Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Jornada do colaborador: como criar [+ template editável]

A jornada do colaborador é medida pelo período entre o primeiro até o último contato do funcionário com a empresa. 

Trata-se de uma ferramenta estratégica que transforma a experiência do colaborador e proporciona benefícios como engajamento, aperfeiçoamento profissional, integração e redução do turnover

Neste artigo você vai aprender o que é a jornada do colaborador, quais são suas etapas, como mapeá-la e como melhorar a experiência do colaborador através das dicas do time de RH da Feedz. Vamos lá? ?

O que é a jornada do colaborador?

Muitas pessoas pensam que a Jornada do Colaborador só começa quando a pessoa é contratada e acaba no momento do seu desligamento. Você pensa assim também? ?

Queremos te mostrar outra perspectiva sobre o assunto.

Para nós, da Feedz, essa trajetória é composta por todas as interações que o colaborador tem com a empresa, desde o primeiro contato até o último, que pode ser após o seu desligamento. 

Vamos deixar nossa Head de Pessoas e Cultura, Camila Bonetti, explicar melhor. 

“É importante esse recorte de interação, pois o fim da jornada é o fim do contato. Então, se temos uma pessoa desligada e ela participa de ações da empresa de alguma forma, ela ainda está dentro da jornada (Rede de Alumnis). Se uma pessoa foi contratada ,mas ela conheceu a Feedz em 2019, a jornada de colaborador dela começou em 2019”, esclarece. 

Aqui cabe uma explicação sobre o conceito de Rede de Alumnis pontuado pela Cami: trata-se de um termo universalmente utilizado para identificar uma rede de pessoas que já passou por uma organização, mas que, posteriormente, mantém o networking.

 

Quais são as etapas naturais da Jornada do Colaborador?

Antes de tudo, você precisa definir quando essa jornada começa e quando ela termina. Como já falamos aqui, para nós, da Feedz, esse processo começa no primeiro contato e termina no último, que não precisa ser necessariamente o desligamento. 

A jornada do colaborador é particular para cada empresa, afinal, cada negócio possui seus processos internos. Porém, é possível criar uma “jornada base” que guia todos os colaboradores dentro das organizações.

Dito isso, podemos dizer que uma jornada do colaborador passa por:

  • Atração de talentos;
  • Onboarding e rampagem;
    Treinamento e desenvolvimento.

Podendo ser finalizada em processos como:

 

O que é experiência do colaborador?

Em português, employee experience quer dizer experiência do funcionário. É a forma como seus colaboradores se sentem dentro da organização. 

Isso tem tudo a ver com a jornada do colaborador, sabia?

Lembre-se: como você estrutura e mapeia esse percurso vai impactar diretamente a experiência do trabalhador e os resultados da sua empresa. 

É como um efeito dominó. Se você quer clientes satisfeitos e crescimento para sua empresa, foque na experiência dos seus  funcionários. 

via GIPHY

 

Como melhorar a experiência do colaborador?

A dica já foi dada: você precisa focar no seu público interno; os seus colaboradores. 

O escritor Jacob Morgan, diz que existe uma Equação de Experiência do Funcionário, que é: cultura organizacional + tecnologia + espaço físico = experiência do funcionário. 

Vou te explicar melhor:

A  tecnologia diz respeito às ferramentas usadas para criar confiança e engajamento. O espaço físico se refere ao conforto e qualidade de vida oferecidos por meio do local – seja ele home office ou coletivo. E a cultura, você sabe, são os valores da organização. 

Por meio dessa metodologia é possível melhorar (e muito) a experiência do colaborador. 

Sendo assim, converse com os colaboradores e veja o que pode ser melhorado. Essa abordagem e troca de feedbacks podem transformar sua empresa. 

 

 

Mapeamento da Jornada do Colaborador

Se a jornada do colaborador é o caminho que o funcionário percorre junto a empresa, o mapeamento é aquilo que vai guiar o RH durante todo o percurso, a fim de oferecer a melhor experiência e manter a estratégia sempre ativa.

O mapa da jornada do colaborador é o conjunto de ações promovidas pela empresa e alinhadas aos objetivos do negócio; a rota que o funcionário vai traçar ao longo da sua trajetória na empresa

Mas não é só isso, mapear a jornada do colaborador é uma estratégia de gestão, que tem por objetivo aumentar o engajamento dos profissionais, integrar as equipes, criar adaptação à cultura, aumentar a produtividade e reter talentos

? Por que devo cuidar do ciclo de vida do colaborador dentro da empresa?

 

Dicas do RH da Feedz para criar um mapa da Jornada do Colaborador 

Para ser benéfica, a jornada do colaborador precisa ser acompanhada de perto pelo RH, que deve conhecer todos os passos estratégicos da empresa, a fim de acompanhar a evolução e o cumprimento das metas.

A dica da Camila Bonetti para você é que o mapa da jornada do colaborador seja criado para sua empresa baseado nas intenções e nos objetivos dela. 

Veja os exemplos da Cami:

? Se o seu objetivo é captar os melhores talentos, sua jornada precisa ser mais focada nas etapas de atração e recrutamento e seleção. 

? Se você quer contratar pessoas de nível júnior, é preciso ter uma atenção maior ao treinamento.

? Se você quer ter uma rede de contatos mesmo com quem já saiu, preste atenção no offboarding. 

É simples: o objetivo define sua jornada.

 

Etapas da Jornada do Colaborador

Agora que você já sabe o que é a Jornada do Colaborador e sua importância para o sucesso da sua empresa, vamos detalhá-la de acordo com suas etapas e te dar dicas valiosas sobre cada uma. 

Então, se prepare para anotar tudo! ?

 

1. Atração de talentos – saiba como começar os trabalhos ?

Essa é a primeira etapa da jornada do colaborador, pois, geralmente, é neste momento que os profissionais entram em contato com a empresa pela primeira vez.

A atração está relacionada à forma como sua empresa desperta o interesse dos profissionais para que façam parte dela.

É também um dos grandes desafios do setor de RH, afinal, é importante atrair as pessoas certas para que haja sinergia dentro da empresa e para reduzir as chances de turnover

Aí vão algumas dicas para atrair os talentos certos:

  • tenha uma persona pré-definida para os seus processos seletivos;
  • lembre-se de dos valores da organização e escolha pessoas que tenham fit cultural com sua empresa, seja em técnica ou em comportamento;
  • elabore um bom programa de benefícios;
  • Faça uma divulgação completa e atrativa das vagas nas redes sociais.

 

2. Recrutamento e seleção: como escolher as pessoas certas ?

Depois de atrair, chegou a hora de selecionar os melhores talentos. Vale a pena dedicar tempo e atenção a esta etapa, tá?

É necessário conversar individualmente com os candidatos e verificar se ele se identifica com os valores e a cultura da empresa e a empresa com os deles. As competências comportamentais são tão importantes quanto as de cunho técnico.  

Divida a seleção em etapas e selecione as pessoas mais adequadas à vaga para que prossigam no processo. 

Tenha em mente que selecionar a pessoa certa vai evitar gastos, aumentar a produtividade da empresa e reduzir a rotatividade. 

Lembre de enviar feedbacks, tanto para os que passarem para as próximas etapas quanto para os que não passarem. Clareza e empatia importam nos processos seletivos.

 

3. Onboarding e Rampagem – a etapa que é decisiva para as próximas ?

O onboarding é crucial nesse processo. Como o próprio nome diz, trata-se do embarque do profissional em uma nova cultura, em um novo universo corporativo. 

Rampagem é o termo que define o período em que os funcionários estão se adequando ao novo ambiente de trabalho. 

Neste tempo, eles compreendem como usar as técnicas e ferramentas da organização e caminham para desenvolver seu melhor potencial.

Segundo a Glassdoor, quando o processo de onboarding e rampagem são bem estruturados e eficientes, podem aumentar a retenção de novos talentos em 82%. 

Durante esta etapa invista em:

  • oferecimento de cursos, talks e guias para as demandas do funcionário;
  • facilite o aprimoramento de habilidades;
  • molde comportamentos;
  • integre a pessoa à equipe;
  • orientação;
  • acompanhamento;
  • treinamento;
  • acolhimento.

 

como criar um manual de boas-vindas para colaboradores

 

4. Treinamento e desenvolvimento – dicas para engajar e motivar colaboradores ??

Para desenvolver e adaptar ainda mais o colaborador à cultura da empresa, é crucial ter o incentivo ao engajamento e treinamento como parte da jornada do colaborador. 

Sendo assim, é preciso ter estratégias aplicáveis para que o profissional tenha um ciclo de crescimento em sua carreira e na empresa.

A Jéssica Delgado, Analista de RH da Feedz, sugere algumas dicas para esta etapa:

 

guia definivo da avaliação de desempenho

 

Lembre-se de oferecer suporte e informação constantes para que seu colaborador seja capaz de performar e de ter autonomia em seus processos. Com isso, ele vai chegar ao próximo passo desta jornada, que é ?

 

5. Promoção, transição de carreira e novas responsabilidades 

Uma vez engajados e afiados no conhecimento, na prática e nos resultados, chegou a hora de reconhecer seus talentos com novas responsabilidades. 

Antes das promoções, é preciso criar um alicerce com:

Tenha em mente: empresas bem sucedidas são aquelas que criam um jornada para que seus colaboradores se mantenham em crescimento e desenvolvimento junto com o negócio.

 

6. Ponto final ou vírgula? Offboarding, desligamento e rede de aluminis

Chegamos no último tópico da jornada do colaborador. 

A Feedz acredita que os motivos para o desligamento de profissionais são diversos e o encerramento deste ciclo precisa ser acompanhado

Em casos de pedidos de demissão, é importante entender a motivação e criar mecanismos para que as saídas não causem impactos para a empresa e seus times. 

A nossa analista de RH, Jéssica Delgado, explica como a Feedz lida com a situação: 

“Fazemos uma entrevista de desligamento, com perguntas sobre a percepção do colaborador sobre o período que passou aqui. Procuramos ter uma ótima relação com os que saíram da empresa, que estarão na nossa rede de alumnis”, diz. 

Diquinha: se você quer evitar desligamentos causados por insatisfação, aplique regularmente pesquisas de clima e pesquisas de satisfação e procure seguir as dicas que explicamos nos tópicos anteriores.

 

Feedz: a ferramenta completa para conduzir cada etapa da Jornada do Colaborador

A Feedz te ajuda a conduzir todas as etapas da jornada do colaborador.  Com a nossa ferramenta, você tem um espaço confiável e intuitivo para gerar resultados.

Quer aplicar todas essas dicas que mencionamos aqui sem que isso tome muito do seu tempo, de forma prática e ágil para gestores e colaboradores?

Confira 15 funcionalidades da Feedz para a Jornada do Colaborador

  1. Criação de onboarding estruturado e adaptado às necessidades da sua empresa;
  2. Um espaço para integrar novos colaboradores aos times;
  3. Termômetro de humor diário de cada colaborador;
  4. Elaboração de Planos de Desenvolvimento Individuais;
  5. Criação e gestão de OKRs de cada setor da empresa;
  6. Agendamento e acompanhamento de reuniões one on one;
  7. Troca de feedbacks;
  8. Criação e aplicação de pesquisas de clima organizacional;
  9. Criação e aplicação de pesquisas de satisfação interna;
  10. Pesquisas de engajamento;
  11. Ciclos de avaliação de desempenho;
  12. Acompanhamento em tempo real dos indicadores da empresa;
  13. Um mural de celebrações para reconhecer seus talentos diariamente;
  14. Um espaço para gerar engajamento através da gamificação;
  15. Uma ferramenta completa para alavancar os resultados da sua empresa.

 

Esse conteúdo foi retirado do nosso Guia Completo para Jornada do Colaborador.

Faça o download do material completo e receba o template editável ?

jornada do colaborador

 

A Feedz já está presente em mais de 800 empresas pelo Brasil. Se você também quer criar a melhor Jornada do Colaborador e transformar os resultados da sua empresa, solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta agora mesmo e venha voar com a gente! ?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marília Cordeiro

Marília Cordeiro

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Outros conteúdos que você pode gostar

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!