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Como promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Com a correria dos dias, parece impensável manter a vida pessoal e profissional em equilíbrio. Porém, para manter a saúde e conseguir lidar com as demandas do trabalho é preciso criar estratégias e caminhos viáveis para separar os dois aspectos da vida.
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A qualidade de vida no trabalho é um dos pilares essenciais para o sucesso de uma empresa frente ao mercado, tornando possível que os colaboradores realizem um bom trabalho colaborativo e tenham compromisso com a empresa.

Um colaborador feliz é um colaborador ativo e empenhado, e a chave para que isso aconteça é o estabelecimento do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do funcionário. 

Apesar da importância em manter o equilíbrio entre ambos os aspectos da vida, cerca de 26% do trabalho realizado por profissionais é feito fora do horário de trabalho.

Sim, esse dado inclui até mesmo as mensagens de texto trocadas entre o colaborador e o chefe ou mesmo um e-mail enviado antes de dormir, como mostrou a pesquisa do  The State of Work Life Balance in 2019, realizada pela RescueTime, feita antes da pandemia de coronavírus.

Ainda segundo a pesquisa, 40% dos profissionais estendem o trabalho no computador até às 22h. Além disso, 50% dos profissionais trabalham aos finais de semana, mesmo que por uma hora.

Ou seja, encontrar esse caminho pode parecer, por vezes, quase impossível. É difícil estabelecer limite entre o que é vida pessoal e trabalho para muitos colaboradores, e isso se deve a vários motivos, como por exemplo:

  • extensa carga horária de trabalho;
  • horário de trabalho mal definido;
  • excesso de trabalho;
  • conexão online 24 horas por dia;
  • trabalho que é levado da empresa para dentro de casa, etc.

É necessário que a empresa e o colaborador encontrem, juntos, caminhos para que esses dois elementos andem em consonância. Mas, primeiro, é preciso que todo mundo entenda o que significa o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

O que significa ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Encontrar concordância entre a vida dentro da empresa, e fora dela, é importante para um bom desenvolvimento profissional — consequentemente benéfico tanto para o funcionário quanto para a empresa. Esse equilíbrio tão desejado é o que torna possível um ambiente de trabalho estruturado e frutífero. 

Obviamente, a vida pessoal inclui tudo aquilo que o colaborador faz fora da empresa no seu dia a dia. Mas, para que tudo fique um pouco mais claro e fácil de entender, esse equilíbrio leva em consideração três pilares, que precisam sempre ser estimulados e fortalecidos: saúde, família e relacionamentos

Dito isso, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional depende diretamente da harmonia desses três pilares. Basicamente, se a saúde está boa, você terá um momento diário para passar com sua família e amigos, tornando todos os seus relacionamentos — pessoais e profissionais — fluídos. 

Além disso, os momentos de lazer e projetos pessoais também devem ser levados em consideração. Na verdade, esses dois elementos costumam ser um indicador de que os três pilares básicos estão funcionando. Ou seja, se sua saúde, relação com a família e relacionamentos em geral estão bem, então você consegue ter momentos de lazer e efetuar seus projetos pessoais também. 

Antigamente, conseguir manter esses três pilares em pleno funcionamento era mais simples, uma vez que a maioria dos empregos formais tinham uma carga horária definida, ou seja, o trabalho tinha hora exata para começar e acabar.

Atualmente, não existe uma linha exata, uma vez que a tecnologia tornou o trabalho mais flexível, e muitas vezes os colaboradores levam serviço para casa. 

O resultado dessa variante é que muitos profissionais não conseguem estabelecer uma linha exata entre o começo e o fim do expediente e, consequentemente, acabam trabalhando em excesso e produzindo muito pouco resultado sólido, ou melhor, trabalho de qualidade. 

 

Como funciona a conciliação entre vida pessoal e profissional na prática?

Com tantas tecnologias disponíveis, milhares de reuniões online e o celular sendo parte quase que inseparável do dia, fica ainda mais difícil distinguir a vida pessoal e profissional. O estudo do The State of Work Life Balance in 2019, mostrou que o tempo gasto com redes sociais, sites de notícias e entretenimento online toma cerca de 21% do expediente de trabalho, enquanto a checagem de e-mails e notificações são feitas a cada 6 minutos. 

Segundo a pesquisa, apenas 2 horas e 48 minutos diários são focados em tarefas produtivas, sendo que o restante do tempo é ocupado com tarefas como comunicação, planejamento, aprendizagem, etc. 

Enfim, o estudo, que analisou mais de 185 milhões de horas de trabalho no mundo todo, prova que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional está fortemente ameaçado pelas distrações digitais, hiperconectividade e multitarefas.

Mas e a nossa realidade local, como anda o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional no Brasil? Uma pesquisa publicada em 2019 e realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, analisou as mudanças nas prioridades dos jovens de 18 a 24 anos sobre a carreira.

Para quem nasceu entre 1996 e 2010, o equilíbrio perfeito entre trabalho e vida pessoal é o segundo indicador de sucesso na vida profissional, perdendo apenas para trabalhar com o que se gosta. Ganhar bem vem em terceiro lugar, mostrando que o salário perde relevância diante do equilíbrio entre carreira e vida pessoal.

Já o estudo Global Mobile Consumer Survey 2019, publicado pela consultoria Deloitte Brasil, mostrou que 46% dos colaboradores utilizam o celular para tratar assuntos pessoais durante o expediente. Em contraste, a pesquisa apontou que 40% resolvem questões profissionais fora do horário de trabalho por meio do dispositivo celular

 

Benefícios de promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional no trabalho

Bom, imagino que você entendeu a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e as consequências da falta de harmonia entre os dois, não é mesmo? Ainda assim, listamos alguns benefícios de manter esse equilíbrio!

 

1. Satisfação do colaborador

Sim, a satisfação do colaborador vem sempre em primeiro lugar. É só assim que o profissional consegue desempenhar a sua função na empresa com maestria, fazendo todo o possível para que o departamento — e a empresa em geral — tenha bons resultados. 

Sobretudo, pensar na satisfação do colaborador é, também, pensar na saúde da empresa. 

 

2. Aumento da produtividade

Quando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador é afetado, as chances dele ficar desmotivado com a empresa e com as suas funções são muito maiores. Consequentemente, ele ficará acomodado e não se importará com as metas e compromissos da empresa. 

Em contrapartida, quando existe equilíbrio entre pessoal e profissional, claramente o funcionário ficará mais motivado e disposto a entregar um bom trabalho no dia a dia, fazendo sua parte para alcançar as metas da empresa e levá-la para frente junto com ele

 

3. Mais dinheiro

Uma vez que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos principais responsáveis pela satisfação do funcionário e pelo aumento da produtividade do mesmo, ele também é responsável pelo aumento de faturamento da empresa. Serviço de qualidade significa mais dinheiro para a empresa! 

 

Como promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Enfim, que tal uma pequena lista de como conseguir o tão desejado equilíbrio entre a vida pessoal e profissional? 

 

1. Saúde em primeiro lugar

A harmonia entre a vida pessoal e o trabalho é, essencialmente, sustentada por uma boa saúde – lembra dos pilares? Para isso, é necessário não descuidar do corpo e da mente, e não deixar as visitas ao médico mais escassas. Faça sempre um check-up e não deixe o desequilíbrio ou o excesso de trabalho afetar sua saúde.  

 

2. Tenha sempre um tempo para as suas relações

Não é apenas das relações profissionais que uma pessoa vive. Ela precisa colocar os pilares do equilíbrio como prioridade e, consequentemente, sempre reservar um tempo no dia a dia para as relações pessoais, como família, amigos e relações românticas também. 

A dica de ouro para manter a saúde mental em dia, e afastar problemas psicológicos mais graves, é nunca descuidar de amigos, família e relacionamentos afetivos em função do trabalho.

 

3. Tenha um tempo para você

Acima de tudo, é preciso sempre ter um tempo para passar consigo mesmo. Reservar esse momento pessoal também é importante para a saúde mental, tanto quanto para descansar a mente do resto do mundo. É preciso cuidar da pessoa mais importante do mundo: você mesmo. 

 

4. Aprenda

Apesar de sempre aprendermos todos os dias no trabalho, também é preciso dedicar um tempo na vida pessoal para aprender coisas novas. Essas novas aprendizagens, certamente, vão ter um estímulo prazeroso, que irá lhe deixar ainda mais produtivo. 

 

5. Se divirta

Se divertir é essencial para manter o alto astral e a paz de espírito em dia, então: ria com seus amigos, não abra mão do seu lazer e viva a vida como ela deve ser vivida. Sobretudo, também se divirta no trabalho, isso é essencial para ter um bom ambiente profissional e gerar produtividade na equipe.

Gabriel Leite

Gabriel Leite

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