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OKR: tudo sobre a metodologia que vai transformar sua empresa

Entenda o que é a metodologia OKR e saiba como ela pode transformar os resultados da sua empresa. Veja exemplos e acesse materiais editáveis gratuitos.

Você está em busca de manter sua empresa sustentável no mercado e gerar lucros maiores do que suas despesas? Saiba que o OKR é a metodologia capaz de alavancar os resultados e motivar ainda mais a equipe, tornando a cultura organizacional cada vez mais sólida e melhorar os resultados de todos os departamentos.

É como uma reação em cadeia, onde tudo está conectado: os objetivos incentivam as equipes a ir cada vez mais longe, e para isso trocam ideias e criam soluções novas para entregar os resultados. Isso gera mais conexão e engajamento entre os colaboradores, que se sentem mais motivados e enxergam valor no seu trabalho.

Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça o conteúdo! ? (16 min ?)

 

A motivação, por sua vez, faz com que a cultura da empresa se fortaleça e que seja vista como um bom lugar para trabalhar, atraindo os melhores talentos e retendo os que já estão nela, diminuindo o turnover e as despesas com demissão e contratação.

No final das contas, a empresa ganha pois tem resultados melhores, os colaboradores ganham pois se sentem realizados e alinhados com o propósito da organização, e, claro, o RH e as lideranças ganham pois conseguem provar o valor do seu trabalho e esforço através dos números e resultados.

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Viu só como o OKR pode ser a base para a transformação da sua empresa? Seja você um gestor de equipe ou um profissional de RH, os OKRs certamente vão mudar o modo como as coisas funcionam no dia a dia da sua equipe e da empresa.

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre OKR e dicas exclusivas para fazer essa metodologia transformar a sua empresa! Confere aí!


 

O que significa OKR? ?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave em português. É uma metodologia ágil para gerir objetivos e metas que pode ser utilizado por qualquer empresa, independente do segmento ou tamanho.

Ela é capaz de organizar melhor os objetivos a serem atingidos pela empresa e por cada departamento, formando uma rede onde todos na empresa saibam o que estão fazendo e por que estão fazendo. Ou seja, ela é diferente para cada empresa.

 

KIT OKR

 

A comunicação interna é potencializada quando se utiliza o OKR, pois os ruídos são minimizados na medida em que há transparência e todos sabem e entendem os objetivos e o impacto do seu trabalho nas entregas finais. Na metodologia Objectives and Key Results:

  • (O) os objetivos devem ser qualitativos e devem ser inspiradores.
  • (KR) os resultados-chaves devem ser quantitativos e mensuráveis, são os que chamamos comumente de metas.

Mais do que uma metodologia para gerenciar objetivos e metas, gostamos de parafrasear Ben Lamorte que diz:

 

OKR é um framework de pensamento crítico que procura garantir que o time trabalhe em conjunto focando os esforços em fazer contribuições mensuráveis que levam a empresa para frente

 

Preste atenção nas palavras “foco” e “mensurável”.

Todos nós queremos “dominar o mundo” ou “ser a maior empresa do segmento”, mas infelizmente não temos recursos infinitos. Por isso, apontar o caminho para onde a organização deve seguir é algo de extrema importância.

Depois, conseguir medir se estamos indo para onde nos comprometemos ajuda a tomar as melhores decisões sobre novos processos, produtos e estratégias.

 

Planilha de OKR

Se você entendeu a importância de ter OKRs estratégicos para a sua empresa e deseja colocar isso de forma prática compartilhando um material com os demais líderes e gestores, baixe o nosso modelo de planilha editável!

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Como surgiu a metodologia OKR??

No início dos anos 1900, Frederick Taylor, um dos maiores estudiosos da administração, escreveu o livro intitulado “Os princípios da administração científica” no qual aborda temas como gestão de pessoas, desenvolvimento, salários e produtividade na tentativa de melhorar o desempenho operacional.

Anos mais tarde, Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, escreveu nos anos 50 um livro sobre gestão de objetivos. As premissas de Drucker é que os objetivos deveriam ser construídos junto com as equipes, serem desafiadores e motivantes e que deveriam ser acompanhados com frequência para alcançar melhores resultados.

Duas décadas mais tarde, um gestor diferenciado, entendendo a evolução da administração das empresas e a velocidade da tecnologia, fez adaptações sobre os trabalhos anteriores.

Baseado em sua grande experiência como gestor e nas teorias de Taylor e Drucker, Andy Grove fez adaptações e formatou a metodologia que hoje conhecemos como Objectives and Key Results/Objetivos e Resultados-Chave.

Diferente do que muitos imaginam, OKR não é uma metodologia moderna.

Utilizada desde os anos 1970 na Intel por Andy Grove e sua equipe, a metodologia existe há décadas e vem sendo utilizada pelas melhores empresas de todo mundo — incluindo a gigante de tecnologia Google, a partir de onde se popularizou.

 

Objetivos ?

Nessa metodologia, o objetivo é a intenção, ou seja, deve expressar o sonho da empresa ou das equipes.

Os objetivos ajudam a responder para onde queremos ir. Eles devem ser qualitativos e devem inspirar as suas equipes a andarem na mesma direção para alcançar resultados cada vez melhores. O sucesso no atingimento do objetivo deve gerar um valor claro para a organização.

Chegou a hora de definir os OKRS! Para escrever um bom objetivo, podemos seguir a estrutura: verbo + o que queremos fazer + motivo/impacto no negócio.

Exemplos de objetivos: 

  1. Crescer as vendas no sul, dominando a região
  2. Ter a melhor plataforma de gestão de pessoas do Brasil
  3. Ser uma empresa incrível para se trabalhar

 

Resultados-chave ?

Nos OKRs, os resultados-chave são números e métrica que demonstram de que forma se está atingindo o objetivo inspirador. Diferente dos objetivos, eles devem ser quantitativos e mensuráveis.

Enquanto o sonho nos ajuda a responder “para onde queremos ir”, os resultados- chave são números que ajudam a responder “como sei que estou chegando lá?”.

Expressando um marco que seja fácil de medir, os resultados-chave devem descrever resultados, e não esforço ou tarefas.

Para escrever um bom resultado-chave, podemos seguir a estrutura: verbo + o que será medido + meta.

Exemplos de resultados-chave: 

  1. Crescer de 1.000 para 2.000 visitantes no blog.
  2. Vender para 150 novos clientes PME.
  3. Ter um NPS acima de 70.

 

Quais os melhores tipos de resultados-chave?

Um equilíbrio bacana que devemos considerar na criação dos resultados-chave para os nossos objetivos são entre indicadores de lagging e leading.

Lagging indicators são indicadores “atrasados”, que representam um resultado baseado em um esforço ou conjunto de resultados que já aconteceram.

O Net Promoter Score (NPS) por exemplo, é um lagging indicator. Quando você mede ele, ele está representando algo que já aconteceu no passado, e se você fizer qualquer coisa hoje para tentar melhorar esse indicador, ele não surtirá um efeito rápido.

Por outro lado, temos alguns conjuntos de indicadores que são mais simples de medir e que em tese, garantem um bom resultado no futuro.

Por exemplo, garantir que 100% dos nossos clientes tenham uma reunião trimestral com a equipe de Sucesso do Cliente. Esse é um resultado-chave do tipo leading indicator, que apesar de não garantir que isso entregue excelência aos clientes, existe uma grande correlação entre eles.

Nesse caso, um Objectives and Key Results/Objetivos e Resultados-Chave para o time de sucesso do cliente, poderia ter um resultado chave chamado “Ter um NPS igual ou acima de 70” e um outro “Realizar reunião trimestral com 100% dos clientes atuais” garantindo uma integração saudável de indicadores.

 

Exemplos de OKR ✍

Calma, calma. Você tá achando tudo muito confuso? Não se preocupa, não? Confia que vai dar tudo certo. Para explicar melhor como funciona na prática, veja alguns exemplos de Objectives and Key Results/Objetivos e Resultados-Chave. Separamos eles por departamentos.

 

  • Para o Marketing

? Objetivo: Gerar os leads mais incríveis do mundo

? Resultado-chave 1: aumentar o tráfego do site para 25.000 acessos.

? Resultado-chave 2: capturar 1.000 prospects para base através de landing pages e blog.

? Resultado-chave 3: gerar 500 MQLs através do site.

 

  • Para o time de Produto

? Objetivo: Ter um produto que os usuários sejam viciados

? Resultado-chave 1: lançar a funcionalidade X até o dia tal.

? Resultado-chave 2: melhorar o desempenho da página Y em 20%.

? Resultado-chave 3: aumentar a utilização mensal de 45% para 70%.

 

  • Para o time de CS

? Objetivo: Fazer os clientes nos amarem

? Resultado-chave 1: fazer reunião trimestral com 100% dos clientes.

? Resultado-chave 2: reduzir tempo de ativação de 30 dias para 15 dias.

? Resultado-chave 3: alcançar um NPS acima de 70.

Também separamos um vídeo que pode ajudar melhor no entendimento do que são Objectives and Key Results/Objetivos e Resultados-Chave.

 

OKR vs KPI – Qual a diferença?

Muitas pessoas confundem essas duas siglas e não entendem a diferença entre OKR e KPI, mas a verdade é que elas são métricas complementares. Enquanto os OKRs alinham e direcionam a empresa, os KPIs servem para validar se o caminho escolhido é o mais adequado. 

KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, Indicador chave de performance; uma ferramenta que verifica o crescimento de uma empresa.

De um lado, os OKRs se preocupam com as atividades que serão realizadas, do outro, o KPI se concentra no resultado – um se atém no “o que se fazer”, enquanto o segundo avalia “como está sendo feito”

Alguns exemplos de KPIs são:

  • NPS;
  • Taxa de rejeição;
  • Custo de aquisição do cliente (CAC);
  • Receita Mensal Recorrente (RMR);
  • NPS;
  • Taxa de rotatividade (churn rate).

 

Cerimônias de apresentação de OKRs ?

Um dos fatores primordiais para que essa metodologia seja implementado de forma efetiva na empresa é a realização de cerimônias. Elas devem estar inseridas no planejamento estratégico do ano e nos calendários dos diretores e lideranças.

As principais cerimônias são:

  • as reuniões de início de trimestre;
  • os encontros de acompanhamento semanal (check-in);
  • de encerramento do trimestre.

 

ciclo de OKR

1. Reuniões de início de trimestre servem para criar alinhamento na organização e definição de metas. Nesse momento é onde definimos as estratégias da empresa para o ano e quais são os objetivos que a empresa quer atingir. Tendo criado os objetivos da empresa, passamos para o desdobramento dos objetivos para outras áreas da empresa, que devem criar os objetivos de acordo com os OKRs da empresa já apresentados. Dessa forma, os objetivos vão se desdobrando de forma transparente até a última equipe.

 

2. Reuniões de check-in servem para debater os OKRs e os resultados chave atingidos. Umas das cerimônias mais importante do processo, no check-in é onde os líderes apresentam os status, debatem sobre o que deu certo e errado e o que irão fazer para atingir os seus resultados até a próxima reunião.

 

3. Reunião de fechamento de trimestre serve como um encontro para falar sobre lições aprendidas. As coisas que deram certas e também as que deram errado devem ser apresentadas para que a organização possa apreender e melhorar para o próximo trimestre.

 

Como fazer a reunião de check-in?

Para a metodologia, o importante é causar impacto no negócio entregando ótimos resultados, independente da quantidade ou tipo de esforço.

A reunião de check-in deve ser consistente e com uma periodicidade bem definida. Combine junto com sua equipe se ela será semanal ou quinzenal e se atenha às datas definidas.

É importante não cancelar ou remarcar as reuniões de check-in! Muito menos esquecer de fazer.

  • fale sobre os resultados atingidos
  • debata sobre os objetivos gerais e ações das equipes
  • sobre o que esperam alcançar até a próxima reunião de check-in. 

Nela podem surgir insights para potencializar ainda mais as ações e facilitar a rotina dos times.

Se sua empresa é grande, o ideal é que cada gestor faça com a sua equipe e depois leve esse resultado para uma reunião de lideranças para um debate mais tático sobre os resultados alcançados.

 

Atividades, tarefas e iniciativas

Para que a equipe consiga atingir efetivamente os resultados-chave esperados, é importante determinar ações práticas e efetivas. Em cada reunião de check-in deve-se definir de 2 a 3 tarefas básicas que são importantes para entregar até a próxima reunião.

Se seu time quer bater uma meta de vendas, fazer reunião com os principais clientes do pipeline pode ser a atividade que deve ser priorizada naquela semana. Ou realizar um acompanhamento com os clientes que estão em um estágio mais avançado de análise da proposta comercial, por exemplo.

okr pirâmide

 

Principais erros ⚠

Como nem tudo são flores, essa metodologia também tem algumas peculiaridades nas quais devemos prestar atenção. Alguns erros comuns podem comprometer a entrega de resultados e colocar a estratégia em xeque. Confira os principais erros quando o assunto é OKR.

 

1. Atrelar os Objectives and Key Results/Objetivos e Resultados-Chave ao bônus

Ao atrelar diretamente aos bônus ou remuneração variável, De maneira geral isso é ruim pois trava o processo, fazendo com que os colaboradores ao invés de pensar em objetivos e metas audaciosas, pensem diretamente em algo que eles sabem que vão atingir ao invés de algo que possa ser disruptivo.

 

2. Resultados-chave como atividade

Por natureza, a primeira coisa que pensamos quando temos uma meta, é pensarmos o que iremos fazer para atingi-la. Porém, os resultados chaves precisam ser resultados e não atividades, projetos ou coisas relacionadas à esforço.

 

3. Objetivos top-down 

Os objetivos e resultados chaves são 100% definidos pela liderança. A ideia é que alguns objetivos venham da liderança, mas que as equipes consigam e possam criar seus próprios OKRs se baseando nos objetivos das áreas e/ou da empresa.

 

4. Resultados-chave com indicadores de saúde

Os resultados chaves não devem conter indicadores de saúde do seu negócio. Sabe aquele indicador que está bom há meses? Ele não deve estar no OKR. Aqui devemos ter apenas indicadores que queremos melhorar e impactar o negócio.

 

5. Não realizar reuniões de check-in

Um dos erros mais comuns e mais perigosos na utilização do framework é de não realizar as reuniões de check-in. A reunião permite um alinhamento e acompanhamento contínuo, garantindo sucesso na entrega dos resultados.

 

Checklist Feedz: veja se seu OKR está TOP!

  • Escrevi, refleti em equipe e debati com meus líderes e liderados
  • No texto do objetivo ou resultado chave não aparecem as palavras “manter”, “continuar”
  • Os resultados chaves estão claros e não são ambíguos
  • Todos resultados chave são mensuráveis e rápidos de medir 
  • O nome dos meus objetivos são inspiradores 
  • Eu utilizo a Feedz para gerenciar os meus OKRs 

 

Curso de OKR Gratuito

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Receba um certificado em OKR assistindo nossa Masterclass OKR Essencial, ministrada pelo CEO da Feedz, Bruno Soares.

 

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3  Livros sobre OKR

Se você está em busca de uma boa leitura sobre o assunto, nós separamos algumas opções para você: 

 

1. Avalie o que importa

O autor, John Doerr, é um aclamado investidor dos Estados Unidos e escreveu esse livro para homenagear o “pai dos OKRs”, Andy Grove, com quem trabalhou na década de 70 na empresa Intel.

Alguns pontos abordados na obra são:  foco, alinhamento e conexão para o time, acompanhamento de responsabilidades e como alcançar resultados extraordinários. 

 

2. Os OKRs e as métricas exponenciais: a gestão ágil da estratégia na era digital

Esse livro de Emílio Herrero Filho explica bem as dúvidas mais frequentes sobre OKRs como: qual a melhor forma de implementar OKRs?, por que as metas precisam ser desafiadoras e exponenciais? Por que a estratégia da sua empresa precisa ser ágil?

A obra está dividida em três partes, que são: as origens dos OKRs, passo a passo para entender os OKRs e fundamentos de gestão para aplicação de OKRs. 

 

3. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Essa obra de Simon Sinek mostra como líderes devem liderar e criar um senso de propósito dentro da organização. 

O livro ensina também um modelo pelo qual as pessoas podem ser desafiadas e inspiradas a darem o melhor de si para uma causa expressiva. 

 

Ferramenta OKR: Por que usar?

Uma ferramenta de OKR permite que você crie, distribua e gerencie seus objetivos e resultados-chave de forma rápida, prática e compartilhada.

 

Conheça 10 motivos para usar a ferramenta OKR da Feedz:

  1. Alinhamento de metas e estratégias com toda equipe;
  2. Equipes motivadas e engajadas;
  3. É prático e simples de usar;
  4. Permite o acompanhamento contínuo e em tempo real;
  5. Possui painéis intuitivos;
  6. Edite seus OKRs quando quiser;
  7. Compatível com dispositivos móveis;
  8. Estratégica para o gestor e fácil para o colaborador;
  9. Dispensa o uso de papéis e planilhas;
  10. Compartilhe com todos os funcionários e gere resultados.

 

Conclusão

Temos certeza de que a metodologia Objectives and Key Results/Objetivos e Resultados-Chave será capaz de transformar sua organização, porque foi isso que ela fez aqui na Feedz. Utilizamos o OKR desde o primeiro ano de operação da nossa empresa, fundada em maio de 2018.

Em nossa curta jornada, conquistamos resultados surpreendentes e que nos enchem de orgulho, como o selo GPTW e o título de 6ª startup que mais cresceu no mundo, em 2019.

Sabemos que a teoria é diferente da prática, mas se você seguir nossas dicas e contar com plataformas que te ajudem a organizar as métricas e fazer os check-ins, temos certeza de que essa metodologia vai transformar completamente o modo como você e sua equipe enxergam os resultados. 

Além disso, o OKR é capaz de transformar a cultura da empresa, trazendo um ambiente colaborativo onde as pessoas trabalhem em sintonia para alcançar os objetivos que têm em comum.

Tem qualquer dúvida sobre a metodologia ou como a Feedz pode ajudar a gerar mais engajamento e motivação? Chama a gente para uma demonstração aqui embaixo, ó ?

 

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