Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como aumentar a produtividade do time usando a Feedz

Aumentar a produtividade no time é um desafio para as empresas, mas essa tarefa pode se tornar algo simples com as ferramentas certas.

Nunca ouvimos falar tanto em dicas para aumentar a produtividade como nos dias de hoje.

Cada pessoa, livro e guru da internet tem seu método.

Cada vez mais, esse tema é abordado nas empresas – e com razão. Afinal, o aumento da produtividade está intimamente ligado a resultados, engajamento e motivação.

Quem não quer esse combo? ?

Mas o bicho pega quando o assunto é equilíbrio. 

Como administrar bem-estar, boas entregas, liberdades, exigências e produtividade no trabalho? 

Um bom começo é traçar metas desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas, trabalhar com feedbacks no meio do caminho e celebrar as conquistas alcançadas. 

Criamos este artigo com a finalidade de explicar o que é produtividade, sua importância, como buscá-la de forma saudável e o melhor: te mostrar como a ferramenta da Feedz pode aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa. 

Vamos lá?

O que é a produtividade no trabalho?

O significado de produtividade está relacionado com a quantidade e a qualidade das tarefas realizadas, o período de tempo e os recursos destinados ao processo produtivo. 

Como você pode ver, esse conceito está totalmente ligado à eficiência nos ambientes organizacionais. Mas é importante esclarecer que produtividade está totalmente ligada à qualidade de vida do trabalhador. 

Antes de desejar obter produtividade a todo custo, é importante que os gestores se perguntem: a minha empresa está oferecendo as melhores condições para que o profissional possa fazer suas entregas? 

Há flexibilidade, segurança, bons equipamentos e um ambiente agradável para o colaborador?

Se a resposta for não, volte duas casas, conserte esses pontos e entenda: produtividade no trabalho também está relacionada ao clima organizacional

 

Alta produção X Alta produtividade

Antes de tudo, é importante não confundir alta produção com alta produtividade. Nem sempre fazer muito é o mesmo que fazer bem feito. 

A diferença entre produzir e ser produtivo está na priorização das tarefas.

Qual o seu objetivo e o objetivo da sua empresa neste momento? 

Antes de realizar algo, divida as tarefas por ordem de urgência e defina prazos. A produtividade começa por um bom planejamento. 

Sendo assim, fica a dica: trabalhe com OKRs e saiba definir precisamente onde quer chegar. Fazendo isso, fica mais fácil conduzir as equipes. 

 

Lembre de “dar block” na produtividade tóxica

Como você deve saber, viver entre extremos pode ser perigoso. 

O tema produtividade tóxica veio à tona com mais força no período mais alto da pandemia do novo Coronavírus, mas esse conceito faz parte de um fenômeno social mais amplo, estudado pelo filósofo Byung Chul-Han, chamado desociedade do cansaço.

No seu livro, o autor explica que a busca incessante por estar sempre produzindo algo e a crença de que somos capazes de fazer tudo ao mesmo tempo está adoecendo as pessoas massivamente e atraindo doenças como a síndrome de burnout

Ebook produtividade tóxica

 

Para evitar que seus colaboradores caiam na produtividade tóxica, aí vão algumas dicas simples que você pode usar para trazer o estímulo certo:

  • Mapeamento de tarefas e definição de prioridades;
  • Incentivo a inclusão de tarefas pessoais e que causam bem-estar na rotina;
  • Deixar claro que a vida não se define apenas pelo que se faz no trabalho; 
  • Uma boa rotina de sono;
  • Usar a tecnologia a seu favor;
  • Usar a metodologia de blocos de tempo;
  • Estimular pausas regulares durante a rotina de trabalho;
  • Evitar sobrecarregar as pessoas e dividir bem as funções e tarefas de cada uma;
  • Deixar um espaço aberto para que as pessoas possam expressar suas dores e inseguranças. 

 

6 dicas para aumentar a produtividade do seu time usando a Feedz

Agora que você já sabe o que é produtividade e como evitar o caminho errado, chegou a hora de entender como a ferramenta da Feedz pode aumentar a produtividade da sua empresa através do engajamento dos colaboradores ?

 

1. Desafie seu time com OKRs

Nós já falamos aqui sobre a importância de saber para onde se vai. Isso é o básico.

A metodologia OKR é a forma mais prática de definir metas para sua empresa e para cada setor dela. 

A sigla que quer dizer Objetivos e Resultados-Chave, em português, trata-se de um método ágil para definir objetivos e metas e traçar o caminho para alcançá-los. 

A plataforma OKR da Feedz é a ferramenta certa para facilitar o desenvolvimento desse processo. 

Através dela, a empresa pode conhecer e se integrar à estratégia e todos os colaboradores passam a contribuir para o alcance das metas

Em poucos cliques você pode:

  • Listar e criar metas ambiciosas;
  • Vincular o trabalho diário dos funcionários aos objetivos da empresa;
  • Aproximar pessoas e departamentos ao propósito da organização;
  • Desafiar e motivar seus colaboradores. 

 

Além disso, você pode contar com:

  • Uma interface intuitiva e simples de usar;
  • Praticidade para gestores e colaboradores;
  • Acompanhamento das metas em tempo real e através do seu celular;
  • Emissão de relatórios e análises.

 

KIT OKR

 

2. Estimule a troca de feedbacks

Criar uma cultura de feedbacks vai mudar a saúde do seu ambiente de trabalho, pois além abrir um caminho para que as pessoas possam se expressar livremente sobre dificuldades e avanços, isso alinha expectativas entre líderes e liderados.

Além do mais, a prática do feedback permite a avaliação dos processos internos e a melhora no desempenho das equipes. 

Com a plataforma da Feedz, é possível que todos os colaboradores enviem e solicitem feedbacks estruturados para seus colegas de equipe e líderes por meio de um canal seguro. 

feedback na feedz

Na mesma ferramenta, o líder pode agendar reuniões one on one e fazer suas anotações sobre a pauta; perguntas, tarefas para o liderado e trocar feedbacks. 

Com a Feedz é assim: você manda e recebe feedbacks sem reuniões, sem planilhas e sem burocracia ?

 

3. Treine e desenvolva habilidades

Foi isso mesmo que você leu. Com a ferramenta da Feedz, seus colaboradores também podem se desenvolver regularmente através da criação de Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs).

Em poucos minutos, o líder pode criar um plano trimestral com tópicos de tarefas. 

Indique cursos, livros, ações e atividades que vão fazer seu colaborador subir degraus no seu desenvolvimento. 

modelo de plano de desenvolvimento da Feedz

Com certeza isso vai trazer mais produtividade para a empresa e satisfação para o funcionário, que vai se sentir assistido e acompanhado em suas demandas. 

Lembre-se: se as pessoas se desenvolvem, sua empresa se desenvolve junto. 

 

4. Comece criando um bom onboarding 

Em português onboarding significa “embarque”. São os primeiros passos do colaborador dentro da empresa. 

Para estruturar um bom onboarding, você precisa treinar o colaborador e explicar para ele os principais pilares da sua empresa: cultura, valores, história e objetivos. 

Com a ferramenta da Feedz, você pode fazer isso de forma rápida e prática. Crie tópicos e tarefas e tenha acesso aos avanços de acada uma delas em tempo real. A nossa ferramenta também permite comentários sobre cada atividade atribuída ao novo colaborador. 

onboarding na ferramenta da Feedz

O onboarding pode durar 15 dias, um mês ou dois. Tudo depende da necessidade da sua organização e da função a ser desempenhada. 

Realizando um bom onboarding, seu colaborador vai se sentir integrado à equipe e apto para desempenhar suas funções produtivas.

Além disso, a rotina dele vai ser mais produtiva, pois já vai ter acesso às informações necessárias para fazer o precisa ser feito.

 

5. Avalie como está o humor de cada funcionário diariamente

A nossa ferramenta também permite que os funcionários expressem como estão se sentindo diariamente, através de um termômetro de humor

termometro do humor
Crie um ambiente de trabalho acolhedor para seus colaboradores

 

Essa metodologia permite que os líderes entendam e auxiliem seus liderados em suas necessidades. Afinal de contas, somos seres humanos e não nos sentimos bem e produtivos todos os dias, né?

Quando você cria um ambiente seguro para que as pessoas possam se expressar, o resultado é retenção de talentos e um ambiente de trabalho mais humanizado. E a consequência disso? Adivinha? Mais produtividade no trabalho ?

 

6. Gere engajamento através da gamificação

A gamificação nas empresas é uma ótima forma de aumentar a satisfação e o engajamento dos seus colaboradores. 

Trazendo conceitos de jogos para a prática do trabalho diário, você cria uma relação de desafio e recompensa no cérebro do funcionário, aumentando sua vontade de alcançar seus objetivos e celebrar as conquistas. 

Através da plataforma da Feedz, é possível criar um sistema de metas que gera bonificações e que estimula ações diárias em troca de pontos. 

Utilizando a nossa gamificação, você incentiva seus colaboradores para que façam ações de alto valor, como o envio de feedbacks, celebrações e participação nas pesquisas. 

Gamificação
gamificação para aumentar a produtividade

 

Ao final de cada mês, crie o ranking dos mais engajados e ofereça brindes a eles. Assim você incentiva e recompensa as boas ações dos seus colaboradores.

 

Aumente a produtividade do seu time com a Feedz

A Feedz é uma ferramenta completa para aumentar a produtividade dos seus colaboradores. 

Com a nossa plataforma, você tem praticidade para gestores e funcionários, além de processos automatizados que poupam tempo e custos com treinamentos e turnover

A Feedz já está presente em mais de 800 empresas pelo Brasil. Se você também quer criar aumentar a produtividade e o engajamento do seu negócio, solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta agora mesmo e venha voar com a gente! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marília Cordeiro

Marília Cordeiro

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Outros conteúdos que você pode gostar

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!