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Comunicação interna: 5 dicas indispensáveis para melhorá-la na sua empresa

Por que a comunicação interna é importante? Existem muitas razões. Este artigo mostra como uma boa comunicação interna é absolutamente essencial para engajar os funcionários e melhorar o ambiente de trabalho.

A comunicação interna é considerada um dos principais desafios que gestores de RH enfrentam. 

Com a chegada dos Millennials ao mercado de trabalho, a dificuldade em estabelecer diálogos efetivos com os colaboradores é ainda maior, principalmente porque é preciso lidar com o conflito de gerações. O que percebemos é um abismo na comunicação entre gestor e colaborador. ?

Segundo a Gallup, cerca de 87% dos colaboradores no mundo não estão engajados no trabalho. A convivência entre profissionais de diferentes gerações dentro do ambiente de trabalho pode fazer com que a comunicação interna seja afetada negativamente.

Fator que impacta diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e engajamento, gerando improdutividade, conflitos constantes e aumentando a taxa de turnover nas empresas.

Como está a comunicação interna na sua empresa?? ? 

Para responder esse questionamento, é imprescindível ouvir os colaboradores e mostrar que a opinião deles é extremamente importante para o desenvolvimento do negócio.

Devemos nos acostumar a ouvir mais do que falar. Somente assim será possível avaliar o clima organizacional e, caso o resultado não seja tão positivo, buscar alternativas para melhorar a comunicação interna da empresa.

Para melhorar a comunicação interna e, consequentemente o engajamento dos colaboradores, as organizações precisam repensar a maneira de se relacionar com seus colaboradores e adotar ferramentas inovadoras de people analytics para obter informações valiosas da equipe de forma facilitada, e por que não mais divertida? ???

Segundo a PGi, cerca de 88% dos millennials querem trabalhar em um “ambiente de trabalho social e divertido”.

O trabalho pode ser divertido, mas também produtivo, e a comunicação interna é fundamental para esse equilíbrio. A diversão não está apenas nos processos de trabalho, estrutura ou informalidade na gestão.

Por exemplo, essa nova geração utiliza muito os emojis e os GIFS como parte de sua comunicação, então cabe à empresa tentar falar a linguagem dos seus colaboradores para se tornar mais empática e visual.

Guia da comunicação interna

 

O que dizer sobre a utilização de GIFs na comunicação interna das empresas?

Uma estatística comumente citada diz que 65% da população são aprendizes visuais, então é bem provável que haja muitos deles no seu local de trabalho. ?

Os GIFS e emojis podem tornar os tópicos complexos muito mais fáceis de entender, podem dar vida aos números e são especialmente bons para simplificar ideias complicadas. 

Assim como as pessoas usam GIFs e emojis para comunicar suas reações a algo, as empresas também podem.

As plataformas de mensagens facilitam o uso dos GIFs e emojis pelos colaboradores para se comunicar com outros membros da equipe. Quando a Microsoft fez uma parceria com a GIPHY, a maior fonte mundial de GIFs animados, ficou claro que o formato estava aqui para ficar.

Ao integrar a tecnologia no RH, é possível realizar a gestão comportamental da equipe de forma mais ágil e eficaz. Isso porque, o uso de ferramentas tecnológicas na gestão de pessoas permite a geração de informações relevantes que apoiam o setor para a tomada de melhores decisões.

Assim, o RH passa a ter uma atuação muito mais estratégica e consegue entregar resultados que garantem o sucesso do negócio a longo prazo. ?⭐

Ah, antes que eu me esqueça: pare de usar o excesso de e-mails para comunicação interna. O e-mail tem seus benefícios e propósitos, inclusive eliminando algumas reuniões desnecessárias, mas a comunicação interna não pode ser direcionada por este canal.

 

5 dicas para melhorar a comunicação interna na empresa ?

Apesar da importância da comunicação interna, muitas empresas não conseguem dedicar a devida atenção para essa questão.

Isso acontece porque, sem o apoio das novas tecnologias, o departamento de RH acaba empregando muito esforço nas atividades operacionais. 

Para mudar essa realidade e melhorar a comunicação interna é preciso adotar práticas mais estratégicas, que detalharemos a seguir.

 

1. Adote ferramentas tecnológicas inovadoras ?

Incorporar uma plataforma de engajamento de colaboradores tem sido a alternativa adotada por empresas que buscam automatizar e trazer mais agilidade e eficiência aos processos de RH.

Dessa forma, conseguem aperfeiçoar a gestão de pessoas, promovendo o aumento do engajamento, a melhoria na comunicação interna e retenção de talentos.

Conheça a Feedz e entenda como essa ferramenta pode ajudar a revolucionar a comunicação na sua empresa.

 

2. Incentive o diálogo entre líderes e liderados ?

Promover uma maior interação entre gestores e suas equipes é essencial para melhorar a comunicação interna da empresa. 

Para isso, é necessário incentivar a cultura de feedback para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, assim como entender as expectativas e dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia.

comunicação interna

Uma das principais vantagens de utilizar recursos tecnológicos inovadores na gestão de pessoas é fortalecer o relacionamento entre colaboradores, reunindo insights valiosos para nortear a tomada de decisão.

Outro benefício dessa prática é que ela possibilita que qualquer colaborador, independente de hierarquia ou ciclos, possa solicitar um feedback a outra pessoa dentro da empresa.

Essa autonomia e liberdade são de extrema importância para colaboradores que, por exemplo, veem seus gestores o abandonarem ao serem engolidos pela rotina.

A melhor forma para construção de uma cultura organizacional forte é através do feedback contínuo e radicalmente sincero. Concordo que não estamos preparados para dar e receber feedbacks construtivos, mas essa é uma maturidade que só será adquirida com o hábito e a construção desse aprendizado. Não é fácil, mas é preciso começar para que possamos melhorar constantemente, enquanto profissionais e como pessoas.

Os feedbacks entre departamentos também é algo pouco citado, mas de extrema importância para a comunicação interna. 

Uma dica é estimular sessões regulares de perguntas e respostas entre pessoas de departamentos diferentes, em que os colaboradores possam fazer perguntas aleatórias.

Por mais simples que pareça, isso faz com que as pessoas se sintam menos isoladas uns com os outros. A integração é fundamental para o sucesso de uma empresa, porém insistentemente é deixada em segundo plano.

 

3. Valorize a opinião dos colaboradores ?

Ao adotar ferramentas para a gestão estratégica de pessoas, torna-se viável estimular a colaboração da equipe para que opinem sobre as melhorias que precisam ser adotadas pela empresa. 

Isso é possível por meio da realização de pesquisas periódicas para avaliação do clima organizacional e opinião sobre as principais decisões, a fim de obter respostas aos problemas mais urgentes.

As pessoas querem ser ouvidas, expressar suas opiniões e sentimentos, então investir em pesquisas frequentes pode ser fundamental para melhorar a comunicação interna de toda a sua organização.

Assim, gestores passam a entender melhor seus colaboradores, identificar oportunidades de melhorias e resolver problemas de forma simplificada e em tempo real.

Criar um canal de comunicação com os colaboradores faz com que eles se sintam parte da empresa e tenham liberdade para opinar. Os gestores mais atenciosos incentivam a compartilhar questões e buscar ativamente soluções.

 

4. Crie um ambiente de trabalho agradável e transparente ?

comunicação interna

Grande parte dos profissionais estão em busca de um ambiente de trabalho agradável que seja favorável ao seu desenvolvimento.

Para promover ações que estejam alinhadas às expectativas de seus colaboradores, é importante medir o engajamento deles e buscar entender o que os motiva.

Essa iniciativa garante ainda um ambiente de trabalho saudável que incentiva a retenção e conquista de talentos.

A transparência também é algo de extrema relevância para uma eficiente comunicação interna. Estimule as relações fora do escritório com os colaboradores, esse contato mais informal é importante para a conquista da confiança e entendimento mais profundo sobre a história e os comportamentos das pessoas, que ficam encobertos dentro da formalidade dos ambientes corporativos.

Torne os objetivos e metas públicos claros e visíveis para todos. Afinal, é muito difícil trabalhar sem ter uma visão completa para onde a empresa está caminhando.

Compartilhe mensalmente um resumo de tudo de mais relevante que foi realizado e o que está por vir. Pode ser em texto ou em vídeo.

Ao final, sempre faça perguntas para que tenha um feedback sincero (e de preferência anônimo) dos colaboradores sobre os principais resultados do mês. Provavelmente irá se surpreender com o resultado.

Muitas vezes você vai encontrar pontos de vista que nem imaginava e que irá te ajudar a entender ainda mais o que seus colaboradores consideram de mais relevante. A transparência promove a confiança entre líderes e liderados.

 

5. Pense como um profissional de marketing ?

Por fim, para melhorar a comunicação interna na sua empresa, o profissional de gestão de pessoas precisa inspirar-se mais nos profissionais de marketing, fornecendo as informações certas para o colaborador correto, no momento ideal, através de uma linguagem adequada, no melhor canal possível.

 

O Spotify sabe o que ouvimos. A Netflix pode prever o que vamos assistir. O Uber sabe exatamente quando e onde nos buscar, então por que ainda utilizamos métodos ultrapassados para nos comunicar com os colaboradores?

Dan Woods, CEO da Evolved Media    

 

30 coisas que a empresa deve compartilhar para ter uma boa comunicação interna

  1. Comunicados atemporais;
  2. Como solicitar férias;
  3. Orientação sobre Home Office;
  4. Política da empresa;
  5. Orientação sobre benefícios;
  6. Quadro de cargos atualizado;
  7. O que fazer quando ficar doente;
  8. Horários de trabalho;
  9. Informações importantes sobre a infraestrutura do escritório;
  10. Destaques da semana;
  11. Balanço de resultados do mês;
  12. Metas /OKRs do mês;
  13. Processo de onboarding;
  14. Calendário de feriados;
  15. Calendário de cursos internos;
  16. Canais de comunicação interna;
  17. Aniversariantes do mês;
  18. Vagas em aberto;
  19. Informações sobre Happy hour;
  20. Informações sobre acontecimentos dentro do escritório;
  21. Orientações para a participação de reuniões;
  22. Compartilhamento de notícias que tenham relação com o negócio;
  23. Aniversariantes de empresa do mês;
  24. Reconhecimento por conta de alguma data sazonal (dia das mães, por exemplo);
  25. Avisos importantes sobre infraestrutura (ar condicionado, elevador, etc);
  26. Quem está entrando de férias;
  27. Orientações sobre alguma mudança na rotina;
  28. Aviso de reuniões;
  29. Reserva de espaços;
  30. Desligamentos da empresa.

A dica para não errar é: a informação é relevante para mais de duas pessoas na empresa? Se sim, a compartilhe em canais públicos e deixe aberto um espaço para discussões, interações e feedbacks.

Para concluir, fica evidente que a comunicação interna influencia diretamente nas relações no ambiente de trabalho e na motivação dos colaboradores, tanto positiva quanto negativamente.

Por isso é tão importante começar a adotar imediatamente iniciativas que melhorem a interação na empresa e a conexão com os colaboradores. Avance!

Quer entender mais sobre como a tecnologia tem transformado a gestão de pessoas?

Solicite uma demonstração da Feedz, aumente o engajamento, melhore a comunicação interna e retenha talentos!

Fotos: Pixabay

Gifs: Giphy

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Gabriel Leite

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