Comunicação interna: o que é, como melhorar e dicas práticas

Este artigo mostra como uma boa comunicação interna é essencial para engajar os funcionários e melhorar o ambiente de trabalho. Confira 8 dicas práticas!

A comunicação interna é um verdadeiro quebra-cabeça para os profissionais de RH. Os problemas na comunicação pode afetar o ambiente de trabalho, gerar conflitos e até mesmo fazer com que as pessoas queiram trocar de emprego mais rapidamente do que a companhia gostaria.

Mas não se preocupe! Neste conteúdo, vamos abordar os principais pontos para melhorar a comunicação interna nas empresas, como identificar se as estratégias estão funcionando e quais ferramentas podem ajudar no cotidiano. Vamos lá? 👇

 

O que é comunicação interna nas empresas? 

A comunicação interna (CI) é o processo de compartilhar informações, ideias e mensagens em uma organização. Pode ocorrer entre diferentes departamentos, níveis hierárquicos ou entre os próprios colaboradores de uma equipe. 

O principal objetivo é garantir que todos estejam na mesma página, entendendo a visão, os objetivos e as políticas da empresa. 

Uma comunicação interna eficaz no mundo corporativo pode melhorar a moral dos profissionais, aumentar a produtividade e a eficiência, e reduzir conflitos e mal-entendidos. Falaremos sobre isso no próximo tópico, continue a leitura! 

 

A importância da comunicação interna eficaz nas organizações

A comunicação interna eficaz é vital para o sucesso de qualquer empresa. Ela proporciona uma série de benefícios que podem ter um impacto direto e positivo no desempenho da organização. 

  • Garante que todos estejam cientes dos objetivos, estratégias e valores da companhia; 
  • Faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados e envolvidos; 
  • Evita o surgimento de mal-entendidos ou falta de informação; 
  • Ajuda a gerir as mudanças ou crises na empresa como, por exemplo, mudanças na liderança, novas políticas ou tecnologias; 
  • Promove uma melhor tomada de decisões, pois todos têm acesso a informações atualizadas; 
  • Reforça constantemente a cultura e os valores da empresa. 

 

Ou seja, a comunicação interna é importante para a saúde da empresa como um todo e todos devem se sentir responsáveis por ela. 

👉 O que é compliance nas empresas e quais as vantagens? [+Exemplos]

👉 Como melhorar a comunicação na empresa com a Feedz [Case]

 

Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?  

Embora estejam relacionados, comunicação interna e endomarketing são conceitos que possuem diferença significativas em seus objetivos e abordagens. 

Como mencionamos anteriormente, a comunicação interna envolve o compartilhamento de informações, ideias e valores em uma organização. Ela se concentra em facilitar a troca de informações de maneira clara e eficaz, para que todos estejam alinhados e possam colaborar efetivamente. 

Por outro lado, o endomarketing, também conhecido como marketing interno, vai além do compartilhamento de informações. O endomarketing foca em envolver e motivar os colaboradores, tratando-os como clientes internos. 

 

Ferramentas e técnicas para melhorar a comunicação interna 

Existem diversas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para melhorar a comunicação interna nas empresas. Aqui estão algumas das melhores opções:

 

Intranet

A intranet é uma ferramenta de comunicação interna que permite o compartilhamento de informações e documentos em tempo real. 

Ela pode ser usada para publicar notícias da empresa, atualizações de projetos, informações sobre eventos e reuniões, bem como para fornecer acesso a recursos úteis aos funcionários.

 

E-mail

O e-mail é uma ferramenta de comunicação interna clássica, mas ainda é muito eficaz. Ele permite que as informações sejam compartilhadas rapidamente e pode ser usado para anunciar novidades, fazer perguntas ou responder a dúvidas dos funcionários.

 

Reuniões online

A videoconferência é uma ferramenta essencial para empresas com funcionários em diferentes locais geográficos. Ela permite que as reuniões sejam realizadas em tempo real e ajuda a manter todos os membros da equipe informados e engajados.

 

Programas de reconhecimento

Os programas de reconhecimento são uma técnica eficaz para melhorar a comunicação interna, pois eles incentivam o reconhecimento e a valorização dos funcionários. 

Isso pode incluir programas de prêmios, elogios públicos ou outras formas de reconhecimento pelos bons resultados alcançados. Nesse caso, a gamificação pode ser uma boa opção para engajar e motivar os funcionários. 

 

Grupos internos de mensagens instantâneas

Os grupos de discussão são uma técnica eficaz para promover a comunicação e a colaboração entre os funcionários. Eles podem ser usados para discutir projetos, compartilhar ideias e solucionar problemas, além de ajudar a promover um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Baixar o guia definitivo para criar um ambiente de trabalho feliz

 

8 dicas para melhorar a comunicação interna na empresa

Apesar da importância da comunicação interna, muitas empresas não conseguem dedicar a devida atenção para essa questão.

Isso acontece porque, sem o apoio das novas tecnologias, o departamento de RH acaba empregando muito esforço nas atividades operacionais.

Para mudar essa realidade e melhorar a comunicação interna é preciso adotar práticas mais estratégicas, que detalharemos a seguir.

 

1. Estabeleça canais de comunicação claros

Garanta que sua empresa tenha canais de comunicação bem estabelecidos. Isso inclui saber quais canais são usados para quais tipos de comunicação. 

Por exemplo: os e-mails podem ser usados para comunicações formais, enquanto o chat interno pode ser utilizado para comunicações informais e rápidas. 

 

2. Promova a comunicação bidirecional 

O fluxo de comunicação não pode ser apenas de cima para baixo. Portanto, promova um ambiente em que as pessoas colaboradoras sintam que podem expressar suas opiniões e preocupações, encorajando-os e valorizando-os.

👉 Leia também: 20 dicas para construir um ambiente organizacional incrível

 

3. Treine as lideranças das equipes

Forneça treinamentos de liderança sobre habilidades de comunicação e incentive-os a estabelecer uma comunicação regular com suas equipes. 

Isso pode incluir reuniões one on one, feedbacks, atualizações por e-mail, entre outros. 

 

4. Crie conteúdos atrativos 

A comunicação interna deve ser envolvente. Use formatos de conteúdo variados, como vídeos, infográficos e podcasts, para manter os funcionários interessados e envolvidos. 

Se necessário, peça apoio ao time de Marketing para manter os mesmos elementos visuais e o tom e voz da empresa nas comunicações internas. 

 

5. Celebre as conquistas 

Utilize a comunicação interna para celebrar as vitórias, grandes e pequenas. Isso faz com que os profissionais se sintam valorizados e mais motivados. 

Na plataforma da Feedz, por exemplo, você pode compartilhar os reconhecimentos com todos no mural de celebrações, para que a equipe possa interagir e comemorar em conjunto. 

 

6. Forneça canais para feedback 

Os colaboradores precisam ter um meio fácil de fornecer feedback sobre a comunicação interna. O RH pode fazer isso por meio de pesquisas de satisfação, caixas de sugestões ou plataformas de gestão de pessoas completas (como a Feedz 😉). 

 

7. Crie um ambiente de trabalho agradável e transparente 

Torne os objetivos e metas públicos claros e visíveis para todos. Afinal, é muito difícil trabalhar sem ter uma visão completa para onde a empresa está caminhando.

Compartilhe mensalmente um resumo de tudo de mais relevante que foi realizado e o que está por vir. Pode ser em texto ou em vídeo.

Ao final, sempre faça perguntas para que tenha um feedback sincero (e de preferência anônimo) dos colaboradores sobre os principais resultados do mês. Provavelmente irá se surpreender com o resultado.

 

8. Adote ferramentas tecnológicas inovadoras 

Incorporar uma plataforma de engajamento de colaboradores tem sido a alternativa adotada por empresas que buscam automatizar e trazer mais agilidade e eficiência aos processos de RH.

Dessa forma, conseguem aperfeiçoar a gestão de pessoas, promovendo o aumento do engajamento, a melhoria na comunicação interna e retenção de talentos.

Guia da comunicação interna

 

Como medir o sucesso da comunicação interna

Existem várias abordagens e ferramentas que podem ser usadas para avaliar a eficácia da comunicação interna. Abaixo, vamos apresentar algumas delas: 

 

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho, conhecidos também como KPIs, são métricas quantitativas que ajudam a avaliar o desempenho da comunicação interna. Podemos citar: 

  • Uso das plataformas de comunicação interna: pode indicar se as plataformas são eficazes ou não; 
  • Taxa de participação: medida pelo número de funcionários que participam de eventos, reuniões ou outras atividades de comunicação interna;
  • Taxa de engajamento: medida pelo número de funcionários que interagem com conteúdos de comunicação interna, como comentários em redes sociais internas, por exemplo;
  • Nível de satisfação dos funcionários: as pesquisas de satisfação podem ajudar a avaliar como os profissionais se sentem em relação à comunicação interna; 
  • Taxas de abertura de comunicados/e-mails: pode indicar o grau de envolvimento com a comunicação da empresa. 

 

👉 Leia também: Pesquisa de Engajamento: o que é, como fazer e mais 25 perguntas

 

Feedbacks 

O feedback dos funcionários é uma das maneiras mais diretas e valiosas de avaliar a eficácia da comunicação interna. 

A empresa pode coletar feedback dos colaboradores por meio de pesquisas de clima organizacional, grupos focais ou reuniões individuais tipo 1:1s.

Algumas perguntas que podem ser feitas incluem:

  • Como você avalia a comunicação interna da empresa?
  • Quais informações você acha que a empresa deveria compartilhar mais?
  • Como a empresa pode melhorar a comunicação interna?

 

É importante lembrar que a medição do sucesso da comunicação interna deve ser contínua e que os indicadores devem ser atualizados e ajustados ao longo do tempo. 

 

Use a tecnologia para melhorar sua comunicação interna

Em resumo, para gerar engajamento e evitar a desmotivação dos funcionários, a empresa deve adotar uma abordagem de comunicação clara e transparente, reconhecer o desempenho dos funcionários, promover o desenvolvimento profissional, fomentar a cultura empresarial e criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.

Fica evidente que a comunicação interna influencia diretamente nas relações no ambiente de trabalho e na motivação dos colaboradores, tanto positiva quanto negativamente.

Por isso é tão importante começar a adotar imediatamente iniciativas que melhorem a interação na empresa e a conexão com os colaboradores. 

Quer entender mais sobre como a tecnologia tem transformado a gestão de pessoas?

Com a Feedz você pode:

  • Enviar e receber feedbacks;
  • Rodar pesquisas para ouvir seus colaboradores;
  • Agendar reuniões 1:1s;
  • Coletar informações sobre o humor de cada colaborador diariamente;
  • Enviar comunicados internos;
  • Criar uma ouvidoria interna;
  • Gamificar a comunicação interna e premiar funcionários;
  • Criar um mural de celebrações para reconhecer as pessoas colaboradoras;
  • Criar e gerenciar objetivos e resultados-chave em poucos cliques e entre outras funcionalidades. 

 

👉 Como implementar um canal de denúncias nas empresas

 

Solicite uma demonstração gratuita, aumente o engajamento, melhore a comunicação interna e retenha talentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar