Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como fazer uma gestão de metas eficiente?

Para alcançar os resultados esperados dentro de uma empresa, é essencial ter uma gestão de metas eficiente.

É comum encontrar empresários e empreendedores que, ao serem questionados “qual é a sua meta de vendas?”, a resposta é “vender o máximo possível”.

Quanto é “o máximo possível”? Quanto é suficiente? Qual valor seria um número baixo?

Assim como o maratonista que precisa de um ponto de chegada específico, estabelecer metas claras e bem definidas para a empresa, independentemente de seu tamanho e estrutura, é essencial

Também é de extrema importância que esse crescimento possa ser medido de maneira adequada; ou seja, é preciso fazer uma gestão de metas eficiente, pois sem ela, não poderemos saber se estamos caminhando na direção certa.

 

O que é gestão de metas?

O gerenciamento por metas é um modelo estratégico de negócios projetado para melhorar o desempenho de uma empresa. É uma estratégia com metas claramente definidas que são criadas tanto pela administração quanto pelos colaboradores.

Assim, essa gestão ajuda os gerentes a atualizar e delegar tarefas aos funcionários com entendimento mútuo e mantendo os objetivos alinhados com a missão da empresa. 

A estratégia é bastante simples. Ou seja, é planejar, projetar e executar objetivos com transparência e completá-los em um prazo definido.

Uma parte importante do gerenciamento de metas é verificar o desempenho do funcionário por meio do monitoramento do desempenho. 

 

? Leia também: Como montar um questionário de avaliação de desempenho de funcionário

 

Definir metas e gerenciá-las é a única maneira que as empresas podem olhar para o futuro e parar de fazer estimativas subjetivas do que ‘pode acontecer’ e começar a pensar sobre o que está será alcançado. 

Inclusive, a metodologia OKR é uma evolução da gestão de metas. Ambas fornecem uma estrutura para definir e comunicar objetivos, bem como medir o desempenho e ambas movem as pessoas no sentido de alcançar objetivos comuns.

Template OKR canvas: defina seus okrs

 

 

Vantagens da gestão de metas

O gerenciamento de metas fornece foco para manter as coisas funcionando perfeitamente e as equipes trabalhando juntas de forma eficiente e produtiva. 

Metas dentro de uma empresa são diretrizes claras para os funcionários. Ou seja, elas ajudam a priorizar tarefas e criar uma visão para trabalhar de forma linear. 

Assim, as metas eficazes podem aumentar e melhorar a comunicação com você e seus funcionários, levando a uma maior satisfação no trabalho, uma diminuição no turnover e melhor desempenho geral no trabalho.

Outras vantagens incluem:

 

1) Gestão Eficiente

A gestão é eficiente quando a produção da equipe é maior do que os recursos que são investidos nela.

Isso está diretamente relacionado à produtividade dos funcionários ou quanto tempo eles levam para cumprir suas metas e objetivos. 

Frequentemente, a produtividade diminui quando não há uma gestão focada em acompanhar as metas organizacionais.

Nesse caso, as empresas que seguem uma gestão baseada em metas são mais produtivas em seus trabalhos e sua eficiência aumenta.

Uma das razões precisas para isso é o plano de gerenciamento adotado por cada pessoa da empresa para completar as tarefas atribuídas.

 

2) Planejamento eficaz

O objetivo do planejamento é desenvolver um plano para o crescimento de uma empresa. Ou seja, quanto melhor for o planejamento de metas, mais fácil será para a administração agir. 

O planejamento eficaz requer uma atitude de nunca estar satisfeito com o desempenho atual da empresa. Nesse sentido, o planejamento se torna relativamente mais simples com um gerenciamento de metas eficiente. 

Uma vez que os funcionários sabem com clareza sobre as metas da empresa, eles podem desenvolver uma abordagem e um planejamento para alcançá-las. Com essa estratégia de negócios, o processo de planejamento se torna relativamente mais simples.

 

3) Transparência

A comunicação interna é o pilar central de qualquer empresa para prosperar. O processo de comunicação torna-se mais presente entre a gestão e os funcionários quando existe um gerenciamento de metas eficiente.

Com a gestão de objetivos, ou metas, cada pessoa fica ciente dos papéis que os outros estão desempenhando.

Isso ajuda os liderados a se reportarem a seus gerentes e a compreender melhor sua função, já que o trabalho atribuído é decidido mutuamente.

 

4) Reforça o Compromisso

Em uma empresa, muitas vezes vemos os funcionários gradualmente perdendo sua qualidade de vida no trabalho e seu senso de compromisso. Isso acontece por diversos motivos.

Ainda assim, um dos fatores significativos é a falta de direção, transparência e falta de comunicação entre o superior e os liderados. Este modelo estratégico preenche essa lacuna e cria um ambiente de trabalho saudável e aberto.

Pois, com as metas sendo gerenciadas, o envolvimento de cada membro é reforçado e isso permite que cada um consiga planejar e alcançar os objetivos da empresa.

Além disso, como todos possuem suas metas, isso dá aos funcionários um senso de comprometimento. O fato de seu trabalho ser realizado para um propósito maior reforça a responsabilidade neles. 

Inclusive, também ajuda na motivação dos funcionários, pois eles são incluídos no processo de definição de metas.

 

5) Definição de metas

Sabemos que o estabelecimento de metas é importante para qualquer empresa. Ele direciona a gestão e fornece um roteiro a ser seguido.

E é melhor quando todos na empresa estão cientes do processo ou incluídos para compartilhar suas perspectivas e ideias. Isso também ajuda os funcionários a compreender melhor suas funções e tarefas.

 

 

Com a gestão de objetivos, o estabelecimento de metas é feito com a participação mútua da gestão e da organização. Inclusive, os objetivos são mais prováveis ​​de serem cumpridos pelos funcionários.

Pois, os colaboradores participam ativamente do processo de definição de metas e escolhem as ações para alcançá-las. Isso dá a todos na equipe um objetivo claro e uma perspectiva.

 

6) Responsabilidade

Essa gestão de objetivos e metas cria uma estrutura que aumenta o desempenho. O gerenciamento é um assunto complicado e é preciso ser responsável para que o trabalho seja feito.

Mesmo a melhor das equipes muitas vezes não consegue atingir todo o seu potencial devido às lacunas da gestão ou à incapacidade de delegar tarefas e monitorar com eficácia. 

Com essa técnica de gerenciamento, os membros da equipe apoiam a participação de todos e isso incentiva a produtividade geral da empresa.

 

7) Utilização eficiente de recursos humanos

Se você não souber como utilizar seus recursos humanos, poderá causar mais danos para a empresa do que se imagina.

Por isso, ter as melhores equipes não é o suficiente. O mundo está ficando mais criativo e as transformações digitais não estão apenas nos trazendo enormes oportunidades, mas também mais concorrência.

Então, como você se sustenta em um mercado altamente competitivo? Um truque seguro aqui é utilizar seus recursos em seu máximo potencial.

E você também só pode fazer isso delegando tarefas a indivíduos que melhor se adaptem à função dada. 

Com as metas sendo gerenciadas, funcionários e gerentes colaboram na atribuição de funções e no estabelecimento dessas metas.

A combinação cuidadosa de talentos promove o sucesso e utiliza os recursos humanos para obter o melhor resultado na conclusão de atividades.

 

8) Diminui a ambiguidade

Não há ambiguidade de papéis, uma vez que todos sabem com clareza sobre seus papéis.

A confusão de funções de trabalho ou o gerenciamento de várias tarefas por indivíduos específicos cria um desequilíbrio na estrutura geral de gerenciamento. 

Também afeta o desempenho e incentiva uma cultura de trabalho tóxica. Muitos funcionários se sentem desanimados por não serem capazes de compreender o fluxo de trabalho ou o que se espera deles. 

Com as metas sendo gerenciadas, a colaboração entre o gerente e os funcionários deixa o clima livre de dúvidas. Isso deixa espaço para que todos se desenvolvam e entendam suas funções de maneira eficaz.

 

Dicas para fazer uma gestão de metas eficiente

Aqui estão cinco etapas fáceis de seguir para uma gestão de metas eficaz:

  • Crie metas claras e específicas: as metas devem ser específicas para as áreas que precisam ser melhoradas e o objetivo deve ser claro e bem definido.
  • Garanta que elas sejam mensuráveis: acompanhe o progresso para manter seus funcionários motivados enquanto trabalham nas metas.
  • Seja realista: você deseja que suas metas sejam desafiadoras e alcançáveis, para que resultem em realizações, levando ao sucesso contínuo.
  • Defina um prazo: tenha um começo e um fim para realizar a tarefa e se mantenha motivado e focado nos objetivos atuais.

com a gestão de metas seu negócio vai prosperar

Então, o que você achou de fazer o gerenciamento de metas? É bastante claro como essa gestão pode ajudar gerentes e funcionários a criar uma relação de trabalho que ajuda a desenvolver a empresa.

Larissa Gracietti

Larissa Gracietti

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Outros conteúdos que você pode gostar

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!