OKR Canvas: O que é e como ele ajuda na gestão de metas e objetivos?

Saiba como o OKR Canvas pode simplificar a adoção da metodologia OKR - Objectives and Key Results - na sua empresa

Se você já ouviu falar sobre o poder do OKR, mas tem dificuldade em implementar essa metodologia, vai gostar de saber que há uma ferramenta capaz de simplificar bastante o uso dela: o OKR Canvas.

O termo, que vem ganhando cada vez mais espaço na gestão de metas das organizações, faz referência à união da metodologia Objectives and Key Results (OKR) ao Business Model Canvas, uma espécie de template de gerenciamento estratégico. 

Ao longo deste artigo, vamos explicar como cada um desses sistemas funciona e como a associação deles contribui para a construção de planejamentos estratégicos incríveis.

Siga com a leitura e fique por dentro! 

Baixar o kit OKR ocm materiais sobre essa metodologia de gestão de metas.

 

O que é OKR Canvas?

O OKR Canvas pode ser entendido como uma ferramenta visual de gestão de metas, que se baseia na metodologia Objectives and Key Results – mais conhecida como OKR.

Na prática, seu propósito é simplificar a definição e o monitoramento de objetivos e resultados-chave, criando a ponte entre estratégia e execução. 

Para que você consiga compreender melhor como ela funciona, o primeiro passo é entender, individualmente, cada uma das metodologias que a compõem:

 

OKR

O OKR é uma metodologia ágil para gerir objetivos e metas, que visa organizar melhor os objetivos a serem atingidos pela empresa em determinado período (geralmente ciclos de 3 meses) e formar uma rede em que todos saibam o que estão fazendo.

Tendo como premissa a definição simples e flexível de objetivos e métricas, o OKR se destaca por permitir que as organizações consigam compreender como avançar em determinada estratégia e focar seus esforços no que realmente importa.

E ah! Uma curiosidade: embora muitos pensem se tratar de algo novo, o OKR é uma metodologia que existe há décadas e vem sendo utilizada pelas melhores empresas de todo mundo — incluindo a gigante de tecnologia como a Google, a partir de onde se popularizou.

👉 10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa
👉 Por que a Feedz é a melhor ferramenta para gestão de okrs?


Business Model Canvas

Já o Business Model Canvas – ou Modelo de Negócio Canvas, em português – é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que ajuda as empresas a visualizarem,  desenharem e testarem modelos de negócios rapidamente e de forma colaborativa.

O que o Canvas faz é oferecer uma representação visual, simples e intuitiva, dos nove componentes-chave de um modelo de negócios: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, fontes de receita, relacionamento com clientes, atividades-chave, parceiros-chave, recursos-chave e fluxo de custos.

Mas, trazido para o contexto da metodologia OKR, ele atua como uma espécie de mapa visual que guia as empresas na hora de realizar a implementação de objetivos e resultados-chave.

Baixar o modelo OKR Canvas da Feedz
Clique na imagem para baixar o modelo OKR Canvas!

 

7 vantagens de se utilizar o Canvas na construção do OKR

O grande benefício que essa ferramenta proporciona é facilitar a implementação da metodologia OKR, contribuindo para que as equipes ou áreas entendam melhor aonde a empresa quer chegar e qual o caminho que precisa ser trilhado para tal.  

Dito isso, veja um panorama geral das vantagens de usar o Canvas na definição de objetivos e resultados-chave:

1.  Ajuda a visualizar objetivos e resultados-chave de maneira clara e organizada;

2.  Facilita o alinhamento dos objetivos da equipe em torno de metas comuns;

3.  Mantém a equipe focada nos objetivos mais importantes;

4.  Facilita o monitoramento e ajuste de metas ao longo do tempo;

5.  Permite a colaboração e a participação de todos na definição de metas;

6.  Possibilita a adaptação rápida a mudanças no ambiente de negócios;

7.  Oferece uma forma simplificada e intuitiva de definir e monitorar metas.

 

Vale dizer que, com o OKR Canvas, os objetivos e resultados-chave também ganham mais maturidade. Afinal, como mostramos acima, fica muito mais simples definir metas ousadas, eficazes e bem alinhadas em todos os níveis organizacionais.

Modelo de planilha para OKRs

 

Como fazer planejamento estratégico para startup com OKR e Business Model Canvas?

A associação entre o OKR e o Business Model Canvas pode ser especialmente vantajosa para startups que querem planejar seus próximos passos, sem abrir mão da agilidade e flexibilidade que esse mercado exige.

A ideia é utilizar o Canvas para resumir os aspectos mais importantes do negócio em blocos, enquanto a Metodologia OKR ajudará a definir aonde a empresa quer chegar em cada um desses “pilares” e o que precisa ser feito para que ela de fato chegue lá.

Apenas para relembrar, os nove blocos que compõem o Modelo de Negócio Canvas são:

  • Segmentos de clientes;
  • Proposta de valor;
  • Canais;
  • Fontes de receita;
  • Relacionamento com clientes;
  • Atividades-chave;
  • Parceiros-chave;
  • Recursos-chave;
  • Fluxo de custos.

Isso significa que ao fazer o planejamento estratégico combinando o OKR e o Canvas, você deverá estabelecer objetivos e resultados-chave para cada um dos aspectos acima.

Vale explicar que, na metodologia OKR, os objetivos nada mais são do que definições sobre o que a empresa deseja alcançar. Em geral, eles representam um problema a ser resolvido ou uma oportunidade que a organização identificou e quer explorar.

Para ser efetivo, o ideal é os objetivos sejam:

  • Qualitativos;
  • Memoráveis;
  • Estimulantes/inoperacionais;
  • Possíveis de serem atingidos.

 

Para cada objetivo, recomenda-se definir de dois a cinco resultados-chave – que, por sua vez, devem trazer um direcionamento quantitativo e mensurável de como a empresa alcançará o objetivo em questão.

Lembre-se: bons resultados-chaves devem levar ao alcance do objetivo e conduzir as pessoas envolvidas ao comportamento certo. Afinal, são eles que ajudarão a empresa a entender se está ou não caminhando para o alcance do objetivo.

👉 Plataforma OKR: veja o que você precisa saber antes de contratar!
👉 30 Exemplos de OKR para inovar a gestão da sua empresa + planilha grátis

 

Vamos a alguns exemplos práticos para que você possa entender melhor?

Template OKR canvas: defina seus okrs

Exemplo 1

Supondo que o objetivo da sua startup para o bloco “Relacionamento com clientes” seja melhorar o suporte ao público final, os resultados-chaves poderiam ser os seguintes:

  1. Aumentar tickets resolvidos de 50 para 70 por dia.
  2. Diminuir o tempo médio de espera dos clientes no chat de suporte de 3 minutos para 1 minuto.
  3. Diminuir o tempo médio de resposta por e-mail de 4 horas para 1 hora.

 

Exemplo 2

Agora se o objetivo da sua empresa para o bloco “Parceiros-chaves” for estabelecer novas parcerias, eis algumas boas opções de resultados-chaves:

  1.     Estabelecer parceria com 4 novas empresas de consultoria.
  2.     Aumentar a receita de R$5.000,00 para R$15.000,00 por meio de parceiros.
  3.     Estabelecer parceria com cinco revendedores.

 

[Download PDF 📥] Comece usar hoje mesmo o OKR Canvas

Como você viu até aqui, o OKR Canvas é uma ferramenta incrível para alinhar objetivos e ações das empresas. De maneira simples e visual, ele ajuda a garantir que todos estejam na mesma página e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

Sem contar que com um quadro claro e objetivo, fica muito mais fácil engajar o time, medir o sucesso e ajustar a estratégia organizacional conforme necessário!

Por último, é importante que você saiba que não existe um modelo oficial de OKR Canvas. É possível encontrar diferentes opções disponíveis na internet, mas o ideal é que cada empresa adapte-as de acordo com as próprias necessidades.

Agora que você já sabe dessas informações, que tal colocar a mão na massa e se beneficiar de todas as vantagens que o OKR Canvas é capaz de trazer? Se precisar de uma ajudinha extra nessa missão, é só fazer o download gratuito do modelo de OKR Canvas da Feedz! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar