Pesquisa de Engajamento: o que é, como fazer e mais 25 perguntas

colaboradores respondendo uma pesquisa de engajamento

Criar uma pesquisa de engajamento dentro da empresa é um passo fundamental para saber o que os colaboradores estão pensando.

Inclusive, j√° falamos por aqui sobre a import√Ęncia do engajamento dos colaboradores. Se alinhados com o prop√≥sito da empresa e satisfeitos com o seu papel no desenvolvimento do neg√≥cio, os profissionais tendem a ser mais produtivos e trazer maior retorno financeiro para a empresa.¬†

No entanto, além do quesito financeiro, o engajamento de uma equipe contribui para  o crescimento dos profissionais envolvidos, diminui as taxas de desligamentos, aumenta a indicação da empresa como um bom lugar para se trabalhar e o clima organizacional melhora. 

Mas como medir e impulsionar o engajamento? A metrificação pode ser feita por meio de uma pesquisa de engajamento, que trará as respostas certas para melhorar esse quesito.

 

O que é uma pesquisa de engajamento?

Os Recursos Humanos dentro das empresas sempre foram tratados como um fator subjetivo, mas com o avan√ßar dos anos se percebeu a import√Ęncia de metrificar este ativo para incrementar a cultura da empresa e embasar a tomada de decis√Ķes mais estrat√©gicas.¬†

Então, a pesquisa de engajamento surge como agente dessa mudança. Ou seja, metrificar o engajamento é o primeiro passo para entender o que precisa ser melhorado na organização para impulsionar a produtividade e felicidade dos colaboradores.

Em outras palavras, a pesquisa de engajamento de funcionários mede até que ponto os funcionários se sentem valorizados em sua empresa. 

 

Por que uma pesquisa de engajamento é importante? 

As pesquisas de engajamento dos funcionários promovem um grande impacto no sucesso dos negócios. Certamente, através dos dados, benchmarks de mercado e relatórios, uma pesquisa para saber o engajamento da equipe ajuda você a:

  • entender onde sua empresa se destaca;
  • descobrir onde a organiza√ß√£o precisa melhorar;
  • dar voz a cada funcion√°rio;
  • conquistar a confian√ßa dos funcion√°rios;
  • comparar diferentes grupos de funcion√°rios;
  • promover a√ß√Ķes significativas e decis√Ķes mais inteligentes sobre as pessoas;
  • gerenciar mudan√ßas;
  • cultivar uma cultura competitiva;
  • insights sobre como melhorar a produtividade dos funcion√°rios;
  • entender o humor e a felicidade dos seus funcion√°rios.

 

Como fazer uma pesquisa de sucesso

Primeiramente, √© essencial saber qual o objetivo da pesquisa: entender quais a√ß√Ķes j√° realizadas engajam os colaboradores? Entender qual o grau de engajamento? Saber o que a empresa pode melhorar para ajudar os colaboradores a se engajarem mais?

Em seguida, depois de decidido o que se quer saber com a pesquisa (pode ser mais de uma coisa) é hora de fazer as perguntas. Nesse sentido, as perguntas precisam ser claras e objetivas.

Por isso, o ideal √© que o n√ļmero de questionamentos n√£o seja muito longo, para n√£o cansar o colaborador ou tomar muito do seu tempo.¬†

Por exemplo, algumas perguntas b√°sicas para realizar a pesquisa de engajamento s√£o:

  • De 0 a 5, qu√£o engajado voc√™ se sente com a empresa hoje?
  • De 0 a 5, qu√£o engajado voc√™ se sente com o seu cargo hoje?
  • Quais os pontos que aprecia na empresa?
  • Como √© a rela√ß√£o com os colegas e lideran√ßas?¬†
  • Quais os pontos que devem melhorar na empresa?
  • Como gostaria de crescer dentro da organiza√ß√£o?

Assim, com as perguntas decididas, crie um ambiente amigável e sem pressão para rodar a pesquisa. Aliás, é essencial que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las e entendam que não serão prejudicados pelas respostas. 

Por fim, a análise das respostas trará uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. 

Portanto, é crucial que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa, assim o colaborador sentirá que a pesquisa é séria e que sua opinião está sendo levada em consideração. 

A pesquisa de engajamento deve ser feita periodicamente para entender se as a√ß√Ķes t√™m surtido efeito. No entanto, os seus resultados s√£o aparentes no dia a dia: um ambiente de pessoas engajadas √© percept√≠vel a olho nu.¬†

 

25 ideias de perguntas para fazer pesquisa de engajamento

De acordo com o que j√° vimos, o ideal √© que o n√ļmero de perguntas n√£o passe de dez, mas que perguntas escolher? Assim sendo, selecionamos 25 perguntas que voc√™ pode escolher e montar a sua pesquisa:¬†

  1. Você recebe feedback contínuo do seu gestor?
  2. Você recebe feedback dos seus colegas?
  3. Seu gestor reconhece seu trabalho quando você tem um bom desempenho?
  4. Você acha que o processo de avaliação dos colaboradores é justo?
  5. Seu time participa e o incentiva a concluir suas atividades?
  6. Existe um forte sentimento de pertencimento e trabalho em equipe?
  7. O seu time contribui para o seu sucesso?
  8. Seus colegas s√£o abertos quando voc√™ d√° sugest√Ķes?
  9. Você vê um crescimento positivo na sua carreira dentro dessa empresa?
  10. Você recebe treinamento certo quando novas ferramentas/softwares são adotadas?
  11. Como √© o feedback que seu gestor lhe d√°? Bom, ruim, tanto faz, construtivo…
  12. Você acha que seu gestor se importa com o seu progresso?
  13. Em sua opinião, a empresa incentiva um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional?
  14. A quantidade de trabalho e atividades que você tem para fazer é razoável?
  15. O trabalho causa ansiedades indesejadas em sua vida pessoal?
  16. Você consegue dedicar bastante tempo e atenção à sua família?
  17. Seu gestor é profissional e gentil ao se comunicar com você?
  18. Você está satisfeito com as políticas da empresa sobre recompensas e reconhecimento?
  19. Acha que o favoritismo não é um problema na empresa?
  20. Você acha que a liderança na empresa trata todos os colaboradores igualmente?
  21. Os funcionários recebem uma comunicação clara sobre as mudanças nos procedimentos?
  22. Você acha que a comunicação é de mão dupla nesta organização?
  23. Como é a comunicação da sua equipe?
  24. Voc√™ acha que seu gestor e seu colegas de time informam as informa√ß√Ķes com clareza?
  25. Você acha que a empresa é transparente sobre seus objetivos e resultados?

 

Como a pesquisa mede o engajamento dos funcion√°rios?

pesquisa de engajamento dos funcion√°rios
As pessoas est√£o envolvidas em todos os processos de uma empresa, por isso suas opini√Ķes s√£o essenciais.

 

Certamente, as pesquisas de engajamento dos funcionários foram desenvolvidas especificamente para medir o desempenho, o alinhamento estratégico, a competência e a satisfação dos colaboradores. 

Dessa forma, as pesquisas de engajamento devem ser validadas estatisticamente e comparadas com outras empresas para obter resultados √ļteis, os famosos benchmarkings.

Nesse sentido, se a empresa já tenha feito pesquisas de engajamento antes, também é possível comparar as pesquisas anteriores com as atuais.

Pois, sem validar as informa√ß√Ķes, √© dif√≠cil saber o que voc√™ est√° medindo e se os resultados s√£o bons ou ruins.

Sem ter os dados completos, uma empresa n√£o consegue desenvolver atividades, treinamentos, estrat√©gias e a√ß√Ķes significativas para aumentar o engajamento.

Por isso, para ter uma imagem completa do envolvimento dos funcionários, uma pesquisa deve incluir perguntas suficientes sobre todos os tópicos relevantes. 

 

Dicas para ter em mente ao executar as pesquisas 

  1. Determine quem vai revisar e aprovar o conte√ļdo. Embora v√°rias pessoas possam revisar o conte√ļdo, evite que mais de um l√≠der aprove o conte√ļdo. Assim, isso elimina processos demorados de aprova√ß√£o, visto que voc√™ j√° definiu as perguntas da pesquisa.
  2. Defina um prazo. O prazo para responder a pesquisa deve ser claro para todos os envolvidos. Ou seja, para obter a maior quantidade de respostas, convide todos na sua empresa para responder e fique de olho nas taxas de resposta. Pode ser necessário manter a pesquisa rodando por duas a três semanas para dar às pessoas a melhor oportunidade de dar feedback.
  3. Envolva a liderança. Peça ideias da liderança para entender melhor as necessidades da empresa. O que a empresa realmente precisa que os colaboradores façam para ter sucesso? 
  4. Divida a pesquisa em categorias e revise. Reveja as perguntas dentro de cada uma das categorias que você criou e revise para ter certeza de que todas as perguntas fazem sentido para a empresa. Em seguida, envie para aprovação da liderança.
  • Coloque para rodar a pesquisa!

Você já faz pesquisa de engajamento na sua empresa?

A Feedz tem uma solução de pesquisas que pode facilitar a sua rotina e, de quebra, aumentar o engajamento e a gestão de desempenho dos colaboradores.

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