• Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • 1:1 – One on One
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima organizacional
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas do RH
      • Retenção de Talentos
  • Materiais Ricos
  • Feedz Educa
    • Certificação OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
    • Mastercalss Feedback Radical
    • Certificação Descomplicando a Avaliação de Desempenho
  • Blogcast Chama o RH
Menu
  • Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • 1:1 – One on One
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima organizacional
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas do RH
      • Retenção de Talentos
  • Materiais Ricos
  • Feedz Educa
    • Certificação OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
    • Mastercalss Feedback Radical
    • Certificação Descomplicando a Avaliação de Desempenho
  • Blogcast Chama o RH
Solicite uma demonstração

Cultura de feedback: o que é e como implementar na sua empresa?

Saiba como construir uma cultura de feedback e como ela pode evitar problemas de comunicação e impulsionar os resultados dos colaboradores.

Implantar a cultura de feedback nas organizações ajuda a solucionar problemas como falta de engajamento e propósito, além de impactar positivamente nos resultados e no clima da organização.

Uma das melhores maneiras de criar um ambiente de trabalho mais positivo e feliz é com uma “cultura de feedback”. Se seus funcionários se sentirem à vontade para sempre compartilhar o que pensam sobre sua organização, gerenciamento e outros funcionários, é mais provável que sejam felizes e engajados com sua organização.

Então, como uma empresa pode implementar a cultura de feedback?

Voe pelo conteúdo ?
O que é cultura de feedback?
Conheça 5 motivos para criar uma cultura de feedback
5 passos para implementar a cultura de feedback na sua empresa
Por que o feedback ainda é um tabu para muitas empresas?
Conclusão: uma forte cultura organizacional é construída através de uma cultura de feedback

 

O que é cultura de feedback?

A cultura de feedback é criada quando líderes e colaboradores estão abertos ao diálogo sobre assuntos como: pontos fortes, melhorias, entregas, comportamentos e performance no ambiente de trabalho. 

  • 20 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores

Uma vez instalada, essa cultura permite que:

  • Os colaboradores enxerguem como está seu desenvolvimento na empresa e entendam seus pontos altos e baixos; 
  • Os líderes tenham o mesmo retorno e ainda consigam prevenir crises ao entenderem o momento e propósito de cada profissional; 
  • E que nada fique dito pelo não dito, tendo todos a clareza do que está acontecendo no negócio naquele momento.

Nesse sentido, basicamente todos os problemas que são causados por falta de informação ou direcionamento, podem ser resolvidos por meio de uma cultura de feedback.

 

 

Conheça 5 motivos para criar uma cultura de feedback 

Muitas pessoas se perguntam “por que dar feedbacks?” Se você é uma delas, então confira esses 5 benefícios da prática.  

 

1. Empoderamento dos funcionários 

Dar voz aos funcionários é ouvi-los, deixá-los compartilhar suas ideias e preocupações e, em última análise, criar um sentimento de reconhecimento e apreciação. Isso, por sua vez, aumenta sua proatividade e inovação.

  • Confira ? 10 ideias para reconhecimento de funcionários

 

2. A cultura de feedback promove a mentalidade de crescimento

Ao estabelecer uma troca frequente de feedbacks, os funcionários desenvolvem uma mentalidade focada em avanços e melhorias, seja em seu comportamento ou nas suas entregas.

 

3. Economiza tempo e dinheiro da organização

A avaliação de desempenho anual pode desperdiçar tempo e recursos. Ter sessões curtas de feedback regulares pode evitar problemas que surgem ao longo do ano e ajudar a realinhar ao longo do caminho, em vez de prolongar os problemas  até a próxima avaliação.

 

4. Cria um local de trabalho mais feliz

Um local de trabalho focado na negatividade ou uma cultura de culpa terá um impacto sério no bem-estar e no desempenho dos funcionários. 

Ter uma qualidade de vida no trabalho melhora o nível de desempenho e o engajamento das pessoas.  Ou seja, dar um feedback pode ser encorajador e traz mais felicidade para o dia a dia dos colaboradores. 

O Guia Definitivo para Criar um Ambiente de Trabalho Feliz

 

5. Criação de uma base de dados

Ainda é possível reunir dados dos feedbacks para identificar padrões de comportamento, a fim de aprimorar algumas práticas, implantar iniciativas de gestão de pessoas ou oferecer o apoio que o colaborador precisa para se desenvolver.

Apesar de na teoria parecer fácil implantar uma cultura de feedback, bastando marcar horários para conversar, na prática, isso envolve mais coisas. 

Ou seja, é necessário convencer os colaboradores da importância dessa ação, mostrar como e o que fazer a partir do feedback.

Agora, vamos ver na prática como implementar uma cultura de feedback.

 

5 passos para implementar a cultura de feedback na sua empresa

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

1. Esteja disposto a ouvir 

Se a empresa nunca ouviu ativamente seus colaboradores, não será do dia para a noite que eles se sentirão à vontade para dar e receber feedbacks. 

O primeiro passo, portanto, é algo como “preparar o terreno” mostrando que os líderes estão dispostos a ouvir e a receber feedbacks e que o colaborador pode ter esse momento de diálogo e fazer perguntas.

Não esqueça: explique o motivo de implantar uma cultura de feedback. Muitas vezes, as empresas implementam práticas ou políticas sem explicar o motivo por trás delas. 

O objetivo de buscar e fornecer feedback é melhorar o desempenho e as relações no local de trabalho. 

Se as pessoas souberem o motivo de pedir feedback, saberão que tipo de feedback darão.

Nesse sentido, questione a equipe qual decisão ela acha mais acertada, a inclua nos processos de escolha dentro do que é possível, pergunte como está o seu trabalho, no que poderia melhorar.

Guia da comunicação interna

 

2. Seja exemplo para o time

Os líderes precisam ser os primeiros a se abrirem para ouvir e a mostrarem como e quando se dá um feedback. 

Por meio do exemplo, os colaboradores vão entender que a prática faz parte da rotina. O segundo passo, portanto, é chamar os profissionais para conversar, perguntar sobre algumas ações e logo depois dar o feedback sobre outras. 

O ideal é que o líder mande ainda uma mensagem ao colaborador depois da conversa dizendo as saídas do feedback. 

Assim, ao mesmo tempo, se dá o exemplo de como colocar esta prática na rotina e se mostra que os pontos levantados pelo profissional serão resolvidos. 

Lembre-se de que tudo começa no topo. Se os líderes mostram vulnerabilidade e imperfeição, outros são encorajados a fazer o mesmo. 

gestor do futuro

Por exemplo, em uma reunião de equipe, um gerente que recentemente concluiu seu feedback 360º decide compartilhar seu feedback abertamente com sua equipe. 

Ele agradece a honestidade, fala por alguns minutos sobre o que foi reconhecido como seus pontos fortes e, em seguida, fala sobre as áreas que precisa melhorar.

O gerente agradece mais uma vez, diz que vai trabalhar ativamente nessas áreas e conta com o apoio dos liderados para ajudá-lo a se desenvolver. 

Imagine o impacto disso nos colaboradores.

Mas não termina aí. Como gerente, você deve pedir continuamente feedback e lembrar a sua equipe que você valoriza a perspectiva deles e deseja melhorar. 

? Como o feedback auxilia na gestão de conflitos

 

3. Estabeleça uma rotina

Quando a prática de se ouvir já estiver bem cimentada e os colaboradores já estiverem cientes do que é um feedback, é hora de implementar rotinas. 

Não adianta implementar softwares e criar rotinas, se os profissionais não se sentirem à vontade para falar e não souberem como dar um feedback. 

Por isso é preciso mostrar a importância de se dar feedbacks contínuos, incentivar que isso faça parte da rotina de todos, falar como a prática deve ser executada e o que fazer com as informações obtidas.

 

4. Mostre o melhor caminho 

Quando uma cultura de feedback é estabelecida, o próximo passo é aparar as arestas. 

O gestor deve observar como estão sendo feitos os feedbacks e orientar sua equipe sobre qual o melhor momento de fazer isso, por meio de qual plataforma, quando esperar para dar um feedback completo (ao invés de vários picadinhos), além de apontar os momentos propícios para uma conversa. 

Um momento bom para isso é a reunião one on one. O gestor deve incentivar o espaço para conversas. Mas, se a equipe não vier procurá-lo, você pode ir até eles com um assunto que você acredita que precisa ser discutido. 

Não ignore os problemas nem empurre para baixo da mesa. Reconhecer os erros faz parte do processo de melhoria. Quando essas questões não são discutidas, elas se transformam em mais frustração.

 

5. Explique os porquês 

Por último, é preciso ensinar que tudo isso deve ser feito por conta de um propósito: 

  • Um colega desenvolveu um trabalho muito legal? O propósito do feedback deve ser elogiar e mostrar que este está no caminho certo; 
  • Um profissional não consegue se desenvolver em determinada área? O propósito do feedback deve ser mostrar para ele a importância deste desenvolvimento e como ele pode obtê-lo; e assim por diante.

Seja específico ao dar feedbacks. Use citações diretas e comportamentos que você viu.

? Feedback de desenvolvimento: o que é e 10 exemplos de como dar
? 10 motivos para escolher o software de gestão de desempenho da Feedz

 

Por que o feedback ainda é um tabu para muitas empresas? 

A resposta para a pergunta acima é simples: falta compreensão acerca da importância de dar e receber feedbacks, mas, sobretudo, falta saber como praticar.

E claro, tudo começa pelos líderes. 

Uma pesquisa realizada pela agência de educação corporativa Insperiência aponta que mais de 50% dos líderes não sabem dar feedback. 

E o motivo é claro: ninguém é treinado para isso, mas assim como qualquer ferramenta, o feedback tem um método de execução. E para acabar com o tabu, os gestores precisam entender o que estão fazendo de errado e como melhorar. 

Para o momento de feedback ser agradável e saudável, é importante se atentar a três pontos:

 

1. O feedback tem que ser constante

O ideal seria que a cada conquista ou a cada erro, as ações fossem comentadas. Assim, o colaborador tem uma visão instantânea de como está o seu trabalho e não existe a tensão pela espera de uma reunião semestral ou anual de feedbacks.

 

2. A comunicação precisa ser descontraída 

A ideia de que a conversa precisa ser feita em uma sala especial pode não ser tão boa. 

O ambiente deve ser natural e descontraído, para isso ele não precisa ser necessariamente físico: conversas online funcionam tão bem quanto as pessoalmente. 

Mais uma vez:  essa atitude evita a criação de uma expectativa desnecessária. 

 

3. Formalize o que for dito 

Após uma conversa, é importante deixar registrado os pontos discutidos, seja em uma plataforma como a Feedz, e-mail ou planilha. Assim, tanto gestor quanto colaborador terão acesso ao histórico para consultar sempre que for necessário. 

Curso_Masterclass Feedback Radical cultura de feedback

 

Conclusão: uma forte cultura organizacional é construída através de uma cultura de feedback

O feedback não é uma ferramenta apenas de conversa, ela serve para orientar as ações e mostrar como chegar ao sucesso – dentro do que for o significado dessa palavra para cada um. 

Por isso, é importante que a cultura de feedback seja completa: desde a disposição de ouvir até colocar em prática o que foi pontuado na conversa.

Não há dúvida de que dar feedback é difícil. Mas tem um grande valor agregado na construção e sustentação de culturas organizacionais fortes. 

  • Qual a diferença entre cultura e clima organizacional

Resumindo: seja claro sobre o que é um bom feedback e o que não é, treine a sua equipe para dar e receber feedback e garanta que uma cultura de feedback consistente seja construída.

 

Quanto mais feedback for fornecido, mais a equipe irá apreciá-lo e esperá-lo, e melhor eles ficarão em dar e receber feedback. 

Nas palavras de Ken Blanchard: “Feedback é o café da manhã dos campeões”.

E a sua empresa tem uma cultura clara de feedback? Como ela foi construída?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marília Cordeiro

Marília Cordeiro

  • 03/15/2022
  • No Comments

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

PrevPost anteriorOnboarding gamificado: Torne a integração de novos funcionários mais divertida com a Feedz
Próximo postPor que a Feedz é a melhor ferramenta para gestão de okrs?Next

Outros conteúdos que você pode gostar

como fazer uma avaliacao de desempenho online
Gabriel Leite

Como fazer uma avaliação de desempenho online

A avaliação de desempenho é uma ferramenta crucial para os negócios que têm as pessoas como foco. A partir dela é possível …

•
17 de maio de 2021
•
No Comments
Colaborador participando de atividades de integração
Gabriel Leite

10 atividades de integração para colaboradores que você precisa testar

Chegou o dia de falarmos sobre um assunto que os profissionais de RH conhecem bem, mas que nem todos colocam em prática …

•
21 de março de 2022
•
No Comments
exemplos de feedback para o chefe
Larissa Gracietti

4 exemplos de feedback para o chefe [Com dicas para se preparar]

Saiba a melhor forma de dar feedback para o chefe e, assim, construir uma relação mais transparente e harmônica no ambiente de trabalho.

•
25 de abril de 2022
•
No Comments
people analytics
Bruno Soares

People Analytics: o que é, vantagens e como aplicar

O RH do futuro deve ser apoiado em dados. Entenda a importância do People Analytics e sabia como aplicar na prática.

•
25 de maio de 2022
•
No Comments
modelo-de-avaliação-de-desempenho
Marília Cordeiro

Qual o melhor modelo de avaliação de desempenho + exemplos

Saiba como fazer uma avaliação de desempenho de funcionários e escolher o melhor modelo para a sua necessidade.

•
10 de junho de 2022
•
No Comments
eNPS
Marília Cordeiro

eNPS: o que é, importância, cálculo e exemplos de perguntas

Vamos falar sobre eNPS? Esse indicador-chave de desempenho (KPI) é fundamental para o sucesso de um negócio e é uma das pesquisas …

•
20 de maio de 2022
•
No Comments
Larissa Gracietti

Bem-estar no trabalho: 5 ações para promover felicidade à sua equipe

O bem-estar no trabalho é essencial para a felicidade dos colaboradores. Veja como criar uma cultura de bem-estar na sua empresa.

•
13 de abril de 2022
•
No Comments
líder aplicando técnicas de engajamento de equipes.
Bruno Soares

Conheça 8 técnicas de engajamento de equipes de sucesso

As técnicas de engajamento de equipes são essenciais para o sucesso de qualquer negócio, mas, geralmente, associamos as ações para esse fim …

•
7 de maio de 2021
•
No Comments
Bruno Soares

[Feedz Writer] O primeiro a aprender, ganha! – Por Ana Lígia Bacca

+ Sobre Ana Lígia  Gerente de Recursos Humanos, responsável pelos programas de Desenvolvimento Organizacional de Brasília e Minas Gerais na Stefanini Brasil.   …

•
14 de fevereiro de 2020
•
No Comments
Bruno Soares

[Feedz Writer] Changes are coming: como você está se preparando para o futuro? – Por Renata Garrido

Compartilhando minha própria vivência. Durante muito tempo me escondi atrás do trabalho. Tralhava de 11 a 13 horas por dia, faltei nos …

•
21 de fevereiro de 2020
•
No Comments
Bruno Soares

[Feedz Writer] Qual a contribuição de uma engenheira em um RH Estratégico? – Por Carla Monich

+ Sobre Carla Monich Engenheira focada em Inovação, Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Talentos na área de Construção Industrializada   Queria trazer …

•
17 de março de 2020
•
No Comments
Gabriel Leite

O salto do RH | ENTREVISTA COM PAULO SARDINHA (ABRH Nacional)

Entrevista com Paulo Sardinha, presidente da ABRH Nacional O setor de Recursos Humanos mudou muito ao longo dos anos. Antes, ele era …

•
25 de abril de 2019
•
No Comments

Plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores.

Blog

  • Cases de Sucesso
  • Materiais Educativos
  • Feedz Educa
  • Peoplecast

Institucional

  • Site da Feedz
  • Clube RH
  • Carreiras
  • Política de Privacidade

Contato

  • contato@feedz.com.br
  • suporte@feedz.com.br
Linkedin Instagram Facebook-f Youtube