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O que é Pesquisa de Pulso e como a Feedz ajuda a realizá-la?

A pesquisa de pulso é como se fosse uma “verificação de pulso”, um jeito de saber rapidamente como os funcionários se sentem sobre um assunto.

As empresas, gestores e colaboradores já estão acostumados com a pesquisa de clima, mas poucos conhecem a pesquisa de pulsos, ou pesquisa pulse. E, embora possam ser empregadas com o mesmo propósito, existe uma diferença entre elas.  

Neste artigo, vamos ver as principais características da pesquisa de pulso e quais os aspectos devem ser considerados para a melhor aplicação dela. 

Afinal, identificar rapidamente os conflitos que podem interferir no clima organizacional já faz parte do modelo de gestão de pessoas de muitas empresas hoje em dia!

Voe pelo conteúdo ?
O que é pesquisa de pulso?
Qual a diferença entre Pesquisa de Pulso x Pesquisa de Clima?
Qual o objetivo da pesquisa de pulso?
Qual a estrutura de uma pesquisa de pulso?
Como realizar a pesquisa pulse na prática?
Qual é a melhor forma de realizar uma pesquisa de pulso?
Como a Feedz ajuda a realizar uma pesquisa de pulso?
Benefícios da pesquisa de pulsos
Qual usar: pesquisa pulse ou pesquisa de clima?
Tenha sucesso com sua pesquisa pulse!

O que é pesquisa de pulso?

Uma pesquisa de pulso para os colaboradores é uma pesquisa curta e rápida que é enviada aos funcionários regularmente (mensal, trimestral etc.). Ela serve como um check-in, para entender como está a satisfação do funcionário, comunicação, relacionamentos e ambiente de trabalho.

Como o termo “pulso” sugere, ela é realizada para obter continuamente as opiniões dos funcionários sobre assuntos do trabalho. 

Ou seja, a pesquisa de pulso tem seu nome derivado da ideia de uma “verificação de pulso”; uma maneira de avaliar rapidamente como seus colaboradores se sentem em relação a um determinado problema.

Essas pesquisas geralmente têm apenas 5 a 15 perguntas, portanto, não consomem muito tempo e são muito fáceis de responder. 

? A importância da pesquisa de clima organizacional nas empresas
? Pesquisa de Engajamento: o que é, como fazer e mais 25 perguntas

 

 

Qual a diferença entre Pesquisa de Pulso x Pesquisa de Clima?

Para que não sobrem dúvidas, vamos saber o que difere, basicamente, a pesquisa de clima da pesquisa de pulso.

Assim como a pesquisa de clima, a pesquisa de pulsos ou pulse foi criada para medir indicadores importantes dentro do ambiente das companhias.  

Mas, existe uma diferença primordial entre as duas: a sua complexidade. 

De modo geral, pesquisar o clima da empresa não é algo simples de se fazer, nem tão pouco rápido. 

Além disso, para medir com eficiência o que os colaboradores estão achando do ambiente organizacional é preciso dar a eles um tempo mínimo para que sintam, efetivamente, o clima da empresa. É por isso que, o mais comum, é que a pesquisa de clima seja feita uma vez a cada 6 meses ou uma vez por ano. 

? A importância da pesquisa de clima organizacional nas empresas
? 3 benefícios em usar o software de pesquisa de clima da Feedz

Mas, isso não quer dizer que a empresa não irá identificar problemas como falta de engajamento, credibilidade da liderança, problemas interpessoais ou falta de propósito neste meio tempo. 

E o que fazer? Esperar até a próxima pesquisa de clima pode demandar muito tempo. 

Para isso, foi criada a pesquisa de pulsos, que ajuda a medir indicadores neste período, de forma mais ágil. 

Veja agora como fazer uma pesquisa de pulso na prática:

 

Qual o objetivo da pesquisa de pulso?

Conforme declarado em seu artigo “Por que o RH precisa investir em pesquisas de pulso dos funcionários”, Jacob Shriar pergunta:

“Você verifica sua conta bancária uma vez por ano? Claro que não, isso seria uma loucura. Então, por que só verificamos nossos funcionários uma vez por ano?”

O objetivo de uma pesquisa de pulso é identificar rapidamente os principais problemas na empresa e as áreas de melhoria dentro da organização. 

Por exemplo: nos feedbacks foi identificado um padrão de reclamação sobre a liderança de determinada área. Para entender o porquê da insatisfação, pode ser feita uma pesquisa de pulsos.

Assim, logo se tem o motivo de tal insatisfação e pode-se trabalhar para melhorá-lo. 

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

 

Qual a estrutura de uma pesquisa de pulso?

A estrutura de uma pesquisa de pulsos é curta, tendo no máximo 10 perguntas. 

O tempo de resposta deve ser algo rápido, dessa forma, o colaborador não deve gastar mais do que 4 minutos respondendo o questionário. 

 

Como realizar a pesquisa pulse na prática?

É preciso saber que a pesquisa pulse não precisa ser feita na empresa inteira. 

Como um de seus objetivos é entregar respostas rápidas à um problema, pode ser escolhido um grupo de amostragem. Esse grupo deve ter no mínimo cinco pessoas. 

As respostas, prioritariamente, devem ser anônimas, assim é fácil de identificar a solução do problema sem viés nenhum. 

150 perguntas para pesquisa de satisfação interna

 

Qual é a melhor forma de realizar uma pesquisa de pulso?

O jeito mais eficaz  de fazer a pesquisa de pulsos é contar com um software que distribua as perguntas e reúna as respostas.

Dessa forma, elas se tornam verdadeiramente anônimas e a operacionalização é otimizada. 

? Pesquisa de Engajamento: o que é, como fazer e mais 25 perguntas

 

Como a Feedz ajuda a realizar uma pesquisa de pulso?

A plataforma da Feedz foi desenvolvida para ser simples e divertida de usar.

? 8 Motivos para Adotar a Pesquisa de Clima Organizacional da Feedz em seu negócio

Por meio dela, é possível até mesmo utilizar a gamificação para incentivar que seus colaboradores respondam a pesquisa de pulso.

Além disso, é possível personalizar a Pesquisa por Pulso totalmente para a sua necessidade.

software de pesquisa de clima
Decida a frequência e a quantidade de perguntas da Pesquisa que faça mais sentido para sua organização.

 

Benefícios da pesquisa de pulsos

Há muitas razões para fazer uma pesquisa de pulsos. Os benefícios mais comuns são: 

  • Retorno rápido. Com uma pesquisa de pulso, os funcionários podem responder facilmente algumas perguntas curtas com muito mais rapidez.
  • Boa taxa de resposta. Graças à rapidez e facilidade com que os colaboradores podem responder a pesquisa de pulsos é mais provável que ela tenha uma maior taxa de resposta.
  • Aumenta o engajamento. Ao fazer perguntas frequentes a seus funcionários, sobre coisas com as quais eles se importam e sobre como se sentem em relação ao trabalho, você mantém um fluxo de comunicação vivo. Isso pode contribuir para um melhor engajamento.
  • Apoia a melhoria contínua. Com a pesquisa de pulso é possível medir o quão bem sua empresa está cumprindo as metas que definiu e como isso está afetando os colaboradores.
  • Atualizações de status em tempo real. Com uma pesquisa de pulso, você pode avaliar o humor da sua empresa imediatamente. O feedback acontece em tempo real com o retorno mais rápido possível.


Qual usar: pesquisa pulse ou pesquisa de clima?

Um bom modelo de gestão de pessoas deve sempre trabalhar para identificar rapidamente os tipos de conflitos organizacionais. 

A pesquisa de clima é muito eficaz, mas ela funciona como uma fotografia de um momento. 

Afinal, uma pessoa não vai lembrar de um problema que teve um ano atrás e que custou três meses de baixa produção se agora já está tudo certo. 

Por outro lado, a pesquisa de pulsos pode ser feita em períodos menores de tempo, o que ajuda os gestores a desenharem um gráfico real de satisfação dos colaboradores, trazendo um acompanhamento periódico.

De modo geral, é recomendado que haja uma rotina para que sejam aplicadas tanto a pesquisa de clima, quanto a pesquisa de pulsos. 

 

Tenha sucesso com sua pesquisa pulse!

A simplicidade é um diferencial deste tipo de pesquisa. 

Não é necessário que para rodá-la a equipe responsável fique dias pensando nas perguntas, preparando os colaboradores e depois analisando os resultados. 

Basta identificar um problema, delimitar um grupo de amostragem e rodar poucas perguntas. 

Conheça a Feedz e saiba como é fácil rodar uma pesquisa pulse na plataforma. ?

Bruno Soares

Bruno Soares

  • 03/20/2022

Voar pelo conteúdo

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