Gamificação nas empresas: o que é, benefícios e como fazer? [Com exemplos]

A gamificação nas empresas torna o trabalho mais divertido. Pode ter um impacto positivo na motivação, no engajamento e até na felicidade dos funcionários.

Entre as várias técnicas já abordadas aqui para estimular a satisfação e aumentar o engajamento dos colaboradores está a gamificação nas empresas

Se por um lado o colaborador engajado traz rentabilidade, por outro, o que não se identifica com o negócio pode trazer prejuízo: estima-se que o custo de substituição de um profissional desengajado seja de até 30% do seu salário anual.

Mas como manter o engajamento da equipe?

Por isso, neste artigo vamos falar tudo o que você precisa saber para implementar a prática da gamificação na sua empresa e tirar todas as vantagens que ela traz. 

Confere aí!

O que é gamificação nas empresas?

A gamificação, do inglês gamification, é uma ferramenta que traz conceitos de jogos para práticas cotidianas do trabalho e tem como objetivo aumentar o engajamento dos colaboradores.

Essa prática usa ferramentas de jogos para gerar uma relação de desafio e recompensa no cérebro do colaborador, aumentando sua vontade de alcançar objetivos e celebrar conquistas.

Já falamos por aqui sobre a importância de engajar os colaboradores. Além de gerar maior qualidade de vida para o profissional, a satisfação com o trabalho o torna mais produtivo, trazendo mais resultados para o negócio.

São várias as formas, mas a gamificação nas empresas está se consolidando como uma metodologia ágil capaz de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e ainda impulsionar o atingimento das metas.

 

 

A importância da gamificação nas empresas

Por que a gamificação é importante? Porque além de valorizar seus colaboradores, incentivar que os profissionais trabalhem engajados contribui para os resultados da empresa. 

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Gallup em 2017, os colaboradores que acreditam no propósito do negócio e do seu trabalho aumentam a satisfação do cliente, chegando a vender 20% a mais do que os não engajados. 

O desempenho de uma forma geral, segundo o estudo, é 147% maior quando os profissionais têm identificação com o propósito da empresa.

 

Como funciona a gamificação nas empresas?

No dia a dia, muitos dos aplicativos e marcas que usamos se utilizam de técnicas de gamificação mesmo sem percebermos. 

Alguns exemplos de gamificação são as estrelas com as quais avaliamos o motorista do app de carona, as informações que alimentamos no GPS e o cartão fidelidade que recebemos dos restaurantes. 

Todos esses exemplos nos estimulam a querer superar um desafio e “passar de fase”.

O conceito é o mesmo dentro das empresas. Criar ações gamificadas não significa montar um tabuleiro gigante ou criar jogos online com assuntos relacionados ao trabalho – apesar de que isso também pode ser feito.

Um sistema de metas que gere bonificação, uma plataforma de engajamento gamificada que estimule uma ação diária em troca de pontos ou uma competição saudável dentro da companhia são exemplos de gamificação nas empresas que podem ser facilmente adotadas por qualquer empresa. 

Basta ter um pouco de criatividade e voilá!

Em uma loja de roupas, por exemplo, pode-se estimular que a cada venda os consultores ganhem cinco pontos, e quem chegar a uma determinada quantia de pontos primeiro ganha um desconto maior em uma peça da loja, ou até mesmo um dia de folga.

Outra ideia de gamificação nas empresas: em uma agência de marketing os colaboradores precisam preencher uma tabela todos os dias, os que o fizerem ganham pontos. Ao atingir uma determinada quantia se dá ao colaborador algum benefício, como um vale-presente ou um almoço, por exemplo.

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Como a gamificação nas empresas traz engajamento?

Assim como em jogos, o desafio seguido de recompensa estimula que as pessoas se comprometam mais, queiram chegar até o fim da jornada e ganhar alguma coisa com isso. 

Em alguns casos, só o fato de estar “na frente” de seus colegas em um sistema de pontuação já serve de motivação.

Mas antes de implementar algo neste sentido na empresa é preciso olhar para o perfil dos colaboradores. Se a competitividade em grupo não for uma característica que se sobressaia, o melhor é optar por técnicas que ofereçam benefícios individuais.

Já se a equipe é competitiva, exibir a pontuação pode ser uma boa estratégia para estimular a competição saudável. Se a equipe como um todo não trabalha em sinergia, é possível criar um desafio onde pontua quem traz mais resultados a partir de trabalho conjunto, por exemplo.

Essa ferramenta pode ser usada para gerar engajamento em várias áreas e aprimorar processos que podem impulsionar o desenvolvimento do time e melhorar ainda mais os resultados.

O importante é olhar para o time de colaboradores da empresa, entender o perfil e as necessidade, para aí sim procurar por uma solução gamificada.

 

Áreas onde a gamification pode aumentar o engajamento dos colaboradores

Os sistemas de gamificação são úteis em muitas áreas de uma organização.


  • Desenvolvimento. Funcionários novos ou experientes podem usar a gamificação para aprender novas habilidades.
  • Suporte ao cliente. Conquistas e recompensas por meio da gamificação podem incentivar os funcionários a ajudar os clientes com mais eficiência e qualidade.
  • Melhorar as vendas. A gamificação recompensa não apenas a venda final, mas todas as etapas necessárias que os vendedores precisam fazer para chegar à venda final.
  • Processos. A gamificação recompensa as práticas e os processos eficientes.
  • Recursos Humanos. No RH, a gamificação visa instigar o engajamento dos colaboradores tanto na comunicação, como nas interações e reconhecimento mútuo. 
  • Desenvolvimento de Produto. Os jogos podem ajudar os funcionários a concluir projetos no prazo, colaborar uns com os outros e ser mais eficientes.
  • Criatividade. Os líderes podem recompensar os funcionários por terem ideias inovadoras.
  • Cultura. A gamificação pode ajudar a disseminar a cultura da empresa por meio de diversos projetos e jogos. Além disso, pode tornar mais acessíveis as informações sobre a empresa e seus valores.

 

Tornar o engajamento uma prioridade pode trazer bons resultados, tanto para a empresa como para o bem-estar dos colaboradores. 

Sendo assim, defina o que é engajamento para a sua empresa e coloque em prática a gamificação para realizar melhorias necessárias. Com funcionários engajados, o ambiente de trabalho se torna mais leve, feliz e, consequentemente, mais produtivo.

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Case de gamificação nas empresas 

Se você está pensando em usar a gamificação na sua empresa, nada melhor do que ver como ela funciona em outras empresas, não é mesmo?

Com a Feedz, a Digi Agência conseguiu implementar a gamificação e aumentou o engajamento dos colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho.

É com muito orgulho que a Lorraine, Analista de RH da Digi, nos contou que o engajamento lá é bem alto. 

“Se a gente abrir a nossa aba de falta de engajamento, teremos apenas novos contratados lá e trabalhamos para que não haja nenhum, já que nosso onboarding detalha todos os passos do uso da Feedz!” 

Fica mais uma vez claro que uma empresa deve fazer todos os esforços necessários para manter os funcionários motivados e engajados. Isso ajuda a aumentar a energia para ser mais produtivo na jornada de trabalho.

Não se trata de dar tudo o que o funcionário deseja, mas sim de ouvir e compreender as suas necessidades. 

Os gestores só saberão disso se houver uma maneira onde os colaboradores possam se expressar, como a pesquisa de pulso, por exemplo. 

Nesse sentido, a Digi Agência lançou uma pesquisa sobre o que os colaboradores gostariam de ganhar com a premiação da gamificação e vieram muitas sugestões.

Eles descobriram que os colaboradores desejavam ganhar voucher do Outback, Day off, voucher das Lojas Americanas e Magazine Luiza. Assim, a Digi Agência implementou a gamificação e conseguiu fornecer recompensas que os colaboradores se sentiam motivados a alcançar.

Para ver quais empresas usam gamificação, veja o post abaixo. ?

👉 14 exemplos de gamificação em empresas de sucesso

 

Como usar a gamificação nas empresas? Veja o passo a passo!

Esses exemplos de gamificação em empresas de sucesso inspiraram a adoção da gamificação em sua empresa? 

A implementação da gamificação precisa ser feita estrategicamente para que os benefícios sejam colhidos. O primeiro passo é já ter um conhecimento prévio do perfil da equipe para propor desafios que façam sentido.

👉 Como fazer um onboarding gamificado e por quê?
👉 Ferramentas de avaliação de desempenho: por que usar a plataforma da Feedz?

 

Passo a passo para implementar uma estratégia de gamificação de sucesso: 

  1. Faça o uso de storytelling junto com a estratégia.
  2. Defina objetivos.
  3. Deixe claro as recompensas e conquistas.
  4. Defina regras.
  5. Engaje a equipe.
  6. Monitore os resultados.

 

Confira o nosso ebook e veja esses 6 passos explicados de forma completa, tudo nos mínimos detalhes para você implementar a gamificação na sua empresa. ?

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Qual a vantagem da gamification?

Se você já passou um tempo jogando vídeo game e perdeu a noção do tempo, provavelmente já sentiu o enorme poder da gamificação.

Ao adotar a estratégia de gamificação na sua empresa, você pode esperar os seguintes benefícios:

  • Aumento do engajamento dos colaboradores
  • Facilidade em estruturar planos de cargos e salários
  • Treinamentos com um maior nível de participação dos colaboradores
  • Processos seletivos otimizados
  • Melhora do ambiente e clima organizacional
  • Gestão e retenção de talentos facilitadas
  • Promoção de mais reconhecimento e feedback
  • Estimulação do espírito de equipe

 

👉 Quais as vantagens da gamificação para as empresas?

 

Como uma plataforma totalmente gamificada pode ajudar sua empresa a implementar a gamificação?

Elaborar um processo estratégico e eficaz de gamificação pode não ser tarefa fácil no início. 

Por isso, um jeito de começar a ter uma cultura gamificada é apostar em ferramentas que automatizam essa tarefa, como a Feedz. Veja o que é possível fazer na plataforma:

Entenda como a Feedz ajudou a Vibe tecnologia através da gamificação

A Vibe é cliente da Feedz desde o início da pandemia, em 2020. A empresa era adepta do modelo presencial e passou a ser 100% remota desde então. 

Conversamos com Robertson Bandeira, diretor de Recursos Humanos da Vibe Tecnologia, e ele nos contou como a gamificação que a empresa adotou  ajuda diariamente no engajamento de seus colaboradores. 

“A Feedz nos ajudou muito nesse início de transição do presencial para o remoto, principalmente para manter a proximidade das conversas com os colaboradores. […]” Atualmente, a empresa tem 130 funcionários. 

“A Gamificação foi uma virada de chave. […]” Robertson comenta que a empresa também utiliza outras funcionalidades da Feedz, como Celebrações, Termômetro do humor e Feedbacks, mas notou que a Gamificação era o que mais gerava engajamento em seus colaboradores.

A partir disso, o RH percebeu uma oportunidade de engajar ainda mais suas pessoas e criou a Vibe Store; uma loja com vários produtos personalizados da empresa, que os colaboradores podem comprar com Vibe Coins acumulados da gamificação. 

Bonés, canecas e camisetas da Vibe são alguns dos produtos encontrados lá. Além disso, o RH fez uma pesquisa para saber o que os colaboradores mais queriam e acrescentaram na loja, como fones de ouvido e mouse sem fio, por exemplo. 

Hoje, todas as ações que a Vibe faz estão na Feedz e toda a empresa tem acesso à informação de forma fácil!

Outro ponto citado por Robertson é que a Gamificação tem benefícios, inclusive, na marca e na cultura da empresa, uma vez que os colaboradores postam nas redes sociais os prêmios da lojinha e promovem o bem-estar da empresa.

“Vibe Store e Vibe Coins + Feedz é uma parceria de sucesso que a gente ainda tem muitas outras ações que a gente quer fazer com a Feedz.”

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Ficou interessado? Solicite uma demonstração gratuita e entenda como a gamificação da Feedz funciona na prática. 

 

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