[URGENTE] 🚨 Confirmado: Vai ter evento presencial da Feedz em São Paulo! #FeedzDay

Bem-estar no trabalho: 5 ações para promover felicidade à sua equipe

O bem-estar no trabalho é essencial para a felicidade dos colaboradores. Veja como criar uma cultura de bem-estar na sua empresa.

Ambientes de trabalhos felizes potencializam resultados, a produtividade e, consequentemente, ganhos financeiros. Para que isso seja possível, é necessário cuidar do bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, seja ele como for. 

Independente se a empresa aderiu ao trabalho remoto, manteve presencial, ou decidiu partir para o híbrido, é importante que a cultura da empresa permita um ambiente corporativo agradável e feliz.

A felicidade desempenha um papel essencial na determinação na satisfação de uma força de trabalho. Além do mais, melhora a imagem da empresa e sua capacidade de reter seus funcionários a longo prazo.

E é sobre como promover essa cultura de bem-estar em sua empresa que falaremos nesse texto! Acompanhe abaixo! 

O que é bem-estar no trabalho?

Bom, antes de mais nada vamos aos conceitos: o bem-estar significa sentir-se bem fisicamente, psicologicamente e socialmente e funcionar efetivamente como indivíduo. É um combo, compreendendo que uma coisa não funciona sem a outra. 

A felicidade, por sua vez, possui um significado bastante amplo, né? Não é possível defini-la de uma só forma.

Mas para sermos práticos, podemos considerar que são sentimentos agradáveis, sensações e emoções positivas. 

Martin Seligman, considerado o “pai da psicologia positiva”, por sua vez, determina que a felicidade é medida por 5 fatores diferentes. Sendo eles:

  1. Emoção positiva;
  2. Engajamento;
  3. Sentido na vida;
  4. Realização positiva 
  5. Relacionamentos positivos.

 

Quanto ao bem-estar no trabalho podemos afirmar, então, que se refere a esse sentimento positivo e saudável no dia-a-dia, realizando tarefas e buscando a meta com intencionalidade.

A pessoa quer estar ali e fazer parte daquilo, e está grata por isso. 

Sendo assim, é importante ressaltar que quando se trata de bem-estar dos funcionários, não basta concentrar todos os benefícios apenas à saúde física do colaborador. Lembre-se: é um combo. Sem a saúde mental em dia, não há bem-estar. 

 

Quais são os benefícios de investir no bem-estar dos funcionários?

De acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout, caracterizada pelo alto nível de estresse relacionado ao trabalho.

De acordo com o ISMA-BR, a síndrome pode ser definida pela falta de energia e exaustão; distanciamento mental do trabalho; e redução de eficácia. E esse esgotamento muito está relacionado também com a forma com que a empresa lida com elas. 

Sendo assim, o primeiro e importante ponto relacionado ao bem-estar no ambiente de trabalho está diretamente ligado à saúde de todos os envolvidos com a empresa.

Um local que exige que a pessoa chegue até seu limite não é saudável e deve se atentar a isso. 

Além disso, segundo o ranking nacional do GPTW (Great Place to Work), oportunidades de crescimento e qualidade de vida são os fatores que mais fazem as pessoas permanecerem em um emprego.

Fica claro, assim, que focar apenas em salários não é o suficiente.

Os benefícios ainda vão além! A função de tornar e manter o ambiente de trabalho harmonioso e positivo passa a ser do grupo e não mais de um só departamento ou pessoa. As pessoas ficam mais comprometidas com o trabalho e dispostas a se esforçar por ele.

Ambientes mais felizes no trabalho estão diretamente relacionados à maior criatividade, sabia? Pois é. E quando você tem um local assim, a tendência é de que o grupo siga e se espelhe um nos outros para se manter harmonioso e produtivo

  

O que dificulta o bem-estar no trabalho?

Mesmo compreendendo toda a importância que tem o bem-estar e felicidade no ambiente corporativo, algumas lideranças ainda não levam esse assunto tão a sério tanto quanto deveriam. O argumento geralmente segue a linha de separar “vida pessoal da vida profissional”.

5 coisas que gestores podem fazer para criar uma empresa feliz
O que é RH 5.0 e por que ele foca no bem-estar dos colaboradores?

Entretanto, principalmente nos últimos anos, cada vez mais se compreendeu que tornou-se quase impossível fazer essa divisão. As pessoas passaram a trabalhar de suas casas, a rotina familiar e pessoal estava exposta às reuniões online. 

Não seria diferente com os sentimentos, certo? Mesmo quando o problema não vem efetivamente a partir da empresa, o fato de o funcionário não ser acolhido da melhor forma ali dentro, também passa a ser responsabilidade do trabalho. 

Quando não se encontra espaço para diálogo, compreensão e acolhimento, as chances de o colaborador se afastar e queimar a imagem da empresa são bastante grandes. 

 

Como promover o bem-estar dos funcionários no local de trabalho?

Tendo em mente o caminho que não se deve seguir, podemos falar agora de que forma é possível promover, então, o bem-estar no trabalho.

Antes de mais nada, o que garante a efetividade e continuidade de interações positivas que promovam o bem-estar, é um bom clima organizacional. Sólidos a partir de uma cultura bem estruturada.

Sem uma cultura organizacional bem estruturada, a tendência é que o ambiente de bem-estar se perca aos poucos. E não é isso que queremos! Vamos, então, para as dicas:

 

1. Maior flexibilidade 

Principalmente quando pensamos em um mundo que passou por uma pandemia, o home office passa a ser parte cada dia mais comum da vida do trabalhador. Esperar, portanto, que tudo volte a ser como um dia já foi, não é coerente. 

Muitas das pessoas se adaptaram bem ao novo estilo de trabalho e, inclusive, aumentaram sua produtividade. Justamente por sentirem-se mais livres para produzir melhor nos momentos em que sua mente, criatividade e corpo melhor trabalham. 

Já outras pessoas, por diferentes fatores, preferem que o ambiente de casa seja separado do trabalho e, para essas, o ambiente híbrido faz muito mais sentido. 

Alguns dias em casa, rendendo melhor, e outros dias presencial no escritório, ainda rendendo mas sentindo-se melhor pela interação social que o presencial proporciona.

motivação em home office

 

2. Comunicação clara e transparente  

Um ambiente de trabalho feliz e harmonioso com toda a certeza se preocupa em manter a maior transparência possível com seus colaboradores. 

Novamente, aqui, podemos pensar nos impactos que vieram a partir das Covid-19, quando tantas incertezas e medos rondaram a vida das pessoas. Tornou-se essencial que as pessoas fossem capazes de se sentir acolhidas pelo local de trabalho também.

A comunicação ajuda que as pessoas ali presentes sintam-se verdadeiramente parte do que é feito e dos resultados a serem alcançados. Feedbacks construtivos, metas bem definidas, direcionamentos claros. Isso tudo ajuda a diminuir a ansiedade e a insegurança. 

 

3. Desenvolvimento do colaborador

Outra forma de contribuir com a felicidade na empresa é oferecer aos colaboradores a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente a partir de desafios e oportunidade proporcionados pelo trabalho.  

Nem sempre será possível pagar cursos e garantir que todos façam treinamento externo para amadurecimento profissional. Entretanto, é possível criar sistemas de pontos, por exemplo, garantindo que as pessoas possuem a chance de chegar lá.

Outra possibilidade são treinamentos e trocas internas mesmo, entre um time e outro. Essa troca ajuda a abrir os olhos dos colaboradores para tudo o que vem sendo feito na empresa e, eventualmente, até uma descoberta de talento que estava escondido! 

Passo a passo para criar um PDI memorável

 

4. Reconhecimento 

É muito importante que as pessoas sejam reconhecidas pelos seus feitos, acertos e conquistas no trabalho. Isso estimula muito a autoestima e confiança do colaborador em seguir crescendo e fazendo seu melhor. 

Empresas que não reconhecem os feitos de seus funcionários tendem a perder muito mais facilmente esses talentos para outros locais do mercado. 

 

5. Ferramentas 

O bem-estar está também ligado à facilidade que se tem de alcançar e colocar em prática todas essas ações. Sendo assim, ferramentas que proporcionem facilidade de comunicação, gestão e aprendizado são diferenciais em uma empresa mais feliz. 

Gostou desse conteúdo? Conheça as soluções da Feedz para um ambiente de trabalho feliz e inovador. Depois de todo esse conteúdo, você não vai querer ficar pra trás, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Larissa Gracietti

Larissa Gracietti

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar