Descubra o motivo do RH estratégico conduzir a transformação digital

transformação-digital

A transformação digital do RH é um tópico muito popular para os profissionais da área.

E por uma razão muito boa, visto que a tecnologia digital tem o potencial de transformar o RH como o conhecemos. 

No entanto, uma coisa é falar sobre transformação digital de RH, outra coisa completamente diferente é fazer.

Por isso, neste artigo vamos ver o que a transformação digital significa para as organizações de hoje e como elas podem começar?

Além disso, veremos quais são os exemplos comuns de transformação digital de RH!

 

O que é transformação digital?

Primeiro, vamos definir Transformação Digital

A transformação digital é uma abordagem orientada à mudança que alavanca tecnologias digitais novas, rápidas e em constante mudança para melhorar os processos.

Existem três tecnologias-chave que são as pioneiras dessa transformação, são elas:

 

Inteligência artificial

A inteligência artificial normalmente engloba uma variedade de programas que fazem uma de duas coisas: automatizar tarefas do cotidiano ou processar grandes conjuntos de dados para previsão de negócios.

 

Anything as a Service (XaaS)

Em geral, este termo se aplica à migração de software e dados para servidores e plataformas externas. 

Nos últimos anos, os departamentos de TI migraram quase 25% de todos os dados de negócios para a nuvem. Mover esses dados para um local externo permite que as empresas se movimentem e se adaptem a novas tecnologias com rapidez e menos risco.

 

Robotic Process Automation (RPM)

Robotic Process Automation (RPM), se refere a qualquer tarefa física que pode ser automatizada usando máquinas físicas.

O RPM tem sido um fator crítico na necessidade de aprimorar as habilidades dos funcionários, pois as máquinas substituem os trabalhadores na execução de tarefas de rotina.

Existem muitas outras tecnologias que impulsionam a transformação digital, incluindo blockchain, realidade aumentada e virtual e a Internet das coisas (IoT). 

Cada uma delas está mudando rapidamente e oferecem uma vantagem competitiva potencial para empresas que podem adotá-las rapidamente. 

A transformação digital é uma abordagem estratégica para implementar e integrar esses tipos de tecnologias.

 

 

Como a transformação digital afetará o RH?

Embora a transformação digital seja fortemente centrada na tecnologia, é um erro focar apenas em funções e departamentos com uso intensivo de tecnologia. 

As transformações digitais dizem respeito tanto às pessoas quanto à tecnologia.

No entanto, qual é a correlação entre o engajamento dos funcionários, o RH 5.0 e a transformação digital, e como isso afeta o RH?

Digitalizar o RH mudará tudo sobre a forma como trabalhamos. Pois, os funcionários desejam uma experiência, não apenas uma carreira, e desejam estar envolvidos no trabalho e na empresa.

A cultura é um elemento-chave de engajamento e transformação digital.

 

Como a cultura de uma organização se torna digital? 

Fazendo isso de forma inteligente, moderna e transparente. 

Assim, é importante lembrar que a transformação digital não é igual a automação. 

A transformação digital cria uma abordagem de força de trabalho integrada, que vai além da automação, com maior agilidade de negócios, uso mais abrangente e eficaz de serviços inteligentes e aproveitando e aprimorando uma força de trabalho mais diversificada.

O novo mantra do RH vai ser “RH não é RH”.

 

Principais tendências de transformação digital para o RH 

O RH está evoluindo rapidamente, com um fluxo consistente de novas ferramentas e tecnologias digitais. 

A maior transformação nos últimos anos foi a mudança completa dos processos manuais tradicionais de RH para os processos digitais automatizados.

No entanto, podemos esperar muitas mudanças ainda, são elas:

 

1. A Inteligência Artificial vai continuar a crescer

O RH é apenas um dos setores que está vendo um aumento de ferramentas de IA cada vez mais populares e úteis. 

Por exemplo, muitos processos de contratação digital utilizam inteligência artificial para pré-selecionar potenciais candidatos ao emprego.

Assim, um software de contratação de RH usa a inteligência artificial de várias maneiras, como classificar cada candidato para o cargo, fazer triagem por meio de perguntas e respostas e entrevistas em vídeo, verificar as redes sociais e determinar a eficácia das estratégias de recrutamento.

Embora os candidatos eventualmente exijam entrevistas pessoais, a inteligência artificial auxilia no processo de contratação.

Ou seja, a inteligência artificial reduz a quantidade de trabalho que os profissionais de RH devem fazer para encontrar novas contratações.

 

2. Ferramentas HCM baseadas em nuvem serão obrigatórias

A nuvem está rapidamente se tornando indispensável nos negócios, pois agiliza o armazenamento e o compartilhamento de informações. Por isso, outra ferramenta que está crescendo em importância é o software HCM.

Segundo a Oracle, o HCM (Human Capital Management, Gerenciamento de Capital Humano) transforma as funções administrativas tradicionais dos departamentos de recursos humanos (recrutamento, treinamento, folha de pagamento, remuneração e gerenciamento de desempenho), em oportunidades para impulsionar o envolvimento, a produtividade e o valor comercial. 

Assim, o HCM baseado em nuvem é essencial para o RH do futuro, pois garante que os recursos, a organização e a capacidade de compartilhamento de sua empresa sejam acessíveis de qualquer lugar para todos.

 

3. Realidade virtual para treinamento 

A realidade virtual não é apenas entretenimento. 

Na verdade, as empresas que começaram a usar soluções de realidade virtual para processos de RH obtiveram excelentes resultados. 

Ou seja, muitas empresas já desenvolveram programas de treinamento de realidade virtual que fornecem uma experiência totalmente imersiva para os funcionários durante o treinamento. 

transformação digital no RH

 

 

4. Chatbots que vão além do atendimento ao cliente

Os chatbots têm sido usados ​​no atendimento ao cliente há anos, mas finalmente estão aproveitando seu potencial também em outras áreas. 

Com a transformação digital, os Chatbots vão causar um grande impacto na experiência dos funcionários (employee experience).

Os funcionários e os novos contratados possuem uma série de necessidades que tradicionalmente são atendidas por meio da comunicação com os representantes de RH.

No entanto, com o Chatbots, problemas simples podem ser resolvidos, informações podem ser enviadas, dados podem ser fornecidos e novas informações de contratação podem ser coletadas. 

Assim, os Chatbots podem passar quaisquer necessidades que vão além de suas capacidades para o representante adequado. Isso agiliza os processos de RH e reduz o tempo que os funcionários de RH gastam em questões simples. 

 

5. Trabalho remoto simplificado

Em 2020, o trabalho remoto atingiu níveis nunca antes previstos por causa da pandemia global. 

Em 2021, nós estamos vendo que os processos de trabalho remotos são uma parte essencial das soluções de RH.

Por isso, a tendência para os próximos anos é a adoção de soluções virtuais para contratação, treinamento, conexão e comunicação. 

Os serviços baseados em nuvem fornecem uma maneira fácil de armazenar e compartilhar trabalho; os programas de videoconferência tornam as reuniões virtuais muito fáceis. 

Outras ferramentas digitais garantem contratação, treinamento e coleta de dados remotos simplificados.

 

A Feedz pode ajudar na transformação digital do seu RH

Um software de gestão de pessoas é uma tecnologia confiável para ajudar você a entender melhor a produtividade e o desempenho geral de seus funcionários. 

O software de gestão de desempenho da Feedz oferece suporte ao estabelecimento de metas, avaliações de funcionários, bem como feedback e gamificação.

Além disso, essa ferramenta permite que você acesse relatórios detalhados e análises de dados sobre os níveis de produção da equipe.

Usando essa ferramenta de RH, você pode aumentar a autonomia dos funcionários e implementar políticas para feedback de 360 ​​graus. 

Claro, isso permite que você aumente a motivação e a retenção de toda a sua equipe. 

Com certeza, usar essa solução de software de RH é uma estratégia importante para a transformação digital da sua empresa.

 

Se inscreve aí na nossa news 🤩

Tá a fim de receber conteúdos incríveis como esse direto na sua caixa de entrada? Então é só colocar seu e-mail aqui embaixo e assinar a newsletter do Blog da Feedz!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados