20 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores

Você é um gestor que acha difícil fornecer feedback? Fornecemos nossos principais exemplos de feedback escrito para ajudar você a começar.
Exemplos-de-feedback-escrito

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Visto que o feedback é a principal ferramenta dentro de uma empresa para alinhar expectativas e engajar pessoas, usar exemplos de feedback escrito pode aprimorar o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, impulsionar resultados.

Esse retorno, no entanto, n√£o pode ser apenas uma pr√°tica pontual a cada fim de ciclo. Para maximizar os benef√≠cios do feedback √© importante que ele seja constante e 360¬ļ.

Ou seja, que todos da empresa tenham a liberdade de dar retornos a qualquer colega ou líder no momento, ou logo depois, que uma ação positiva ou negativa aconteça. 

‚Äú√Č mais prov√°vel que os funcion√°rios aprendam e cres√ßam quando recebem feedback imediato, espec√≠fico, direcionado ao seu desenvolvimento e capaz de ser colocado em pr√°tica imediatamente‚ÄĚ, resume o relat√≥rio Gallup sobre ambientes de trabalho norte-americanos.

 

Como e quando usar os exemplos de feedback escrito

Damos feedbacks através da nossa linguagem corporal o tempo todo: nossa postura, tom de voz, expressão facial e gestos mudam se estamos satisfeitos ou desapontados. 

Assim como é importante saber ler esses sinais, é crucial saber explicitá-los em palavras.

Se algo foi feito de uma forma que não agradou, além de expressar essa sensação por meio do corpo é preciso saber dizer para a pessoa que a ação não foi correta. 

Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito. Todo feedback, seja positivo ou construtivo, deve ser estruturado com base nos próximos exemplos de feedback escrito e seguindo essas três características:

  1. Ter como base um comportamento.
  2. Mostrar o impacto desse comportamento.
  3. Dar sugest√Ķes de melhorias.

 

 

20 exemplos de feedback escrito para impulsionar o engajamento e a produtividade

Algumas situa√ß√Ķes s√£o comuns em diferentes empresas e podem ser resolvidas por meio de um feedback positivo bem feito. Aqui, n√≥s nos referimos a feedback negativo como sendo o feedback construtivo, pois um feedback bom precisa ajudar a mudar para melhor.

Trouxemos 20 exemplos de feedback escrito ‚ÄĒ tanto positivos quanto construtivos ‚ÄĒ que podem servir de base para a constru√ß√£o de qualquer feedback. Confira:

 

1. Quando algum projeto est√° atrasado

Pressionar um colaborador para entregar um projeto atrasado pode comprometer a qualidade da entrega e desmotivar o profissional. 

Além disso, o mais importante é sempre mostrar os efeitos de uma ação e tentar entender suas causas, a fim de evitar que o erro persista. 

Nesse caso, a conversa poderia seguir essa linha: “Vimos que o projeto não foi entregue na data prevista, encontrou alguma dificuldade no caminho? O que podemos fazer para finalizá-lo o quanto antes? 

Da pr√≥xima vez que ver que algum projeto n√£o ser√° entregue no prazo, podemos conversar antes para tentar otimizar algumas a√ß√Ķes a fim de que o deadline seja cumprido.‚ÄĚ

 

2. Quando o profissional est√° desmotivado

Agir logo que um colaborador dá sinais de desmotivação é importante para alinhar expectativas e tentar ajudá-lo a encontrar propósito. Nesse caso, o ideal é tentar entender a causa desse comportamento: 

‚ÄúVimos que anda menos motivado que o de costume, aconteceu alguma coisa? Existe algum comportamento dentro da empresa que ache que precisa ser ajustado ou algum projeto que gostaria de se dedicar? Podemos fazer um plano de a√ß√Ķes para que consiga se desenvolver de acordo com suas ambi√ß√Ķes na empresa.‚ÄĚ

 

3. Quando acontece um erro

Todas as pessoas erram, mas em alguns casos esses erros podem ter grande impacto para as empresas. Assim, quando acontece uma falha é preciso apontá-la e tentar evitar que se repita. 

O feedback nesses casos pode seguir a linha: “Aconteceu um erro nesta ação, na minha visão tal e tal atitudes poderiam ser tomadas para que ele não tivesse acontecido. 

Na sua opini√£o, o que poderia ter prevenido o erro? Podemos aprender com isso para n√£o mais acontecer e sempre que tiver alguma d√ļvida pode contar comigo.‚ÄĚ

 

4. Quando o profissional tem uma conquista

Os feedbacks positivos s√£o t√£o importantes quanto os construtivos. √Č crucial saber reconhecer um funcion√°rio quando ele acerta para que se sinta motivado e entenda o que o levou a esta conquista, assim as a√ß√Ķes podem ser replicadas.¬†

O feedback pode ser: ‚ÄúParab√©ns! Vimos que vem trabalhando h√° tempos para construir essa conquista. Na minha opini√£o o que te levou at√© ela foram tal e tal coisa, e na sua? O que fez que te levou a acertar nessa a√ß√£o? Acha que pode compartilhar esse conhecimento com a equipe?‚ÄĚ

 

5. Quando o profissional se desligar da empresa

Esse é o feedback que mais pode trazer aprendizados para o negócio, uma vez que as pessoas tendem a apontar sem receio os erros e acertos da empresa.

→ Leia também: 35 perguntas para entrevista de desligamento

Para estimular uma opini√£o construtiva o ideal √© que a conversa siga a seguinte linha: ‚ÄúO que mais te agradava nos dias com a gente e o que acha que podemos melhorar? O que poder√≠amos ter feito para te engajar mais que n√£o foi pensado?‚ÄĚ

 

6. Quando o funcion√°rio est√° trabalhando horas extras

Para atender às necessidades do cliente, você nota que o João, seu colaborador, trabalha horas extras. Ele faz isso com uma atitude positiva e entende que isso beneficiará sua equipe. Dê a ele um feedback que mostre o quanto você aprecia seus esforços extras.

Voc√™ pode dar um feedback positivo assim: ‚ÄúObrigado por colocar um esfor√ßo extra durante este per√≠odo agitado de trabalho, Jo√£o. Entendo que ficar at√© tarde n√£o √© f√°cil, mas a equipe realmente agradece. Voc√™ √© um membro valioso de nossa equipe, e sua atitude positiva ajudou todos n√≥s a continuar motivados.‚ÄĚ

 

7. Quando o funcion√°rio contribui nas reuni√Ķes

Durante as reuni√Ķes, o colaborador Gustavo compartilha muitas novas ideias e percep√ß√Ķes que s√£o √ļteis para a equipe. Diga a ele como isso est√° beneficiando sua equipe.

Feedback: ‚ÄúObrigado por estar preparado para nossas reuni√Ķes, Gustavo! Ao vir a cada reuni√£o com ideias bem pesquisadas e bem pensadas, voc√™ est√° nos ajudando a avan√ßar em nossos processos. At√© a pr√≥xima reuni√£o. ūüėČ‚Äú

 

8. Quando o funcion√°rio est√° fazendo um trabalho de alta qualidade

Você percebeu que uma colaboradora terminou todo o seu trabalho no prazo e prestou atenção aos mínimos detalhes. Deixe claro que ela está atendendo às expectativas da sua empresa.

Feedback positivo: ‚ÄúLara, seu trabalho est√° √≥timo! Fica evidente que voc√™ sempre se preocupa com seu trabalho e dedica um tempo para faz√™-lo corretamente. Eu gostei especialmente que voc√™ perguntou ao cliente sobre suas prefer√™ncias de design antes de criar seu site, e eu estou animado para ver o que voc√™ far√° a seguir.‚ÄĚ

 

9. Quando o funcion√°rio tem novas responsabilidades

Por exemplo, digamos que o Bruno foi promovido recentemente e está lidando bem com suas novas responsabilidades. Dê um feedback que o deixe saber que ele foi a escolha certa para a posição.

Feedback positivo: ‚ÄúPromover voc√™ a designer gr√°fico l√≠der foi a melhor escolha para nossa empresa. Fico feliz em ver que voc√™ est√° se desafiando e est√° aberto a mais responsabilidades. A ger√™ncia pensou especialmente que sua grande aten√ß√£o aos detalhes fez de voc√™ o candidato certo para esta fun√ß√£o. Todo o seu trabalho √°rduo valeu a pena e continuar√° valendo no futuro.‚ÄĚ

 

10. Quando o funcion√°rio ajuda seu colega de trabalho

Andy tem ajudado a nova colaboradora, Dani, com seu treinamento. Ela respondeu a todas as perguntas de Dani, ajudando-a a se sentir confortável em sua nova função. Você quer dizer a Andy que ela está ajudando Dani e toda a equipe por ser uma ótima líder.

Feedback positivo: ‚ÄúTodo o onboarding e treinamento que voc√™ fez com a Dani foi muito √ļtil. Voc√™ est√° dando a ela um √≥timo in√≠cio na empresa. Percebi suas habilidades de lideran√ßa e vou manter isso em mente em projetos futuros.‚ÄĚ

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11. Quando o funcionário executa tarefas adicionais fora de sua função

Depois que todo o seu trabalho é concluído, Marina organiza eventos para seus colegas de trabalho participarem. Todo mundo gosta de ir a esses eventos, o que aumenta a moral da empresa. Mostre para Mari como esse trabalho extra é apreciado e não é esquecido.

Feedback positivo: ‚ÄúEi, Mari, percebi que voc√™ se encarregou de organizar as atividades de constru√ß√£o e integra√ß√£o das equipes. Voc√™ faz um √≥timo trabalho e todos se divertem muito em seus eventos. Nos avise caso precise de ajuda com os eventos futuros, ser√° um prazer contribuir.‚ÄĚ

 

12. Quando o funcion√°rio atinge seus objetivos

Você definiu uma meta ambiciosa para Ceci, e no final do trimestre, ela a ultrapassou em 25%. Diga a ela que seu trabalho árduo não passou despercebido.

Feedback positivo: ‚Äú√Äs vezes fico t√£o focado nos n√ļmeros que n√£o paro para comemorar o trabalho individual que foi feito para alcan√ß√°-lo. Ceci, nos √ļltimos tr√™s meses, pude confiar em voc√™ para atingir seu objetivo de forma espetacular. Voc√™ deu um √≥timo exemplo para todos na equipe.‚ÄĚ

 

13. Quando o funcionário concluiu uma tarefa difícil

Luana tem se esforçado para terminar uma tarefa que nunca fez antes. Ao longo desse processo desafiador, ela manteve uma atitude positiva e continuou a dar o seu melhor. Diga a ela que você estava confiante de que ela poderia lidar com o desafio e isso ajudará no crescimento de sua carreira.

Feedback positivo: ‚ÄúEstou muito feliz com sua determina√ß√£o em terminar este projeto, Lu. Sei que n√£o foi f√°cil, mas sabia que voc√™ conseguiria. Sua atitude prestativa deixa claro que voc√™ pode continuar a assumir novas responsabilidades, desafios e crescer com a empresa. Obrigado pelo seu esfor√ßo extra.‚ÄĚ

 

14. O funcion√°rio lida bem com o conflito

Você testemunhou Ana resolver um conflito entre dois de seus colegas, Lucas e Luan, durante uma reunião de equipe. As habilidades de resolução de conflitos são extremamente valiosas em ambientes de trabalho em equipe; diga a ela que você aprecia sua intervenção para ajudar seus dois colegas a encontrar uma solução.

Feedback positivo: ‚ÄúAna, voc√™ fez um trabalho fant√°stico ao gerenciar o conflito que surgiu durante a reuni√£o desta manh√£. O conflito √© inevit√°vel, especialmente quando n√£o estamos dentro do prazo e as pessoas est√£o estressadas, mas voc√™ soube fazer os dois lados se sentirem ouvidos. Se n√£o fosse por sua resposta gentil e r√°pida, acho que ainda estar√≠amos tentando resolver isso.‚ÄĚ

 

15. O funcionário precisa de um aumento na confiança

Você acha que Natan está perdendo confiança ultimamente. Então, diga a ele no que ele é bom e que você está aqui para tornar a experiência de trabalho dele positiva.

Feedback positivo: ‚ÄúEi, Natan! Voc√™ tem feito um √≥timo trabalho ultimamente e tem sido muito talentoso em se manter flex√≠vel em qualquer projeto, o que ajuda a todos na equipe. Voc√™ cresceu muito em sua fun√ß√£o desde que come√ßou aqui. Obrigado por seu trabalho √°rduo e me diga se houver algo que eu possa fazer para melhorar o trabalho aqui.‚ÄĚ

 

16. O funcionário mostrou um valor essencial da organização

Se o seu funcionário exibiu um valor central da sua organização, por exemplo, liderança, você pode dizer:

‚ÄúVoc√™ demonstrou grandes qualidades de lideran√ßa em nossa reuni√£o hoje cedo. Voc√™ √© um grande exemplo para mim de humildade e lideran√ßa que busca servir os outros, que tamb√©m √© um dos valores centrais da nossa empresa.‚ÄĚ

 

17. Alguém mostrou suas habilidades de resolução de problemas

Conseguir resolver problemas é uma das habilidades mais procuradas que alguém pode ter. Por isso, incentive os colaboradores que demonstram essa qualidade dizendo algo como:

‚ÄúEsse √ļltimo projeto foi bem dif√≠cil, n√£o foi? No entanto, voc√™ conseguiu nos ajudar de forma impec√°vel. Isso mostra que voc√™ est√° comprometido com os clientes e a equipe, e eu aprecio muito isso, continue assim.‚ÄĚ

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18. Elogiar os funcion√°rios que se comunicam bem

Toda empresa de sucesso precisa de funcionários que sejam ótimos em conversar. Reforçar as boas habilidades de comunicação estimulará os trabalhadores a fazer ainda melhor no futuro. Você poderia dizer, como exemplo:

‚ÄúAchei incr√≠vel como voc√™ usou esse aplicativo para me manter informado sobre seu projeto essa semana. Isso economizou muito tempo e tornou mais f√°cil para mim me comunicar e coordenar com as partes interessadas do projeto. Gra√ßas a voc√™, estamos no caminho certo para conclu√≠-lo em tempo recorde. Estou bastante impressionado com sua efici√™ncia e comunica√ß√£o.‚ÄĚ

 

19. Se um funcion√°rio n√£o estabeleceu metas realistas

Seu funcionário provavelmente está desapontado consigo mesmo por não atingir seus objetivos, então você não quer desanimá-lo ainda mais. Você quer se concentrar em como ele pode definir metas melhores no futuro para se dar a melhor chance de sucesso.

Isto é o que você pode dizer:

Acredite em mim quando eu digo que você fez um bom trabalho em seus objetivos nesse trimestre. Você realizou muito, e tudo bem que não tenha atingido todos os objetivos, mas posso ver que isso está tirando um pouco do seu senso de realização.

Acho que seus objetivos podem ser muito agressivos. Talvez voc√™ possa tentar definir metas um pouco menores para torn√°-las mais alcan√ß√°veis ‚Äč‚Äče mensur√°veis.

 

20. Se um funcionário parecer distraído e desmotivado

Existem vários motivos pelos quais seu funcionário pode estar distraído, portanto, você deve descobrir o que está causando isso. A partir daí, você pode trabalhar em conjunto para encontrar maneiras de ajudar a aumentar sua motivação.

Isto é o que você pode dizer:

“João, percebi que você parece um pouco distraído e menos motivado do que o normal e isso está afetando sua perspectiva de trabalho.

Há alguma habilidade que você gostaria de desenvolver ou projetos especiais em que gostaria de trabalhar? Vamos marcar algum tempo para rever seus papéis e responsabilidades e ter certeza de que você está feliz aqui.

 

65% dos funcion√°rios desejam mais feedback (ent√£o, por que n√£o o recebem?)

Segundo a Forbes, 65% dos funcion√°rios gostariam de receber mais feedback do que recebem atualmente.

Victor Lipman, escritor da Forbes, continua em seu artigo:

“Por que 65% dos funcionários se sentem enganados nesse aspecto? Por que falta algo tão fundamental com tanta frequência?

Darei a voc√™ o que acredito serem tr√™s raz√Ķes principais ‚Äď duas delas reais e uma duvidosa (mas comumente usada como desculpa!).

  • N√£o tenho tempo suficiente para isso.¬†
  • Dar um feedback sincero e significativo pode ser estressante e desagrad√°vel.¬†
  • Pontos fracos em nosso treinamento gerencial.

Bons gerentes invariavelmente d√£o feedback. Eles s√£o comunicadores naturais.

Se um gerente realmente n√£o gosta de se comunicar com seu pr√≥prio pessoal, h√° uma boa chance de ele estar melhor em outra linha de trabalho.‚ÄĚ

Adapte os exemplos de feedback escrito para sua situação 

Cada situação precisa ser adaptada para o acontecimento real, o importante é que os exemplos de feedback escrito gerem diálogo para realmente resolver um problema ou exaltar uma ação, gerando sempre conhecimento.

E na sua empresa, você já usou algum desses exemplos de feedback escrito? Como foi?

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