Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em fintechs

Entenda a importância de avaliar o clima organizacional em fintechs e como colocar essa estratégia em prática na sua empresa!

O ritmo acelerado, a busca constante por novas soluções e a pressão por crescimento são marcas registradas das empresas de tecnologia financeira. Não por acaso, a manutenção do clima organizacional em fintechs costuma ser um desafio.

Para que os colaboradores se sintam felizes e engajados mesmo atuando em um mercado tão frenético, é fundamental que as empresas do setor estejam comprometidas em promover um ambiente de trabalho adequado.

Como essa é uma demanda que requer monitoramento e ajustes contínuos na “vibe” das fintechs, hoje vamos falar sobre o papel das pesquisas de clima no contexto das organizações que unem tecnologia e finanças. Boa leitura!

Qual é o contexto atual da cultura organizacional em fintechs?

Para que a importância da pesquisa de clima organizacional em fintechs fique clara, vamos nos aprofundar nas principais características que moldam essas empresas.

São elas:

  • Inovação constante: as fintechs estão sempre buscando maneiras de desenvolver novas soluções financeiras, por meio da adoção de tecnologias emergentes como inteligência artificial, blockchain e aprendizado de máquina.
  • Agilidade: para que seja possível acompanhar as demandas dos consumidores e as mudanças regulatórias, a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado é outra característica fundamental.
  • Crescimento rápido: muitas fintechs têm experimentado um crescimento explosivo em curtos períodos, o que desafia a capacidade de manter os valores e a coesão à medida que a empresa se expande.
  • Clima de competição: a concorrência no setor de fintech é intensa, o que tende a criar uma cultura voltada para a alta performance e a busca contínua pela excelência.
  • Pressão regulatória: as fintechs também enfrentam desafios regulatórios em diferentes jurisdições, o que exige conformidade e atenção à ética nos negócios.

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Por que as pesquisas de clima em fintechs são importantes?

Como acabamos de ver, as fintechs possuem desafios únicos… E a forma como essas empresas se organizam para enfrentá-los é o que determinará o sucesso delas no mercado.

Por exemplo: o ritmo acelerado e as expectativas de alto desempenho têm tudo para tornar o ambiente de trabalho das fintechs conturbado.

Sendo assim, é extremamente importante que o RH e os líderes de equipe estejam atentos a possíveis fontes de estresse e insatisfação entre os colaboradores, para que seja possível adotar medidas corretivas antes que a questão se agrave.

A pesquisa de clima organizacional encurta esse caminho: por meio dela, é possível mapear a percepção dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho, à cultura e outros fatores que influenciam no bem-estar deles. 

Esse feedback pode levar a melhorias organizacionais substanciais, que impactam no aumento de produtividade, maior retenção de talentos e até mesmo no fortalecimento da cultura organizacional.

Em outras palavras, uma boa pesquisa de clima favorece a promoção de uma cultura que seja mais positiva, inovadora e alinhada com os objetivos da empresa!

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Como realizar uma pesquisa de clima organizacional em fintechs?

Agora que a importância desta ferramenta no contexto das fintechs está clara, chegou a hora de entender como medir o clima organizacional da sua empresa de forma mais estratégica. Acompanhe!

 

Definição de Objetivos

Para conduzir uma boa pesquisa de clima organizacional, o primeiro passo é definir claramente quais serão os objetivos dela.

Sua empresa pode desejar avaliar o nível de satisfação dos colaboradores, identificar desafios no ambiente de trabalho, medir o engajamento, mapear a eficácia das políticas de diversidade e inclusão, entre outras questões.

Outra possibilidade é determinar os problemas específicos que essa ferramenta pretende solucionar. Se a retenção de talentos for uma preocupação, por exemplo, a pesquisa pode ajudar a identificar as causas da rotatividade.

 

Seleção de Metodologia

Geralmente, as pesquisas de clima organizacional são realizadas por meio da aplicação de um questionário – que, na maioria das vezes, são distribuídos de forma anônima para garantir respostas sinceras.

No entanto, há outras metodologias que podem ser adotadas para possibilitar uma compreensão mais aprofundada sobre a opinião dos colaboradores e coletar informações qualitativas.

As entrevistas individuais e a técnica de grupo focal são algumas das estratégias que cumprem com esse propósito.   

 

Desenvolvimento e Distribuição

Após ter claro quais serão os objetivos da pesquisa e a metodologia utilizada, o próximo passo é de fato desenvolvê-la.

Essa é uma etapa que envolve a definição das perguntas que vão compor o questionário ou as entrevistas individuais, lembrando que elas devem ser construídas de acordo com os objetivos definidos no começo do processo.

De modo geral, as perguntas das pesquisas de clima giram em torno de tópicos como satisfação no trabalho, relacionamento com colegas, gestão, oportunidade de crescimento, etc.  

Após tê-las em mãos, será a vez de definir como os questionários serão enviados aos colaboradores e de agendar as entrevistas ou grupos focais (caso você opte por seguir por esse caminho). 

Seja qual for o método adotado, lembre-se de deixar claro para os colaboradores qual é o propósito da pesquisa, enfatizando a importância da sinceridade nas respostas para a melhoria do ambiente de trabalho.

 

Análise dos Resultados

Uma vez que a pesquisa esteja concluída, colete e compile os dados de maneira organizada. Utilizar gráficos e análise estatística pode ajudá-los a identificar tendências e padrões nos resultados de maneira mais rápida.

A partir de então, a missão do RH, em parceria com os líderes de equipe, é implementar ações corretivas ou melhorias que abordem os pontos mais críticos e ir acompanhando o progresso das estratégias de perto.

Para saber se as estratégias estão tendo o resultado esperado, a dica é seguir mantendo um diálogo aberto com os colaboradores.

A realização periódica de novas pesquisas, por exemplo, é uma das melhores formas de monitorar o progresso e avaliar o impacto das medidas tomadas.

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Benefícios de utilizar plataformas digitais para realizar as pesquisas de clima

Desenvolver, distribuir e analisar os resultados das pesquisas de clima organizacional em fintechs é um trabalho que demanda tempo, principalmente quando há um número significativo de colaboradores.

Mas, considerando que esse é um setor altamente dinâmico, onde tudo pode mudar em pouco tempo, é importante que essa ferramenta também seja adotada com o máximo de agilidade possível.

É por esse motivo que as plataformas digitais que automatizam as etapas mais importantes desta estratégia estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas de tecnologia financeira.

O software de pesquisa de clima da Feedz, por exemplo, permite a criação de pesquisas personalizadas de maneira simples e rápida, reduz o tempo de disparo e de coleta das respostas e ainda gera relatórios inteligentes que facilitam a análise de resultados.

Mais precisamente, a ferramenta possibilita:

  • Medir o engajamento dos funcionários por categorias e tópicos, possibilitando uma ação precisa em pontos específicos;
  • Decidir a quantidade de perguntas e quais são as mais adequadas à rotina da sua empresa;
  • Acompanhamento em tempo real do andamento das pesquisas;
  • Alterar a quantidade de perguntas da pesquisa quando desejar. 

👉 5 motivos para usar a Pesquisa de Clima e Engajamento da Feedz

A cereja do bolo é que, com a Feedz, as fintechs também podem ter um histórico para acompanhar o progresso da empresa e dados confiáveis para seguir construindo um ambiente de trabalho mais feliz para todos. 

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