Software de Avaliação de Desempenho: o que é e como escolher?

Entenda quais são as principais funcionalidades de um bom software de avaliação de desempenho e como fazer uma escolha assertiva para o seu negócio.

Se você chegou até aqui, já deve ter ouvido falar que contar com a ajuda de um software de avaliação de desempenho é uma medida capaz de revolucionar o acompanhamento da performance dos funcionários de uma empresa, não é mesmo?

Ao possibilitar a comunicação contínua e ágil entre colaboradores e gestores de pessoas, essa ferramenta – que faz parte da evolução da avaliação de desempenho – tem se mostrado um fator-chave para melhorar a qualidade do trabalho e o sucesso de muitos negócios.

Quer saber mais sobre esse assunto e entender como funciona o software para avaliação de desempenho mais completo do mercado? Então vamos nessa, que a gente te conta!

O que é um software de avaliação de desempenho?

Um software de avaliação de desempenho é uma ferramenta que auxilia as empresas na gestão de desempenho dos colaboradores. 

Pode ser utilizado para avaliar o progresso dos talentos em relação às metas e objetivos profissionais e pessoais, e identificar as oportunidades de melhoria para treinamento e desenvolvimento de habilidades. 

Neste sentido, o software de avaliação de desempenho empresarial é uma ferramenta que coloca a tecnologia a favor do RH do futuro, ajudando as organizações a otimizarem o acompanhamento de performance dos seus colaboradores.

Com a ajuda do software de avaliação de desempenho, é possível:

  • Fornecer feedback contínuo e ágil para os membros de uma equipe;
  • Medir as habilidades dos colaboradores e, assim, apoiar o desenvolvimento deles;
  • Ter uma visão geral sobre o engajamento e satisfação de cada profissional;
  • Aumentar a produtividade da empresa como um todo;
  • Prevenir e detectar problemas que você pode não ter notado antes.

Baixar o guia completo avaliação de desempenho

 

Como escolher o melhor software de avaliação de desempenho?

Com a ajuda da tecnologia, é possível automatizar vários processos que contribuem para uma gestão de pessoas eficaz. Mas como escolher o melhor software de avaliação de desempenho para este fim?

Essa é uma dúvida que muitos profissionais de RH ainda têm. Por isso, selecionamos alguns pontos que devem ser considerados por você na hora de adquirir a melhor ferramenta para a sua organização. 

Vamos lá?

 

1. Compatibilidade com a necessidade da empresa

Essa dica pode parecer óbvia, mas é sempre bom reforçá-la: a primeira coisa que você deve fazer ao iniciar a busca por um software é entender quais são as funções essenciais para a sua empresa acompanhar a performance dos funcionários.

Portanto, comece listando o que você precisa para tornar esse processo mais ágil e o que é necessário para a liderança conseguir acompanhar cada membro da equipe com eficiência, além de fornecer feedbacks rápidos.

Reflita, também, sobre a frequência com que as avaliações precisarão ser feitas e o que você planeja fazer com os dados levantados a partir delas. Essas informações serão fundamentais na hora de encontrar um software compatível com a sua necessidade.

👉 Leia também: Como criar um plano de ação para engajamento nas empresas.

 

2. Facilidade de uso

Esse é um fator crítico na escolha de qualquer software, ainda mais aqueles que possuem um papel tão estratégico dentro da gestão de pessoas. Por isso, opte por soluções amigáveis, que são fáceis de serem entendidas e utilizadas.

Afinal, de nada adianta adotar um software de avaliação de desempenho a fim de tornar seus processos mais ágeis, mas levar meses para aprender a usar a ferramenta, né?

 

3. Personalização

Um bom software de avaliação de desempenho organizacional deve permitir que você crie avaliações de desempenho totalmente personalizadas, conforme a necessidade da sua empresa.

Isso inclui desde avaliações mais simples, na qual apenas o gestor faz suas colocações sobre o liderado, até avaliações 360 graus, nas quais são consideradas múltiplas visões ao medir a performance do funcionário.

Ao escolher uma ferramenta de avaliação de desempenho, certifique-se de que ela permite que você tenha os melhores dados em mãos, incluindo o acompanhamento das avaliações em tempo real, bem como a definição de critérios, competências, pesos e pontuações.

👉 Leia também: 15 exemplos de avaliação de desempenho por competências

 

4. Definição de metas

Ao avaliar o desempenho dos seus colaboradores, a próxima ação a ser tomada é a definição de metas de desenvolvimento para cada funcionário.

Para isso, você precisará de um software de avaliação que permita uma gestão ágil e transparente desses objetivos, bem como do progresso dos colaboradores.

Certifique-se de que a plataforma escolhida consegue armazenar os dados dos funcionários de forma eficaz, para que todos saibam quais desafios precisam cumprir em determinado período, ao mesmo tempo em que possibilita a visão geral, de forma rápida e intuitiva, por parte do gestor.

👉 Leia também: 6 Metas de desenvolvimento profissional para seus gestores

 

5. Capacidade de feedback rápido

A garantia de uma comunicação rápida entre funcionário e gestor é uma das funcionalidades mais buscadas nos softwares de avaliação de desempenho. Portanto, você deve mantê-la no seu radar.

Ao escolher uma solução que oferece feedback ágil, você ajuda a fomentar o compartilhamento de pontos de vista, a transparência e a resolução de problemas em tempo real.

 

8 benefícios do uso de um software de avaliação de desempenho

Além desses cuidados citados anteriormente, é importante que o profissional de RH saiba de todos os benefícios que o investimento em um software de avaliação de desempenho oferece. 

A seguir, listamos 8 principais pontos positivos, tanto para a empresa quanto para os colaboradores:

 

1. Maior clareza na definição das metas e objetivos 

Uma gestão de desempenho adequada e eficaz permite que a organização e o trabalhador estejam alinhados sobre as metas, os objetivos e o que se espera dele naquela função. 

Com um software de avaliação de desempenho é muito mais fácil acompanhar a evolução e o desenvolvimento de cada pessoa colaboradora. 

👉 Leia mais em: OKR Canvas: O que é e como ele ajuda na gestão de metas e objetivos? 

 

2. Aumento da produtividade 

Ao investir em ferramentas tecnológicas, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas que tomam o tempo dos profissionais da empresa. 

Com isso, as áreas conseguem focar nos objetivos estratégicos da organização, aumentando a eficiência e a produtividade nos processos. 

👉 Leia também: Como aumentar a produtividade do time usando a Feedz

 

3. Apoia a cultura organizacional saudável

A cultura tem tudo a ver com a maneira como os colaboradores vão realizar suas atividades diárias. Portanto, ao se preocupar com o desenvolvimento dos funcionários, você promove um ambiente de trabalho saudável e próspero para todos. 

👉 Leia também: Como construir uma cultura colaborativa dentro da empresa 

 

4. Colaboradores se sentem valorizados e reconhecidos 

Quando os profissionais sentem que seus esforços são reconhecidos, é provável que se sintam mais motivados e continuem replicando comportamentos de sucesso. 

Inclusive, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, reforça essa importância quando aponta que 94% dos profissionais permaneceriam em uma empresa se ela investisse em sua carreira.

👉 Leia também: 13 ideias para reconhecimento de funcionários

 

5. Melhora a retenção de talentos

Um software para acompanhar a gestão de desempenho é um diferencial para a experiência do colaborador e a sua percepção sobre a companhia. 

Se a sua organização conta com uma ferramenta de avaliação de desempenho, isso tende a fortalecer o vínculo e o engajamento do funcionário, além de despertar o desejo de permanecer na empresa por mais tempo. 

👉 Leia também: 7 dicas para diminuir a rotatividade de colaboradores na sua empresa

 

6. Elimina os vieses inconscientes

Os vieses inconscientes afetam diretamente na nossa vida, inclusive na maneira como tratamos os colegas de trabalho. 

Na avaliação de desempenho, isso pode resultar em uma visão imprecisa e distorcida sobre a performance do time, gerando frustrações e desmotivação dos colaboradores que se sentirem injustiçados.  

👉 Leia mais em: Como evitar vieses inconscientes na avaliação de desempenho?

 

7. Acompanhamento de relatórios e dashboards em tempo real 

Com um software de avaliação de desempenho, a empresa consegue reunir em um único lugar, as principais informações relacionadas à jornada do colaborador. 

Isso permite uma atuação mais estratégica do RH, identificando os pontos positivos e de melhoria de cada talento da empresa. 

👉 Leia também: 5 vantagens do people analytics na gestão de pessoas 

 

8. Ajuda as lideranças a lidarem com as oportunidades e obstáculos

Ao acompanhar a performance dos colaboradores, os gestores podem atuar rapidamente na resolução de problemas e conflitos do time. 

Mais do que isso, também possibilita que os líderes entendam como delinear as oportunidades para potencializar os pontos fortes da equipe e preencher lacunas de habilidades. 

👉 Assista ao nosso Intensivão de Avaliação de Desempenho e confira como preparar as lideranças para esse período.

Assistir às gravações do intensivão de Avaliação de Desempenho

 

Melhores práticas para a avaliação de desempenho com um software

Para que a avaliação de desempenho seja realmente eficaz na sua empresa, o gerenciamento da performance dos talentos precisa ser acompanhado desde os processos de recrutamento e seleção e onboarding

Isso quer dizer que desde a chegada do profissional na organização, o RH e as lideranças devem alinhar as expectativas e objetivos do colaborador em relação à sua contratação. 

Mais do que isso, é fundamental que algumas boas práticas se façam presentes no dia a dia da companhia. São elas: 

 

Comunicação clara e objetiva

Uma comunicação interna objetiva garante que todos os colaboradores estejam alinhados aos valores e à estratégia da empresa. 

Uma boa dica é pensar se a informação é relevante para mais de duas pessoas. Se sim, compartilhe em canais públicos e abra para discussões, interações e feedbacks. 

 

Feedback contínuo

Outra boa prática que permite que as pessoas colaboradoras se mantenham alinhadas aos valores e metas, é a cultura de feedback

Os feedbacks possibilitam que os profissionais aprendam seus pontos fortes e de melhoria, além de proporcionar conversas mais produtivas ao discutir o trabalho. 

 

Definição de metas realistas

As metas direcionam a gestão e são como um tipo de roteiro a ser seguido, que certificam que os profissionais estão cientes do processo e se sentem incluídos para compartilhar sua visão e ideias. 

Uma pesquisa da Gallup reforça que colaboradores envolvidos na definição de suas metas no trabalho têm 3,6 vezes mais chances de serem engajados. 

 

Personalização do plano de desenvolvimento individual (PDI) 

Uma das etapas do processo de avaliação de desempenho é a devolutiva para o talento e a criação do PDI. Neste plano, o profissional com a liderança direta traçarão as ações de desenvolvimento para aperfeiçoar as habilidades e competências. 

👉 Confira o vídeo abaixo e descubra como desenvolver seus liderados do jeito Feedz: 

 

Como implementar um software de avaliação de desempenho? 

Como qualquer processo de negócios, a implementação de um software de avaliação de desempenho precisa seguir uma série de etapas para garantir o sucesso. 

Além das melhores práticas que comentamos anteriormente, existem alguns cuidados para que todos percebam os benefícios do uso do software. Para isso: 

  • Engaje as lideranças: o primeiro passo é engajar as lideranças e os executivos. Dessa maneira, será muito mais fácil que os colaboradores também entendam o propósito da avaliação. 
  • Converse com a equipe de TI: eles são especialistas em tecnologia e poderão ser peças-chave para o sucesso da implementação, portanto, envolva-os nos processos. 
  • Estabeleça claramente os objetivos: o que você espera do software? Otimizar os processos? Ter informações centralizadas em um único lugar? Tenha isso bem definido para a ferramenta atender às suas necessidades. 
  • Envolva os colaboradores: conscientize a equipe de que a ferramenta pode ajudar no desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.  
  • Capacite funcionários e gestores: é fundamental que todas as pessoas da empresa entendam o processo de avaliação, não apenas para cumprir com as burocracias. 

Vale lembrar que o RH é o ponto central desse processo, mas os executivos e as lideranças precisam abraçar o projeto para os benefícios se refletirem no dia a dia da companhia. 

Além disso, é importante que a empresa que você escolher para fornecer o software ofereça suporte durante e após o processo de implementação. Assim, você e toda a equipe poderão tirar dúvidas quando necessário. 

👉 Leia mais em: 10 motivos para escolher o software de gestão de desempenho da Feedz

 

Como integrar um software de avaliação de desempenho com outras ferramentas de RH 

Ao longo desse artigo, falamos sobre a importância dos feedbacks contínuos, alinhamento de metas e objetivos, e de uma comunicação transparente para criar um ambiente de trabalho que favorece o desenvolvimento das pessoas. 

O que acontece é que alguns RHs ainda utilizam uma ferramenta para diferentes processos da área. Uma plataforma para recrutamento e seleção, outra para pesquisa, outra para gestão de metas, entre outras. Na sua empresa é assim também?  

Nesse momento, é importante considerar um software de avaliação que possibilite uma visão mais completa da jornada do colaborador

Assim, o RH e as lideranças conseguem: 

  • identificar os profissionais com desempenho abaixo ou acima do esperado; 
  • gerenciar as metas e objetivos da organização; 
  • tomar decisões baseadas em dados relevantes de People Analytics
  • realizar pesquisas de pulso personalizáveis; 
  • estimular a cultura de feedback por meio de reuniões one on one.  

 👉 Case de Sucesso: Como a Feedz ajudou a Trentim a transformar o processo de Avaliação de Desempenho de colaboradores

 

planilha editável matriz nine box

 

Por que o software de avaliação de desempenho da Feedz é a melhor solução do mercado?

Agora que já falamos sobre os pontos mais relevantes que um bom software de avaliação de desempenho deve cobrir, podemos te contar que todas as características apresentadas anteriormente fazem parte da plataforma da Feedz – e é por isso que somos a melhor solução do mercado.

Completo para o RH, poderoso para os gestores de pessoas e simples para o colaborador, o software de avaliação de desempenho da Feedz, segundo a Pesquisa Panorama de Engajamento Brasil é capaz de tornar o acompanhamento de performance 64% mais eficaz.

Conheça os principais módulos da nossa plataforma, que reforçam essa afirmação:

  • Avaliação de Desempenho 4.0: crie avaliações de desempenho 90°, 180° e 360° totalmente personalizadas e analise os resultados em tempo real;
  • Gestão de Metas e Objetivos: visualize o desempenho geral, por área e individual, de forma rápida e intuitiva, e garanta que cada colaborador saiba quais são seus desafios;
  • Pesquisa de clima pulso: mensure a satisfação da sua equipe em tempo real e resolva problemas de forma imediata;
  • Feedbacks Contínuos: use os feedbacks de forma contínua durante toda a jornada do colaborador;
  • Reuniões 1:1: contribua para o desenvolvimento dos colaboradores com as reuniões entre líder e liderado (one on one).
  • PDI: crie planos para desenvolvimento profissional de cada colaborador e acompanhe os resultados on time;
  • Gamificação: utilize a gamificação para incentivar que seus colaboradores façam ações de alto valor.

 

Quanto custa o software de avaliação de desempenho da Feedz?

Aqui na Feedz, nós sabemos que cada organização é única, portanto, possui necessidades específicas. Por esse motivo, o valor do nosso software de avaliação de desempenho varia de empresa para empresa.

A precificação é feita conforme o número de colaboradores, bem como outras questões como as funcionalidades que cada companhia escolhe ter para aumentar o engajamento e desempenho dos seus talentos.

Ao realizar a demonstração gratuita, você pode validar essas e outras informações, além de conhecer todas as vantagens da nossa solução na prática. 

Que tal começar agora mesmo? Solicite uma demonstração grátis da Feedz e bora voar! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar