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O que é e como fazer uma Pesquisa de Engajamento?

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pesquisa de engajamento
Comunicação Interna Pesquisas
26 de setembro de 20195 de dezembro de 2020Bruno Soares

O que é e como fazer uma Pesquisa de Engajamento?

Já falamos por aqui sobre a importância do engajamento dos colaboradores: se alinhados como propósito da empresa e satisfeitos com o seu papel no desenvolvimento do negócio, os profissionais tendem a ser mais produtivos e trazer maior retorno financeiro para a empresa. 

Mas para além do quesito financeiro, o engajamento de uma equipe contribui para  o crescimento dos profissionais envolvidos, diminui as taxas de desligamentos, aumenta a indicação da empresa como um bom lugar para se trabalhar e melhora o clima organizacional. 

Mas como medir e impulsionar o engajamento? A metrificação pode ser feita por meio de uma pesquisa de engajamento, que trará as respostas certas para melhorar este quesito dentro do negócio.

 

O que é uma pesquisa de engajamento?

Os recursos humanos dentro das empresas sempre foram tratadas como um fator subjetivo, mas com o avançar dos anos se percebeu a importância de metrificar este ativo para incrementar a cultura da empresa e tomar decisões mais estratégicas quanto a gestão de pessoas. 

A pesquisa de engajamento surge como agente dessa mudança de mindset. Metrificar o engajamento é o primeiro passo para entender o que precisa ser melhorado na organização para impulsionar a produtividade e felicidade dos colaboradores.

 

Como fazer uma pesquisa de sucesso

Primeiro, é essencial saber qual o objetivo da pesquisa: quero entender quais ações já realizadas engajam os colaboradores? Quero entender qual o grau de engajamento? Quero saber o que posso melhorar no negócio para engajar mais?

Depois de decidido o que se quer saber com a pesquisa (pode ser mais de uma coisa)  é hora de fazer as perguntas. Estas precisam ser claras e diretas. O ideal é que o número de questionamentos não passe de dez, para não cansar o colaborador ou tomar muito do seu tempo. 

Algumas perguntas básicas para balizar a pesquisa de engajamento são:

  • De 0 a 5 quão engajado se sente com a empresa hoje?
  • De 0 a 5 quão engajado se sento com o seu cargo hoje?
  • Quais os pontos que aprecia na empresa?
  • Como é a relação com os colegas e lideranças?
  • Quais os pontos que devem melhorar na empresa?
  • Como gostaria de crescer dentro da organização?

Com as perguntas decididas, crie um ambiente amigável e sem pressão para rodar a pesquisa. É essencial que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las e entendam que  não serão prejudicados pelas respostas. 

Por último, a análise das respostas trará uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. É crucial que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa, assim o colaborador sentirá que ela realmente é séria e que sua opinião está sendo levada em consideração. 

A pesquisa de engajamento deve ser feita periodicamente para entender se as ações têm surtido efeito. Mas os seus resultados são aparentes no dia-a-dia: um ambiente de pessoas engajadas é perceptível a olho nu. 

Na sua empresa é praticada a pesquisa de engajamento? Nos conte como funciona.

 

Bruno Soares
CEO e Co-founder na Feedz. Trabalha com TI desde 2006 e, nos últimos anos, concentrou os esforços para criar produtos e liderar equipes para entender seus propósitos e criar uma versão melhor de si mesmas.

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