60 perguntas para criar um formulário de feedback

Saiba como criar um formulário de feedback capaz de extrair informações valiosas dos colaboradores e respaldar a melhoria contínua da gestão de pessoas!

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer é o melhor caminho para construir ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. Mas, para que essa comunicação seja conduzida de forma estratégica, as organizações devem contar com um bom formulário de feedback.

A eficácia da coleta de feedback passa necessariamente pela formulação das perguntas certas. Afinal, cada questão é uma oportunidade de mapear a percepção da equipe sobre a gestão de pessoas e, assim, moldar o curso da cultura organizacional.

Se a sua empresa deseja transformar os formulários de feedback em um convite para que cada voz seja genuinamente ouvida, siga com a leitura do post e fique por dentro das dicas que preparamos para ajudá-los nesta missão!

O que é um formulário de feedback? 

Um formulário de feedback nada mais é do que um questionário elaborado para coletar opiniões, avaliações e informações.

Na gestão de pessoas, essa ferramenta tem como objetivo principal capturar a percepção e sentimento dos colaboradores sobre diversas questões, tais como o recrutamento e seleção, onboarding, clima organizacional, benefícios, satisfação no trabalho, etc.

De modo geral, os formulários de feedback incluem uma série de perguntas estruturadas, escalas de classificação ou campos abertos para que os participantes possam expressar suas opiniões de forma clara.

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Por que fornecer e solicitar feedbacks? 

A construção de uma cultura de feedback é valiosa por uma série de razões. Mas, fosse necessário resumir a sua importância, poderíamos ressaltar o seguinte: 94% dos funcionários trabalham melhor após receber feedback.

Essa é uma ferramenta indispensável para impulsionar o desenvolvimento profissional. Quando um colaborador recebe um feedback construtivo, ele obtém insights sobre como aprimorar suas habilidades e desempenho.

Além disso, o feedback também pode e deve ser utilizado para reconhecer e celebrar conquistas. Sendo assim, ele ajuda a motivar e fortalecer a confiança da equipe.

Por último, mas não menos importante, a análise dos dados coletados por meio dessa estratégia ainda permite às organizações avaliar o desempenho do time, identificar áreas de melhorias e tomar decisões informadas para aprimorar a gestão de pessoas.

Na prática, uma boa estratégia de feedback resulta em equipes mais felizes e preparadas para lidar com os desafios!

 

Como criar um formulário de feedback na sua empresa? 

Criar um formulário de feedback eficaz requer alguns cuidados. Afinal, o sucesso desta estratégia depende da formulação de perguntas claras, relevantes e capazes de fornecer os insights esperados.

Se a sua empresa não sabe por onde começar, fiquem tranquilos. Na sequência, vamos elencar os passos mais importantes:

 

 1. Defina os objetivos

Estabelecer claramente o propósito do formulário de feedback para funcionários é uma daquelas etapas indispensáveis. Antes de formular as questões, reflita: quais informações específicas você deseja obter?

 

2. Escolha o meio de divulgação

Avalie os canais mais eficazes para divulgar o formulário e coletar as respostas dos colaboradores, tais como e-mail, reuniões presenciais e plataformas de feedback.

O segredo está em escolher um meio que seja acessível e conveniente para todos, levando em consideração o ambiente de trabalho e a cultura da empresa.

 

3. Selecione os tipos de perguntas

É possível utilizar tanto perguntas abertas quanto perguntas fechadas no formulário de feedback. Por isso, é importante refletir sobre qual abordagem faz mais sentido adotar.

As perguntas abertas tendem a favorecer a obtenção de insights mais detalhados, enquanto a segunda serve para avaliações mais objetivas.

Mas vale lembrar que a combinação equilibrada entre os dois tipos pode ser especialmente vantajosa, já que proporciona uma visão mais ampla.

 

4. Defina as escalas de classificação

Não se esqueça, também, de escolher escalas de classificação que se alinhem ao propósito do formulário.

Se a empresa estiver medindo a satisfação dos funcionários, por exemplo, uma escala de 1 a 5 pode ser mais apropriada. Mas, se a precisão numérica não for crucial, é possível utilizar escalas de concordância, como “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

 

5. Seja conciso na medida do possível  

Ao manter o formulário de feedback conciso, focando nas perguntas essenciais e eliminando redundâncias, você aumenta a taxa de participação dos colaboradores.

Por isso, após criar a primeira versão da pesquisa, faça uma revisão cuidadosa a fim de identificar perguntas repetitivas e garantir que cada questão seja clara, direta e fácil de entender. 

 

 

60 Perguntas para criar formulários de feedback 

Agora que você já sabe quais cuidados tomar na elaboração do formulário, chegou a hora de entender o tópico mais importante: quais perguntas incluir nesta ferramenta!  

Confira, a seguir, algumas sugestões que podem ser utilizadas como ponto de partida para avaliar os seguintes processos:

 

Recrutamento e Seleção

  1. Em uma escala de 0 a 5, qual nota você dá para o processo de comunicação durante o recrutamento, desde a divulgação da vaga até a comunicação pós-entrevista?
  2. As informações fornecidas sobre a vaga foram claras e abrangentes? Se não, o que poderia ter sido melhorado?
  3. Em uma escala de 0 a 5, quão positiva foi sua experiência durante a entrevista?
  4. Você considera os métodos de avaliação utilizados (entrevistas, testes, dinâmicas) relevantes para a função?
  5. Se a resposta para a pergunta acima for não, que outros métodos você sugeriria?
  6. O feedback recebido durante o processo de seleção foi construtivo e útil para o seu desenvolvimento profissional?
  7. Com base na sua experiência, você recomendaria a empresa a um amigo como um lugar para trabalhar?
  8. Em uma escala de 0 a 5, qual a nota que você dá para o profissionalismo do recrutador que conduziu o processo de R&S?
  9. Como você avalia a diversidade e inclusão no processo de R&S? 
  10. Você recebeu informações suficientes sobre os benefícios e oportunidades de crescimento na empresa?
  11. Você acha que o processo de seleção te deu uma visão realista do dia a dia na empresa?
  12. Você teve a oportunidade de expressar suas expectativas e objetivos de carreira durante o processo?
  13. Houve alguma etapa do processo que você considerou particularmente valiosa ou informativa?
  14. Como você avalia a acessibilidade e a facilidade de uso das plataformas ou ferramentas utilizadas durante o processo de seleção?
  15. Se você pudesse sugerir uma melhoria no processo de recrutamento e seleção, qual seria?

 

Onboarding

  1. O processo de integração atendeu às suas expectativas?
  2. Qual foi a parte do processo de Onboarding que você mais gostou?
  3. As informações fornecidas durante a integração foram claras e úteis para entender a cultura da empresa?
  4. Você se sentiu bem-vindo e apoiado durante esse período inicial?
  5. Você sentiu que compreendeu completamente a sua função e as expectativas da empresa com relação a ele?
  6. Em uma escalada de 1 a 10, o quão confortável foi o ritmo de integração para você?
  7. Houve algum aspecto do onboarding que você achou particularmente desafiador ou confuso?
  8. Você recebeu feedback sobre seu progresso durante o onboarding?
  9. O onboarding ajudou a esclarecer suas metas e objetivos de curto prazo na empresa?
  10. Você acha que o onboarding preparou você adequadamente para as demandas do seu cargo?
  11. Você recomendaria melhorias no processo de onboarding? Se sim, quais?

 

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Saúde mental

  1. Em uma escala de 1 a 5, como você avalia seu nível geral de bem-estar mental atualmente?
  2. Você se sente confortável em discutir questões relacionadas à saúde mental com seus colegas ou gestores?
  3. Você sente que a empresa oferece recursos adequados para apoiar a saúde mental dos colaboradores?
  4. Na sua perspectiva, que outras medidas poderiam ser implementadas para criar um ambiente de trabalho mais saudável?
  5. Você já utilizou algum recurso de saúde mental oferecido pela empresa? Se sim, como foi sua experiência?
  6. Como as demandas do trabalho têm impactado seu nível de estresse atualmente?
  7. Em uma escala de 1 a 5, o quão sobrecarregado você se sente no trabalho?
  8. Você acha que há um estigma associado à discussão de saúde mental no local de trabalho?
  9. A empresa oferece flexibilidade para acomodar necessidades relacionadas à saúde mental?
  10. Você acha que a empresa responde adequadamente às mudanças no mercado em termos de apoio à saúde mental?
  11. Se você pudesse sugerir uma melhoria na abordagem da empresa à saúde mental, qual seria?

 

Remuneração e benefícios

  1. Em sua opinião, sua remuneração atual reflete adequadamente suas responsabilidades e contribuições para a empresa?
  2. Os benefícios oferecidos pela empresa atendem às suas necessidades e expectativas?
  3. Existe algum benefício adicional que você gostaria de ver disponível?
  4. Você considera nossa política de progressão salarial e revisão de benefícios justa e transparente?
  5. Como você avalia a competitividade da remuneração e benefícios oferecidos pela empresa em relação ao mercado?
  6. Os benefícios oferecidos apoiam um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal?
  7. Você acha que os benefícios oferecidos são inclusivos e atendem a uma diversidade de necessidades?
  8. A empresa oferece benefícios que consideram as diferentes fases da vida dos funcionários (por exemplo, benefícios para pais, aposentadoria, etc.)?
  9. Se você pudesse sugerir uma melhoria na estrutura de remuneração e benefícios, qual seria?

 

Avaliação de Desempenho

  1. Você considera que possui as habilidades necessárias para desempenhar bem a sua função?
  2. Como você gerenciou desafios ou situações adversas ao longo dos últimos X meses?
  3. Em termos de colaboração, como você avalia que contribuiu para o sucesso da sua equipe?
  4. Quais foram seus principais destaques e conquistas nos últimos X meses?
  5. Quais são os seus próximos objetivos de carreira?
  6. Você acredita que tem oportunidades suficientes para crescimento profissional na empresa?
  7. Quais desafios você enfrenta atualmente em seu trabalho e como acha que podem ser superados?
  8. Quais habilidades ou conhecimentos você gostaria de desenvolver no próximo período?
  9. Você se sente envolvido nas decisões que afetam seu trabalho e sua equipe?
  10. Quais recursos ou suporte adicional você acredita que poderiam melhorar seu desempenho?
  11. Como você avalia a eficácia das reuniões de feedback com seu gestor?
  12. Você acha que suas metas de desempenho são desafiadoras, mas alcançáveis?
  13. Como você vê seu crescimento profissional na empresa nos próximos anos?
  14. Você tem sugestões para melhorar o processo de avaliação de desempenho?

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