As empresas, gestores e colaboradores já estão acostumados com a pesquisa de clima, mas poucos conhecem a pesquisa de pulsos, ou pesquisa pulse. E, embora possam ser empregadas com o mesmo propósito, existe uma diferença entre elas.
Neste artigo, vamos ver as principais características da pesquisa de pulso e quais os aspectos devem ser considerados para a melhor aplicação dela.
Afinal, identificar rapidamente os conflitos que podem interferir no clima organizacional já faz parte do modelo de gestão de pessoas de muitas empresas hoje em dia!
O que é pesquisa de pulso?
Uma pesquisa de pulso para os colaboradores é uma pesquisa curta e rápida que é enviada aos funcionários regularmente (mensal, trimestral etc.). Ela serve como um check-in, para entender como está a satisfação do funcionário, comunicação, relacionamentos e ambiente de trabalho.
Como o termo “pulso” sugere, ela é realizada para obter continuamente as opiniões dos funcionários sobre assuntos do trabalho.
Ou seja, a pesquisa de pulso tem seu nome derivado da ideia de uma “verificação de pulso”; uma maneira de avaliar rapidamente como seus colaboradores se sentem em relação a um determinado problema.
Essas pesquisas geralmente têm apenas 5 a 15 perguntas, portanto, não consomem muito tempo e são muito fáceis de responder.
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Qual a diferença entre Pesquisa de Pulso x Pesquisa de Clima?
Para que não sobrem dúvidas entre as pesquisas do RH, vamos saber o que difere, basicamente, a pesquisa de clima da pesquisa de pulso.
Assim como a pesquisa de clima, a pesquisa de pulsos ou pulse foi criada para medir indicadores importantes dentro do ambiente das companhias.
Mas, existe uma diferença primordial entre as duas: a sua complexidade.
De modo geral, pesquisar o clima da empresa não é algo simples de se fazer, nem tão pouco rápido.
Além disso, para medir com eficiência o que os colaboradores estão achando do ambiente organizacional é preciso dar a eles um tempo mínimo para que sintam, efetivamente, o clima da empresa. É por isso que, o mais comum, é que a pesquisa de clima seja feita uma vez a cada 6 meses ou uma vez por ano.
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Mas, isso não quer dizer que a empresa não irá identificar problemas como falta de engajamento, credibilidade da liderança, problemas interpessoais ou falta de propósito neste meio tempo.
E o que fazer? Esperar até a próxima pesquisa de clima pode demandar muito tempo.
Para isso, foi criada a pesquisa de pulsos, que ajuda a medir indicadores neste período, de forma mais ágil.
Veja agora como fazer uma pesquisa de pulso na prática:
Qual o objetivo da pesquisa de pulso?
Conforme declarado em seu artigo “Por que o RH precisa investir em pesquisas de pulso dos funcionários”, Jacob Shriar pergunta:
“Você verifica sua conta bancária uma vez por ano? Claro que não, isso seria uma loucura. Então, por que só verificamos nossos funcionários uma vez por ano?”
O objetivo de uma pesquisa de pulso é identificar rapidamente os principais problemas na empresa e as áreas de melhoria dentro da organização.
Por exemplo: nos feedbacks foi identificado um padrão de reclamação sobre a liderança de determinada área. Para entender o porquê da insatisfação, pode ser feita uma pesquisa de pulsos.
Assim, logo se tem o motivo de tal insatisfação e pode-se trabalhar para melhorá-lo.
Qual a estrutura de uma pesquisa de pulso?
A estrutura de uma pesquisa de pulsos é curta, tendo no máximo 10 perguntas.
O tempo de resposta deve ser algo rápido, dessa forma, o colaborador não deve gastar mais do que 4 minutos respondendo o questionário.
Como realizar a pesquisa pulse na prática?
É preciso saber que a pesquisa pulse não precisa ser feita na empresa inteira.
Como um de seus objetivos é entregar respostas rápidas à um problema, pode ser escolhido um grupo de amostragem. Esse grupo deve ter no mínimo cinco pessoas.
As respostas, prioritariamente, devem ser anônimas, assim é fácil de identificar a solução do problema sem viés nenhum.
Qual é a melhor forma de realizar uma pesquisa de pulso?
O jeito mais eficaz de fazer a pesquisa de pulsos é contar com um software que distribua as perguntas e reúna as respostas.
Dessa forma, elas se tornam verdadeiramente anônimas e a operacionalização é otimizada.
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Como a Feedz ajuda a realizar uma pesquisa de pulso?
A plataforma da Feedz foi desenvolvida para ser simples e divertida de usar.
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Por meio dela, é possível até mesmo utilizar a gamificação para incentivar que seus colaboradores respondam a pesquisa de pulso.
Além disso, é possível personalizar a Pesquisa por Pulso totalmente para a sua necessidade.
Benefícios da pesquisa de pulsos
Há muitas razões para fazer uma pesquisa de pulsos. Os benefícios mais comuns são:
- Retorno rápido. Com uma pesquisa de pulso, os funcionários podem responder facilmente algumas perguntas curtas com muito mais rapidez.
- Boa taxa de resposta. Graças à rapidez e facilidade com que os colaboradores podem responder a pesquisa de pulsos é mais provável que ela tenha uma maior taxa de resposta.
- Aumenta o engajamento. Ao fazer perguntas frequentes a seus funcionários, sobre coisas com as quais eles se importam e sobre como se sentem em relação ao trabalho, você mantém um fluxo de comunicação vivo. Isso pode contribuir para um melhor engajamento.
- Apoia a melhoria contínua. Com a pesquisa de pulso é possível medir o quão bem sua empresa está cumprindo as metas que definiu e como isso está afetando os colaboradores.
- Atualizações de status em tempo real. Com uma pesquisa de pulso, você pode avaliar o humor da sua empresa imediatamente. O feedback acontece em tempo real com o retorno mais rápido possível.
Qual usar: pesquisa pulse ou pesquisa de clima?
Um bom modelo de gestão de pessoas deve sempre trabalhar para identificar rapidamente os tipos de conflitos organizacionais.
A pesquisa de clima é muito eficaz, mas ela funciona como uma fotografia de um momento.
Afinal, uma pessoa não vai lembrar de um problema que teve um ano atrás e que custou três meses de baixa produção se agora já está tudo certo.
Por outro lado, a pesquisa de pulsos pode ser feita em períodos menores de tempo, o que ajuda os gestores a desenharem um gráfico real de satisfação dos colaboradores, trazendo um acompanhamento periódico.
De modo geral, é recomendado que haja uma rotina para que sejam aplicadas tanto a pesquisa de clima, quanto a pesquisa de pulsos.
Tenha sucesso com sua pesquisa pulse!
A simplicidade é um diferencial deste tipo de pesquisa.
Não é necessário que para rodá-la a equipe responsável fique dias pensando nas perguntas, preparando os colaboradores e depois analisando os resultados.
Basta identificar um problema, delimitar um grupo de amostragem e rodar poucas perguntas.
Conheça a Feedz e saiba como é fácil rodar uma pesquisa pulse na plataforma.