Sua empresa já tem uma ideia do que precisa ser feito para fortalecer o envolvimento dos colaboradores? Então, chegou a hora de dar o próximo passo: criar um plano de ação para engajamento.
Em poucas palavras, esse plano funciona como um mapa, detalhando cada ação que é necessária para construir um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e motivador.
Mas por que esse tipo de planejamento é tão importante e como construí-lo? Neste post, você encontrará as respostas para essas e outras dúvidas!
O que é plano de ação para engajamento?
Um plano de ação para engajamento da equipe é um documento com as principais informações sobre as ações que deverão ser realizadas para engajar os colaboradores de uma empresa.
Geralmente, esse documento é criado por profissionais de Recursos Humanos, que precisam descobrir o que pode ser feito para aumentar o engajamento no dia a dia da instituição.
Basicamente, nesse plano de ação, os responsáveis do setor de RH precisam listar os tópicos de todas as ações necessárias para atingir um único objetivo: melhorar o engajamento dos funcionários.
O que é um profissional engajado?
Antes de saber o que é um profissional engajado, você precisa entender a diferença entre colaboradores engajados e funcionários motivados.
Um profissional engajado é aquele que se identifica com as práticas da empresa e, consequentemente, se torna mais produtivo, esforçado e determinado a colaborar com o crescimento da instituição.
Em outras palavras, trabalhadores engajados são aqueles que realmente “vestem a camisa” da organização.
Já o colaborador motivado é aquele que possui um comprometimento individual com as suas obrigações, como motivos para permanecer na empresa ou razões para se dirigir ao trabalho todos os dias.
A motivação desses funcionários pode ser desenvolvida por diversos propósitos pessoais e profissionais, como afinidade com os colegas de trabalho, por questões financeiras, por confortos gerais, entre outros.
O melhor dos mundos é ter profissionais engajados e motivados dentro da empresa, já que esse perfil colabora para o crescimento da organização e para o seu próprio crescimento profissional.
Benefícios de implementar um plano de ação para engajamento
A importância de contar com um plano de ação para engajamento está nos inúmeros benefícios que uma equipe altamente engajada pode trazer para sua empresa.
Afinal, ao implementar estratégias que ajudam a criar um ambiente de trabalho mais alinhado às necessidades e expectativas dos colaboradores, torna-se possível:
Aumentar a motivação e do comprometimento do time
Quando os colaboradores estão engajados — ou seja, quando se sentem realizados em suas funções e conectados com os valores da empresa — eles tendem a se sentir mais motivados e dispostos a dar o seu melhor.
Esse senso de propósito fortalece o comprometimento e faz com que cada membro da equipe se envolva mais ativamente nas metas e desafios da organização.
Melhorar o clima organizacional
É natural que um funcionário satisfeito com a empresa adote uma postura mais positiva, amigável e colaborativa no dia a dia.
Não por acaso, um alto nível de engajamento é conhecido por fortalecer os relacionamentos entre as equipes, promover uma comunicação mais eficaz e contribuir para a construção de um clima organizacional harmonioso.
Reduzir a rotatividade
Também é comprovado que profissionais que se sentem engajados têm menos propensão a buscar outras oportunidades de emprego.
Ou seja, ao estruturar um plano de ação para engajamento, a empresa aumenta suas chances de reduzir os custos de substituição e reter talentos essenciais, garantindo uma equipe estável e experiente.
Melhorar o desempenho individual e coletivo
Um ambiente que apoia e engaja os colaboradores também eleva os resultados da organização como um todo.
Para se ter uma ideia, um estudo da Gallup confirmou que existe uma conexão muito bem estabelecida entre o engajamento dos funcionários e indicadores de desempenho, incluindo rentabilidade, produtividade e fidelização de clientes.
Como criar um plano de engajamento?
Como acabamos de ver, tudo se torna mais fácil com profissionais engajados, não é mesmo?
Por isso, agora vamos mostrar como criar um plano de ação para o engajamento das equipes da sua empresa. Veja a seguir:
1. Mapa da situação
O primeiro passo da criação de um plano de ação para o engajamento de funcionários é saber como sua empresa está em relação ao engajamento e para onde ela deseja chegar.
Por isso, você pode desenhar um mapa com todos os passos que precisará tomar para chegar ao lugar exato desse planejamento.
Nesse mapa, coloque as ações de engajamento já realizadas no passado, os resultados dessas ações, quantos funcionários foram impactados, o que pode ser melhorado, entre outras observações.
2. Conheça seus colaboradores
Para montar um bom plano de ação para engajamento nas empresas é preciso conhecer os seus funcionários.
Perceba as características de cada profissional, os estilos, preferências, jeitos, entre outros detalhes.
Uma boa maneira de entender como engajar os trabalhadores é classificando-os com pontuações de acordo com critérios ligados ao engajamento, como proatividade, criatividade, flexibilidade, capacidade de entrega e conhecimento técnico.
Com os resultados sobre o perfil das equipes você poderá saber qual o seu ponto de partida para aumentar o engajamento.
3. Escolha as ferramentas ideais
Sem as ferramentas ideais para a criação do seu plano de ação, você poderá perder muito tempo na idealização desse projeto.
Portanto, estude as ferramentas necessárias que possam te ajudar na otimização do seu plano de ação de engajamento.
Existem diversas ferramentas tecnológicas que estão disponíveis no mercado que poderão te ajudar a equilibrar esforço e tempo nesse projeto.
4. Faça o escopo do plano de ação
Comece a desenvolver o primeiro escopo do seu plano de ação para engajamento dos colaboradores com as principais ações a serem desenvolvidas.
O ideal é já aplicar a mensuração de KPIs para saber se o planejamento de ações chegará ao resultado esperado.
Aliás, cada ação deverá ter uma meta para o RH conseguir identificar o que está trazendo resultado e o que precisa ser melhorado.
5. Defina os ciclos
Todo planejamento é feito de ciclos, que podem seguir a seguinte lógica: planejar, fazer, checar, refazer e agir.
O início é tão importante quanto o final do planejamento, então desenvolva as etapas desse processo e descubra quanto tempo levará cada uma delas.
Afinal, logo após o término do planejamento, a equipe de RH precisará executar cada ciclo para ter os resultados esperados.
6. Execução
Chegou o momento de colocar em prática todo o planejamento de ação para engajar os trabalhadores da sua empresa.
O responsável pelo setor de RH definirá se as execuções das ações serão realizadas pelos participantes do planejamento ou por outros profissionais.
Geralmente, quem trabalha no desenvolvimento de um planejamento tende a estar mais disposto para realizá-lo com sucesso.
Comunique os responsáveis pelas ações e coloque em prática todas as ações de engajamento.
7. Dados sobre as ações de engajamento
Após realizar as ações de engajamento com os funcionários da sua empresa, você precisará entender os resultados do planejamento e da execução.
Lembra dos KPIs e metas indicadas para as ações? Agora é hora de saber se você conseguiu bons resultados.
Uma ótima forma de medir o sucesso do planejamento e das ações é aplicando uma pesquisa de satisfação sobre o engajamento com os colaboradores.
Eles poderão informar se foram impactados positivamente pelo projeto.
8. Melhorias e refações
Sempre é possível melhorar o seu plano de ação para engajar os profissionais da empresa. Então continue fazendo melhorias e refazendo algumas ações que não tiveram o sucesso esperado.
Após ver os dados alcançados você poderá entender o que pode ser otimizado nas próximas ações de engajamento.
Exemplos de ações para aumentar o engajamento dos colaboradores
Existem muitas maneiras de melhorar o engajamento dos funcionários nas empresas. Por isso, é comum ter dúvidas sobre por onde começar.
Para ajudá-los a encontrar um ponto de partida, aqui estão alguns exemplos de ações que podem ser implementadas:
1. Onboarding sólido
A forma como os novos colaboradores são recepcionados tem um peso significativo no engajamento deles.
Portanto, se a sua organização ainda não conseguiu criar um ambiente acolhedor que facilite essa adaptação, talvez seja hora de revisar o processo de Onboarding.
Lembre-se: uma integração eficaz não é apenas sobre apresentar a empresa. O verdadeiro objetivo é fazer com que o recém-chegado se sinta parte da equipe desde o primeiro dia.
2. Reconhecimento e recompensa
Demonstrar que a empresa valoriza o esforço e o desempenho dos colaboradores é uma excelente forma de aumentar o engajamento e a motivação interna.
Que tal, então, criar ações estruturadas que celebrem e recompensem as conquistas da equipe?
As estratégias de reconhecimento podem incluir desde elogios públicos, bônus financeiros e premiações até experiências fora do trabalho (como viagens, day spa e passeios).
3. Liderança inspiradora
Segundo o relatório “State of the Global Workplace”, da Gallup, 70% da variação do engajamento da equipe pode ser atribuída aos gestores.
Sendo assim, sempre vale a pena investir no desenvolvimento de uma liderança mais empática, transparente e inspiradora.
Em geral, líderes que cultivam essas qualidades não apenas promovem um ambiente de trabalho mais acolhedor, mas também motivam suas equipes a se dedicarem ainda mais.
4. Oportunidades de crescimento
Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional também é essencial para manter os colaboradores engajados.
Mas é importante destacar que essas oportunidades vão além de treinamentos, workshops e mentorias.
Um plano de carreira bem estruturado e uma cultura de feedback contínuo são igualmente essenciais nessa jornada.
5. Eventos de integração
Organizar eventos de integração, como confraternizações, dinâmicas de equipe ou atividades sociais, é outra excelente maneira de fortalecer os laços entre os colaboradores e aumentar o senso de pertencimento.
De quebra, essas interações também promovem um ambiente de confiança, facilitando a comunicação e a colaboração no dia a dia.
Ferramenta para aplicar pesquisa de engajamento dos funcionários
A pesquisa de engajamento de funcionários é uma ferramenta valiosa que complementa todo o processo discutido até aqui.
Afinal, ela não apenas mede o grau de conexão dos colaboradores com a empresa e identifica os pontos que precisam ser melhorados, como também avalia o impacto das estratégias implementadas a partir do plano de ação.
Com a plataforma da Feedz, por exemplo, o RH pode dar adeus às planilhas e criar essas pesquisas internas de maneira muito rápida e fácil.
Confira alguns de nossos diferenciais:
- Personalização de pesquisas para atender departamentos específicos ou toda a empresa;
- Identificação rápida das expectativas e demandas dos colaboradores para aprimorar a gestão;
- Ganho de tempo e eficiência ao criar e analisar pesquisas internas com essa funcionalidade.
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