Avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens de utilizar

Separamos algumas vantagens e desvantagens da avaliação de desempenho 360 graus. Além da definição e principais características!

Graças à evolução da avaliação de desempenho, atualmente é possível gerenciar a performance dos colaboradores de diferentes formas. Mas, no post de hoje, traremos detalhes sobre um dos métodos mais modernos nesta frente – a avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens.

Nessa abordagem, os funcionários são avaliados sob várias perspectivas, o que proporciona uma visão bem mais completa sobre eles. Porém, assim como qualquer ferramenta, a avaliação 360 graus apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas antes de sua implementação.

Para saber quais são elas, te convidamos a seguir com a leitura do texto!

 

O que é avaliação 360 graus e como ela funciona?

A avaliação 360 graus é um tipo de avaliação de desempenho que considera diferentes opiniões na hora de avaliar a performance de um colaborador, permitindo assim que ele receba um feedback mais completo e preciso.

Neste caso, o questionário de avaliação é respondido por várias fontes, incluindo colegas de trabalho, subordinados, liderança direta e, em alguns casos, até mesmo clientes e fornecedores.

Além disso, o próprio colaborador deve realizar uma autoavaliação sobre o seu trabalho, levando em consideração questões como pontualidade, colaboração, organização, entre outras skills.  

Na sequência, os resultados são analisados e comparados com o objetivo de identificar tendências, bem como os pontos fortes e fracos de cada funcionário.

Assim, é possível desenvolver um plano de desenvolvimento individual (PDI) mais assertivo, a fim de ajudar o profissional a aprimorar suas habilidades e melhorar seu desempenho.

👉 Leia também: 

 

Avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens que você precisa conhecer

 Como dissemos antes, todos os tipos de avaliação de desempenho possuem seus prós e contras. Por isso, é sempre bom conhecê-los a fundo antes de escolher qual método utilizar.

 Para ajudá-lo nessa missão, preparamos uma lista sobre a avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens. Acompanhe!

 

Vantagem 1: Feedback mais completo e abrangente

 Ao envolver várias fontes no processo de avaliação, é possível compreender melhor como o colaborador atua em diferentes situações e, assim, ter uma visão muito mais precisa sobre o desempenho dele.

Por se tratar de uma construção coletiva, o método de avaliação 360 graus também se diferencia por ser mais justo e reduzir conflitos. Além disso, ele permite que os funcionários recebam feedbacks mais significativos e efetivos.

👉 Leia mais em: Feedback 360º: o que é, como fazer e exemplos

 

Vantagem 2: Melhorias no desenvolvimento pessoal e profissional

Uma das principais vantagens da avaliação 360 graus para os colaboradores é fornecer informações importantes para que eles elaborem seus próprios planos de carreira e, a partir deles, fiquem cada vez mais próximos dos seus objetivos profissionais e pessoais.

 

Vantagem 3: Identificação de habilidades e competências

Em complemento, a avaliação 360 graus também permite que as habilidades e competências do colaborador sejam identificadas com mais precisão.

Isso pode ajudar o gestor a direcionar seu liderado para funções mais adequadas ao perfil dele. Além disso, também é possível utilizar as informações levantadas para identificar lacunas nas habilidades e competências do colaborador e construir um plano de desenvolvimento mais assertivo.

 

Case Feedz e Trentim  

 

Desvantagem 1: Resultado inconclusivo

Embora contar com diferentes perspectivas seja algo positivo, isso também pode gerar resultados conflitantes ou poucos claros. Afinal, há grandes chances de que as pessoas envolvidas neste processo tenham percepções diferentes sobre o colaborador que está sendo avaliado.

Aqui, o principal desafio do RH é conseguir identificar quais aspectos são realmente relevantes e, a partir deles, dar um feedback que impulsione o desenvolvimento do funcionário.

 

Desvantagem 2: Percepção distorcida

Você já deve ter ouvido falar que “todo ponto de vista é a vista de um ponto”, certo?

Pois bem, além de os profissionais terem percepções diferentes entre si, essas percepções também costumam ser influenciadas por preconceitos ou conflitos pessoais – o que, por sua vez, pode interferir no resultado da avaliação de desempenho.

Esses vieses inconscientes podem surgir em todos os tipos de avaliações de desempenho. Por isso é tão importante conscientizar todos os colaboradores sobre a importância desta ferramenta e reforçar que a objetividade, honestidade e transparência são fundamentais. 

 

Desvantagem 3: Risco de desmotivar o colaborador nos feedbacks

O feedback é uma das etapas mais importantes de qualquer avaliação de desempenho. Mas para ela surtir o efeito desejado, é preciso saber conduzi-la de forma empática e eficaz.

Se os feedbacks da avaliação 360 graus forem negativos ou críticos demais, eles podem criar uma atmosfera desmotivadora para o colaborador e impactar negativamente no desempenho dele.

Além disso, alguns profissionais podem se tornar resistentes a essa abordagem ao acharem que ela coloca muita pressão sobre eles. O segredo está no equilíbrio!

 

[CTA] Avaliação 90 180 e 360 graus

 

Como implementar uma avaliação 360 graus eficiente?

Se ao conferir a lista “Avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens” você entendeu que essa ferramenta é a ideal para a sua empresa, então chegou a hora de descobrir o passo a passo para colocá-la em prática.

Veja, na sequência, um resumo das etapas essenciais para que o processo seja conduzido de forma justa, transparente e produtiva:

  1. Definição dos objetivos e critérios da avaliação: inclui a definição das competências e habilidades que serão avaliadas, bem como os comportamentos e resultados que serão considerados na avaliação;
  2. Comunicação clara e transparente sobre o processo de avaliação: é essencial que todos os envolvidos entendam o que está sendo avaliado, como o processo funciona e qual o papel de cada um. As pessoas também devem saber como os resultados serão utilizados e que tipo de feedback poderão receber;
  3. Escolha dos avaliadores e avaliados: essa é uma decisão que deve ser feita com cuidado. Na avaliação 360 graus, geralmente são envolvidos os líderes e colegas com os quais o colaborador trabalha diretamente;
  4. Treinamento dos avaliadores: os avaliadores devem ser treinados para realizar a avaliação de forma eficiente e justa, o que inclui fornecer orientações claras sobre como preencher os formulários de avaliação e como conduzir as entrevistas de feedback;
  5. Análise e interpretação dos resultados: é essa etapa que garantirá que a avaliação seja útil para a organização e seus colaboradores. Por isso, ela deve contar com a participação ativa do RH;
  6. Plano de ação para melhorias e desenvolvimento dos colaboradores: a partir dos padrões encontrados na análise de resultados, a missão do RH, em parceria com o gestor de cada colaborador, é desenvolver um plano de ação para melhorias e desenvolvimento dos profissionais.

 

👉 Você também pode se interessar: 


Sistema de avaliação 360 graus

Agora que você já sabe as informações mais relevantes sobre avaliação 360 graus, vantagens e desvantagens, temos uma dica extra para te dar: o uso de ferramentas tecnológicas pode otimizar e muito a execução das etapas que listamos acima. Quer um exemplo?

Com um sistema de avaliação 360 graus como a Feedz, é possível criar avaliações de desempenho totalmente personalizadas, acompanhar os resultados em tempo real e de forma prática, fornecer feedback regular e ágil para os membros do time e muito mais.

Para se ter uma ideia, as empresas que utilizam nosso módulo conseguem reduzir em até 50% o tempo de criação, resposta e análise das avaliações de desempenho. A consequência: colaboradores desenvolvidos com muito mais agilidade e precisão!

Agora que você sabe tudo isso, que tal conhecer todas as vantagens da nossa solução na prática? Solicite a demonstração grátis da Feedz agora mesmo e bora voar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar