Já falamos por aqui sobre a importância do engajamento dos colaboradores: se alinhados como propósito da empresa e satisfeitos com o seu papel no desenvolvimento do negócio, os profissionais tendem a ser mais produtivos e trazer maior retorno financeiro para a empresa.
Mas para além do quesito financeiro, o engajamento de uma equipe contribui para o crescimento dos profissionais envolvidos, diminui as taxas de desligamentos, aumenta a indicação da empresa como um bom lugar para se trabalhar e melhora o clima organizacional.
Mas como medir e impulsionar o engajamento? A metrificação pode ser feita por meio de uma pesquisa de engajamento, que trará as respostas certas para melhorar este quesito dentro do negócio.
O que é uma pesquisa de engajamento?
Os recursos humanos dentro das empresas sempre foram tratadas como um fator subjetivo, mas com o avançar dos anos se percebeu a importância de metrificar este ativo para incrementar a cultura da empresa e tomar decisões mais estratégicas quanto a gestão de pessoas.
A pesquisa de engajamento surge como agente dessa mudança de mindset. Metrificar o engajamento é o primeiro passo para entender o que precisa ser melhorado na organização para impulsionar a produtividade e felicidade dos colaboradores.
Como fazer uma pesquisa de sucesso
Primeiro, é essencial saber qual o objetivo da pesquisa: quero entender quais ações já realizadas engajam os colaboradores? Quero entender qual o grau de engajamento? Quero saber o que posso melhorar no negócio para engajar mais?
Depois de decidido o que se quer saber com a pesquisa (pode ser mais de uma coisa) é hora de fazer as perguntas. Estas precisam ser claras e diretas. O ideal é que o número de questionamentos não passe de dez, para não cansar o colaborador ou tomar muito do seu tempo.
Algumas perguntas básicas para balizar a pesquisa de engajamento são:
- De 0 a 5 quão engajado se sente com a empresa hoje?
- De 0 a 5 quão engajado se sento com o seu cargo hoje?
- Quais os pontos que aprecia na empresa?
- Como é a relação com os colegas e lideranças?
- Quais os pontos que devem melhorar na empresa?
- Como gostaria de crescer dentro da organização?
Com as perguntas decididas, crie um ambiente amigável e sem pressão para rodar a pesquisa. É essencial que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las e entendam que não serão prejudicados pelas respostas.
Por último, a análise das respostas trará uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. É crucial que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa, assim o colaborador sentirá que ela realmente é séria e que sua opinião está sendo levada em consideração.
A pesquisa de engajamento deve ser feita periodicamente para entender se as ações têm surtido efeito. Mas os seus resultados são aparentes no dia-a-dia: um ambiente de pessoas engajadas é perceptível a olho nu.
Na sua empresa é praticada a pesquisa de engajamento? Nos conte como funciona.