50 indicadores de RH essenciais para você acompanhar

Profissional de gestão de pessoas acompanhando indicadores de RH

Precisa de algumas ideias de indicadores de RH para medir a cultura organizacional, a remuneração, o desempenho dos funcionários e muito mais? Bora conferir essa lista.

Nós percebemos, cada vez mais, que os recursos humanos (RH) e o capital humano evoluíram de departamentos de benefícios para ativos organizacionais mais estratégicos.

Os gerentes parecem reconhecer que agora é (mais do que nunca) vital ter a equipe certa executando a estratégia da empresa. Mas como você mede o sucesso da equipe?

Embora muitas organizações reconheçam essa mudança de pensamento, nem todas estão medindo corretamente o sucesso com indicadores de RK (KPIs).

O que são indicadores de RH?

Os indicadores de RH, também conhecidos como KPIs de RH, são ferramentas estratégicas que podem ajudar você a entender se está cumprindo seus objetivos de RH de forma alinhada com sua estratégia.

Assim, os gerentes precisam pensar tanto nos indicadores tradicionais de RH, como faltas por doença, absenteísmo e satisfação dos funcionários, quanto nas medidas estratégicas de capital humano, como desempenho e cultura dos funcionários.

Agora, fornecemos um rápido resumo de 50 KPIs de recursos humanos que você pode querer implementar. Use a nossa lista detalhada com as explicações de cada KPI para entender o que significa cada um.

[Ebook] Indicadores do RH analítico

Indicadores para gestão de pessoas

Esses indicadores são utilizados para realizar a gestão de talentos na sua empresa.

# Nome do indicador Para que serve? Como calcular
1 Taxa de ausência Mede as ausências de colaboradores por diversos motivos (doença, acidente de trabalho, atrasos…) Dias de ausência por mês / Nº de funcionários x dias de trabalho
2 Porcentagem de colaboradores em tempo integral Mostra claramente a porcentagem da força de trabalho que trabalha em tempo integral Nº de colaboradores em tempo integral / Total de colaboradores x 100
3 Porcentagem de colaboradores em tempo parcial Relata a porcentagem de funcionários em tempo parcial. Ajuda a saber exatamente a quantidade de pessoas nesta situação e fazer ajustes de acordo com as necessidades da empresa Nº de colaboradores em tempo parcial / Total de colaboradores x 100
4 Porcentagem de horas dedicadas ao treinamento Indica as horas alocadas para uma ação de treinamento Soma do total de horas de treinamento / número total de funcionários x 100
5 Porcentagem de tempo para cumprir metas Porcentagem de tempo gasto dentro do tempo estipulado para atingir uma meta Tempo consumido / tempo total x 100
6 Porcentagem de colaboradores de alto desempenho É o percentual de colaboradores com alto desempenho. Permite estimar o desempenho da força de trabalho em combinação com os dois indicadores que seguem Nº de colaboradores de alto desempenho / Total de colaboradores x 100
7 Porcentagem de colaboradores de desempenho médio Proporção de funcionários com desempenho médio. Eles formarão a maior parte da força de trabalho, então com este indicador é possível criar um padrão para a empresa Nº de colaboradores de desempenho médio / Total de colaboradores x 100
8 Porcentagem de colaboradores com baixo desempenho A partir dos resultados, podem ser traçadas medidas para reduzir esse percentual se for alto Nº de colaboradores com baixo desempenho / Total de colaboradores x 100
9 Porcentagem de utilização do programa de treinamento Permite saber a utilização que os funcionários dão a um programa de treinamento específico Custo total / Nº de funcionários x 100
10 Percentual de gestores sem subordinados É um indicador vinculado ao desenvolvimento de lideranças. Um alto número de gerentes sem subordinados pode indicar falta de habilidade para liderar grupos. Número de gerentes sem subordinados / Total de gerentes x 100
11 Taxa de trabalho por funcionário É um indicador de desempenho de grande importância, pois oferece informações claras sobre o mesmo Total de horas faturáveis ​​mensais / Total de horas registradas x 100
12 Tempo médio por tarefa Mede a eficácia com a qual uma tarefa específica é executada. Com este indicador será possível detectar discrepâncias entre as diferentes áreas da empresa e saber quais são as mais produtivas. Tempo total para concluir uma tarefa (dentro de um tempo definido) / Número de vezes realizadas
13 Benefício por funcionário Indicador básico que mostra o benefício que um determinado funcionário traz para a empresa Lucro total / Nº de funcionários
14 Fontes de recrutamento Como conhecemos os candidatos que passam pelo nosso processo de recrutamento? Essas informações ajudam a decidir onde investir ao publicar uma vaga.

Indicadores de RH para recrutamento de pessoal

O recrutamento garante que você encontre o talento de que sua empresa precisa. Esses indicadores ajudam você a conhecer os resultados dos processos de recrutamento que realiza, bem como as mudanças que ocorrem no quadro de funcionários.

Analisar esses indicadores após a conclusão de um processo ou em intervalos regulares, mês a mês ou anualmente, esclarece as mudanças em sua empresa.

# Nome do indicador Para que serve? Como calcular
15 Taxa de abandono do processo Mostra a porcentagem de abandono de pessoas que se inscreveram em um processo seletivo. Com este indicador, decisões adequadas podem ser tomadas para melhorar o processo. Nº de pessoas que deixaram o processo de contratação / Total de participantes x 100
16 Taxa de rotatividade no primeiro ano Útil para saber quantos funcionários foram dispensados ​​durante o primeiro ano Nº de dispensas durante o primeiro ano / Nº de dispensas por ano x 100
17 Promoção interna ou novas contratações Mostra a preponderância de uma forma de contratação sobre as demais Promoções internas – Novas contratações
18 Custo de recrutamento É importante conhecer esse KPI, pois mostra quanto custa contratar um trabalhador Custos totais de recrutamento / Número total de contratações
19 Percentual de vagas abertas Outro indicador para conhecer as necessidades de contratação de uma empresa Total de vagas abertas / Total de vagas na organização
20 Eficácia do funil de recrutamento Saiba se há certas fases ou recrutadores que são muito exigentes Nº de candidatos que concluem cada fase / Nº de candidatos que passaram em cada fase × 100
21 Tempo médio de contratação Útil para descobrir a capacidade da equipe de recrutamento em preencher as vagas Total de dias com a vaga de emprego online / Nº de empregos
22 Taxa de sucesso de contratação Indica que a capacidade da equipe ou de cada recrutador em cumprir os objetivos definidos é adequada Total de novas contratações / meta de contratação × 100
23 Taxa de aceitação da oferta Esse indicador é uma amostra da eficácia das ofertas de emprego. Se for muito baixo, recomenda-se revisar o conteúdo das ofertas de emprego Nº de ofertas aceitas / Total de ofertas x 100
24 Contratação interna ou contratação externa É usado para descobrir a utilidade de contratar externamente ou internamente Contratação interna – Contratação externa
25 Taxa de contratação interna É utilizada para estabelecer a capacidade de preenchimento de vagas internamente Funcionários que mudam de cargo / Total de funcionários × 100
26 Taxa de desempenho de recrutamento Especifica se os recrutadores foram eficazes em seu trabalho Nº de candidatos contratados pela fase X / Número total que alcançou a fase X
27 Taxa de seleção Permite saber duas coisas: capacidade de atrair pessoal qualificado ao longo do processo de recrutamento e seleção; e a capacidade de selecionar recrutadores Nº de candidatos contratados / Nº total de candidatos
28 Taxa de contratação por indicação Estabelece o nível de utilidade da contratação por indicação e a disponibilidade para indicar funcionários Nº de contratações por indicados / Nº de contratações × 100
29 Resposta do candidato às ligações Importante para saber o grau de interesse na empresa Nº de candidatos que retornam a ligação / Nº de candidatos que foram chamados
30 Média de páginas visitadas Outra forma de medir o interesse do candidato. Mostra o número médio de páginas que eles visitaram. É útil ver quais URLs são mais interessantes Nº de páginas visitadas / Nº de visitantes
31 Taxa de conclusão do cadastro É usada para determinar se uma oferta de trabalho é muito exigente. Caso a taxa seja baixa, é muito provável que os candidatos desistam por não estarem suficientemente preparados Número de cadastros concluídos / Total de ofertas x 100

Indicadores de RH para finanças

Controlar as finanças de uma empresa é essencial. Por isso, esses indicadores fornecem informações oportunas sobre quanto custa a rotatividade de funcionários ou o salário médio de uma organização.

Você pode utilizá-los em diferentes períodos de tempo (anual, trimestral, semestral…).

# Nome do indicador Para que serve? Como calcular
32 Rotatividade anual de funcionários Expressa a rotatividade, ou seja, o número de funcionários desligados e que entraram. Número de desligamentos por ano / Média no mesmo período
33 Custo de rotatividade O custo de rotatividade de funcionários para a empresa Custos de rotatividade totais + Vaga + Substituição + Treinamento
34 Taxa de demissões É apresentado o percentual de demissões ocorridas em um período de tempo Nº de demissões / Total de colaboradores x 100
35 Taxa de aposentadoria Relata as aposentadorias em um ano, embora possa ser estimada com base em diferentes períodos de tempo Nº de aposentadorias em um ano / Total de colaboradores x 100
36 Idade média de aposentadoria Mostra a idade em que a maioria dos colaboradores se aposentam, o que permite o desenvolvimento de melhores planos de aposentadoria ou reposição em determinados cargos Idade de todos os empregados que se aposentam / Nº de empregados que se aposentam
37 Remuneração média por funcionário Reflete o investimento médio anual de uma organização em seu capital humano Total de salários pagos / Número de funcionários
38 Retorno sobre o investimento (ROI) Ajuda a determinar quanto uma empresa ganha com seus investimentos Lucro total – Custos totais x 100

Indicadores de engajamento e clima

Com esses indicadores será possível saber como está a saúde mental, emocional ou moral dos colaboradores. Cada indicador desses esclarece aspectos importantes, como o peso da liderança da organização, o estado das relações entre os colegas ou a igualdade de oportunidades.

É aconselhável revisá-los trimestral ou semestralmente para ver a evolução do clima com precisão. Se você quer facilitar a sua gestão, não deixe de usar uma plataforma de pesquisa de clima.

# Nome do indicador Para que serve? Como calcular
39 Senso de dono Estabelece o compromisso dos colaboradores com a empresa Pesquisa de clima organizacional
40 Liderança Saber o impacto da liderança ajuda a melhorar o ambiente de trabalho, reduz desconfortos, entre outros benefícios Pesquisa de clima organizacional
41 Engajamento entre colegas Indica a situação das relações interpessoais da equipe, que terá forte impacto na produtividade Através de engajamento
42 Condições físicas de trabalho Lança luz sobre a influência dos fatores ambientais nos colaboradores Pesquisa de pulsos
43 Remuneração e reconhecimento Ajuda a saber se os funcionários estão satisfeitos com o sistema de remuneração e reconhecimento por seu trabalho Pesquisa de pulsos
44 Oportunidades de desenvolvimento pessoal É importante saber se os funcionários pensam que podem progredir na empresa. Um dado negativo pode ajudar a evitar que o colaborador saia Pesquisa de pulsos
45 Igualdade de oportunidades Influencia a criação de oportunidades de desenvolvimento na empresa para todos os seus colaboradores Pesquisa de pulsos
46 Percentual de funcionários treinados sobre a cultura da empresa Avalia o conhecimento da missão, visão e valores da organização pela força de trabalho e sua aceitação Número de profissionais submetidos aos treinamentos/ total de funcionários x 100
47 Porcentagem de dias de férias usados Ajuda a determinar se a empresa está comprometida em equilibrar férias e dias de trabalho (dias de férias usadas / total de dias de férias) x 100
48 Employee Net Promoter Score (eNPS) É um método que permite às organizações medirem o nível de lealdade dos seus colaboradores % colaboradores promotores (notas 9 e 10) – % clientes detratores (notas de 0 a 6) = NPS
49 Satisfação de funcionários e gerentes Permite saber como está a

colaboração no trabalho

Utilizar a avaliação 360º
50 Headcount No headcount, a intenção é avaliar se o número de colaboradores aumentou ou diminuiu nos últimos anos. Some todos os profissionais sob contrato com a empresa.

É preciso usar todos esses indicadores de RH?

KPI de RH

Cada um desses indicadores de RH deve ser relevante para o seu negócio, então você não vai necessariamente usar todos esses KPIs, e talvez você adicione outros que não foram mencionados.

Além disso, você precisa determinar o melhor momento para calcular cada KPI, e usar ferramentas que ajudem a automatizar a coleta de dados para análise. Isso tornará o seu trabalho mais planejado e organizado, não só gerando dados, mas informações relevantes.

Sou analista de conteúdo na Feedz e ajudo a criar ambientes de trabalho mais felizes através do conteúdo escrito.
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