Por que empresas de serviços precisam fazer pesquisa de clima?

Entenda os motivos pelos quais as empresas de serviços precisam fazer pesquisa de clima e o passo a passo para adotar essa ferramenta!

O setor de serviços é o maior responsável pelo PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Em 2022, por exemplo, as empresas deste ramo puxaram o crescimento do país e já que um dos segredos por trás de resultados tão expressivos é investir em gente feliz, hoje vamos mostrar o porquê empresas de serviços precisam fazer pesquisa de clima organizacional.

Principalmente para as organizações deste segmento, conhecer essa ferramenta de gestão de pessoas a fundo é fundamental. Afinal, um dos principais objetivos dela é impulsionar a formação de equipes com alto nível de satisfação e, quando se tem colaboradores assim na linha de frente, o sucesso do negócio vira uma consequência.

 Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais sobre ele? Então vem com a gente! A partir de agora, vamos te contar mais sobre a pesquisa de clima organizacional e como utilizá-la a favor da sua empresa! 😀 

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

 

Definição e objetivo de uma pesquisa de clima organizacional

Por definição, a pesquisa de clima é um método utilizado para identificar a percepção dos colaboradores de uma empresa sobre o seu ambiente de trabalho. Trata-se, portanto, de uma das ferramentas mais importantes para conhecer os efeitos do clima e da cultura organizacional sobre o time.

 O mais bacana é que, com ela, é possível entender qual o contexto atual do colaborador e projetar melhorias físicas e subjetivas para o dia a dia dela. Assim, ao final do processo, é possível promover felicidade e estimular mais comprometimento e um maior desempenho.

 De modo geral, por meio de pesquisas de clima nas empresas é possível:

  • Mensurar e encontrar oportunidades para melhorar o ambiente de trabalho;
  • Identificar pontos que estejam atrapalhando o desenvolvimento da equipe;
  • Promover a geração de novas ideias, uma vez que dá mais voz ao time;
  • Dar base para o foco em melhorias e busca de qualidade;
  • Reter mais talentos e, consequentemente, reduzir a rotatividade de colaboradores;
  • Fortalecer a reputação da empresa enquanto marca empregadora.

 

Normalmente, por se tratar de um método de avaliação do time como um todo, a pesquisa de clima organizacional fica dentro do escopo do departamento de Recursos Humanos. No entanto, vale ressaltar que esta é uma ferramenta estratégica ao negócio e que pode (e deve) ser vista e valorizada também pela alta gestão.

Outro ponto importante é que a pesquisa é válida para empresas de qualquer tamanho. Afinal, todos querem evoluir e crescer com o passar do tempo e, no setor de serviços, não é possível atingir tais objetivos sem investir em uma gestão de pessoas de qualidade.

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A importância da pesquisa de clima nas empresas de serviços

 Se essa ferramenta é tão estratégica para as companhias em geral, reforçamos que há um motivo ainda maior que justifique o porquê as empresas de serviços precisam fazer pesquisas de clima. 

Veja só: o atendimento ao cliente e a qualidade do serviço prestado são fundamentais para o sucesso e sustentabilidade dos negócios desse segmento a longo prazo. Mas colaboradores insatisfeitos e desengajados dificilmente conseguirão entregar o seu melhor nessas duas frentes.

O “pulo do gato” é que, por meio dessas pesquisas, é possível identificar quais são os pontos valorizados pela equipe dentro do ambiente corporativo e, assim, promover ações que melhorem a satisfação do time de maneira contínua.

Em outras palavras, os insights obtidos a partir das pesquisas de clima permitem que as empresas tracem um plano estratégico para chegar no máximo de satisfação do colaborador em temas como:

 

Funcionários engajados e satisfeitos, por sua vez, têm maior probabilidade de oferecer um atendimento excepcional, que impacte positivamente a experiência do consumidor lá na ponta. 

Saúde mental dos colaboradores e pesquisa de clima

 

Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional em uma empresa de serviços

Dada a tamanha importância dessa ferramenta, o processo para que a pesquisa aconteça necessita de preparo e a sequência de alguns passos.

Por isso, chegou a hora de te mostrar quais são as etapas principais para a construção de uma estratégia bem-sucedida nesta frente: 

1. Faça um planejamento

A palavra-chave para o sucesso da pesquisa de clima é organização. Por isso, tudo começa a partir de uma boa dose de planejamento.

Defina um calendário de acordo com as necessidades e o dia a dia da sua companhia. Veja quais seriam as melhores épocas do ano para a pesquisa, quanto tempo ela deve durar, quantas e quais perguntas são importantes e qual o método utilizado.

Considere também como será feita a tabulação dos resultados e produção dos relatórios e, ainda, um plano de comunicação interna para que a divulgação sobre a pesquisa atinja a todos e, assim, a participação seja significativa.  

 

2. Prepare os gestores da empresa

Antes de iniciar a pesquisa é fundamental conscientizar os líderes sobre a importância e objetivos desta ação, para que eles possam passar a mensagem para os seus liderados.

Aqui, um dos principais pontos a serem reforçados é que a opinião sincera dos colaboradores é essencial para que todos possam ser beneficiados por essa ação. 

 

3. Comunique a equipe

Cuide para que o plano de comunicação, traçado no primeiro passo desta lista, seja cumprido à risca. 

A missão é garantir que tanto a alta e média gestão da empresa, quanto os demais membros da equipe, estejam cientes dos prazos para preenchimento do questionário, bem como a melhor forma de respondê-lo.

Criar campanhas com mascotes e outros atrativos pode ajudar no engajamento. Fica a dica!

 

4. Envie o questionário

Assim que todos estiverem a par de como será feita a pesquisa, finalmente aplique o questionário e consolide as informações. Ter os dados organizados em um único lugar ajudará bastante na hora de analisar os resultados!

 

5. Trace um bom plano de ação

Não adianta coletar as informações e não as usar. Por isso, essa é a hora de cruzar os dados, encontrar padrões e analisar o que eles querem dizer. Após a reflexão, reúna as pessoas da gestão para traçar planos e metas de acordo com cada ponto que necessita de melhoria. 

 

6. Acompanhe os resultados de perto

Após colocar o plano de ação para rodar, não deixe de acompanhá-lo periodicamente.  Recolha feedbacks com o time e garanta que todos estão seguindo no caminho certo para que, quando a pesquisa for aplicada novamente, os resultados sejam melhores! 

 

Como automatizar esse processo usando a tecnologia

Na medida em que as tecnologias foram evoluindo, os formulários de papel passaram a dar espaço para formas mais modernas de organizar e aplicar as pesquisas de clima.

Atualmente, por exemplo, as empresas de serviços já podem contar com softwares e plataformas online, que possibilitam a criação de pesquisas personalizadas de maneira simples, rápida e segmentada.

Entre as vantagens de recorrer a essas ferramentas, estão a economia de tempo na elaboração e envio das pesquisas por grupos ou setor, o ganho de agilidade na coleta e análises dos dados e na obtenção de resultados mais precisos, em tempo recorde.

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