Dia do Profissional de RH: 7 Maneiras de celebrar 20 de maio

O Dia do Profissional de RH merece uma comemoração especial. Nós separamos 7 dicas para você celebrar aí na sua empresa. Confira!

O RH vive uma nova era, focada em pessoas, na consolidação da cultura organizacional, people analytics e ações de humanização e engajamento no ambiente de trabalho – o que podemos chamar de RH 5.0.

Comemorar essa data é reconhecer a importância dessa profissão e suas contribuições positivas para pessoas e organizações. 

Para te ajudar a deixar essa data ainda mais especial, separamos 7 ideias para incluir essa data no calendário de RH e celebrar esse dia aí na sua empresa. Vem com a gente! 👇😉

Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024

Como surgiu o Dia do Profissional de RH? 

O Dia do Profissional de RH surgiu para reconhecer e comemorar a contribuição desses profissionais para o sucesso das organizações e para o bem-estar dos colaboradores. 

A primeira vez que o dia 03 de junho foi celebrado foi em 1976, ano que foi criada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations). 

No nosso país, esse reconhecimento foi feito por Genézio Lucone, que mais tarde criou a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). 

 

Por que o dia do RH mudou?

Porque esse dia era celebrado em diferentes datas, dependendo de cada país. Aqui no Brasil era celebrado em 03 de junho, por exemplo.

Por isso, a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas (WFPMA) decidiu instituir o dia 20 de maio como o dia mundial do RH. 

 

Importância do profissional de Recursos Humanos no mercado de trabalho

Hoje, um dos pontos que diferencia o sucesso das empresas é a percepção de que a gestão de pessoas é parte estratégica e determinante para a sustentabilidade de qualquer negócio. 

Mais do que lidar com contratações e demissões, o profissional de RH motiva, desenvolve equipes, interpreta e aplica leis trabalhistas, é uma ponte entre colaboradores e gestão e tem como missão promover a satisfação no ambiente organizacional. 

Sua empresa é focada em pessoas ou apenas em resultados? Saiba que são as pessoas que fazem os resultados acontecerem. 

Incentive um ambiente de trabalho saudável e feliz e os resultados serão consequência. Funcionários felizes deixam clientes felizes e satisfeitos. 

Como mostrar para o seu chefe que o RH é foda

 

Por que celebrar o dia do Profissional de RH? 

Celebrar o dia do profissional de RH é uma forma de reconhecer e agradecer a esses profissionais por todo o trabalho essencial que exercem diariamente. Aqui vão mais alguns motivos do porquê é importante comemorar a data: 

 

Reconhecimento e valorização

Quem não gosta de ver o seu trabalho sendo reconhecido, não é mesmo? Por isso, a data também é o momento de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que gerenciam conflitos, lidam com questões trabalhistas e cuidam de toda a jornada do colaborador. 

 

Maior adaptabilidade às mudanças e inovações

Os profissionais de RH têm papel fundamental na evolução das empresas, afinal, estamos em constante movimento. Ao abraçar a tecnologia e as novas formas de trabalho, o RH contribui para o aumento da eficiência e da competitividade das organizações. 

Ao celebrar o dia 03 de junho, celebramos todos os aprendizados e avanços da área.  

 

Melhora o clima organizacional

Um clima organizacional saudável contribui para criação de equipes coesas e colaborativas, e parte dos responsáveis pela manutenção do clima organizacional é o RH. Por isso, esse dia é uma oportunidade para expressar a gratidão por construir uma cultura positiva e inspiradora. 

 

Cria um ambiente de trabalho mais feliz

Os profissionais de RH são os responsáveis por criar e manter um ambiente de trabalho saudável, diverso, inclusivo, seguro e feliz para todas as pessoas colaboradoras. Portanto, ao comemorar o dia 03 de junho aí na sua empresa, você também reforça esse cuidado com quem cuida da empresa toda. 💙

Seja membro do Clube RH e tenha acesso a uma comunidade incrível de RHs

 

7 Dicas para comemorar o Dia do Profissional de RH na empresa

Agora vamos ao que interessa: comemoração. Afinal, o RH merece, né?

Ah, e como é o próprio RH que cuida das celebrações dentro das empresas, essas dicas abaixo não valem apenas para eles, tá? Os próprios gestores também podem criar iniciativas junto aos demais setores, hein? 

Recado dado. Então, vamos de dicas 👇

 

1. Envie mensagens de reconhecimento 

Nos canais de comunicação interna, você pode compartilhar mensagens de valorização e agradecimento aos profissionais de RH pelo trabalho que realizam diariamente. 

Separamos 3 exemplos de mensagens para você se inspirar: 

🌟 “Obrigado(a) por criar um ambiente de trabalho acolhedor e feliz, por impulsionar o sucesso da nossa equipe, por cuidar de todos os nossos colaboradores. Vocês são admiráveis! Feliz dia do profissional de RH!”

🌟 “Hoje é dia de celebrar os profissionais de RH da nossa empresa. Eles que são responsáveis por promover uma cultura positiva e produtiva, que cuidam das necessidades de toda nossa equipe… Vocês são fantásticos! Parabéns pelo seu dia!” 

🌟 “Time de RH, quero agradecer a cada um por ser essa pessoa incrível com uma atitude positiva que contagia a todos ao redor. O trabalho duro, a dedicação e a lealdade que cada um de vocês traz para a mesa são um verdadeiro presente. Feliz dia do Profissional de RH!”

 

2. Organize um evento de networking

Uma opção é organizar um momento dedicado para o RH da sua empresa. Isso pode ajudar a fortalecer o senso de comunidade e colaboração dentro do departamento. 

Além disso, você também pode convidar profissionais de RHs de outras organizações para compartilhar vivências e experiências, e comemorar essa data ao lado de outros colegas de profissão. 🥳

 

3. Produza um vídeo institucional sobre a importância do RH para o futuro

Esse é o momento que o time de marketing pode entrar em ação. 

Vale fazer uma colagem com fotos e vídeos dos profissionais, mostrando momentos marcantes com iniciativas do RH e com frases sobre a importância deles na empresa. 

Os próprios colaboradores e líderes da empresa também podem gravar vídeos com mensagens de agradecimento. O material pode ser transmitido internamente e nas redes sociais. 

Extra: se sua empresa estiver trabalhando de forma presencial, exiba o vídeo em um momento de café da manhã ou lanche da tarde, assim o momento fica ainda mais especial 🥰

 

4. Ofereça treinamentos e incentive a participação em eventos da área

Uma ótima forma de valorizar os colaboradores é criar oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. 

Você pode oferecer um treinamento com certificado para o desenvolvimento profissional, como os cursos disponíveis no Feedz Educa (gratuitos e com certificado!). 

Além disso, você pode incentivar a participação desses profissionais em eventos da área para troca de experiências, networking e aprimoramento contínuo. 

Se quiser encontrar com a Feedz, estaremos presentes no Universo TOTVS, CONARH 2023 e claro, no FeedzDay! 🎉

 

5. Promova uma conversa sobre o papel do RH nas empresas

Para conscientizar a sociedade sobre a importância dos profissionais de gestão de pessoas, nada melhor do que começar na própria empresa, né? 

Um bate-papo descontraído faz com que isso ocorra espontaneamente. A empresa pode divulgar esse conteúdo através de uma live no YouTube e abrir o espaço do bate-papo para tirar dúvidas do público. 

Não esqueça de incentivar os colaboradores a participar do momento. Muitas pessoas não fazem ideia de quais são as atribuições do RH e a sua importância para o sucesso dos negócios. 

Lembre-se: a conscientização é o melhor caminho para mudanças. 

 

6. Presenteie os profissionais de RH

Você achou que eu ia deixar esse tópico de lado, né? Mas toda comemoração pede mimos, né? (Não conheço uma pessoa que discorde disso 😁) 

Você pode presentear os profissionais da equipe de RH com:

  • Cestas de café da manhã;
  • Vouchers e cupons de desconto em aplicativos;
  • Livros sobre gestão de pessoas;
  • Custeio de participações em congressos ou cursos;
  • Bolos e docinhos (porque a celebração merece);
  • Camisas com frases divertidas sobre a profissão.

 

E o melhor e maior presente: facilitar a rotina deles no ambiente de trabalho.  Esse ponto é tão importante que criei um tópico só para ele 👀👇

 

7. Otimize o trabalho do time com uma ferramenta para gestão de pessoas

Atenção, atenção! 🚨🗣

Essa dica aqui é especial para os gestores, mas se você é da área de RH, não deixe de ler e compartilhar com a gestão da sua empresa. 

Vai que dá certo, né? Uma coisa eu sei: você merece esse presente. 

Já pensou em ter uma ferramenta de gestão de pessoas, fácil de usar, que otimiza os processos internos e ainda envolve toda a empresa na missão de tornar o ambiente de trabalho melhor? 

Esse é o propósito da Feedz. Com ela, os RHs podem:

 

Essas são apenas algumas funcionalidades da Feedz – que também é adaptada para dispositivos móveis. 

Com uma ferramenta como essa, toda empresa sai ganhando. Os colaboradores se sentem mais motivados e integrados, os líderes criam mais proximidade com seus liderados e os gestores têm acesso a pesquisas e dados importantes.

E melhor: o RH se torna mais analítico, ágil e focado no que realmente importa: as pessoas. 

Se quiser conhecer mais sobre a plataforma da Feedz, é só solicitar uma demonstração gratuita! 

 

RH, aqui está a sua celebração! 💌

Preparamos um evento especial para comemorar o Dia do Profissional do RH com rodas de conversas, workshop, palestras e até happy hour, daquele jeitinho que só a Feedz tem. 

Se você não participou do momento ao vivo, não se preocupe. Compilamos as principais dicas dos especialistas nesse eBook. Acesse agora! 👇

2 Responses

  1. Curti a matéria. Utilizarei algumas informações para um vídeo que farei aos alunos de RH e também para um treinamento de gerentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar