Como criar um plano de ação para engajamento nas empresas

Plano de ação para engajamento dos funcionários

Como muitas empresas ainda não terem seu próprio plano de ação para engajamento dos colaboradores, nós vamos mostrar como fazer esse tipo de planejamento.

Além disso, vamos ressaltar os benefícios de utilizar o plano de ação para engajar os seus funcionários e para o crescimento da sua empresa. 

Portanto, se você quer ter profissionais mais engajados e, consequentemente, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional, leia esse texto até o final! Boa leitura!

 

O que é engajamento?

Engajamento √© o envolvimento do ser humano com algo ou com algu√©m. Esse tipo de conex√£o √© criada por est√≠mulos e a√ß√Ķes, a fim de gerar motiva√ß√£o com aquilo que se est√° engajado.

Desse modo, o engajamento é um estado mental positivo caracterizado pelo alto nível de energia que, como resultado, produz uma sensação de bem-estar, preenchimento, pertencimento e identificação.

No trabalho podemos dizer que o engajamento profissional sucede de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego.

Como consequ√™ncia do engajamento, o funcion√°rio n√£o trabalhar√° apenas pela compensa√ß√£o financeira, mas se sentir√° parte da institui√ß√£o e exercer√° suas fun√ß√Ķes com excel√™ncia.

 

O que é um profissional engajado?

Antes de saber o que é um profissional engajado, você precisa entender a diferença entre colaboradores engajados e funcionários motivados.

Um profissional engajado é aquele que se identifica com as práticas da empresa e, consequentemente, se torna mais produtivo, esforçado e determinado a colaborar com o crescimento da instituição.

Em outras palavras, trabalhadores engajados s√£o aqueles que realmente ‚Äúvestem a camisa‚ÄĚ da organiza√ß√£o.

J√° o colaborador motivado √© aquele que possui um comprometimento individual com as suas obriga√ß√Ķes, como motivos para permanecer na empresa ou raz√Ķes para se dirigir ao trabalho todos os dias.

A motiva√ß√£o desses funcion√°rios pode ser desenvolvida por diversos prop√≥sitos pessoais e profissionais, como afinidade com os colegas de trabalho, por quest√Ķes financeiras, por confortos gerais, entre outros.¬†

O melhor dos mundos é ter profissionais engajados e motivados dentro da empresa, já que esse perfil colabora para o crescimento da organização e para o seu próprio crescimento profissional.

 

O que é plano de ação para engajamento?

Um plano de a√ß√£o para engajamento √© um documento com as principais informa√ß√Ķes sobre as a√ß√Ķes que dever√£o ser realizadas para engajar os colaboradores de uma empresa.

Geralmente, esse documento é criado por profissionais de Recursos Humanos, que precisam descobrir o que pode ser feito para aumentar o engajamento no dia a dia da instituição.

Basicamente, nesse plano de a√ß√£o, os respons√°veis do setor de RH precisam listar os t√≥picos de todas as a√ß√Ķes necess√°rias para atingir um √ļnico objetivo: o engajamento dos funcion√°rios.

 

Como criar um plano de engajamento?

Com profissionais engajados, tudo se torna mais fácil, não é mesmo? Por isso, vamos ensinar como criar um plano de ação para o engajamento das equipes da sua empresa. Veja a seguir:

 

1. Mapa da situação

O primeiro passo da criação de um plano de ação para o engajamento de funcionários é saber como sua empresa está em relação ao engajamento e para onde ela deseja chegar.

Por isso, você pode desenhar um mapa com todos os passos que precisará tomar para chegar ao lugar exato desse planejamento. 

Nesse mapa, coloque as a√ß√Ķes de engajamento j√° realizadas no passado, os resultados dessas a√ß√Ķes, quantos funcion√°rios foram impactados, o que pode ser melhorado, entre outras observa√ß√Ķes.

 

2. Conheça seus colaboradores

Para montar um bom plano de ação para engajamento nas empresas é preciso conhecer os seus funcionários. 

Perceba as características de cada profissional, os estilos, preferências, jeitos, entre outros detalhes. 

Uma boa maneira de entender como engajar os trabalhadores √© classificando-os com pontua√ß√Ķes de acordo com crit√©rios ligados ao engajamento, como proatividade, criatividade, flexibilidade, capacidade de entrega e conhecimento t√©cnico.¬†

Com os resultados sobre o perfil das equipes você poderá saber qual o seu ponto de partida para aumentar o engajamento.

 

3. Escolha as ferramentas ideais 

Sem as ferramentas ideais para a criação do seu plano de ação, você poderá perder muito tempo na idealização desse projeto. 

Portanto, estude as ferramentas necessárias que possam te ajudar na otimização do seu plano de ação de engajamento.

Existem diversas ferramentas tecnológicas que estão disponíveis no mercado que poderão te ajudar a equilibrar esforço e tempo nesse projeto.

 

4. Faça o escopo do plano de ação

Comece a desenvolver o primeiro escopo do seu plano de a√ß√£o para engajamento dos colaboradores com as principais a√ß√Ķes a serem desenvolvidas.

O ideal √© j√° aplicar a¬†mensura√ß√£o de KPIs para saber se o planejamento de a√ß√Ķes chegar√° ao resultado esperado.

Aliás, cada ação deverá ter uma meta para o RH conseguir identificar o que está trazendo resultado e o que precisa ser melhorado.

 

5. Defina os ciclos

Todo planejamento é feito de ciclos, que podem seguir a seguinte lógica: planejar, fazer, checar, refazer e agir. 

O início é tão importante quanto o final do planejamento, então desenvolva as etapas desse processo e descubra quanto tempo levará cada uma delas.

Afinal, logo após o término do planejamento, a equipe de RH precisará executar cada ciclo para ter os resultados esperados.

 

6. Execução

Chegou o momento de colocar em prática todo o planejamento de ação para engajar os trabalhadores da sua empresa.

O respons√°vel pelo setor de RH definir√° se as execu√ß√Ķes das a√ß√Ķes ser√£o realizadas pelos participantes do planejamento ou por outros profissionais.

Geralmente, quem trabalha no desenvolvimento de um planejamento tende a estar mais disposto para realiz√°-lo com sucesso.

Comunique os respons√°veis pelas a√ß√Ķes e coloque em pr√°tica todas as a√ß√Ķes de engajamento.

 

7. Dados sobre as a√ß√Ķes de engajamento

Ap√≥s realizar as a√ß√Ķes de engajamento com os funcion√°rios da sua empresa, voc√™ precisar√° entender os resultados do planejamento e da execu√ß√£o.

Lembra dos KPIs e metas indicadas para as a√ß√Ķes? Agora √© hora de saber se voc√™ conseguiu bons resultados.

Uma √≥tima forma de medir o sucesso do planejamento e das a√ß√Ķes √© aplicando uma pesquisa de satisfa√ß√£o sobre o engajamento com os colaboradores. Eles poder√£o informar se foram impactados positivamente pelo projeto.

 

8. Melhorias e refa√ß√Ķes

Sempre √© poss√≠vel melhorar o seu plano de a√ß√£o para engajar os profissionais da empresa. Ent√£o continue fazendo melhorias e refazendo algumas a√ß√Ķes que n√£o tiveram o sucesso esperado.

Ap√≥s ver os dados alcan√ßados voc√™ poder√° entender o que pode ser otimizado nas pr√≥ximas a√ß√Ķes de engajamento.

 

Como aumentar o engajamento dos colaboradores?

Sem d√ļvidas, todo RH sabe da import√Ęncia do engajamento dos trabalhadores da empresa. Afinal, o alto n√≠vel desse √≠ndice pode trazer retornos positivos para a institui√ß√£o.

Isso foi comprado pelo Instituto de Pesquisa Gallup, em uma pesquisa realizada em 2020, que identificou que colaboradores engajados vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo (faltas no trabalho) em relação às pessoas não engajadas.

Por isso, saiba quais a√ß√Ķes podem conter no seu planejamento e podem promover o engajamento dos seus funcion√°rios. Abaixo:

  • Envolva-se com os projetos dos profissionais.
  • Fa√ßa pesquisas de satisfa√ß√£o com os colaboradores.¬†
  • Avalie os l√≠deres para oferecer uma excelente lideran√ßa.¬†
  • Reconhe√ßa o empenho dos funcion√°rios.
  • Melhore a comunica√ß√£o e d√™ feedbacks cont√≠nuos.
  • Desenvolva a comunica√ß√£o interna em sua empresa.
  • Crie um plano de carreira bem estruturado.
  • Promova treinamentos aos trabalhadores.
  • D√™ autonomia aos colaboradores e pe√ßa opini√Ķes.
  • Invista em cursos e treinamentos para capacitar os colaboradores.
  • Cuide da sa√ļde e do bem-estar de todos.
  • Adote uma cultura organizacional engajadora.

Gostou das nossas dicas para fazer o plano de a√ß√Ķes para engajamento dos colaboradores? Fa√ßa o seu planejamento e coloque em pr√°tica j√°! ūüöÄūüöÄūüöÄ

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

síndrome de burnout no ambiente de trabalho
Síndrome de burnout: o que é e como evitar no trabalho

A s√≠ndrome de burnout √© uma doen√ßa com taxas preocupantes no Brasil e no mundo. Por isso, agora, mais do que nunca, √© a hora de as organiza√ß√Ķes e seus l√≠deres cuidarem do bem-estar e da sa√ļde mental de seus funcion√°rios.

Comprometimento no trabalho
10 ideias para aumentar o comprometimento no trabalho

Incentivar o trabalho em equipe, reconhecer os esfor√ßos, apostar na cultura do feedback e investir no desenvolvimento cont√≠nuo est√£o entre as a√ß√Ķes que ajudam a solucionar a falta de comprometimento no trabalho.