""

Analista de departamento pessoal: O que faz e qual o salário?

Saiba o que faz um analista de departamento pessoal, suas principais atribuições, qualificações e salário.

Toda empresa bem estruturada mantém um departamento pessoal alinhado com os seus valores e em perfeito funcionamento. Para que isso seja possível, é necessário que o analista de departamento pessoal seja um profissional qualificado, que atenda a todas as demandas com excelência. 

O analista de departamento pessoal é responsável pela parte burocrática da área. É quem executa as funções de admissão e demissão, controle das folhas de pagamento, férias e benefícios, além de dar suporte para o setor de RH.

Saiba mais sobre a rotina de um analista de departamento pessoal a seguir.

O que é um analista de departamento pessoal?

O analista de departamento pessoal é quem cuida da gestão dos funcionários, através dos processos burocráticos da empresa. 

Este profissional é o responsável direto pela supervisão das atividades do departamento, devendo ter amplo conhecimento sobre a legislação trabalhista

Além de lidar com toda a parte de documentação dos colaboradores, o analista de DP também precisa gerenciar a comunicação entre as áreas, de forma assertiva. 

É fundamental que o profissional esteja atento às obrigações fiscais, trabalhistas e operacionais da empresa.  

O cargo de analista de departamento pessoal também pode ser conhecido por outros nomes, de acordo com a divisão da empresa. Alguns exemplos como analista de benefícios e analista de folha de pagamento são utilizados quando o setor se divide em diferentes partes para cada atividade.

Além disso, a profissão segue o padrão empresarial de hierarquia de cargos, atribuindo diferentes funções aos analistas juniores, plenos e seniores. 

👉 Os principais desafios do departamento pessoal

Kit para planejar a rotina do departamento pessoal

 

O que faz um analista de departamento pessoal?

Como resumidamente explicado acima, o analista de departamento pessoal é responsável pela parte burocrática relacionada aos funcionários da empresa. Isso significa que ele está presente desde a contratação, até o desligamento do colaborador, quando necessário.

Suas funções são divididas em etapas e estão sempre ligadas ao cumprimento das regras da legislação trabalhista. Dessa forma, a companhia evita qualquer tipo de problema jurídico relacionado às atividades de seu quadro de funcionários.

Veja a seguir algumas atribuições essenciais presentes na rotina do analista de departamento pessoal e que fazem parte do perfil do profissional de departamento pessoal:

  • Manter uma boa relação com o público interno, sindicatos e contadores;
  • Estar sempre atualizado sobre todas as convenções coletivas;
  • Garantir o cumprimento das normas relacionadas a legislação trabalhista;
  • Estar atento às mudanças nas leis trabalhistas e tributárias ;
  • Acompanhar os processos de admissão, demissão e pagamento;
  • Realizar o controle de pontos e de férias dos funcionários;
  • Gerenciar informações de programas como o eSocial e outros.

👉 Indicadores de departamento pessoal 

 

Qual a diferença entre analista e assistente de departamento pessoal?

Assim como em outras carreiras, o profissional que atua no departamento pessoal pode ser classificado de acordo com a sua experiência na área. Isso significa que um assistente de departamento pessoal pode ser considerado mais novo em tempo de trabalho, se comparado ao analista. 

Essa diferença entre os cargos também está diretamente ligada às atribuições de cada um. Se o assistente é responsável por atividades menos complexas e de menor responsabilidade, o analista cuida das operações mais difíceis e que exijam um pouco mais de experiência.

De maneira resumida, o analista se ocupa de funções com foco estratégico, buscando melhorar o fluxo de trabalho da empresa. Já as atividades do assistente são voltadas para o lado operacional, podendo também muitas vezes, servir de suporte para o analista. 

👉 Estrutura básica do departamento pessoal
👉 Qual a diferença entre RH e departamento pessoal?

 

Quais os requisitos para ser analista de DP?

Mesmo sendo uma área essencial para a organização de uma empresa, muitos profissionais podem não estar preparados para a rotina de um analista de departamento. 

É bastante comum encontrar esse tipo de problema em corporações que cresceram muito rapidamente, já que nesses casos, as áreas não são tão bem definidas e um colaborador pode acabar exercendo atividades de mais de uma função. 

Para ser analista de departamento pessoal são necessários alguns requisitos básicos, como organização e facilidade na gestão de pessoas. Além disso, também acaba sendo fundamental ter conhecimento sobre as obrigações tributárias e trabalhistas, para facilitar os processos administrativos diários. 

É necessário ainda ter conhecimento técnico avançado para lidar com os processos diários. 

Veja alguns exemplos de programas e sistemas dos quais o analista de departamento pessoal deve ter conhecimento prévio para atuar na área:

  • SEFIP: Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social;
  • RAIS: Relação Anual de Informações Sociais;
  • CAGED: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • DIRF: Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte,
  • Homolognet: Sistema de homologação online desenvolvido pelo Ministério do Trabalho
  • SPED: Sistema Público de Escrituração Digital

 

Aqui vale ressaltar também o eSocial, um sistema informatizado formulado pelo Governo Federal, com intuito de unificar todas as obrigações trabalhistas em uma única plataforma. Seu uso é fundamental para manter cadastros e documentos de funcionários atualizados junto à legislação trabalhista. 

 

Para ser analista de departamento pessoal precisa de faculdade?

Por ser um setor em constante expansão, há um grande número de vagas disponíveis para o cargo de analista de departamento. Esse crescimento faz com que surjam alguns cursos que facilitem a entrada no mercado de trabalho para quem deseja seguir na área.

A formação na área deve ser feita através de um curso de graduação reconhecido pelo MEC. Os principais cursos são os de Ciências Contábeis, Direito e Administração

Para quem deseja ingressar neste ambiente, mas tem formação em outros cursos, é possível se especializar através de cursos de pós-graduação voltados para recursos humanos e gestão de pessoas. 

Também há cursos inteiramente voltados para atuação em departamento pessoal. Neste caso, é despendido um período de tempo menor do que o de uma graduação, podendo ser concluído entre dois e três anos. São os chamados cursos técnicos, equivalentes a uma graduação.

Para quem quer iniciar a jornada no departamento pessoal, mas atua em outras profissões, ainda é possível recorrer aos cursos de curto período, voltados inteiramente para a especialização em uma determinada área. Neste caso, o curso de formação para analista de departamento pessoal pode ser encontrado em escolas técnicas de gestão de pessoas.

 

Quanto ganha um analista de departamento pessoal?

O salário de um analista de departamento pessoal pode variar de acordo com a região do país, setor da empresa e tempo de carreira. Em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, a média salarial fica entre R$ 2.100,00 e R$ 3.079,00

Com o tempo de atuação e crescimento profissional, a média de salário pode alcançar até 3.400,00, nos dias atuais. 

Esses valores também podem sofrer alterações de acordo com a formação do profissional. Assim como em diversas áreas, quanto mais especializado você for, maiores as chances de conquistar um bom espaço no mercado de trabalho. 

 

Lançamento: Curso Departamento Pessoal de Sucesso

E nosso curso tá on! A Feedz reuniu grandes profissionais da área em um curso que vai desmistificar as burocracias e simplificar os processos do Departamento Pessoal. Aperte no banner abaixo para se inscrever: é gratuito e com certificado!

Curso de departamento pessoal da Feedz

 

O analista de DP é muito importante para uma empresa!

Com certeza o analista de departamento pessoal é uma profissão muito interessante para quem tem facilidade em gestão de pessoas, gosta de processos administrativos e não tem medo de desafios.

O Departamento Pessoal trabalha em conjunto com o RH para melhorar o funcionamento da empresa. Sua função é garantir que todos os processos administrativos relacionados aos colaboradores sejam tratados de maneira assertiva e em acordo com a legislação trabalhista. 

Agora que você já sabe tudo sobre a rotina de um analista de departamento pessoal, que tal conferir outros conteúdos como este no nosso blog

Nos acompanhe por aqui e nas redes sociais!

ferramenta de departamento pessoal da Feedz

2 Responses

  1. Gostei muito das informações. Gostaria de saber se na minha cidade de São José do Rio preto SP, teria algum curso gratuito na área?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar