Skip To Content

Blog da Feedz 🚀

Criamos ambientes de trabalhos mais felizes

Menu
  • Início
  • PeopleCast
  • Especiais
    • Cases
    • Entrevistas
    • Micro Posts
    • Super Posts
  • Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI
      • 1:1
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas
      • Retenção de Talentos
  • Feedz Educa
    • OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
  • Conheça a Feedz
Follow Us:
Search

Tecnologia no RH: o impacto da inovação na gestão de pessoas

  • Home
  • Tecnologia no RH
  • Tecnologia no RH: o impacto da inovação na gestão de pessoas
Tecnologia no RH
24 de agosto de 201815 de abril de 2020Bruno Soares

Tecnologia no RH: o impacto da inovação na gestão de pessoas

As empresas que identificaram o impacto do chamado turnover descobriram que a prática causa um prejuízo financeiro gigantesco. Para entender quais fatores levam à saída dos colaboradores e, assim, buscar alternativas para reduzir o alto índice de rotatividade, cada vez mais empresas estão buscando incorporar a tecnologia no RH. 💸

Você sabe qual é o custo da rotatividade para o seu negócio? 💰

Segundo a Robert Half, no Brasil cerca de 46% saem da empresa pela má administração da companhia, 37% pela falta de processo de integração adequado, 27% pela incompatibilidade com a cultura corporativa, 51% pela rotina de trabalho diferente da anunciada na entrevista e 31% por outra oferta de emprego. De acordo com a The Vaya Group, cerca de 71% dos jovens, nos próximos dois anos, planejam deixar a empresa para a qual trabalham hoje, pois estão descontentes com o modo como são preparados para posições de liderança.

Embora o acompanhamento da rotatividade de colaboradores seja apenas uma das atividades de rotina na gestão de pessoas, ela tem um papel determinante no sucesso do negócio. Isso porque a frequência de entrada e saída de colaboradores é um indicador da saúde da empresa, se o índice está alto, há algo errado que precisa ser melhorado. Esse acompanhamento precisa ser contínuo, caso contrário, pode levar seu negócio ao fundo do poço, ou até te obrigar a tomar atitudes mais radicais, em tom de emergência, prejudicando todo o clima organizacional. 😪

O impacto negativo da rotatividade não é apenas financeiro — já que é preciso considerar todos os custos envolvidos na demissão, recrutamento e tempo para seleção, treinamento dos novos colaboradores, entre outras questões. Quando esse indicador está elevado, é um sinal que a qualidade do ambiente de trabalho pode estar prejudicada e isso reflete em toda a empresa.

Por isso, medir e acompanhar o tempo médio de permanência do colaborador na empresa é tão importante. Dessa forma, é possível entender os motivos que levam ao desligamento dos colaboradores e criar ações para solucioná-los com intuito de melhorar os resultados da empresa como um todo. 🎯

Para realizar essa atividade com agilidade e eficiência é preciso alinhar as novas tecnologias e ferramentas de gestão no RH. Somente assim, é possível avaliar com transparência e de forma automatizada e contínua como está o clima organizacional, bem como mensurar o nível de satisfação dos colaboradores.

Vantagens de adotar a tecnologia no RH 🔝

A adoção da tecnologia no RH tem transformado para melhor os processos internos das organizações. Com o auxílio de uma plataforma de engajamento de colaboradores, o departamento de gestão de pessoas passa a ter um papel estratégico para o negócio, tanto no recrutamento e seleção de profissionais, como também na retenção de talentos.

Para as empresas mais inovadoras do mundo, o primeiro fator na criação de uma cultura de inovação em um negócio é contratar pessoas talentosas. Portanto, para inovar é preciso mais do que apenas investir em tecnologia. É necessário desenvolver uma política de valorização do time, que tenha como premissa o cuidado com as pessoas e o ambiente para que a inovação faça parte da cultura do negócio e seja vista e sentida por todos.  

Entenda o impacto positivo da inovação na gestão de pessoas e como a tecnologia pode ser uma aliada das empresas na criação de um ambiente mais competitivo para o negócio e mais produtivo para os colaboradores.

Crie um ambiente de trabalho saudável 👍

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Com apoio da tecnologia no RH é possível monitorar a felicidade dos colaboradores, identificando o nível de satisfação geral, individual e por setores. Assim, a empresa consegue identificar os fatores que impactam diretamente no clima organizacional para proporcionar um ambiente agradável e garantir colaboradores satisfeitos.

Celebre as pequenas conquistas 🎉

Mantenha o colaborador motivado, estabelecendo recompensas e incentivos para aqueles que tiveram melhor desempenho. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é entendendo, através de uma pesquisa, o que os colaboradores enxergam como algo valioso. Afinal, com a chegada da nova geração de profissionais no mercado de trabalho, estimular a capacitação profissional e oferecer um plano de carreira pode ser mais interessante do que benefícios financeiros.

Fortaleça a cultura de feedback 💬

A cultura de feedback, no Brasil, ainda precisa amadurecer. As empresas precisam ouvir o que cada colaborador tem a dizer para conhecer as expectativas de cada um e aprimorar o ambiente. Essa prática também ajuda a fortalecer o relacionamento e incentivar o desenvolvimento profissional. Por isso é tão importante criar uma cultura de feedback constante, isso faz com que os colaboradores se sintam parte da empresa, como consequência, trabalham melhor e são mais felizes.

Estabeleça metas e objetivos claros 🚀

Determine as métricas e indicadores que devem ser medidos e acompanhados para que a empresa possa alcançar as metas e objetivos estabelecidos a longo prazo. Alinhe os objetivos e resultados-chave da sua empresa com os colaboradores, quando as pessoas são conduzidas por um propósito claro e uma meta alcançável, elas têm um motivo para estar comprometidas em trabalhar para o sucesso do negócio. Com a tecnologia torna-se muito mais simples adotar modelos de processos ágeis para acelerar a evolução da empresa, potencializando o que tem de bom e ajustando o que precisa ser melhorado.

Gostou de conhecer todas as vantagens que a tecnologia pode proporcionar ao RH? Solicite uma demonstração da Feedz, aumente o engajamento, melhore a comunicação interna e retenha talentos! 

Fotos: Pixabay
Gifs: Giphy

 

Bruno Soares
CEO e Co-founder na Feedz. Trabalha com TI desde 2006 e, nos últimos anos, concentrou os esforços para criar produtos e liderar equipes para entender seus propósitos e criar uma versão melhor de si mesmas.

Navegação de Post

3 vantagens do people analytics na gestão de pessoas
Retenção de talentos: como a tecnologia pode ajudar nisso?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts

Avaliação de Desempenho Tecnologia no RH
20 de março de 202020 de março de 2020Bruno Soares

O que é 9box? De onde surgiu? Para que serve? Como funciona?

Liderança Tecnologia no RH
30 de janeiro de 202031 de janeiro de 2020Bruno Soares

O que diferencia um CEO comum de um CEO FODA

Novo RH People Analytics RH Analítico Tecnologia no RH
31 de outubro de 201929 de junho de 2020Bruno Soares

Guia prático de como mensurar os resultados das ações de RH

Feedz | Theme: Color Blog by Mystery Themes.
Back To Top