O que está reservado para o RH do futuro agora?
A última década trouxe uma avalanche de mudanças para o RH. A ascensão da inteligência artificial. O crescimento da cultura data driven. O aumento do impulso para uma maior diversidade.
E, mais recentemente, a pandemia global alterou a realidade de milhões e redefiniu onde e como o trabalho é feito.
Isso nos faz pensar sobre o futuro da indústria, o que vai acontecer?
Este artigo vai explicar quais tendências de RH continuarão a impulsionar a transformação digital e quais novas tendências estão surgindo para moldar o futuro do trabalho.
O que esperar do RH do futuro?
Sabemos que, por causa da pandemia, as coisas não serão totalmente como antes.
Conforme as empresas reinventam e reconfiguram suas políticas e procedimentos no local de trabalho, os funcionários podem esperar mudanças e essas são as principais tendências que os especialistas de RH estão prevendo como parte da transformação.
Algumas das principais tendências para o RH do futuro são:
- O trabalho virtual veio para ficar;
- Empresas dobram no digital;
- O RH vai ter um foco estratégico;
- A experiência do funcionário é redefinida;
- A saúde mental das pessoas vai receber a atenção que merece;
- Os dados se tornam o novo petróleo;
- Diversidade e inclusão recebem grande foco;
- Os trabalhadores são equipados com as habilidades e ferramentas de que precisam;
- O RH oferece orientação para impulsionar o sucesso dos colaboradores;
- As empresas mostram seus verdadeiros valores.
Compreender as mudanças na indústria é crucial para acompanhar os desenvolvimentos rápidos que estão ocorrendo. Para isso, vamos olhar de perto cada uma dessas tendências.
1. O trabalho virtual veio para ficar
Uma das tendências do RH do futuro, é a forma de trabalhar.
Podemos esperar uma mudança no modelo de trabalho tradicional para um modelo mais flexível e centrado no trabalhador, ressaltado pela crescente aceitação de trabalhar em casa e o boom da pandemia.
Para algumas organizações, essa mudança é permanente. O Twitter tomou a decisão de permitir que todos os funcionários que não precisam estar no escritório trabalhem em casa para sempre, se assim o desejarem.
Na mesma linha, a Microsoft anunciou que algum nível de trabalho em casa se tornaria uma parte permanente de sua cultura, com ênfase em dar aos funcionários a flexibilidade de moldar suas escolhas de trabalho de acordo com seu estilo de vida.
Outras grandes empresas como Facebook, Shopify e Slack também adotaram a nova realidade.
Inclusive, dados da Gallup mostram que 65% dos trabalhadores prefeririam continuar trabalhando em casa após a pandemia.
As maneiras pelas quais as organizações se ajustam a essa realidade vão desempenhar um papel importante no futuro.
2. Empresas dobram no digital
Dada a mudança para um local de trabalho cada vez mais virtual e mais desconectado de um escritório, outra tendência que esperamos ver são as empresas digitais.
Isso tem implicações de longo alcance, à medida que as empresas buscam determinar como essa nova era moldará sua cultura e seus valores.
O RH digital trata da otimização de processos em que tecnologias sociais, móveis, analíticas e baseadas em nuvem são aproveitadas para tornar a função do RH mais eficiente.
Mas, não é a aplicação de novas tecnologias que torna a função digital.
É também sobre alinhamento de cultura para que todos fiquem focados em garantir que haja uma capacidade de fornecer um impacto claro, sustentável e mensurável na organização conforme ela se transforma continuamente.
3. O RH vai ter um foco estratégico
Os departamentos de RH experientes já estão usando análises para prever e avaliar tudo de uma maneira estratégica. Desde a retenção de funcionários, estratégias de recrutamento e o sucesso de programas de bem-estar.
Por exemplo, os chatbots permitem que candidatos e funcionários tenham conversas automatizadas e personalizadas com um computador.
Um trabalhador pode usar um chatbot para descobrir quantos dias de licença médica ou de férias ele ainda tem ou quais procedimentos o plano odontológico da empresa cobre.
E um candidato a emprego pode ter suas perguntas respondidas na hora, fazer avaliações e acompanhar o status de sua candidatura por meio de um assistente personalizado que tem um nome, um rosto e um comportamento agradável.
Claro, todos esses recursos são gerados por computador.
A geração Y, agora a maior geração no local de trabalho, está acostumada a obter informações imediatamente por meio de um computador ou smartphone.
Portanto, o RH do futuro precisa ter um foco estratégico para tomar as melhores decisões.
4. A experiência do funcionário é redefinida
É inegável que o employee experience (experiência do funcionário em português) continuará a ser relevante e importante no futuro.
Focar na experiência que os funcionários têm com a empresa, assim como uma marca foca na experiência do cliente, pode:
- aumentar a produtividade;
- melhorar a satisfação;
- levar a uma maior lealdade dos funcionários;
- incentivar o senso de dono na empresa.
No RH do futuro, o elo entre o surgimento da automação e a experiência do funcionário está sendo feito para fornecer soluções personalizadas para a força de trabalho de forma econômica e sustentável.
5. A saúde mental das pessoas vai receber a atenção que merece
A verdade é que os problemas de saúde mental são, em primeiro lugar, problemas de saúde.
Você nunca questionaria a validade de um diagnóstico de um tumor, mas as pessoas com depressão, ansiedade e outros distúrbios costumam ser orientadas a “superar isso”.
Mas o cérebro é como qualquer outro órgão do corpo. Quando está doente, precisa ser tratado. A pura força de vontade não cura a gripe comum, portanto, também não corrige um distúrbio de saúde mental.
Assim, o RH do futuro vai estar mais informado e preparado para lidar com isso e dar a atenção necessária para a saúde mental de todos os colaboradores.
6. Os dados se tornam o novo petróleo
Nos últimos anos, vimos profissionais de RH em todo o mundo começarem a reconhecer a importância do People Analytics como fundamental para o futuro do RH.
Agora, mais do que nunca, impulsionadas pela ampla adoção de serviços em nuvem dentro do RH, as empresas estão começando a investir pesadamente em plataformas que utilizam dados para todos os aspectos de gestão de pessoas, gestão de desempenho e melhoria operacional.
A principal função dos dados no RH do futuro é fornecer à organização insights que permitam tomar melhores decisões de negócios. Decisões que vão melhorar o desempenho e, ao mesmo tempo, o bem-estar dos funcionários.
7. Diversidade e inclusão recebem grande foco no RH do futuro
A diversidade e inclusão nas empresas se tornou um dos principais desafios e prioridades para o novo RH.
Inclusive, a diversidade no local de trabalho é crucial para a inovação e a criatividade nas organizações. Ter funcionários de várias origens traz diferentes perspectivas e ideias para o dia a dia dos negócios.
Além disso, a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho fazem com que todos os funcionários se sintam acolhidos e valorizados. Como resultado, os funcionários se sentem mais satisfeitos e permanecem mais tempo em suas empresas.
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8. Os trabalhadores são equipados com as habilidades e ferramentas de que precisam
O RH do futuro, se concentrará em capacitar os funcionários com as ferramentas de que precisam para adquirir as habilidades de que precisam, em vez de simplesmente atrair os melhores talentos de fora da organização para preencher as vagas.
9. O RH oferece orientação para impulsionar o sucesso dos colaboradores
O departamento de RH vai ser um dos grandes responsáveis em oferecer orientação para o sucesso dos objetivos de desenvolvimento individual de todos os colaboradores da organização.
Também será responsável por sugerir ações de desenvolvimento.
10. As empresas mostram seus verdadeiros valores
No novo RH, as empresas que ainda não fizeram isso, precisam descobrir os verdadeiros valores de sua organização.
A pandemia, as causas de justiça social e as dificuldades econômicas colocam os holofotes nas empresas.
Valores, prioridades, cultura e muito mais serão o sucesso ou o fracasso, depende de como as empresas vão se posicionar.
Abrace o RH do futuro
Todos os sinais indicam que o RH parecerá muito diferente no futuro. E o futuro já está batendo na nossa porta, você está preparado para isso?
Chegou o momento em que os líderes de RH não apenas vão administrar as decisões dos negócios, mas também ajudarão a tomá-las.