5 benefícios da Intranet para o departamento de RH

Veja como a intranet pode ajudar a reduzir os problemas de comunicação interna da sua empresa e aumentar o engajamento das equipes.


Investir em comunicação interna é um dos primeiros passos para aumentar o engajamento e a colaboração entre os funcionários de uma empresa. Esse fato, somado à crescente adesão ao trabalho remoto, tem posicionado a intranet como uma ferramenta de extremo valor para o RH.

Há uma década, a SHRM já alertava que uma estratégia inadequada nesta frente era capaz de custar mais de US$ 62 milhões ao ano para os bolsos das companhias com cerca de 100 mil funcionários e até US$ 420 mil anuais em organizações de pequeno porte.

Embora alguns anos tenham se passado desde então, o papel da comunicação interna segue sendo incontestável. Por isso, hoje vamos mostrar como uma rede corporativa pode contribuir para a construção de um diálogo mais transparente em todos os níveis da sua empresa🙂

 

O que é intranet?

A intranet é como uma rede local e restrita, ou seja, acessível apenas para pessoas de uma mesma organização, que funciona como uma ferramenta aprimorada de comunicação interna.

 Em geral, ela pode ser utilizada com diferentes objetivos, sendo os mais comuns:

  • Compartilhamento de informações e dados sobre a empresa;
  • Armazenamento e gerenciamento de arquivos/projetos;
  • Promoção da interação e colaboração entre os funcionários de diferentes setores.

 

Vale dizer que, embora não seja uma novidade (em 2013, um estudo mostrou que 85% das corporações norte-americanas já contavam com algum tipo de intranet), essa solução se tornou ainda mais valiosa nos últimos anos.  

Em tempos onde os trabalhos híbrido e remoto despontam como a preferência de muitas empresas, construir estratégias eficientes de comunicação interna, que impactem os colaboradores onde quer que eles estejam, torna-se mais crucial agora do que nunca.

 

5 vantagens da intranet para os funcionários e para o RH

Segundo um levantamento da Trade Press Services, 85% dos trabalhadores se sentem mais motivados quando são informados rotineiramente sobre as novidades corporativas.

Como mostramos acima, esse é justamente um dos objetivos da intranet… E só por aí já dá para começar a entender por que essa ferramenta é tão importante para o RH das empresas, não é?

Na prática, colaboradores motivados costumam ser sinônimo de mais produtividade e retenção de talentos. E embora isso por si só já seja incrível, as vantagens associadas a essa ferramenta de comunicação interna vão muito além.

Veja, na sequência, quais são as principais:

 

1.      Comunicação aprimorada

A redução dos problemas de comunicação interna é, sem dúvidas, um dos principais ganhos que a intranet pode trazer para os negócios.

Isso acontece, por exemplo, na medida em que a organização utiliza esse canal para manter todos informados sobre os acontecimentos e decisões estratégicas mais recentes, além de reforçar os valores e objetivos corporativos.

Aliás: em períodos de crise, como o vivido recentemente durante a pandemia da Covid-19, esse é o tipo de conduta que faz toda a diferença para amenizar as incertezas, trazer mais segurança psicológica para os colaboradores e manter todos na mesma “página”. 

Leia também:

 

 

2.      Otimização do tempo

Quando as informações mais importantes sobre o negócio estão centralizadas em um único lugar, podendo ser facilmente acessadas por meio de um dispositivo móvel autorizado, o ganho de agilidade é uma consequência.

Não podemos deixar de mencionar que a intranet também favorece a construção de uma base de dados mais precisa, ou seja, menos sujeita a erros. E isso, por sua vez, normalmente significa menos retrabalho. 

 

3.      Maior integração entre os departamentos

Lembra quando dissemos que uma das finalidades da intranet é promover a colaboração?

Pois bem. Isso ocorre por diferentes motivos, a começar pela possibilidade que essa ferramenta traz de profissionais de diferentes áreas colaborarem em um mesmo projeto ou arquivo.

Mas não é só isso: alguns espaços da intranet focam justamente em dar voz aos funcionários, fortalecer o senso de pertencimento e favorecer a troca de ideias, mesmo que informal. 

Assim, até mesmo colaboradores que não trabalham diretamente uns com os outros, têm a oportunidade de criar laços.

 

4.      Fortalecimento da cultura organizacional

Quando a intranet é utilizada para reforçar as práticas, ações, valores, políticas e comportamentos que regem a rotina de uma empresa, a cultura organizacional certamente sai ganhando.

E sabe por que isso importa? Porque uma cultura bem estabelecida também se traduz em aumento da motivação, maior retenção de talentos, mais produtividade e muitas outras vantagens.

A grande verdade é que tudo anda de mãos dadas.

 

5.      Funcionários mais engajados

Todas as vantagens listadas acima contribuem, de uma forma ou de outra, para o aumento do engajamento dos colaboradores. Afinal, é muito mais difícil nos engajarmos em algo quando não sabemos onde estamos pisando, certo?

Mas para que esse objetivo se cumpra, lembre-se: é importante construir uma intranet que seja capaz de impulsionar conversas relevantes, permitir o compartilhamento de conhecimento, fortalecer o senso de comunidade e evitar os ruídos de comunicação.

 

Aumentando o engajamento dos colaboradores com a intranet

Como dissemos antes, a intranet não é exatamente nova. Mas ela vem sendo bastante repensada e aprimorada nos últimos anos, a fim de atender às recentes demandas do mundo do trabalho e de fato favorecer a experiência dos funcionários.

Abaixo, vamos listar alguma das medidas que já vem sendo adotadas para melhorar o engajamento dos profissionais nesses espaços:

  1. Acesso e uso simplificado: se a intranet da sua empresa for muito complexa ou difícil de usar, dificilmente você conseguirá convencer os colaboradores a usá-la na frequência que gostaria. Especialmente no começo, tenha em mente que menos é mais!
  2. Inclusão de conteúdos divertidos: embora seja um espaço corporativo, a intranet não precisa ser 100% formal. Estimular o uso de emojis e a publicações mais descontraídas, como fotos de confraternizações, pode ajudar!
  3. Apoio das lideranças: se os líderes da sua empresa não estiverem convencidos sobre a importância da intranet, os demais funcionários da empresa também não entenderão. Portanto, comece a conscientização pelos gestores das áreas e os incentive a participar ativamente desta rede!
  4. Realização de pesquisas: se você quer saber como melhorar o engajamento dos colaboradores na intranet, nada como ouvir o que eles acham sobre essa ferramenta. Incluir perguntas sobre o assunto na pesquisa de satisfação pode trazer insights valiosos sobre possíveis melhorias.

 

E aí, gostou de conhecer as vantagens que a intranet pode trazer para a sua empresa? 

Vale lembrar que essa é apenas uma das muitas formas que a tecnologia pode ser usada a favor de uma comunicação transparente. A plataforma da Feedz, por exemplo, é um espaço de diálogo que traz todo mundo para perto!

Com ela, é possível disparar comunicados, realizar a gestão de informações, ouvir o que os colaboradores têm a dizer, dar feedback, realizar avaliações de desempenho e muito mais.

Caso queira saber como podemos ajudar sua empresa, solicite uma demonstração gratuita! 😀

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar