gestão à distância

10 perguntas que todo gestor de empresas de tecnologia já quis fazer sobre gestão à distância

O isolamento social instaurado para conter o avanço da covid-19 transformou o modo como as pessoas trabalham. As empresas e cargos que têm a possibilidade de trabalho remoto estão implementando o home office, algumas, inclusive, pensam em estender essa prática mesmo depois do fim da pandemia. A gestão, portanto, precisa se acostumar com esse novo cenário.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Cushman&Wakefield indicou que 73,8% das empresas multinacionais que operam no Brasil querem tornar o home office uma prática definitiva mesmo depois da pandemia. Para os colaboradores, a ideia de trabalhar de casa de forma permanente também é agradável: de acordo com uma pesquisa da Runrun.it, 86% dos profissionais que atuam em agências de comunicação, empresas de tecnologia e consultoria, tem preferência por permanecer trabalhando de suas casas mesmo depois do fim do isolamento social.

Esse cenário traz um novo desafio para os gestores, que precisam continuar engajando, motivando e unindo seu time, mas agora com uma barreira física. Sabemos que nessa hora surgem muitas perguntas na cabeça dos líderes sobre como efetivar esse trabalho. Por isso, separamos 10 questionamento — e respostas — que todo gestor, principalmente de empresas de tecnologia, já se fez sobre como trabalhar no famoso “novo normal”. Confira:

1- Como adaptar as práticas de gestão para um cenário remoto?

As empresas de tecnologia já nascem, na maior parte das vezes, digitais e orientada a dados. Essa é uma vantagem, uma vez que todos já estão acostumados a trabalhar com softwares e métricas. Dessa forma, para que os gestores possam ter um overview do que está sendo feito, do que está parado, de como as pessoas estão dividindo seu tempo, quem está sobrecarregado, entre outros, o ideal é ter uma plataforma de gestão de tarefas como aliada.

Se as tabelas e conversas funcionavam bem no escritório, agora é hora de organizar tudo em um software de gestão para poder acompanhar a evolução do trabalho, sem para isso demandar muito tempo do gestor e do colaborador.

2- Como aplicar gestão ágil em um cenário remoto?

Aqui, softwares também serão os melhores amigos dos gestores de empresas de tecnologia. Hoje existem plataformas que ajudam na criação e monitoramento de OKRs, por exemplo, que podem ser operadas remotamente e permitem que todos tenham acesso aos objetivos e resultados-chave do setor e da empresa como um todo. Manter reuniões rápidas de sprints e 1:1 é essencial também, assim, mesmo a distância os gestores conseguem incentivar testes, analisar resultados e implementar ações para evolução da qualidade do trabalho em si e da experiência do próprio colaborador.

O pior que pode acontecer nesse cenário é o gestor ficar “no escuro”, por isso todas as ações que o ajude a acompanhar o time, como se estivessem no mesmo ambiente, são bem-vindas.

3- Como garantir a produtividade dos profissionais em casa?

Aqui os alinhamentos constantes podem ser uma saída. Determinar metas para a semana e acompanhar através do software de gestão de tarefas a evolução das atividades para alcançá-las faz com que o gestor perceba quando o colaborador tem algum desafio, podendo sempre propor uma nova saída para que os objetivos sejam cumpridos. Dessa forma, também, se cria um senso de responsabilidade e o profissional entende que precisa fazer determinadas entregas.

4- Como metrificar o desempenho das pessoas remotamente?

Softwares de gestão já ajudam o líder a ter uma ideia das entregas do colaborador, isso somado a conversas constantes dará ao gestor uma visão sobre como cada um tem desenvolvido seu trabalho. Além disso, pesquisas de desempenho podem ser feitas por meio de plataformas mesmo a distância, o que mudam são KPIs de comportamento, entrega e engajamento. Em um contexto remoto é mais importante a disposição dos colaboradores em ajudar os colegas do que seu humor, por exemplo. As adaptações variam entre empresas e cargos.

5- Como manter o time unido a distância?

Incentivar reuniões de time e permitir que alguns minutos sejam destinados a conversas banais ajuda a aproximar as pessoas. Além disso, usar ferramentas de comunicação corporativa também faz com que os colaboradores estejam sempre em contato. Para inspirar um espírito de time é importante dar desafios conjuntos, incentivar a troca de feedbacks e de experiências entre a equipe.

6- Como incentivar o aperfeiçoamento nesse cenário?

Esse quesito pode se unir ao anterior. Para estimular a troca, por exemplo, é possível pedir para que colaboradores deem workshops para seus colegas sobre um assunto que dominam. Assim, se abre o caminho para a colaboração e para o aperfeiçoamento. Tentar destinar verbas para cursos online e sempre compartilhar com o time materiais educativos sobre o setor que atua são formas de incentivar o aperfeiçoamento mesmo estando cada um em sua casa.

7- Como manter o engajamento a distância?

Esse é um dos maiores desafios dos gestores nesse momento, mas a conversa e a transparência são as chaves para superá-lo. Manter trocas constantes e individuais faz com que o gestor entenda os desafios que cada um está passando e os ajude contorná-los, além disso, nesses momentos os gestores podem valorizar as ações dos profissionais a fim deles se sentirem motivados. Sempre que possível, falar de como está a saúde do negócio também é importante para dar tranquilidade aos colaboradores e fazê-los enxergar o impacto do seu trabalho no todo.

8- Como fazer alinhamentos técnicos remotamente?

Existem diferentes plataformas de vídeos chamadas que podem facilitar nesse caso. O importante é incentivar que esses alimentos sejam constantes, que só quem realmente é impactado pelo assunto tratado esteja presente e compartilhar a tela para que todos possam estar na mesma página durante a conversa. Pedir interações ou permanecer com a câmera ligada também ajuda a mostrar o engajamento do líder na reunião, o que incentiva os profissionais.

9 – Como facilitar a vida do colaborador?

Nesse momento é preciso ter empatia, entender quais as peculiaridades do dia a dia de cada pessoa e tentar se adequar a elas. Aqui, tarefa cumprida é mais importante que horário e isso será uma difícil lição para as empresas aprenderem.

10 – Como manter a motivação?

Estar próximo do colaborador ajudará a manter a motivação. Em um momento de mudanças e incertezas, os profissionais precisam do seu líder próximo, entendendo os desafios e propondo soluções.

E aí, faltou alguma coisa que não respondemos? Manda para gente!