35 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores!

Você é um gestor que acha difícil fornecer feedback? Fornecemos nossos principais exemplos de feedback escrito para ajudar você a começar.

Visto que o feedback é a principal ferramenta dentro de uma empresa para alinhar expectativas e engajar pessoas, usar exemplos de feedback escrito pode aprimorar o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, impulsionar resultados.

Esse retorno, no entanto, não pode ser apenas uma prática pontual a cada fim de ciclo. Para maximizar os benefícios do feedback é importante que ele seja constante e 360º.

Ou seja, que todos da empresa tenham a liberdade de dar retornos a qualquer colega ou líder no momento, ou logo depois, que uma ação positiva ou negativa aconteça. 

“É mais provável que os funcionários aprendam e cresçam quando recebem feedback imediato, específico, direcionado ao seu desenvolvimento e capaz de ser colocado em prática imediatamente”, resume o relatório Gallup sobre ambientes de trabalho norte-americanos.

 

 

Como e quando usar os exemplos de feedback escrito

Damos feedbacks através da nossa linguagem corporal o tempo todo: nossa postura, tom de voz, expressão facial e gestos mudam se estamos satisfeitos ou desapontados. 

Assim como é importante saber ler esses sinais, é crucial saber explicitá-los em palavras.

Se algo foi feito de uma forma que não agradou, além de expressar essa sensação por meio do corpo é preciso saber dizer para a pessoa que a ação não foi correta. 

Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito. Todo feedback, seja positivo ou construtivo, deve ser estruturado com base nos próximos exemplos de feedback escrito e seguindo essas três características:

  1. Ter como base um comportamento.
  2. Mostrar o impacto desse comportamento.
  3. Dar sugestões de melhorias.
 

 

35 exemplos de feedback escrito para impulsionar o engajamento e a produtividade

Algumas situações são comuns em diferentes empresas e podem ser resolvidas por meio de um feedback positivo bem feito. Aqui, nós nos referimos a feedback negativo como sendo o feedback construtivo, pois um feedback bom precisa ajudar a mudar para melhor.

👉 Cultura de feedback: o que é e como implementar na sua empresa?
👉 Como o feedback auxilia na gestão de conflitos

Trouxemos 35 exemplos de feedback escrito — tanto positivos quanto construtivos — que podem servir de base para a construção de qualquer feedback. Confira:

 

1. Quando algum projeto está atrasado

Pressionar um colaborador para entregar um projeto atrasado pode comprometer a qualidade da entrega e desmotivar o profissional. 

Além disso, o mais importante é sempre mostrar os efeitos de uma ação e tentar entender suas causas, a fim de evitar que o erro persista. 

Nesse caso, a conversa poderia seguir essa linha: “Vimos que o projeto não foi entregue na data prevista, encontrou alguma dificuldade no caminho? O que podemos fazer para finalizá-lo o quanto antes? 

Da próxima vez que ver que algum projeto não será entregue no prazo, podemos conversar antes para tentar otimizar algumas ações a fim de que o deadline seja cumprido.”

 

2. Quando o profissional está desmotivado

Agir logo que um colaborador dá sinais de desmotivação é importante para alinhar expectativas e tentar ajudá-lo a encontrar propósito. Nesse caso, o ideal é tentar entender a causa desse comportamento: 

“Vimos que anda menos motivado que o de costume, aconteceu alguma coisa? Existe algum comportamento dentro da empresa que ache que precisa ser ajustado ou algum projeto que gostaria de se dedicar? Podemos fazer um plano de ações para que consiga se desenvolver de acordo com suas ambições na empresa.”

 

3. Quando acontece um erro

Todas as pessoas erram, mas em alguns casos esses erros podem ter grande impacto para as empresas. Assim, quando acontece uma falha é preciso apontá-la e tentar evitar que se repita. 

O feedback nesses casos pode seguir a linha: “Aconteceu um erro nesta ação, na minha visão tal e tal atitudes poderiam ser tomadas para que ele não tivesse acontecido. 

Na sua opinião, o que poderia ter prevenido o erro? Podemos aprender com isso para não mais acontecer e sempre que tiver alguma dúvida pode contar comigo.”

 

4. Quando o profissional tem uma conquista

Os feedbacks positivos são tão importantes quanto os construtivos. É crucial saber reconhecer um funcionário quando ele acerta para que se sinta motivado e entenda o que o levou a esta conquista, assim as ações podem ser replicadas. 

O feedback pode ser: “Parabéns! Vimos que vem trabalhando há tempos para construir essa conquista. Na minha opinião o que te levou até ela foram tal e tal coisa, e na sua? O que fez que te levou a acertar nessa ação? Acha que pode compartilhar esse conhecimento com a equipe?”

 

5. Quando o profissional se desligar da empresa

Esse é o feedback que mais pode trazer aprendizados para o negócio, uma vez que as pessoas tendem a apontar sem receio os erros e acertos da empresa.

→ Leia também: 35 perguntas para entrevista de desligamento

Para estimular uma opinião construtiva o ideal é que a conversa siga a seguinte linha: “O que mais te agradava nos dias com a gente e o que acha que podemos melhorar? O que poderíamos ter feito para te engajar mais que não foi pensado?”

 

 

 

6. Quando o funcionário está trabalhando horas extras

Para atender às necessidades do cliente, você nota que o João, seu colaborador, trabalha horas extras. Ele faz isso com uma atitude positiva e entende que isso beneficiará sua equipe. Dê a ele um feedback que mostre o quanto você aprecia seus esforços extras.

Você pode dar um feedback positivo assim: “Obrigado por colocar um esforço extra durante este período agitado de trabalho, João. Entendo que ficar até tarde não é fácil, mas a equipe realmente agradece. Você é um membro valioso de nossa equipe, e sua atitude positiva ajudou todos nós a continuar motivados.”

 

7. Quando o funcionário contribui nas reuniões

Durante as reuniões, o colaborador Gustavo compartilha muitas novas ideias e percepções que são úteis para a equipe. Diga a ele como isso está beneficiando sua equipe.

Feedback: “Obrigado por estar preparado para nossas reuniões, Gustavo! Ao vir a cada reunião com ideias bem pesquisadas e bem pensadas, você está nos ajudando a avançar em nossos processos. Até a próxima reunião. ?

 

8. Quando o funcionário está fazendo um trabalho de alta qualidade

Você percebeu que uma colaboradora terminou todo o seu trabalho online no prazo e prestou atenção aos mínimos detalhes. Deixe claro que ela está atendendo às expectativas da sua empresa.

Feedback positivo: “Lara, seu trabalho está ótimo! Fica evidente que você sempre se preocupa com seu trabalho e dedica um tempo para fazê-lo corretamente. Eu gostei especialmente que você perguntou ao cliente sobre suas preferências de design antes de criar seu site, e eu estou animado para ver o que você fará a seguir.”

 

9. Quando o funcionário tem novas responsabilidades

Por exemplo, digamos que o Bruno foi promovido recentemente e está lidando bem com suas novas responsabilidades. Dê um feedback que o deixe saber que ele foi a escolha certa para a posição.

Feedback positivo: “Promover você a designer gráfico líder foi a melhor escolha para nossa empresa. Fico feliz em ver que você está se desafiando e está aberto a mais responsabilidades. A gerência pensou especialmente que sua grande atenção aos detalhes fez de você o candidato certo para esta função. Todo o seu trabalho árduo valeu a pena e continuará valendo no futuro.”

 

10. Quando o funcionário ajuda seu colega de trabalho

Andy tem ajudado a nova colaboradora, Dani, com seu treinamento. Ela respondeu a todas as perguntas de Dani, ajudando-a a se sentir confortável em sua nova função. Você quer dizer a Andy que ela está ajudando Dani e toda a equipe por ser uma ótima líder.

Feedback positivo: “Todo o onboarding e treinamento que você fez com a Dani foi muito útil. Você está dando a ela um ótimo início na empresa. Percebi suas habilidades de liderança e vou manter isso em mente em projetos futuros.”

método netflix de feedback

 

11. Quando o funcionário executa tarefas adicionais fora de sua função

Depois que todo o seu trabalho é concluído, Marina organiza eventos para seus colegas de trabalho participarem. Todo mundo gosta de ir a esses eventos, o que aumenta a moral da empresa. Mostre para Mari como esse trabalho extra é apreciado e não é esquecido.

Feedback positivo: “Ei, Mari, percebi que você se encarregou de organizar as atividades de construção e integração das equipes. Você faz um ótimo trabalho e todos se divertem muito em seus eventos. Nos avise caso precise de ajuda com os eventos futuros, será um prazer contribuir.”

 

12. Quando o funcionário atinge seus objetivos

Você definiu uma meta ambiciosa para Ceci, e no final do trimestre, ela a ultrapassou em 25%. Diga a ela que seu trabalho árduo não passou despercebido.

Feedback positivo: “Às vezes fico tão focado nos números que não paro para comemorar o trabalho individual que foi feito para alcançá-lo. Ceci, nos últimos três meses, pude confiar em você para atingir seu objetivo de forma espetacular. Você deu um ótimo exemplo para todos na equipe.”

 

13. Quando o funcionário concluiu uma tarefa difícil

Luana tem se esforçado para terminar uma tarefa que nunca fez antes. Ao longo desse processo desafiador, ela manteve uma atitude positiva e continuou a dar o seu melhor. Diga a ela que você estava confiante de que ela poderia lidar com o desafio e isso ajudará no crescimento de sua carreira.

Feedback positivo: “Estou muito feliz com sua determinação em terminar este projeto, Lu. Sei que não foi fácil, mas sabia que você conseguiria. Sua atitude prestativa deixa claro que você pode continuar a assumir novas responsabilidades, desafios e crescer com a empresa. Obrigado pelo seu esforço extra.”

 

14. O funcionário lida bem com o conflito

Você testemunhou Ana resolver um conflito entre dois de seus colegas, Lucas e Luan, durante uma reunião de equipe. As habilidades de resolução de conflitos são extremamente valiosas em ambientes de trabalho em equipe; diga a ela que você aprecia sua intervenção para ajudar seus dois colegas a encontrar uma solução.

Feedback positivo: “Ana, você fez um trabalho fantástico ao gerenciar o conflito que surgiu durante a reunião desta manhã. O conflito é inevitável, especialmente quando não estamos dentro do prazo e as pessoas estão estressadas, mas você soube fazer os dois lados se sentirem ouvidos. Se não fosse por sua resposta gentil e rápida, acho que ainda estaríamos tentando resolver isso.”

👉 Como CEOs resolvem os conflitos entres os liderados diretos

 

15. O funcionário precisa de um aumento na confiança

Você acha que Natan está perdendo confiança ultimamente. Então, diga a ele no que ele é bom e que você está aqui para tornar a experiência de trabalho dele positiva.

Feedback positivo: “Ei, Natan! Você tem feito um ótimo trabalho ultimamente e tem sido muito talentoso em se manter flexível em qualquer projeto, o que ajuda a todos na equipe. Você cresceu muito em sua função desde que começou aqui. Obrigado por seu trabalho árduo e me diga se houver algo que eu possa fazer para melhorar o trabalho aqui.”

 

16. O funcionário mostrou um valor essencial da organização

Se o seu funcionário exibiu um valor central da sua organização, por exemplo, liderança, você pode dizer:

“Você demonstrou grandes qualidades de liderança em nossa reunião hoje cedo. Você é um grande exemplo para mim de humildade e liderança que busca servir os outros, que também é um dos valores centrais da nossa empresa.”

 

17. Alguém mostrou suas habilidades de resolução de problemas

Conseguir resolver problemas é uma das habilidades mais procuradas que alguém pode ter. Por isso, incentive os colaboradores que demonstram essa qualidade dizendo algo como:

“Esse último projeto foi bem difícil, não foi? No entanto, você conseguiu nos ajudar de forma impecável. Isso mostra que você está comprometido com os clientes e a equipe, e eu aprecio muito isso, continue assim.”

Ebook sobre feedbacks

 

18. Elogiar os funcionários que se comunicam bem

Toda empresa de sucesso precisa de funcionários que sejam ótimos em conversar. Reforçar as boas habilidades de comunicação estimulará os trabalhadores a fazer ainda melhor no futuro. Você poderia dizer, como exemplo:

“Achei incrível como você usou esse aplicativo para me manter informado sobre seu projeto essa semana. Isso economizou muito tempo e tornou mais fácil para mim me comunicar e coordenar com as partes interessadas do projeto. Graças a você, estamos no caminho certo para concluí-lo em tempo recorde. Estou bastante impressionado com sua eficiência e comunicação.”

 

19. Se um funcionário não estabeleceu metas realistas

Seu funcionário provavelmente está desapontado consigo mesmo por não atingir seus objetivos, então você não quer desanimá-lo ainda mais. Você quer se concentrar em como ele pode definir metas melhores no futuro para se dar a melhor chance de sucesso.

Isto é o que você pode dizer:

Acredite em mim quando eu digo que você fez um bom trabalho em seus objetivos nesse trimestre. Você realizou muito, e tudo bem que não tenha atingido todos os objetivos, mas posso ver que isso está tirando um pouco do seu senso de realização.

Acho que seus objetivos podem ser muito agressivos. Talvez você possa tentar definir metas um pouco menores para torná-las mais alcançáveis ​​e mensuráveis.

 

20. Se um funcionário parecer distraído e desmotivado

Existem vários motivos pelos quais seu funcionário pode estar distraído, portanto, você deve descobrir o que está causando isso. A partir daí, você pode trabalhar em conjunto para encontrar maneiras de ajudar a aumentar sua motivação.

Isto é o que você pode dizer:

“João, percebi que você parece um pouco distraído e menos motivado do que o normal e isso está afetando sua perspectiva de trabalho.

Há alguma habilidade que você gostaria de desenvolver ou projetos especiais em que gostaria de trabalhar? Vamos marcar algum tempo para rever seus papéis e responsabilidades e ter certeza de que você está feliz aqui.

👉 Exemplos de feedback escritos para o chefe
👉 O ChatGPT pode ajudar você escrever feedbacks, veja como!

 

 

 

21. Quando o funcionário conclui um projeto importante

Se o colaborador estava à frente de um projeto e conseguiu concluí-lo com êxito, nada melhor que reconhecer seus esforços e continuar incentivando seu aprendizado e desenvolvimento, né? Se preciso, também cite os pontos de melhoria.

Nesse caso, você pode dizer algo como: 

“Parabéns pela conclusão do projeto X, Maria! Sua capacidade de liderança e organização foram fundamentais para o sucesso que tivemos. Uma área que podemos explorar para melhorias futuras é a comunicação da equipe durante a fase inicial do projeto. Vamos discutir maneiras de aprimorar isso para nossos próximos projetos?”

 

22. Durante uma retrospectiva de desempenho anual

Esse momento oferece a oportunidade de alinhar expectativas do colaborador, definir metas futuras e fornecer orientações para o seu crescimento. Um exemplo pode ser:

“Durante o último ano, você demonstrou um excelente comprometimento com suas responsabilidades. No entanto, notei que você pode se beneficiar de uma abordagem mais proativa ao lidar com imprevistos. Vamos trabalhar juntos e desenvolver estratégias para lidar melhor com essas situações no futuro?”

 

23. Feedback de melhoria após a realização de uma apresentação ou treinamento

Isso pode ajudar a melhorar habilidades de comunicação e oferecer insights sobre como cativar os ouvintes. Veja um exemplo: 

“Sua última apresentação foi informativa e bem estruturada. No entanto, observei algumas oportunidades para melhorar sua expressão vocal e gestos corporais e assim aumentar o envolvimento da plateia. Vamos agendar uma sessão de prática para trabalharmos nesses aspectos?”

 

24. Quando o funcionário se envolve em situações de conflito interpessoal

O feedback pode ajudar a resolver conflitos, gerar compreensão mútua e fortalecer os relacionamentos no ambiente de trabalho.

“Recentemente, percebi tensões entre você e seu colega fulano. Vamos agendar uma reunião para discutir suas perspectivas e encontrar soluções que beneficiem ambos.”

 

25. Durante um período de adaptação a uma nova função ou responsabilidade

Feedbacks regulares podem ajudar o colaborador a se ajustar mais rapidamente e aprimorar suas habilidades necessárias para o novo papel.

“Você está se ajustando bem ao seu novo papel, e estou impressionado com sua vontade de aprender e crescer. Para ajudá-lo a se sentir mais confortável, vamos revisar juntos as expectativas e os recursos disponíveis para apoiar sua transição.”

 

 

26. Quando o colaborador se adapta facilmente a mudanças

Nem todo mundo sabe lidar bem com mudanças e, por isso, precisamos reconhecer o esforço das pessoas que conseguem fazer isso. 

“As mudanças recentes tiveram um impacto significativo na nossa equipe, e aprecio sua adaptabilidade durante esse período. Obrigado por todo esforço e dedicação.”

 

27. Quando um colaborador demonstra iniciativa 

Reconhecer e incentivar comportamentos proativos pode motivar os colaboradores a continuar contribuindo de maneira positiva para a empresa.

“Pedro, sua sugestão para melhorar o processo de atendimento ao cliente foi inovadora e demonstra seu compromisso em encontrar soluções. Vamos avançar com sua ideia e reconhecer sua contribuição para o sucesso da equipe.”

 

28. Em situações de baixo desempenho

O feedback oferece a oportunidade de identificar as causas desse comportamento, além de fornecer suporte e melhorias.

“Laura, notei uma queda no seu desempenho recentemente e gostaria de discutir como podemos apoiá-la. É importante identificar quaisquer obstáculos que estejam impactando seu trabalho. Vamos fazer isso juntos.”

 

 

29. Após a conclusão de um PDI 

Avaliar o progresso e os resultados alcançados durante o plano de desenvolvimento individual ajuda no desenvolvimento dos colaboradores e gera motivação.

“Parabéns por concluir com sucesso o seu PDI! Você demonstrou um compromisso impressionante com seu crescimento profissional. Vamos revisar juntos as habilidades e conhecimentos que você adquiriu e discutir como aplicá-los em seu papel atual.”

 

30. Durante uma crise ou período de incerteza na empresa

Feedbacks transparentes e honestos podem ajudar a manter os colaboradores informados, reduzir a ansiedade e fortalecer a confiança na liderança.

“Estamos passando por um período desafiador, e quero agradecer pelo seu compromisso e dedicação durante esse tempo. Se precisar de suporte adicional ou tiver preocupações, estou aqui para ajudar. Juntos, podemos superar essa situação.”

 

31. Quando um colaborador faz aniversário de empresa ou recebe uma promoção

Reconhecer e celebrar essas realizações demonstram apreço pelo compromisso e contribuição do colaborador.

“Hoje celebramos seu aniversário de 5 anos na empresa/ sua promoção de cargo e salário! Sua contribuição contínua e compromisso são essenciais para nossa equipe. Obrigado por tudo que você faz e por ser uma parte essencial do nosso time.”

 

32. Após receber feedback de clientes ou parceiros externos 

Compartilhar feedback externo com os colaboradores pode inspirar o senso de propósito e mostrar como seu trabalho impacta positivamente os outros.

“Maria, recebemos feedback positivo de um cliente sobre o excelente atendimento que você forneceu. Sua dedicação em superar as expectativas dos clientes é admirável e contribui para a reputação da nossa empresa. Muito obrigado”

 

33. Em situações de aprendizado e desenvolvimento contínuos

Feedback contínuo e específico ajuda os colaboradores a entenderem onde estão e o que precisam fazer para alcançar seus objetivos de desenvolvimento.

“Durante nossa última sessão de treinamento, você demonstrou um forte entendimento dos conceitos discutidos e uma disposição para aplicá-los na sua rotina. Continue buscando oportunidades de aprendizado e crescimento, pois isso beneficiará não apenas você, mas toda a equipe.”

 

34. Quando um colaborador solicita feedback sobre um projeto ou ideia

Oferecer um feedback construtivo e específico demonstra que suas contribuições são valorizadas e incentivadas, promovendo uma cultura de comunicação aberta e colaborativa.

“Obrigado por compartilhar sua ideia para melhorar nosso processo de entrega de produtos. Sua perspectiva é valiosa e aprecio sua iniciativa em buscar maneiras de melhorar nossas operações. Vamos analisar sua proposta em detalhes e discutir como podemos implementá-la.”

 

35. Durante a transição para um novo líder ou supervisor

O feedback pode ajudar a facilitar uma transição suave, estabelecer expectativas claras e construir um relacionamento de confiança entre o colaborador e seu novo líder.

“Com a transição para um novo líder, quero garantir uma mudança suave e eficaz para você. Estou comprometido em apoiá-lo durante essa mudança e quero ouvir suas expectativas e preocupações à medida que nos adaptamos juntos a essa nova dinâmica de equipe.”

 

65% dos funcionários desejam mais feedback (então, por que não o recebem?)

Segundo a Forbes, 65% dos funcionários gostariam de receber mais feedback do que recebem atualmente.

Victor Lipman, escritor da Forbes, continua em seu artigo:

“Por que 65% dos funcionários se sentem enganados nesse aspecto? Por que falta algo tão fundamental com tanta frequência?

Darei a você o que acredito serem três razões principais – duas delas reais e uma duvidosa (mas comumente usada como desculpa!).

  • Não tenho tempo suficiente para isso. 
  • Dar um feedback sincero e significativo pode ser estressante e desagradável. 
  • Pontos fracos em nosso treinamento gerencial.

Bons gerentes invariavelmente dão feedback. Eles são comunicadores naturais.

Se um gerente realmente não gosta de se comunicar com seu próprio pessoal, há uma boa chance de ele estar melhor em outra linha de trabalho.”

 

[Download Grátis 📥] Kit completo de Feedback 

Na Feedz, nós encaramos o feedback como um presente, mas sempre prestamos muita atenção na hora de presentear alguém. 

Pensando nisso, para te ajudar na escolha da estrutura e das palavras, preparamos um kit completo com ebooks e modelo editável para você começar a colocar em prática hoje mesmo.

Clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente. 👇

Feedback

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Bruna
Bruna
1 ano atrás

Seu amigo(a) nao se preparou de maneira adequada para o trabalho, por conta disso,teve dificuldades durante a apresentação em sala. Qual feedback dar?

Danielle Gonzaga
Danielle Gonzaga
1 ano atrás

Adorei o conteúdo.

Sempre que solicito feedbacks, vejo que as pessoas ainda compartilham do sentimento de que necessariamente a mensagem deverá conter apenas “pontos positivos”. Sei que tenho muito o que melhorar profissionalmente (todos temos) e essas dicas podem ajudar muito na construção dessas sugestões. Vou compartilhar com minha equipe e tenho certeza que irá gerar muitos resultados! 💜

Olinda Distribuidora
Olinda Distribuidora
6 meses atrás

receber conteúdo

Janete Luiza Goerck Brandalise
Janete Luiza Goerck Brandalise
4 meses atrás

Muito útil o artigo! Obrigada por compartilhar!

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!