Ferramentas de avaliação de desempenho: por que usar e como escolher a melhor

As ferramentas de avaliação de desempenho permitem desenvolver seus funcionários de forma produtiva. Confira agora como a Feedz e suas funcionalidades se destacam.

As ferramentas de avaliação de desempenho permitem que você aprimore as habilidades e competências de seus funcionários de forma simples, organizada e produtiva.

Empresas multinacionais importantes como Google, Amazon ou Facebook reconheceram que parte de seu sucesso se deve à política de atração e retenção de talentos

Os Recursos Humanos dessas empresas sabem que as competências dos seus colaboradores são tão importantes quanto os seus conhecimentos técnicos e que a única forma de os fazer crescer é cultivando-os com planos de formação personalizados.

A seguir, abordaremos mais sobre a importância dessas ferramentas e como escolher a melhor para a sua empresa. Confira! 

A importância das ferramentas de avaliação de desempenho no crescimento da empresa

A avaliação de desempenho é como uma ponte que conecta o que os seus colaboradores fazem diariamente com os objetivos estratégicos da empresa. 

Por isso, ao utilizar as ferramentas de AD, os gestores e o RH têm uma visão clara de como cada membro da equipe está se saindo, os pontos fortes e de melhoria. 

Assim, é possível alinhar todas as pessoas colaboradoras na mesma direção e fazer com que cada um se sinta parte integrante do sucesso da empresa. 

Além disso, também podemos citar outros motivos importantes de ter ferramentas de avaliação de desempenho na sua empresa. Com o apoio delas, é possível: 

  1. Definir os objetivos da empresa com clareza;
  2. Fornecer feedback em tempo real e eficaz para cada membro da equipe; 
  3. Melhorar o desempenho e a produtividade dos funcionários; 
  4. Identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento; 
  5. Oferecer insights sobre tarefas ineficazes; 
  6. Melhorar o engajamento e retenção de funcionários;  
  7. Alinhar o desempenho individual com as metas organizacionais; 
  8. Transformar a força de trabalho em uma vantagem estratégica.

 

👉 Como avaliar o desempenho de um funcionário: 3 dicas para RHs

Kit Avaliação de Desempenho

 

5 ferramentas de avaliação de desempenho dos colaboradores

Compreender e aprimorar o desempenho dos funcionários é uma tarefa que exige ferramentas precisas e eficazes. Vamos apresentar algumas para você avaliar qual combina melhor com o momento da sua empresa. Confira: 

 

Avaliação de Experiência

A avaliação de desempenho no período de experiência é essencial para garantir que os novos colaboradores estejam alinhados com as expectativas e a cultura da sua empresa. 

Para o RH e os gestores, essa avaliação é uma oportunidade de fornecer feedback e apoio direcionados, assegurando que os novos membros do time tenham todas as condições necessárias para se desenvolver profissionalmente. 

Autoavaliação

A autoavaliação é uma ferramenta que permite aos trabalhadores analisarem suas próprias trajetórias profissionais. Além de fomentar a autoconsciência, ela incentiva a reflexão sobre as habilidades, as conquistas e as áreas de aprimoramento. 

Essa ferramenta também abre caminho para diálogos construtivos entre gestores e colaboradores, o que servirá de base para a criação dos PDIs de maneira mais personalizada e eficaz. 

 

Avaliação 360º 

Essa ferramenta fornece uma visão completa do desempenho dos colaboradores. Isso porque a avaliação 360º coleta feedback de múltiplas fontes, incluindo colegas de diferentes níveis hierárquicos e, ocasionalmente, clientes.

Dessa maneira, o RH e os gestores podem ter uma compreensão abrangente do impacto de um colaborador na organização, o que facilita na hora de fornecer um feedback mais objetivo e desenhar ações de desenvolvimento mais direcionadas.  

 

Avaliação de Liderança

Avaliar as lideranças é fundamental para identificar líderes efetivos e áreas de melhoria e, assim, garantir que os gestores estão alinhados às metas da empresa e promovendo uma cultura de alto desempenho.

Inclusive, essa ferramenta foca em competências que profissionais em papéis de liderança precisam ter ou desenvolver, como, por exemplo, tomada de decisão, gestão de equipe, habilidades de comunicação e capacidade de influenciar. 

Matriz Nine Box

A matriz 9box é uma ferramenta estratégica para mapear o desempenho e o potencial dos colaboradores. Por ser dividida em quadrantes, ela categoriza os profissionais com base em seu desempenho atual e potencial futuro, o que permite que os gestores tomem decisões baseadas em dados sobre o desenvolvimento de carreira, promoções e retenção de talentos. 

Dica para RHs: a nine box é uma ferramenta útil para visualizar o talento disponível na organização e planejar o desenvolvimento de lideranças internas. 

👇 Acesse agora mesmo nosso modelo gratuito e editável da matriz nine box:

planilha editável matriz nine box

 

10 dicas para escolher a melhor ferramenta de avaliação de desempenho

Existe uma série de fatores, desde opções de implantação até escalabilidade, a serem considerados e avaliados ao escolher ferramentas de avaliação de desempenho. 

Muitas vezes, o processo de seleção da ferramenta se resume a dois pontos principais: entender os recursos oferecidos e saber quais funcionalidades específicas sua organização precisa. 

Aqui está uma lista de funcionalidades que uma ferramenta de avaliação de desempenho ideal deve ter:

 

1. Formulários de avaliação de desempenho flexíveis

Formulários flexíveis de avaliação de desempenho ajudarão os gestores a tomar decisões objetivas e baseadas em fatos sobre o desempenho de cada funcionário, adequando às necessidades específicas de cada função. 

 

2. Processo de avaliação contínua de desempenho

Um processo contínuo de avaliação de desempenho pode ajudar o líder e o liderado a ter uma conversa mais estruturada e contínua, que se alinhe aos objetivos gerais da organização. 

Esse processo pode ajudar os gerentes a medir o progresso do funcionário em relação às metas de desempenho predefinidas. 

Por meio deste processo, será possível garantir que os funcionários trabalhem para alcançar o que é importante, ao mesmo tempo que permite que os gerentes ofereçam feedback contínuo.

Isso permitirá que os funcionários tenham conversas significativas sobre desempenho a qualquer hora. Não é preciso esperar as reuniões de avaliação anual. Isso ajudará os colaboradores a entender onde estão e identificar oportunidades de desenvolvimento ao longo do ciclo de revisão.

 

3. Definição e gestão de metas

O estabelecimento e gerenciamento eficazes de metas garantem que todas as atividades dos funcionários estejam alinhadas com a visão estratégica da organização. 

Ao definir metas e objetivos, as empresas podem preparar seus funcionários para o sucesso desde o início. Afinal, essas metas não apenas oferecem aos funcionários um senso de direção, mas também os incentivam ainda mais para alcançar as metas predefinidas dentro do tempo estipulado. 

👉 Leia também: 10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa

 

4. Insights de desempenho 

Esse recurso permite que os colaboradores vejam proativamente seu progresso de desempenho, identifiquem as lacunas de habilidades e determinem estratégias eficazes de melhoria. 

Uma ferramenta de gestão de desempenho ideal oferecerá uma visão precisa e em tempo real do desempenho, das habilidades e das necessidades de desenvolvimento da força de trabalho. 

Com base nesses insights, os gestores poderão ajudar a desenvolver PDIs personalizados e que beneficiem suas equipes.

Vale ressaltar que insights de desempenho completos não apenas avaliarão o potencial dos indivíduos, mas também identificarão pessoas em risco de sair. Ou seja, ajuda a identificar os riscos inerentes à retenção de talentos. 

 

5. Feedback de 360º

Feedback 360 graus é o processo de fornecer aos funcionários um feedback construtivo e confidencial das pessoas que trabalham com eles e ao seu redor. 

Durante esse processo, as partes interessadas preenchem um formulário de feedback anônimo que cobre uma ampla gama de competências de desempenho. 

Ele oferece uma imagem abrangente do desempenho de um funcionário a partir de uma variedade de perspectivas. 

As avaliações de desempenho de 360 ​​graus melhoram a autoconsciência do funcionário com um relatório abrangente que destaca seus pontos fortes, fracos e possíveis áreas de melhoria.

 

6. Criação de Planos de Desenvolvimento

Ao fazer a devolutiva da avaliação de desempenho, é importante que o gestor e o colaborador construam o plano de desenvolvimento individual, com base nos insights da AD. 

Essa funcionalidade permite que o profissional possa criar o seu próprio PDI, fazendo com que ele se sinta mais responsável pela sua carreira. Ao mesmo tempo, também permite que o gestor acompanhe a evolução e possa apoiá-lo como for preciso. 

 

7. Recompensas e reconhecimento

Para manter os funcionários motivados e engajados, as organizações precisam celebrar as realizações de seus funcionários regularmente.

Um sistema integrado de celebrações pode ajudar os empregadores a implementar iniciativas inovadoras de reconhecimento dos funcionários, como planos de incentivos de longo prazo. 

Um programa interativo de reconhecimento de funcionários ajudará as empresas a reter os melhores colaboradores.

 

8. Relatórios incluídos

Os dados são apenas números até que sejam tratados da forma mais adequada para obtermos as respostas que procuramos. Para isso, a ferramenta que você escolher deve ser capaz de gerar relatórios que ajudem a melhorar sua tomada de decisão.

 

9. Simples de usar

A ferramenta que você escolher deve ser muito fácil de usar, amigável e intuitiva. A era de programas difíceis e complicados acabou, então você deve exigir que sua ferramenta torne sua vida mais fácil e não o contrário. 

Além de facilitar as rotinas dos profissionais de RH, uma ferramenta intuitiva e amigável garante o engajamento por parte dos colaboradores nas ações da empresa. E quanto mais engajamento, mais dados e insumos para o RH embasar as tomadas de decisões estratégicas.

Outra coisa importante, ela deve ser fácil de configurar e usar, sem a necessidade de conhecimentos avançados de informática. 

 

10. Suporte e acompanhamento contínuo 

Na hora de escolher uma ferramenta de avaliação de desempenho, é importante se certificar que ela oferece o suporte técnico adequado e necessário.

Além disso, vale avaliar se há treinamento de onboarding para o RH e usuários da plataforma. Assim, é possível garantir que todos aproveitarão ao máximo as funcionalidades disponíveis. 

 

Por que escolher a Feedz como ferramenta de avaliação de desempenho?

Com a Feedz, o RH e os gestores podem realizar avaliações detalhadas, acompanhar o progresso dos colaboradores e identificar áreas de desenvolvimento, tudo isso em uma interface intuitiva e amigável. 

Seja através de avaliações 360º, feedbacks contínuos ou análises do desempenho detalhadas, a plataforma possibilita uma visão completa da performance de todos os funcionários. 

Se você ficou curioso(a) em conhecer melhor a plataforma, aqui vão mais alguns benefícios de escolher a Feedz para a sua empresa: 

8 benefícios de usar a ferramenta de avaliação de desempenho da Feedz

  1. Permite criar avaliações totalmente personalizadas 90º, 180º ou 360º; 
  2. Permite criar avaliação de experiência, para aqueles profissionais que estão no período de integração com a empresa; 
  3. Possibilita a análise dos resultados em tempo real: acompanhamento da curva forçada, análise dos outliers e 9box (sem custo adicional!)
  4. É fácil de usar, intuitiva e amigável, garantindo que todas as pessoas da empresa poderão navegar e utilizar suas funcionalidades sem complicações; 
  5. Ajuda a identificar as oportunidades de desenvolvimento profissional e acompanhar o aprimoramento das habilidades necessárias por meio do PDI;  
  6. Conta com outras funcionalidades bônus gratuitas como: mural de celebrações, ouvidoria interna, reuniões one-on-one, gamificação, e mais.; 
  7. Gestão de talentos mais eficiente, com um processo estratégico e orientado a dados
  8. Excelente suporte técnico e acompanhamento contínuo para garantir que os usuários vão tirar o melhor proveito da plataforma. 

 

Para saber mais sobre a solução de avaliação de desempenho da Feedz, solicite uma demonstração gratuita agora mesmo! É só preencher o formulário abaixo e enviar! 

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar