15 exemplos de feedback escrito para engajar os colaboradores

exemplos de feedback escrito

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir este conteúdo. 🎧

 

Visto que o feedback é a principal ferramenta dentro de uma empresa para alinhar expectativas e engajar pessoas, usar exemplos de feedback escrito pode aprimorar o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, impulsionar resultados.

Esse retorno, no entanto, não pode ser apenas uma prática pontual a cada fim de ciclo. Para maximizar os benefícios do feedback é importante que ele seja constante e 360º.

Ou seja, que todos da empresa tenham a liberdade de dar retornos a qualquer colega ou líder no momento, ou logo depois, que uma ação positiva ou negativa aconteça. 

“É mais provável que os funcionários aprendam e cresçam quando recebem feedback imediato, específico, direcionado ao seu desenvolvimento e capaz de ser colocado em prática imediatamente”, resume o relatório Gallup sobre ambientes de trabalho norte-americanos.

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

Como e quando usar os exemplos de feedback escrito

Damos feedbacks através da nossa linguagem corporal o tempo todo: nossa postura, tom de voz, expressão facial e gestos mudam se estamos satisfeitos ou desapontados. 

Assim como é importante saber ler esses sinais, é crucial saber explicitá-los em palavras.

Se algo foi feito de uma forma que não agradou, além de expressar essa sensação por meio do corpo é preciso saber dizer para a pessoa que a ação não foi correta. 

Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito. Todo feedback, seja positivo ou construtivo, deve ser estruturado com base nos próximos exemplos de feedback estrito e seguindo essas três características:

  1. Ter como base um comportamento.
  2. Mostrar o impacto desse comportamento.
  3. Dar sugestões de melhorias.

 

 

15 exemplos de feedback escrito para impulsionar o engajamento e a produtividade

Algumas situações são comuns em diferentes empresas e podem ser resolvidas por meio de um feedback positivo bem feito.

Trouxemos 15 exemplos de feedback escrito — tanto positivos quanto construtivos — que podem servir de base para a construção de qualquer feedback. Confira:

 

1) Quando algum projeto está atrasado:

Pressionar um colaborador para entregar um projeto atrasado pode comprometer a qualidade da entrega e desmotivar o profissional. O mais importante é sempre mostrar os efeitos de uma ação e tentar entender suas causas, a fim de evitar que o erro persista. 

Nesse caso, a conversa poderia seguir essa linha: “Vimos que o projeto não foi entregue na data prevista, encontrou alguma dificuldade no caminho? O que podemos fazer para finalizá-lo o quanto antes? 

Da próxima vez que ver que algum projeto não será entregue no prazo, podemos conversar antes para tentar otimizar algumas ações a fim de que o deadline seja cumprido.”

 

2) Quando o profissional está desmotivado:

Agir logo que um colaborador dá sinais de desmotivação é importante para alinhar expectativas e tentar ajudá-lo a encontrar propósito. Nesse caso, o ideal é tentar entender a causa desse comportamento: 

“Vimos que anda menos motivado que o de costume, aconteceu alguma coisa? Existe algum comportamento dentro da empresa que ache que precisa ser ajustado ou algum projeto que gostaria de se dedicar? Podemos fazer um plano de ações para que consiga se desenvolver de acordo com suas ambições na empresa.”

 

3) Quando acontece um erro:

Todas as pessoas erram, mas em alguns casos esses erros podem ter grande impacto para as empresas. Assim, quando acontece uma falha é preciso apontá-la e tentar evitar que se repita. 

O feedback nesses casos pode seguir a linha: “Aconteceu um erro nesta ação, na minha visão tal e tal atitudes poderiam ser tomadas para que ele não tivesse acontecido. 

Na sua opinião, o que poderia ter prevenido o erro? Podemos aprender com isso para não mais acontecer e sempre que tiver alguma dúvida pode contar comigo.”

 

4) Quando o profissional tem uma conquista:

Os feedbacks positivos são tão importantes quanto os construtivos. É crucial saber reconhecer um funcionário quando ele acerta para que se sinta motivado e entenda o que o levou a esta conquista, assim as ações podem ser replicadas. 

O feedback pode ser: “Parabéns! Vimos que vem trabalhando há tempos para construir essa conquista. Na minha opinião o que te levou até ela foram tal e tal coisa, e na sua? O que fez que te levou a acertar nessa ação? Acha que pode compartilhar esse conhecimento com a equipe?”

 

5) Quando o profissional se desligar da empresa:

Esse é o feedback que mais pode trazer aprendizados para o negócio, uma vez que as pessoas tendem a apontar sem receio os erros e acertos da empresa.

→ Leia também: Como práticas de RH ajudam a criar uma cultura de testes do zero

Para estimular uma opinião construtiva o ideal é que a conversa siga a seguinte linha: “O que mais te agradava nos dias com a gente e o que acha que podemos melhorar? O que poderíamos ter feito para te engajar mais que não foi pensado?”

 

6) Quando o funcionário está trabalhando horas extras:

Para atender às necessidades do cliente, você nota que o João, seu colaborador, trabalha horas extras. Ele faz isso com uma atitude positiva e entende que isso beneficiará sua equipe. Dê a ele um feedback que mostre o quanto você aprecia seus esforços extras.

Você pode dar um feedback positivo assim: “Obrigado por colocar um esforço extra durante este período agitado de trabalho, João. Entendo que ficar até tarde não é fácil, mas a equipe realmente agradece. Você é um membro valioso de nossa equipe, e sua atitude positiva ajudou todos nós a continuar motivados.”

 

7) Quando o funcionário contribui nas reuniões

Durante as reuniões, o colaborador Gustavo compartilha muitas novas ideias e percepções que são úteis para a equipe. Diga a ele como isso está beneficiando sua equipe.

Feedback: “Obrigado por estar preparado para nossas reuniões, Gustavo! Ao vir a cada reunião com ideias bem pesquisadas e bem pensadas, você está nos ajudando a avançar em nossos processos. Até a próxima reunião. 😉”

 

8) Quando o funcionário está fazendo um trabalho de alta qualidade

Você percebeu que uma colaboradora terminou todo o seu trabalho no prazo e prestou atenção aos mínimos detalhes. Deixe claro que ela está atendendo às expectativas da sua empresa.

Feedback positivo: “Lara, seu trabalho está ótimo! Fica evidente que você sempre se preocupa com seu trabalho e dedica um tempo para fazê-lo corretamente. Eu gostei especialmente que você perguntou ao cliente sobre suas preferências de design antes de criar seu site, e eu estou animado para ver o que você fará a seguir.”

 

9) Quando o funcionário tem novas responsabilidades

Por exemplo, digamos que o Bruno foi promovido recentemente e está lidando bem com suas novas responsabilidades. Dê um feedback que o deixe saber que ele foi a escolha certa para a posição.

Feedback positivo: “Promover você a designer gráfico líder foi a melhor escolha para nossa empresa. Fico feliz em ver que você está se desafiando e está aberto a mais responsabilidades. A gerência pensou especialmente que sua grande atenção aos detalhes fez de você o candidato certo para esta função. Todo o seu trabalho árduo valeu a pena e continuará valendo no futuro.”

 

10) Quando o funcionário ajuda seu colega de trabalho

Andy tem ajudado a nova colaboradora, Dani, com seu treinamento. Ela respondeu a todas as perguntas de Dani, ajudando-a a se sentir confortável em sua nova função. Você quer dizer a Andy que ela está ajudando Dani e toda a equipe por ser uma ótima líder.

Feedback positivo: “Todo o onboarding e treinamento que você fez com a Dani foi muito útil. Você está dando a ela um ótimo início na empresa. Percebi suas habilidades de liderança e vou manter isso em mente em projetos futuros.”

 

11) Quando o funcionário executa tarefas adicionais fora de sua função

Depois que todo o seu trabalho é concluído, Marina organiza eventos para seus colegas de trabalho participarem. Todo mundo gosta de ir a esses eventos, o que aumenta a moral da empresa. Mostre para Mari como esse trabalho extra é apreciado e não é esquecido.

Feedback positivo: “Ei, Mari, percebi que você se encarregou de organizar as atividades de construção e integração das equipes. Você faz um ótimo trabalho e todos se divertem muito em seus eventos. Nos avise caso precise de ajuda com os eventos futuros, será um prazer contribuir.”

 

12) Quando o funcionário atinge seus objetivos

Você definiu uma meta ambiciosa para Ceci, e no final do trimestre, ela a ultrapassou em 25%. Diga a ela que seu trabalho árduo não passou despercebido.

Feedback positivo: “Às vezes fico tão focado nos números que não paro para comemorar o trabalho individual que foi feito para alcançá-lo. Ceci, nos últimos três meses, pude confiar em você para atingir seu objetivo de forma espetacular. Você deu um ótimo exemplo para todos na equipe.”

 

13) Quando o funcionário concluiu uma tarefa difícil

Luana tem se esforçado para terminar uma tarefa que nunca fez antes. Ao longo desse processo desafiador, ela manteve uma atitude positiva e continuou a dar o seu melhor. Diga a ela que você estava confiante de que ela poderia lidar com o desafio e isso ajudará no crescimento de sua carreira.

Feedback positivo: “Estou muito feliz com sua determinação em terminar este projeto, Lu. Sei que não foi fácil, mas sabia que você conseguiria. Sua atitude prestativa deixa claro que você pode continuar a assumir novas responsabilidades, desafios e crescer com a empresa. Obrigado pelo seu esforço extra.”

 

14) O funcionário lida bem com o conflito

Você testemunhou Ana resolver um conflito entre dois de seus colegas, Lucas e Luan, durante uma reunião de equipe. As habilidades de resolução de conflitos são extremamente valiosas em ambientes de trabalho em equipe; diga a ela que você aprecia sua intervenção para ajudar seus dois colegas a encontrar uma solução.

Feedback positivo: “Ana, você fez um trabalho fantástico ao gerenciar o conflito que surgiu durante a reunião desta manhã. O conflito é inevitável, especialmente quando não estamos dentro do prazo e as pessoas estão estressadas, mas você soube fazer os dois lados se sentirem ouvidos. Se não fosse por sua resposta gentil e rápida, acho que ainda estaríamos tentando resolver isso.”

 

15) O funcionário precisa de um aumento na confiança

Você acha que Natan está perdendo confiança ultimamente. Então, diga a ele no que ele é bom e que você está aqui para tornar a experiência de trabalho dele positiva.

Feedback positivo: “Ei, Natan! Você tem feito um ótimo trabalho ultimamente e tem sido muito talentoso em se manter flexível em qualquer projeto, o que ajuda a todos na equipe. Você cresceu muito em sua função desde que começou aqui. Obrigado por seu trabalho árduo e me diga se houver algo que eu possa fazer para melhorar o trabalho aqui.”

 

Adapte os exemplos de feedback escrito para sua situação 

Cada situação precisa ser adaptada para o acontecimento real, o importante é que os exemplos de feedback escrito gerem diálogo para realmente resolver um problema ou exaltar uma ação, gerando sempre conhecimento.

E na sua empresa, você já usou algum desses exemplos de feedback escrito? Como foi?

Se inscreve aí na nossa news 🤩

Tá a fim de receber conteúdos incríveis como esse direto na sua caixa de entrada? Então é só colocar seu e-mail aqui embaixo e assinar a newsletter do Blog da Feedz!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados