Conheça 8 técnicas de engajamento de equipes de sucesso

líder aplicando técnicas de engajamento de equipes.

As t√©cnicas de engajamento de equipes s√£o essenciais para o sucesso de qualquer neg√≥cio, mas, geralmente, associamos as a√ß√Ķes para esse fim a startups ou empresas grandes de tecnologia.¬†

Na verdade, existem técnicas de engajamento de equipes que são indispensáveis para qualquer empresa!

Outros negócios, porém, vêm se destacando na promoção do engajamento dentro do ambiente de trabalho. 

Gigantes de diferentes setores, como o financeiro, o de bebidas, o de sa√ļde, entre outros, tamb√©m entendem a import√Ęncia das t√©cnicas de engajamento de equipes para o crescimento constante.

Separamos algumas a√ß√Ķes que a Coca-Cola, Cielo e Unimed usam para alinhar o prop√≥sito de todos dentro da empresa e se manterem l√≠deres em seus respectivos setores, al√©m de outras estrat√©gias.

 

1. Comunicação como estratégia de engajamento

técnicas de engajamento de equipes

Na Coca-Cola, a comunicação é o principal pilar para melhorar o índice de engajamento dos colaboradores. Carolina Losicer, então gerente de engajamento, comunicação e responsabilidade social da Coca-Cola Andina, afirmou em entrevista que os principais agentes desta identificação de propósitos são os líderes.

A gerente ressalta que as pessoas s√£o o principal diferencial da marca e que a felicidade que a empresa vende em suas pe√ßas publicit√°rias precisa come√ßar ‚Äúdentro de casa‚ÄĚ. Para isso, a cultura da empresa prega a import√Ęncia das pessoas.

‚ÄúA √°rea de Engajamento e Comunica√ß√£o tem um papel importante: o de lembrar constantemente que pessoas n√£o se conectam com relat√≥rios, mesas ou n√ļmeros. Pessoas seguem pessoas e sem conex√£o emocional n√£o h√° engajamento‚ÄĚ, destaca.¬†

Para que a comunica√ß√£o engaje, portanto, ela precisa ser feita de pessoa para pessoa, e os l√≠deres s√£o pe√ßas chaves nessa estrat√©gia, uma vez que s√£o eles que ouvem os colaboradores, entendem o prop√≥sito de cada um e tentam, com isso, promover a√ß√Ķes espec√≠ficas para o engajamento.

playbook cultura em tempo de pandemia

 

2. Feedback para engajar

Na Cielo, a comunicação também se torna peça chave para o engajamento, mas, neste caso, ela toma o formato de feedback.

Além de alinhar o propósito dos colaboradores por meio de retornos constantes sobre sua performance, os feedbacks servem para os próprios profissionais ecoarem seus desejos de mudança na empresa.

Paulo Caffarelli, CEO da Cielo, diz que a t√©cnica para melhorar o engajamento na empresa √© ouvir o que os colabores t√™m a dizer por meio de uma plataforma de feedbacks, assim, ‚Äúao mesmo tempo que o colaborador sente que tem eco dentro de casa, n√≥s conseguimos realizar as melhorias necess√°rias‚ÄĚ, afirma.

 

3. Clube de benefícios e de boa ação

técnicas de engajamento de equipes

Na Unimed, al√©m dos colaboradores internos, existe a necessidade de engajar os m√©dicos associados ao plano de sa√ļde. O desafio aqui √© ainda maior uma vez que diz respeito a alinhar o prop√≥sito de colaboradores externos √† empresa.¬†

Para tal, a Unimed Rio criou o programa ‚ÄúReceita do Bem‚ÄĚ, que incentiva que os associados doem 6% de seu imposto de renda para a empresa gerir. Com essa renda, projetos de sa√ļde e educa√ß√£o s√£o apoiados. Al√©m de engajar por meio de uma boa a√ß√£o, a empresa ainda oferece em troca, para o associado, ingressos para pe√ßas e exposi√ß√Ķes.

 

4. Estabeleça a missão e valores da empresa 

Se você não conhece a missão de sua empresa, como seus funcionários podem entender o que estão fazendo?

  • Alinhe sua empresa com um prop√≥sito. Oriente seus funcion√°rios a se concentrarem menos no que est√£o fazendo e mais no motivo pelo qual est√£o fazendo. Os funcion√°rios, principalmente aqueles pertencentes √† gera√ß√£o Millennial, trabalham melhor quando pensam que est√£o fazendo a diferen√ßa ou contribuindo para uma causa maior do que eles, tudo isso faz parte do employee experience.
  • Estabele√ßa valores e declare uma miss√£o verdadeira. Avalie sua vis√£o e miss√£o e imagine uma miss√£o corporativa honesta, √ļnica e verdadeiramente significativa. N√£o adote uma frase gen√©rica apenas para ter algo para emoldurar e colocar na parede.
  • Mantenha a miss√£o viva. Lembre seus funcion√°rios com frequ√™ncia o motivo de estarem fazendo o que est√£o fazendo e como suas contribui√ß√Ķes est√£o ajudando a empresa a alcan√ßar o sucesso.
  • Permita que as equipes definam seus pr√≥prios valores (al√©m dos valores da empresa). Chegar a um acordo e estabelecer o seu pr√≥prio conjunto de valores √© um exerc√≠cio que vai fortalecer os la√ßos entre os membros de cada equipe. Ou seja, isso os ajudar√° a ser mais engajados e produtivos.

 

5. Promover seus funcionários faz parte das técnicas de engajamento de equipes

Uma maneira segura de desengajar os funcion√°rios, principalmente os interessados ‚Äč‚Äčem crescer dentro da empresa, √© o h√°bito de contratar pessoas de fora.¬†

Às vezes, as empresas contratam pessoas de fora na esperança de economizar dinheiro. No entanto, o dano que eles causam à moral, à motivação e ao comprometimento de seus funcionários pode custar muito mais do que a economia potencial. 

Portanto, entre as muitas vantagens da contratação interna, está o fato de o funcionário já conhecer seus valores e sua missão. Além disso, ele já se ajusta à sua cultura organizacional.

Inclusive, dentro das técnicas de engajamento, outra maneira é permitir movimentos laterais. Fazer isso representa uma chance melhor de reter talentos. 

Por um lado, seus funcion√°rios mais jovens ainda est√£o tentando descobrir seu caminho de carreira. Por outro lado, os funcion√°rios veteranos podem se sentir entediados ou exaustos nas posi√ß√Ķes que ocupam.¬†

Quando um funcion√°rio expressar interesse em outro cargo, ajude-o a criar um plano de desenvolvimento individual (PDI) que o capacite a se preparar para o cargo que deseja.

Assim, você conquistará a confiança dele e será mais provável que ele permaneça na sua empresa, em vez de buscar oportunidades de crescimento em outros lugares.

 

6. Incentive o desenvolvimento individual

Uma mente estagnada n√£o pode inovar. Ent√£o, promova treinamentos e motive seus funcion√°rios a aprender coisas novas e continuar desenvolvendo suas habilidades. Pois, longas jornadas de trabalho podem prejudicar o desenvolvimento pessoal.

Portanto, você pode considerar dar a seus funcionários algum tempo para esse fim. Por exemplo, deixar 30 minutos livres por dia para que eles trabalhem em projetos pessoais ou aprendam algo novo que os ajude a serem pessoas e profissionais melhores. 

O que você ganha com isso? Mais criatividade, energia e moral. Todos esses elementos levam a funcionários mais engajados, felizes e motivados.

 

7. Explique as metas e responsabilidades

A confusão sobre metas e responsabilidades entre os funcionários é um fator que contribui para níveis mais baixos de engajamento. Os funcionários não podem se comprometer com algo que não entendem.

Cabe à gestão garantir que os funcionários entendam seu papel na empresa, bem como fornecer-lhes o suporte de que precisam. Assim, entre em detalhes ao criar novas metas. 

Portanto, faça perguntas e responda às perguntas do funcionário. Explique os processos cuidadosamente. No longo prazo, você economiza tempo.

 

8. Seja flexível

Ninguém gosta de alguém olhando constantemente por cima dos ombros. Por isso, a maioria dos colaboradores prefere ter gerentes e supervisores flexíveis e dispostos a abrir mão do microgerenciamento.

Há muitas maneiras de confiar nos funcionários sendo flexível. Por exemplo, você pode permitir que trabalhem em casa e determinem suas horas de trabalho. 

Assim, a flexibilidade não deve ser um problema, desde que façam o trabalho.

 

Quem é responsável por melhorar as técnicas de engajamento?

Normalmente, o departamento de Recursos Humanos tem sido respons√°vel ‚Äč‚Äčpor implementar as t√©cnicas de engajamento de equipes.

Nas organiza√ß√Ķes com alto grau de engajamento, a √°rea de Recursos Humanos √© respons√°vel por ativar e promover iniciativas de incentivo ao engajamento.¬†

Essas iniciativas geralmente variam de processos de recrutamento a comunica√ß√Ķes internas. Assim, se essas fun√ß√Ķes essenciais forem bem implementadas, as empresas ter√£o equipes de sucesso e engajadas.

No entanto, essa não é uma tarefa exclusiva do RH, pois toda a empresa deve colaborar para melhorar o engajamento e a interação. Inclusive, existem dois grupos especialmente importantes a serem considerados:

  • C-levels (CEO, COO, CFO, CMO…).
  • Funcion√°rios remotos.

Ou seja, se a gente pegar uma estrutura em pir√Ęmide como exemplo, podemos dizer que se os funcion√°rios do topo e os da base da estrutura estiverem conectados, todos os outros tamb√©m estar√£o.

Se quisermos que o engajamento e a intera√ß√£o entre os colaboradores se tornem realidade, todos devem ter informa√ß√Ķes relevantes e ferramentas de comunica√ß√£o interna adequadas.¬†

E na sua empresa, qual a estratégia usada para o engajamento?

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