Software de Gestão de Desempenho: 4 funcionalidades vitais

Conheça as funcionalidades essenciais de um bom software de gestão de desempenho e saiba como escolher o melhor para sua empresa.

O mundo dos Recursos Humanos está em constante evolução e uma das ferramentas que tem ganhado destaque é o Software de Gestão de Desempenho para realização de Avaliação de Desempenho dos colaboradores.

É a partir do gerenciamento do desempenho que líderes podem fornecer feedback e analisar como podem ajudar seus liderados a atingirem as metas organizacionais. 

Neste blog post, vamos explorar os benefícios e as funcionalidades de um Software de Gestão de Desempenho, que tem revolucionado a maneira como os profissionais de RH avaliam e gerenciam o desempenho de seus colaboradores.

Além disso, mostraremos como esses sistemas podem auxiliar no desenvolvimento contínuo dos talentos, ajudando a alavancar o sucesso da sua empresa. Acompanhe conosco e descubra como essa solução tecnológica pode transformar a gestão de desempenho no seu RH!

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

O que é gestão de desempenho? 

A gestão de desempenho é um processo contínuo e estratégico que envolve o planejamento, monitoramento, avaliação e desenvolvimento do desempenho dos colaboradores em uma empresa.

O gerenciamento de desempenho é algo de muita importância para as empresas por alguns motivos como:

  • Maximização do valor que os colaboradores criam;
  • Atingimento dos objetivos estratégicos;
  • Direcionamento dos colaboradores para o crescimento contínuo;
  • Criação de planos de ação para corrigir problemas que interfiram na produtividade;
  • Impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores.

 

Etapas da gestão de desempenho

A gestão de desempenho geralmente inclui as seguintes etapas:

  1. Definição de objetivos e metas: Estabelecer metas claras e mensuráveis para os colaboradores, alinhadas com os objetivos da empresa.
  2. Monitoramento e acompanhamento: Acompanhar o progresso dos colaboradores em relação aos objetivos estabelecidos, fornecendo feedback regular e orientação quando necessário.
  3. Avaliação de desempenho: Realizar avaliações periódicas para analisar o desempenho dos colaboradores, identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
  4. Desenvolvimento e capacitação: Identificar oportunidades de desenvolvimento profissional e criar planos de ação para melhorar habilidades e competências.
  5. Reconhecimento e recompensa: Reconhecer e recompensar os colaboradores que atingem ou superam suas metas, promovendo a motivação e o engajamento.

 

Ao implementar um processo eficaz de gestão de desempenho, as empresas podem melhorar a produtividade, o engajamento e a retenção de talentos, garantindo o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.

 

O que é um software de gestão de desempenho

Um software de gestão de desempenho, também conhecido como sistema de gerenciamento de desempenho, ajuda uma empresa a analisar e avaliar o desempenho de seus colaboradores.

A partir dos dados em tempo real que a ferramenta fornece, os líderes podem:

  • Alinhar melhor os funcionários para atingir as metas organizacionais;
  • Recompensar as pessoas de melhor desempenho por seu trabalho de qualidade;
  • Fornecer feedback;
  • Entre outras ações.

 

 

Benefícios de um software de gestão de desempenho 

Utilizar um software de gestão de desempenho traz diversas vantagens para o RH. Citamos três:

 

1. Automatização de processos

Os processos de gestão de desempenho costumam ser compostos de muitas tarefas. Basta pensarmos nas avaliações. É preciso elaborar o questionário e disponibilizá-lo aos funcionários, os quais têm um prazo a cumprir.

Com os resultados em mãos, o RH tem a tarefa de analisar cada questionário, compilar os resultados, avaliar as métricas, definir ações de melhorias etc. Com um software de gestão de desempenho as etapas seguem um fluxo automático.

Além de ninguém perder nenhum prazo, todo o processo ocorre de maneira fluida e sem os erros manuais que são comuns quando não há tecnologia envolvida

Uma ferramenta também garante que os profissionais de RH se concentrem em questões de valor mais agregado.

 

2. Facilidade de acompanhamento de metas e indicadores

Uma ferramenta de gestão de desempenho facilita o acompanhamento de indicadores e metas. Não apenas isso, como também permite que gestores avaliem os KPIs e vejam como eles estão com relação aos objetivos definidos no planejamento estratégico. 

Graças ao acompanhamento dos indicadores, ações podem ser tomadas com agilidade caso algum deles esteja abaixo do esperado. Isso faz com que a empresa não perca o controle do atingimento de suas metas.

 

3. Geração de relatórios precisos e em tempo real

Relatórios são uma ferramenta poderosa para aumentar a assertividade das tomadas de decisões estratégicas, como novas contratações, promoções e desligamentos.

A análise de relatórios facilita os líderes a avaliarem o desempenho de seus colaboradores e a verificarem como eles estão com relação às metas definidas. 

Importante destacar que com um software todas as informações ficam centralizadas, ou seja, ninguém precisa perder tempo mexendo com diferentes planilhas ou procurando informações espalhadas entre os departamentos

[CTA] Passo a passo - Como preparar as lideranças para o processo de AD

 

4 funcionalidades essenciais de um software de gerenciamento de desempenho 

Um software de gestão de desempenho precisa agilizar e simplificar os processos. Dentre as funcionalidades que ele precisa ter para que você possa atingir os resultados desejados, destacamos 4:

 

1. Avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho são a espinha dorsal do gerenciamento de performance. Um software agiliza o processo de elaboração, distribuição e análise de resultados. 

Dessa maneira, é possível ter um conhecimento rápido e preciso dos gaps e das competências dos colaboradores. A partir daí, gestores são munidos com as informações que precisam para melhor desenvolverem as capacidades de seus funcionários. 

É importante que o software permita a definição de critérios, pesos, pontuações. Do mesmo modo, a ferramenta precisa ser adaptável para que as avaliações sejam gerenciadas conforme as necessidades da empresa.

 

2. Feedback 360 graus

Uma das funcionalidades mais relevantes nos softwares de gestão de desempenho é a de fornecer feedbacks 360 graus, pois ele traz visões de diferentes pessoas sobre um mesmo colaborador. 

Essas visões, quando somadas, contribuem para que o funcionário possa se desenvolver ainda mais. 

Quando uma ferramenta de gerenciamento de desempenho é utilizada, a comunicação entre líderes e liderados e o compartilhamento de pontos de vista são facilitados.

👉Software de avaliação 360 graus para desenvolver equipes: Como funciona?

 

3. Definição de metas e planos de desenvolvimento

As metas direcionam todos os colaboradores para um mesmo objetivo. A partir do momento que elas são definidas, cada área traça a melhor maneira de chegar até elas. 

Um software de gerenciamento de desempenho torna a gestão das metas transparente e traz muito mais agilidade no monitoramento e nas tomadas de decisão. 

A tecnologia também é uma verdadeira mão na roda na hora da definição dos planos de desenvolvimento de cada colaborador e para acompanhar os resultados em tempo real. 

 

4. Envio de alertas de pendências

Algo muito comum quando tratamos de avaliações de desempenho, é os colaboradores perderem o prazo. Quando isso acontece, todo o processo de gestão do desempenho também fica atrasado. 

Por isso, um software de gestão de desempenho precisa facilitar o acompanhamento do status das avaliações, enviando alertas automáticos para aqueles que estão atrasados no preenchimento do questionário.

 

Como escolher o melhor software de gestão de desempenho 

O melhor software precisa ter algumas características como:

  • Funcionalidades: os resultados que sua empresa busca atingir dependem também das funcionalidades do software. Acima citamos as que são essenciais. Mantenha-as em mente na hora de escolher a melhor ferramenta.
  • Facilidade de uso: a tecnologia serve para facilitar a vida de todos e não para tornar processos mais complicados. Por esse motivo, o software de gestão de desempenho precisa ter uma interface fácil de ser entendida.
  • Suporte técnico: o melhor software é aquele que garante que sua empresa terá suporte durante toda a jornada, desde a implantação da ferramenta, passando pelo onboarding e até no atendimento contínuo via chat e e-mail.
  • Segurança dos dados: assegure-se de que a empresa desenvolvedora do software esteja comprometida  em respeitar a sua privacidade e a confidencialidade dos dados da sua empresa. Verifique se ela possui uma política de privacidade.
  • Custos: o melhor software se adequa às necessidades do seu negócio. Isso significa que, quanto à precificação, ela deve ser feita com base no número de funcionários e de acordo com as funcionalidades extras desejadas.

 

Todas essas características e as funcionalidades mencionadas no tópico anterior, você encontra no software de gestão de desempenho da Feedz.

 

Casos de sucesso de empresas que adotaram um software de gestão de desempenho 

Agora que você possui as informações necessárias para escolher o melhor software de gestão de desempenho, que tal ver na prática como a ferramenta pode ajudar as organizações?

Pensando nisso, compartilhamos dois casos de sucesso com você:

 

Sync Softwares

A empresa passava por uma reestruturação do RH. Isso fez com que surgisse a necessidade de ter uma ferramenta que:

  • Apoiasse o time em todos os processos que envolvessem a jornada dos colaboradores e
  • Contribuísse para que os líderes fizessem uma gestão eficaz de suas equipes.

 

Para avaliarem os colaboradores a fim de tomar melhores decisões, a Sync Softwares decidiu investir na plataforma de gestão de desempenho da Feedz. 

Desde então, a empresa passou a ter uma visão mais assertiva dos colaboradores, tanto no momento presente, quanto olhando para o que precisa ser feito para ajudá-los a se desenvolverem

Para você entender o que isso trouxe de resultado, compartilhamos o depoimento da Coordenadora de Recursos Humanos, Mariana Medeiros:

“Através da plataforma da Feedz foi possível rodar todas as etapas da Avaliação de Desempenho, desde a inserção das competências avaliadas para cada posição, como também o comitê de calibração das avaliações junto aos gestores, o agendamento dos feedbacks para as devolutivas e inserção dos PDIs para que os colaboradores possam criar ações de desenvolvimento com base nos resultados da Avaliação de Desempenho.”

Conheça a história completa aqui. 👇

Case Feedz e Sync Software

 

Trentim

A Trentin precisava fortalecer a cultura organizacional e estabelecer processos estratégicos de gestão de pessoas. O objetivo era fazer com que os colaboradores se sentissem reconhecidos e se identificassem com a cultura da empresa.

Para isso, a Trentin precisava analisar seus talentos pela perspectiva da matriz nine box e, assim, desenvolver PDIs. O software de gestão de desempenho da Feedz passou, então, a ser utilizado para a avaliação de desempenho.

Veja o que diz Hélio Rocha, Analista de Recursos Humanos da Trentim, sobre a Feedz:

“Implementar o processo de avaliação de desempenho com a ajuda da Feedz foi essencial para podermos organizar a empresa de uma forma geral e ter uma cultura organizacional mais forte em meio a tantas mudanças.”

Conheça a história completa aqui. 👇

Case Feedz e Trentim

 

Já que compartilhamos dois cases de sucesso da Feedz, vem a pergunta:

 

Por que escolher o software de gestão de desempenho da Feedz?

Aqui estão os 10 motivos principais para usar o software de gestão de desempenho da Feedz.

 

1. Funcionários capacitados

O motivo mais importante de usar o software de gestão de desempenho da Feedz é empoderar os colaboradores quando se trata de avaliar seu próprio desempenho e progresso. 

Pois, a ferramenta permite que os colaboradores vejam como suas contribuições individuais estão ajudando sua organização a atingir objetivos maiores, ao lado de detalhes sobre realizações concluídas no passado. 

Além disso, com o sistema fica bem mais fácil para outras pessoas ver, compartilhar e usar essas informações para avaliar o trabalho dos funcionários.

 

2. Feedback contínuo

Dar feedback é fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores. Além do mais, o feedback também é responsável por aumentar o engajamento, a produtividade e a retenção dos funcionários.

No entanto, para que o feedback tenha o resultado esperado, ele precisa ser dado na hora certa. 

Uma pesquisa do HR Daily Advisor descobriu que as empresas que implementam feedback contínuo dos funcionários têm taxas de rotatividade de 14,9% mais baixas do que as empresas onde os funcionários que não recebem feedback.

Com o software da Feedz, o feedback passa a ser instantâneo e em tempo real. Pois, os líderes podem compartilhar seu feedback sempre que quiserem, sem que seja preciso esperar a avaliação anual para isso acontecer. 

Inclusive, ao ter que esperar a avaliação anual é bem provável que o líder já tenha esquecido o feedback ou que ele nem seja mais útil.

 

3. Possibilidade de autoavaliação

O software de gerenciamento de desempenho da Feedz dá voz aos colaboradores. Pois, quando os funcionários têm a liberdade de se expressar, eles se sentem importantes. 

Quando eles se sentem importantes, eles melhoram seu desempenho e produtividade.

 

4. Reconhecimento do funcionário

Fazer a gestão de desempenho com o software da Feedz permite que os gerentes vejam quando os funcionários vão além das expectativas. 

Isso os ajuda a acompanhar o progresso em relação às metas e ao desenvolvimento pessoal e a tomar decisões informadas sobre remuneração adicional, como aumentos salariais ou bônus. 

Além disso, sistemas de recompensa significativos são imensamente importantes para a felicidade do colaborador e o bem-estar no trabalho

 

5. Economia de tempo e praticidade

Você está procurando um sistema que dê conta de realizar os diversos tipos de avaliação de desempenho para facilitar o trabalho dos gerentes em sua organização.

Ao fazer isso, a única coisa que importa é que o software que você escolher deve facilitar sua vida e otimizar seu tempo. 

Portanto, esse é mais um motivo para escolher o software de gestão de desempenho da Feedz, pois ele possui recursos fáceis de usar e intuitivos.

Além disso, é muito mais prático porque você não precisa lidar com várias planilhas de dados. Isso reduz as chances de erro humano.

 

6. Avaliações de 360 graus

As avaliações de 360 ​​graus podem ser recompensadoras se realizadas corretamente. Nesse tipo de avaliação, o colaborador recebe feedback anônimos de pessoas que ele trabalha diretamente. 

Assim, o software da Feedz ajuda a garantir que o processo corra bem, fornecendo avaliações estruturadas e anônimas. 

Em alguns casos, várias pessoas estão envolvidas na avaliação de desempenho de um funcionário, de modo que o software pode acompanhar o progresso do feedback para garantir que cada pessoa dê sua opinião prontamente.

 

7. Registros anteriores são fáceis de encontrar e acompanhar

Outra coisa fundamental, é que o software de avaliação de funcionários da Feedz fornece todas as informações essenciais sobre o desempenho dos funcionários em um único lugar. 

Com ele é possível ver as avaliações anteriores e até mesmo comparar com o desempenho atual do colaborador.

Ou seja, guarde, acompanhe e gerencie avaliações anteriores, feedbacks e relatórios detalhados de desempenho de funcionários em uma ferramenta centralizada.

 

8. Foco no futuro

As avaliações de desempenho têm sido tradicionalmente vistas como uma prática voltada para o passado.

Por exemplo, os gerentes costumam revisar as realizações de um funcionário ao longo de um ano, ou mais tempo em alguns casos, mas isso não reconhece o potencial do colaborador para o futuro.

Então, em vez de confiar em dados anteriores sobre o desempenho do funcionário, que podem estar desatualizados ou imprecisos, o sistema da Feedz oferece às empresas a chance de olhar para o futuro.

Ou seja, muda o foco dos erros e acertos passados ​​para oportunidades futuras, o que melhora o engajamento dos colaboradores.

 

9. Aumenta a retenção de colaboradores

As pessoas são o ativo mais importante das organizações, por isso é fundamental encontrar maneiras de reter sua equipe. 

Ter a oportunidade de trabalhar continuamente em direção às metas dá aos funcionários mais autonomia e a capacidade de destacar as áreas nas quais desejam trabalhar, novamente aumentando a produtividade e o engajamento.

 

10. Relatórios e análises gráficas

Depois de finalizadas as avaliações de desempenho, o software de gestão de desempenho da Feedz, fornece todos os detalhes que você precisa em um só lugar.

Com isso, os líderes têm uma ideia clara sobre as tendências de desempenho dos funcionários.

Além disso, os relatórios tornam o processo de revisão trimestral, semestral ou anual mais produtivo e economiza tempo.

Diga adeus às planilhas e tenha mais praticidade na avaliação de desempenho

 

O software de gestão de desempenho da Feedz é a solução que você procura

O software de gestão de desempenho da Feedz agiliza e simplifica o processo das avaliações e análises de desempenho, economizando muito tempo para empregadores e funcionários.

Nossa ferramenta é fácil de usar e pode ser personalizada para se adaptar às necessidades exclusivas de cada organização. 

Quer ver como a plataforma funciona na prática? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato o mais rápido possível. 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar