O que são subsistemas de RH, quais os tipos e como integrar?

Entenda o papel dos subsistemas de RH no aprimoramento da gestão de pessoas como um todo e descubra como colocá-los em prática.

O setor de Recursos Humanos é conhecido por ter inúmeras responsabilidades distintas sob a sua alçada. E é para ajudar os profissionais da área a se organizarem de forma mais estratégica diante deste contexto que os subsistemas de RH existem.

Cunhado por Idalberto Chiavenato, escritor, professor e consultor administrativo brasileiro, esse conceito surgiu para ajudar as organizações a terem uma visão mais clara sobre a atuação do RH e, assim, organizá-la de forma mais controlada e produtiva.

A partir de agora, vamos explicar como esses subsistemas realmente funcionam e podem ser utilizados para potencializar os resultados da gestão de pessoas das empresas.

Siga a leitura do artigo e fique por dentro! 😀

 

O que é subsistema de RH?        

Um subsistema de RH pode ser entendido como uma área específica dentro da gestão de pessoas que, embora tenha sua própria frente de atuação, está interligada com as demais áreas que compõem o setor.

Em outras palavras, cada subsistema complementa o outro, contribuindo significativamente para o sucesso da gestão de talentos e, consequentemente, para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.  

Vale reiterar que os subsistemas de RH foram propostos por Idalberto Chiavenato no livro “Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações”, uma das obras mais relevantes sobre gestão de pessoas do país.

👉 Qual a importância do setor de RH em uma empresa?
👉 Como o profissional de RH pode transformar uma empresa?

 

Qual o objetivo do subsistema de RH?             

O grande papel dos subsistemas de RH é permitir que a empresa trate cada área de gestão de pessoas de forma mais estratégica e específica, levando em conta as particularidades que elas possuem.

A ideia parte do princípio de que, ao dividir as atividades em subsistemas, é possível aprimorar a eficiência e eficácia da gestão de pessoas como um todo, além de permitir um melhor alinhamento com os objetivos da empresa e a satisfação dos colaboradores.

👉 O que é psicologia organizacional e como usar na gestão de pessoas

 

Quais são os 5 subsistemas de recursos humanos?

Agora que você já sabe o que é um subsistema de RH, deve estar curioso para saber quais deles compõem o setor, não é mesmo?

Embora seja possível encontrar diferentes nomenclaturas por aí, utilizaremos como base os 5 subsistemas de RH sugeridos por Idalberto Chiavenato. São eles:

 

1.  Provisão de pessoas

Este subsistema é responsável pela aquisição de talentos, ou seja, pela identificação e seleção de profissionais qualificados para preencher as vagas em aberto na empresa.

Como você deve imaginar, ele também é conhecido como subsistema de Recrutamento e Seleção – que, diga-se de passagem, é altamente estratégico para o sucesso das organizações.

 

2.  Aplicação de pessoas

Após a conclusão do processo seletivo, também é responsabilidade do RH garantir que o novo colaborador seja adequadamente integrado à organização.

Essa etapa é conhecida como Onboarding e impacta diretamente no engajamento e produtividade do recém-chegado. Ela começa a partir do momento em que uma oferta é feita até o momento em que o funcionário se torna um membro produtivo da organização.

Aqui, entram estratégias que visam familiarizar o profissional sobre o seu papel na empresa, suas expectativas de desempenho e a cultura da equipe da qual ele vai fazer parte.

Checklist de admissão e planilha de onboarding

 

3.  Manutenção de pessoas 

É o subsistema responsável por garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, com o objetivo de mantê-los motivados e satisfeitos.

As ações encabeçadas por essa área envolvem desde oferecer salários e benefícios competitivos até criar planos de carreira, promover ações que melhorem o clima organizacional e desenvolver estratégias focadas na saúde física e emocional do time.

 

4.  Desenvolvimento de pessoas     

Como o próprio nome deixa claro, o subsistema de desenvolvimento de pessoas tem como foco desenvolver e aprimorar as habilidades e competências dos colaboradores, visando à melhoria do desempenho deles e, também, a sua motivação.

Entre as responsabilidades que estão sob o guarda-chuva desta área, destacam-se a promoção de treinamentos e capacitações, bem como programas de desenvolvimento de lideranças e de carreira.

 

5.  Controle (ou monitoramento) de pessoas       

Por último, temos o subsistema de RH responsável por monitorar o perfil e performance dos colaboradores. Assim, também é possível acompanhar os resultados dos subsistemas apresentados anteriormente.

Neste subsistema, são realizadas pesquisas de clima organizacional, avaliações de desempenho, análises de rotatividade e absenteísmo, entre outras atividades que permitem medir o impacto das ações do RH na organização e aprimorar os processos de gestão de pessoas continuamente.

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Quais as vantagens dos subsistemas de RH?

Dividir o RH em subsistemas é uma abordagem capaz de trazer diferentes benefícios para as organizações, principalmente quando se trata de torná-las mais competitivas no mercado.

 Ao permitir que as empresas gerenciem as diversas áreas relacionadas à gestão de pessoas de forma mais eficiente, com processos mais bem definidos, padronizados e ágeis, eis algumas das vantagens que podem ser obtidas:

  • Maior assertividade no processo seletivo
  • Diminuição do índice de turnover
  • Maior rapidez na contratação e inserção de colaboradores     
  • Maior motivação e engajamento
  • Melhora da análise de desempenho dos funcionários
  • Maior alinhamento entre a empresa e os colaboradores  
  • Gestão de pessoas mais organizada

Em suma, os subsistemas de RH contribuem para que o setor atue de maneira mais estratégica e alinhada com os objetivos organizacionais e dos colaboradores.

👉 O novo RH: como a tecnologia transforma a gestão de pessoas

 

Como integrar os subsistemas de RH?

Para que os benefícios acima sejam alcançados, é fundamental que os subsistemas de RH caminhem de forma integrada. Portanto, queremos finalizar esse artigo com algumas dicas de como isso pode ser feito:

  1. Defina objetivos e metas em comum, que sejam claros, estejam alinhados com a estratégia da empresa e ajude a orientar as ações de cada subsistema;
  2. Garanta o compartilhamento de informações e dados relevantes entre os subsistemas, favorecendo a colaboração. Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares e adoção de uma comunicação aberta e transparente;
  3. Desenvolva processos integrados. As ações de monitoramento, por exemplo, podem contribuir para a identificação de oportunidades de desenvolvimento e manutenção de pessoas;
  4. Use a tecnologia a seu favor. A adoção de plataformas de RH pode ajudar o setor a centralizar informações e processos, permitindo assim que os subsistemas trabalhem de forma integrada e eficiente. A solução da Feedz é um exemplo nesta frente, já que inclui desde módulos de Recrutamento e Seleção até Onboarding, Pesquisa de Clima e Avaliação de Desempenho.

 

Caso queira saber como podemos ajudar você nessa missão, solicite uma demonstração gratuita agora mesmo! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar