Como elaborar um processo de recrutamento e seleção do zero

Ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado e estratégico é essencial para a manutenção de uma empresa saudável.  É assim que se evita altos índices de turnover, gastos desnecessários e, claro, aquelas contratações sem fit cultural e sem a atenção adequada às habilidades técnicas e comportamentais das pessoas.  Sua empresa tem essa etapa […]

Ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado e estratégico é essencial para a manutenção de uma empresa saudável. 

É assim que se evita altos índices de turnover, gastos desnecessários e, claro, aquelas contratações sem fit cultural e sem a atenção adequada às habilidades técnicas e comportamentais das pessoas. 

Sua empresa tem essa etapa da jornada do colaborador bem fundamentada e documentada? 

O artigo de hoje vai trazer luz sobre esse tema e te ajudar a criar um processo de recrutamento e seleção passo a passo. Boa leitura!

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O que é recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção é um plano específico da organização para encontrar novos candidatos e contratar os melhores talentos.

É importante destacar que seleção de funcionários é diferente de recrutamento. Cada um corresponde a uma fase distintamente separada. 

O recrutamento acontece primeiro e a seleção ocorre depois que você tem um grupo adequado de candidatos. 

Pense no recrutamento como a etapa inicial e a seleção como a segunda parte da contratação, em que o funil se estreita e as contratações mais promissoras são encontradas. 

 

A importância do processo de recrutamento e seleção

Um bom processo de recrutamento e seleção de funcionários é um componente importante para fortalecer o employee experience e também para sua gestão de marca.

Ter um processo de seleção profissional transparente e eficaz é um diferencial para a sua empresa e faz com que os candidatos cheguem até você antes de outras empresas do mesmo setor.

Além disso, essa é uma importante etapa da jornada do colaborador, é o primeiro contato que o futuro funcionário tem com a sua empresa, por isso, é tão importante que seja um processo humanizado, feito com atenção, transparência, feedbacks e, também, sem tomar muito tempo da empresa e do candidato. 

 

jornada do colaborador

 

Como funciona o processo de seleção e recrutamento e quais são as etapas?

Abaixo estão as etapas necessárias para criar o seu processo e encontrar as pessoas certas para sua organização. 

 

1. Identifique a necessidade de contratação

Você não pode obter o que deseja, a menos que saiba o que está procurando. Se você espera encontrar o funcionário ideal, então deve começar determinando o que significa o “ideal” para esse cargo. 

Esta etapa afetará todas as outras partes do processo de recrutamento e seleção. Faça a si mesmo e aos funcionários próximos ao cargo perguntas como:

  • Como essa função se encaixa no seu departamento?
  • Quais lacunas ou habilidades ausentes esse funcionário precisa preencher?
  • Quais habilidades e qualidades são essenciais para esta posição e quais são as mais básicas?

 

Nossa dica é que você também preste atenção ao organograma da empresa, isso pode dar uma ideia de quais habilidades estão disponíveis em sua equipe existente e decidir onde esse novo funcionário se encaixaria na hierarquia.

Se você precisar preencher um cargo existente, não recicle apenas a descrição do cargo usado quando contratou o último funcionário

Compreenda a função e as necessidades atuais, pois as responsabilidades e habilidades envolvidas podem mudar com o tempo.

 

2. Prepare a descrição da vaga de forma transparente

O anúncio de uma vaga costuma ser a primeira impressão de um candidato em potencial sobre sua empresa, portanto, faça isso com atenção. 

Ela deve refletir com precisão o que você precisa desse funcionário – habilidades e responsabilidades exigidas do cargo – mas também deve mostrar aos candidatos o que eles podem esperar receber em troca. 

Além da remuneração, o que esse funcionário pode ganhar em termos de benefícios e ascensão na empresa? Como será a vida na sua organização, seus horários, atividades e modalidade de trabalho? Que objetivos eles ajudarão a alcançar? 

Ah, não esqueça de escrever a descrição de acordo com a cultura da empresa. A descrição do seu trabalho deve incluir alguns, senão todos, dos seguintes itens:

  • Cargo e departamento;
  • Localização;
  • Horas (tempo integral, meio período, escala de turnos);
  • Resumo do cargo, incluindo objetivos, responsabilidades e sua relação com o restante da empresa;
  • Requerimentos mínimos;
  • Experiência e qualificações preferidas;
  • Descrição da sua empresa e sua missão;
  • Salário e benefícios. 

 

Apesar de todas as informações que você precisa incluir, tente manter a descrição do trabalho o mais concisa possível. Remova qualidades subjetivas que não influenciarão muito em sua decisão e seja realista.

 

3. Mão na massa: dicas para desenvolver e executar seu próprio plano de recrutamento

Ciente do que a empresa precisa e com a descrição do cargo em mãos, você deve estar pronto para a parte do processo de recrutamento em que realmente lida diretamente com os candidatos. 

Use essas dicas para trazer boas inscrições e humanizar seu processo seletivo:

 

  • Inclua páginas de carreiras em seu site (certifique-se de usá-las para mostrar a cultura da empresa);
  • Divulgue as vagas disponíveis em sites especializados, mídias sociais – em especial, no LinkedIn; 
  • Mostre que sua empresa é um ambiente diverso e acolhedor (nada de inventar histórias aqui, viu? Seja sincero);
  • Inclua na sua página de carreira e redes sociais depoimentos de funcionários engajados; 
  • Divida seu processo de recrutamento e seleção em etapas estratégicas como: análise de currículos, avaliação técnica, bate-papo cultural com membros do time e  conversa final com um dos gestores da empresa. 
  • Envie feedbacks para candidatos aprovados e eliminados em cada uma das etapas do processo seletivo.

 

Se você gosta de algo mais visual, nossa dica é que crie um fluxograma do processo para ajudá-lo na tarefa. Se preferir, faça uma planilha documentando cada etapa do processo de recrutamento e seleção. 

Para mais dicas e modelos e dicas de recrutamento, sugerimos que leia:

👉 Recrutamento interno e externo: vantagens e desvantagens de cada um

👉 O que é onboarding e por que sua empresa precisa dele?

 

4. Analise os candidatos

É normal que você receba candidaturas mais qualificadas que outras nessa etapa. Então, antes de dedicar um tempo valioso às entrevistas, restrinja sua lista de candidatos seguindo estas etapas:

  • Compare o currículo do candidato e outros materiais com a descrição do cargo que você escreveu. 
  • A experiência de trabalho anterior e as habilidades dessa pessoa estão alinhadas com os requisitos essenciais?
  • Realize triagens por telefone ou e-mail. Antes de trazer alguém para o escritório, uma rápida triagem pode determinar se você pode acomodar a disponibilidade do candidato e o salário desejado;
  • Você também pode fazer perguntas relacionadas ao currículo se um candidato qualificado não mencionou uma habilidade essencial.

 

Lembre-se, no entanto, que o processo de recrutamento não é nem precisa ser estereotipado.  Alguém que tenha habilidades relacionadas, mas que nunca ocupou uma posição semelhante antes ainda pode surpreendê-lo. 

💡Saiba fazer as perguntas certas, ouça com atenção e esteja atento ao comportamento da pessoa, mas sem olhar com uma ótica pessoal e sim, levando em consideração o tom e voz da empresa, fit cultural, hard e soft skills. 

 

Como montar um processo seletivo de cair o queixo

 

5. Conduza boas entrevistas

Chegamos à etapa mais crucial do processo de recrutamento, mas não se preocupe. Como você já estabeleceu as qualidades que gostaria em um candidato e como examinou as inscrições recebidas, você se preparou para o sucesso.

Agora siga estas dicas para determinar se o entrevistado é a escolha ideal:

 

Deixe o ambiente confortável

Uma entrevista de emprego pode ser uma experiência estressante, mas você pode aliviar a tensão reservando uma sala silenciosa com antecedência (mesmo que seja uma entrevista virtual) e explicando como será o processo.

Lembre-se de deixar o candidato confortável e seguro para que a ansiedade – que é comum nesses casos – não seja um empecilho. 

 

Obtenha múltiplas perspectivas

Nem sempre é fácil ser totalmente objetivo, portanto, se puder, traga mais de uma pessoa para entrevistar o candidato. Outras pessoas podem ver qualidades ou fazer perguntas nas quais você não pensou e te ajudar na escolha.

 

Revise os materiais do candidato com antecedência

Para evitar uma entrevista que dura várias horas, revise currículos, cartas de apresentação, avaliações técnicas e outros materiais antes da entrevista para não ter que perguntar sobre informações que você já deveria saber.

 

Padronize suas perguntas 

Você pode pedir aos candidatos mais informações sobre experiências específicas, mas se tentar fazer perguntas semelhantes entre os candidatos, poderá compará-los objetivamente.

Claro, dê tempo ao entrevistado para fazer perguntas sobre a empresa também. Você precisa persuadi-los a ingressar na empresa tanto quanto eles precisam persuadi-lo.

 

Colete feedbacks dos entrevistadores

Faça isso rapidamente após as entrevistas, enquanto as respostas do candidato ainda estão frescas.

Embora você deva coletar feedback de várias pessoas, a maioria das empresas designa uma pessoa para tomar a decisão final, esteja ciente que essa pessoa tem todas as informações necessárias para a escolha.

 

 

Facilite seu processo de recrutamento e seleção com uma ferramenta automatizada

Os sistemas de recrutamento e seleção, também chamados de softwares ATS (Applicant Tracking System), auxiliam os times de RH a contratar talentos de maneira prática, ágil e assertiva. 

Os benefícios dessa aquisição são:

  • Redução de tempo no fechamento das vagas;
  • Redução de custos;
  • Facilita a experiência do candidato;
  • Cria um banco de armazenamento de dados e currículos;
  • Seja assertivo nas escolhas;
  • Facilite a comunicação com os candidatos;
  • Integração com outras plataformas e redes sociais;
  • Gere indicadores e relatórios. 
  • Redução no turnover.

 

Se a sua empresa precisa de uma mãozinha, conheça a nova solução de Recrutamento e Seleção da Feedz. Ela reúne as principais funcionalidades para atração, seleção, contratação e retenção de talentos. 

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