Dia do Trabalhador: ideias de ações para comemorar 1º de maio

Conheça a origem, a importância do Dia do Trabalhador e inspire-se com ideias de ações e mensagens para valorizar e motivar os colaboradores.

O Dia do Trabalhador é uma data na qual se comemora as conquistas dos trabalhadores ao longo da história e também é muito importante no calendário de RH

Para a área de RH esse dia é uma boa oportunidade de engajar os colaboradores e de criar memórias na empresa. Por isso, muitas organizações se programam para comemorar a data.

Neste conteúdo, ajudamos você a entender um pouco sobre a história do Dia do Trabalhador e por que é importante celebrá-lo. Também damos algumas ideias de ações para comemorar o dia na sua organização. Aproveite!

Acessar o calendário do RH 2024 feito em parceria com a Swile e outras empresas.

O que é o Dia do Trabalhador? 

O Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, é uma data dedicada a celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. 

A data é reconhecida mundialmente como um momento para refletir sobre as condições de trabalho, as legislações trabalhistas, os direitos conquistados e os desafios que ainda existem na luta por um ambiente de trabalho justo, diverso, saudável e equitativo. 

No Brasil, a comemoração acontece no dia 1º de maio e é um feriado nacional.

👉 Admissão e demissão: qual o passo a passo de cada processo?
👉 Contrato de experiência e a nova lei: o que mudou e o que diz?

 

Qual foi a origem do Dia do Trabalhador? 

A origem do Dia do Trabalhador se dá em 1886, quando trabalhadores de Chicago (EUA) realizaram uma grande greve para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 12 para 8 horas, o direito ao descanso semanal e às férias.

Os protestos iniciaram no dia 1 de maio e seguiram durante outros dias. Notadamente, a data de 4 de maio ficou marcada na história por conta de um confronto violento.  

Naquele dia, uma bomba explodiu na Praça Haymarket, em Chicago. Até hoje não se sabe quem a lançou, mas a explosão causou a morte de policiais e de pessoas que estavam no protesto. 

Como consequência, líderes do movimento foram presos e condenados à forca (sem que houvesse alguma prova que os culpasse). 

A luta pelos direitos dos trabalhadores se intensificou, e em 1889 a Federação Americana do Trabalho propôs o 1º de maio como a data de homenagem ao Dia do Trabalhador.

Em 1890, a Europa reconheceu a luta dos norte-americanos e também estabeleceu o primeiro de maio.

 

Origem do Dia do Trabalhador no Brasil

No Brasil, foi em 1924, no governo do presidente Artur Bernardes, que o 1º de maio foi oficializado como o Dia do Trabalhador.

Na mesma data, mas alguns anos depois, em 1 de maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) foi instituída.

Qual é a diferença entre dia do trabalhador e dia do trabalho? 

Dia do Trabalhador Dia do Trabalho
Origem No final do século XIX Utilizado durante o governo de Getúlio Vargas
Foco Voltado para reflexão e mobilização em torno dos direitos trabalhistas e a melhoria das condições de trabalho Mais ligado à celebração das conquistas proporcionadas pelo governo em termos de legislação trabalhista e segurança do trabalho
Celebração Tradicionalmente marcado por manifestações, eventos de conscientização e reforço da solidariedade entre os trabalhadores.  Tende a ser um dia de reconhecimento do trabalho e dos trabalhadores de forma mais ampla, com menos ênfase em protestos

 

O que comemoramos no Dia do Trabalho?

No dia do trabalho comemoramos e homenageamos o esforço, a dedicação e as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. 

Essas conquistas não só melhoraram a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também ajudaram a moldar leis e políticas que protegem e valorizam o trabalho humano. 

Além disso, é um momento de solidariedade entre trabalhadores de diferentes setores e regiões, unindo-os em sua busca comum por condições de trabalho dignas, seguras e justas.

 

Quais países comemoram o Dia do Trabalhador em 1º de maio?

Mais de 80 nações celebram o dia do trabalhador nesta data, entre elas: Argentina, China, Espanha, França, Uruguai, Estados Unidos, Rússia e Líbano. 

Austrália, Canadá, Japão e Nova Zelândia homenageiam os trabalhadores em outro dia do calendário.

 

Pode trabalhar no dia 01 de maio? 

Em muitos países, o Dia do Trabalhador é um feriado oficial, o que significa que a maioria das empresas não funciona. 

No entanto, alguns setores, especialmente os serviços essenciais, podem continuar operando, muitas vezes oferecendo compensações aos trabalhadores que atuam neste dia.

 

 

Qual é o papel do RH no Dia do Trabalhador?

O RH tem o papel de promover ações para celebrar a data, tanto conscientizando os colaboradores sobre a importância do dia, quanto para valorizá-los e mostrar que eles são peças-chave para a empresa.

Mais do que isso, também tem o papel central na integração dos valores da empresa com as práticas de reconhecimento e valorização dos trabalhadores. 

Manual prático de como engajar seu time

 

7 Ideias de ações para comemorar o Dia do Trabalhador

Além de compartilhar uma mensagem de Dia do Trabalhador existem diversas ações que uma empresa pode promover para comemorar o dia 1º de maio. Separamos sete para inspirar você:

 

1. Reconhecimento e premiação dos colaboradores

Reconhecer e premiar colaboradores é uma das estratégias para valorizar o profissional. Pensando nisso, o RH pode engajar os funcionários a pensarem em ideias de melhorias em alguma área ou processo na empresa.

As melhores ideias podem ser premiadas com vale-compras, curso ou qualquer tipo de brinde que seja de interesse dos empregados.

Outras sugestões são premiar equipes pelo alcance de metas e/ou eleger o funcionário do mês. Na segunda ideia, a eleição é feita pelos próprios colaboradores, o que é uma ótima maneira de engajar e aproximar os times.

 

2. Eventos e atividades de integração

Duas ações muito comuns no Dia do Trabalhador, os eventos e atividades de integração são momentos para que todos possam interagir fora do ambiente de trabalho. Isso ajuda na aproximação dos funcionários, que passam a se conhecer melhor.

Essa proximidade pode ser muito útil na rotina profissional, pois os colaboradores sentem-se mais à vontade para trocar ideias uns com os outros ou solicitar alguma ajuda.

Nesse sentido, muitas empresas aproveitam o feriado para realizar atividades como almoço, gincanas, campeonato de futebol e outras ações de engajamento.

👉 20 Ideias de homenagem para o Dia das Mães na empresa

 

3. Promoção da saúde e bem-estar

Na própria data do feriado, ou até menos durante a semana, a empresa pode realizar palestras e treinamentos para promover a saúde e o bem-estar.

Além disso, pode convidar profissionais para avaliações nutricionais, serviços de manicure, massagens, aulas de culinário e por aí vai. 

Não existe limite para a criatividade e, como profissional de RH, você pode pensar em ações que têm a ver com o perfil do quadro pessoal. 

 

4. Incentivo ao desenvolvimento profissional

Se tem uma maneira de mostrar que a organização se importa com o crescimento de seus colaboradores, é oferecendo treinamentos e cursos que os ajudem a se desenvolver profissionalmente. 

Por essa razão, nada melhor do que aproveitar o Dia do Trabalhador para realizar ações voltadas a apoiar o crescimento dos funcionários e ao desenvolvimento de suas carreiras. 

Além de os motivarem, a estratégia contribui para a melhoria da produtividade das equipes, consequentemente refletindo nos resultados da empresa.

 

5. Ações de responsabilidade social

Engajar colaboradores ao mesmo tempo em que os colocam como protagonistas na sociedade. As ações de responsabilidade social fazem isso, uma vez que elas são voltadas para a comunidade.

Aproveitar o Dia do Trabalho para engajar os funcionários em alguma campanha, como doar alimentos, plantar uma árvore ou visitar alguma instituição da cidade, faz com que eles contribuam com melhorias na sociedade em que atuam.

Não apenas os colaboradores orgulham-se da empresa, como também sentem orgulho de si próprios por estar ajudando o próximo de alguma maneira.

Ainda dentro da lista de atividades para promover a responsabilidade social, empresas podem aproveitar o 1º de maio para realizar palestras sobre saúde mental, inclusão, gestão de resíduos, projetos sociais, etc.

 

6. Concurso de fotografia e histórias do trabalho

Durante a semana do dia do trabalhador, o RH pode promover um concurso de fotografia e histórias em que os colaboradores compartilhem imagens e relatos sobre o ambiente de trabalho ou experiências significativas. 

O concurso pode ter algumas categorias como, por exemplo, “meu local de trabalho”, “inovação no trabalho” ou “trabalho em equipe”. 

As melhores fotos e histórias podem ser exibidas em uma galeria online ou física na empresa e os vencedores de cada categoria recebem prêmios para incentivar a participação e o engajamento. 

 

7. Festival cultural interno 

Aqui, a ideia é organizar um festival cultural que celebre a diversidades dos colaboradores da empresa. Nesse festival, os funcionários seriam encorajados a compartilhar aspectos de suas culturas, como, por exemplo, comida, música, dança, e artesanato. 

Este evento proporciona entretenimento e educação sobre a diversidade cultural, ao mesmo tempo que fortalece os laços entre os colegas de trabalho. 

jornada do colaborador

 

15 Mensagens para o dia do trabalhador

Preparamos 15 mensagens inspiradoras para compartilhar com sua equipe no dia do trabalho.

  1. “O trabalho dignifica o homem e é através dele que conquistamos nossos sonhos e objetivos. Neste Dia do Trabalhador, celebramos sua dedicação e empenho em fazer sempre o melhor. Parabéns pelo seu trabalho!”
  2. “A força de uma empresa está na união e no esforço conjunto de sua equipe. Agradecemos a cada um de vocês por fazer parte da nossa história e contribuir para nosso sucesso. Feliz Dia do Trabalhador!”
  3. O talento, a criatividade e a paixão pelo que fazemos são os pilares do nosso êxito. Hoje, agradecemos a todos os colaboradores por abraçarem seus desafios com entusiasmo e dedicação. Parabéns pelo seu trabalho!
  4. “Trabalho em equipe é o segredo do sucesso, e cada colaborador é uma peça fundamental nesse quebra-cabeça. Neste Dia do Trabalhador, nosso reconhecimento e gratidão por todo o esforço e empenho que vocês dedicam à nossa empresa.”
  5. “O sucesso de uma empresa é construído pelas mãos de pessoas talentosas e comprometidas. Neste Dia do Trabalhador, queremos expressar nossa admiração e gratidão por cada um de vocês que fazem parte da nossa equipe. Parabéns pelo seu trabalho!”
  6. “O sorriso no rosto e a energia positiva que vocês trazem para o trabalho todos os dias são contagiantes. Neste Dia do Trabalhador, queremos agradecer por iluminar nosso ambiente e torná-lo mais agradável. Parabéns pelo seu trabalho e seu entusiasmo!”
  7. “Uma equipe unida e motivada transforma desafios em oportunidades. Hoje, no Dia do Trabalhador, agradecemos por vocês serem verdadeiros agentes de mudança e impulsionarem nossa empresa rumo ao sucesso. Parabéns a todos!”
  8. “Você é a prova de que o trabalho duro e a persistência são a chave para conquistar resultados incríveis. Neste Dia do Trabalho, parabenizamos você pela sua determinação e esforço constante para alcançar a excelência.”
  9. “Trabalhar com paixão e dedicação é a receita para alcançar o sucesso e a satisfação profissional. Hoje, celebramos você e sua jornada inspiradora. Parabéns por ser um exemplo de comprometimento!”
  10. “O talento brilha, mas é o esforço e a dedicação que transformam ideias em realidade. Neste dia, agradecemos por vocês serem parte essencial da nossa equipe e por acreditarem no nosso propósito. Parabéns pelo seu trabalho!”
  11. “Hoje, no Dia do Trabalhador, queremos reconhecer e agradecer por cada pequeno esforço seu que contribui grandemente para nossos objetivos comuns. Sua dedicação em cada tarefa não passa despercebida e é fundamental para nosso sucesso coletivo. Parabéns por ajudar a moldar nosso futuro!”
  12. “Sua habilidade em superar desafios não só impulsiona nosso crescimento, mas também inspira todos ao seu redor. Feliz Dia do Trabalhador e obrigado por ser tão essencial!”
  13. “Cada dia de trabalho que você dedica à nossa empresa contribui para escrever nossa história de sucesso. Neste Dia do Trabalhador, queremos expressar nossa gratidão por você compartilhar seu caminho conosco, marcado por dedicação e conquistas. Obrigado!”
  14. “Você ajuda a fortalecer nossa comunidade de trabalho, promovendo valores como respeito, cooperação e inovação. Neste Dia do Trabalhador, celebramos e agradecemos por seu papel indispensável em nossa organização. Você realmente faz a diferença!”
  15. “Este Dia do Trabalhador é uma oportunidade perfeita para reconhecer sua paixão e seu compromisso com a excelência. Agradecemos por tudo que você faz e parabéns por sua notável contribuição à nossa empresa!”

 

Transforme seu ambiente de trabalho em um local mais feliz

Quer melhorar o ambiente de trabalho e garantir a felicidade dos seus colaboradores? A plataforma da Feedz foi desenvolvida pensando exatamente nisso!

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita, transformando o futuro do trabalho na sua empresa e honrando o legado da luta pelos direitos trabalhistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar