onde a organização precisa melhorar;
  • dar voz a cada funcionário;
  • conquistar a confiança dos funcionários;
  • comparar diferentes grupos de funcionários;
  • promover ações significativas e decisões mais inteligentes sobre as pessoas;
  • gerenciar mudanças;
  • cultivar uma cultura competitiva;
  • insights sobre como melhorar a produtividade dos funcionários;
  • entender o humor e a felicidade dos seus funcionários.

 

Como fazer uma pesquisa de sucesso

Primeiramente, é essencial saber qual o objetivo da pesquisa: entender quais ações já realizadas engajam os colaboradores? Entender qual o grau de engajamento? Saber o que a empresa pode melhorar para ajudar os colaboradores a se engajarem mais?

Em seguida, depois de decidido o que se quer saber com a pesquisa (pode ser mais de uma coisa) é hora de fazer as perguntas. Nesse sentido, as perguntas precisam ser claras e objetivas.

Por isso, o ideal é que o número de questionamentos não seja muito longo, para não cansar o colaborador ou tomar muito do seu tempo. 

Por exemplo, algumas perguntas básicas para realizar a pesquisa de engajamento são:

  • De 0 a 5, quão engajado você se sente com a empresa hoje?
  • De 0 a 5, quão engajado você se sente com o seu cargo hoje?
  • Quais os pontos que aprecia na empresa?
  • Como é a relação com os colegas e lideranças? 
  • Quais os pontos que devem melhorar na empresa?
  • Como gostaria de crescer dentro da organização?

Assim, com as perguntas decididas, crie um ambiente amigável e sem pressão para rodar a pesquisa. Aliás, é essencial que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las e entendam que não serão prejudicados pelas respostas. 

Por fim, a análise das respostas trará uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. 

Portanto, é crucial que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa, assim o colaborador sentirá que a pesquisa é séria e que sua opinião está sendo levada em consideração. 

A pesquisa de engajamento deve ser feita periodicamente para entender se as ações têm surtido efeito. No entanto, os seus resultados são aparentes no dia a dia: um ambiente de pessoas engajadas é perceptível a olho nu. 

 

25 ideias de perguntas para fazer pesquisa de engajamento

De acordo com o que já vimos, o ideal é que o número de perguntas não passe de dez, mas que perguntas escolher? Assim sendo, selecionamos 25 perguntas que você pode escolher e montar a sua pesquisa: 

  1. Você recebe feedback contínuo do seu gestor?
  2. Você recebe feedback dos seus colegas?
  3. Seu gestor reconhece seu trabalho quando você tem um bom desempenho?
  4. Você acha que o processo de avaliação dos colaboradores é justo?
  5. Seu time participa e o incentiva a concluir suas atividades?
  6. Existe um forte sentimento de pertencimento e trabalho em equipe?
  7. O seu time contribui para o seu sucesso?
  8. Seus colegas são abertos quando você dá sugestões?
  9. Você vê um crescimento positivo na sua carreira dentro dessa empresa?
  10. Você recebe treinamento certo quando novas ferramentas/softwares são adotadas?
  11. Como é o feedback que seu gestor lhe dá? Bom, ruim, tanto faz, construtivo…
  12. Você acha que seu gestor se importa com o seu progresso?
  13. Em sua opinião, a empresa incentiva um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional?
  14. A quantidade de trabalho e atividades que você tem para fazer é razoável?
  15. O trabalho causa ansiedades indesejadas em sua vida pessoal?
  16. Você consegue dedicar bastante tempo e atenção à sua família?
  17. Seu gestor é profissional e gentil ao se comunicar com você?
  18. Você está satisfeito com as políticas da empresa sobre recompensas e reconhecimento?
  19. Acha que o favoritismo não é um problema na empresa?
  20. Você acha que a liderança na empresa trata todos os colaboradores igualmente?
  21. Os funcionários recebem uma comunicação clara sobre as mudanças nos procedimentos?
  22. Você acha que a comunicação é de mão dupla nesta organização?
  23. Como é a comunicação da sua equipe?
  24. Você acha que seu gestor e seu colegas de time informam as informações com clareza?
  25. Você acha que a empresa é transparente sobre seus objetivos e resultados?

 

Como a pesquisa mede o engajamento dos funcionários?

pesquisa de engajamento dos funcionários
As pessoas estão envolvidas em todos os processos de uma empresa, por isso suas opiniões são essenciais.

 

Certamente, as pesquisas de engajamento dos funcionários foram desenvolvidas especificamente para medir o desempenho, o alinhamento estratégico, a competência e a satisfação dos colaboradores. 

Dessa forma, as pesquisas de engajamento devem ser validadas estatisticamente e comparadas com outras empresas para obter resultados úteis, os famosos benchmarkings.

Nesse sentido, se a empresa já tenha feito pesquisas de engajamento antes, também é possível comparar as pesquisas anteriores com as atuais.

Pois, sem validar as informações, é difícil saber o que você está medindo e se os resultados são bons ou ruins.

Sem ter os dados completos, uma empresa não consegue desenvolver atividades, treinamentos, estratégias e ações significativas para aumentar o engajamento.

Por isso, para ter uma imagem completa do envolvimento dos funcionários, uma pesquisa deve incluir perguntas suficientes sobre todos os tópicos relevantes. 

 

Dicas para ter em mente ao executar as pesquisas 

  1. Determine quem vai revisar e aprovar o conteúdo. Embora várias pessoas possam revisar o conteúdo, evite que mais de um líder aprove o conteúdo. Assim, isso elimina processos demorados de aprovação, visto que você já definiu as perguntas da pesquisa.
  2. Defina um prazo. O prazo para responder a pesquisa deve ser claro para todos os envolvidos. Ou seja, para obter a maior quantidade de respostas, convide todos na sua empresa para responder e fique de olho nas taxas de resposta. Pode ser necessário manter a pesquisa rodando por duas a três semanas para dar às pessoas a melhor oportunidade de dar feedback.
  3. Envolva a liderança. Peça ideias da liderança para entender melhor as necessidades da empresa. O que a empresa realmente precisa que os colaboradores façam para ter sucesso? 
  4. Divida a pesquisa em categorias e revise. Reveja as perguntas dentro de cada uma das categorias que você criou e revise para ter certeza de que todas as perguntas fazem sentido para a empresa. Em seguida, envie para aprovação da liderança.
  • Coloque para rodar a pesquisa!

Você já faz pesquisa de engajamento na sua empresa?

A Feedz tem uma solução de pesquisas que pode facilitar a sua rotina e, de quebra, aumentar o engajamento e a gestão de desempenho dos colaboradores.

CEO e Co-founder na Feedz. Trabalha com TI desde 2006 e, nos últimos anos, concentrou os esforços para criar produtos e liderar equipes para entender seus propósitos e criar uma versão melhor de si mesmas.
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