Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que são equipes de alto desempenho e como construí-las?

O maior diferencial que uma empresa pode ter são seus talentos. Um negócio pequeno pode ter resultados que grandes corporações demoram tempos para conseguir. O segredo está em times alinhados e produtivos. Mas o que são equipes de alto desempenho, afinal?

Equipes de alto desempenho ganharam fama por elevarem os resultados das empresas, ao mesmo tempo que diminuem os custos operacionais. Como fazem isso? Tendo eficiência como lema.

Ao ter processos bem ajustados, colaboração entre membros, metas alinhadas e propósito comum, essas equipes conseguem fazer mais com menos. “Quero pessoas assim na minha empresa”, você deve estar pensando. E talvez você já conte com talentos com esse perfil em seu time. 

Além das pessoas, equipes de alto desempenho dizem muito sobre o poder que a empresa tem de unir os talentos certos e dar subsídio para que se desenvolvam em um time de alta performance.

Sabe aquelas pessoas que quando estão atuando em conjunto parece que complementam as habilidades e pensamentos umas das outras?

São elas que, se bem orientadas e com os recursos certos, integrarão times de alto desempenho.

Entenda neste artigo o que são equipes de alto desempenho e como formá-las. 

 

O que são equipes de alto desempenho?

Equipes de alto desempenho são times que operam em sua máxima potencialidade. Ou seja, um conjunto de profissionais que consegue aproveitar suas habilidades para otimizar o tempo e alcançar os melhores resultados

São equipes competitivas e que têm resultados positivos constantes. Todos dentro da equipe entendem qual o objetivo a ser alcançado e como podem contribuir para atingi-lo.

Além disso, os times de alto desempenho têm, geralmente, um propósito bem alinhado. Assim, todos  trabalham de forma motivada e engajada.

Isso faz com que as melhores ideias apareçam, que a colaboração se sobressaia e, consequentemente, que as metas sejam atingidas com máxima qualidade.

Parece um sonho um time desse em qualquer área da sua empresa, não é mesmo?  Equipes de alto desempenho não são privilégio de grandes empresas, com budget para contratar os maiores nomes do mercado ou negócios extremamente inovadores. 

Com o azeitamento correto, qualquer empresa pode criar e desenvolver times de alta performance. O primeiro passo é entender quais os diferenciais que essa equipe deve ter perante as outras

Entre as características de uma equipe de alta performance, estão:

  • objetivos claros para todos os integrantes;
  • todos os integrantes têm sentimento de dono e assumem responsabilidades;
  • participação de todos;
  • todos apoiam e valorizam o trabalho uns dos outros;
  • existe respeito entre todos, mesmo em casos de diferenças de opinião;
  • parceria e sentimento de felicidade em pertencer à equipe;
  • escuta ativa e fácil resolução de problemas;
  • multidisciplinaridade e complementaridade entre os profissionais que compõe o time;
  • alinhamento entre todos;
  • autonomia da equipe para tomada de decisões;
  • alta confiança uns nos outros;
  • comprometimento.

 

Como criar uma equipe de alto desempenho?

Além das características individuais de cada integrante do time, o que marca verdadeiramente uma equipe de alto desempenho é o conjunto.

Para organizar isso de forma adequada, a empresa precisa assumir o controle no início.

Assim, o primeiro passo é os líderes identificarem quais são os profissionais que trabalham bem em conjunto, complementam as habilidades uns dos outros e têm sinergia para conviverem de forma harmoniosa.

Depois, é preciso alinhar as expectativas com a equipe recém-formada. Para isso, é importante delimitar:

  • quem vai fazer o quê;
  • quem é responsável por qual entrega;
  • qual será o meio de comunicação entre a equipe;
  • qual o objetivo a ser cumprido;
  • qual o prazo;
  • quais as métricas que vão determinar o sucesso da meta;
  • quando serão as reuniões de alinhamento;
  • e quais ferramentas serão usadas pelo time. 

Com todos na mesma página, os líderes têm pouco a microgerenciar no dia a dia. O ideal é dar liberdade para a equipe se organizar e operar de uma forma conjunta.

O gestor tem o papel de sempre alinhar os resultados alcançados pela equipe com as expectativas da empresa. 

Além disso, os líderes devem sempre incentivar que sejam definidos e seguidos processos. Assim, a equipe ocupa menos tempo com ações operacionais e mais com ações estratégicas.

O líder também deve sempre estar à disposição para receber e dar feedbacks, assim, poderá antever problemas na equipe e apontá-los antes que impactem no desempenho do time.

 

Como desenvolver uma equipe de alto desempenho?

Depois que começa a operar em conjunto de forma eficiente, uma equipe de alto desempenho precisa fazer a manutenção de alguns princípios básicos, como:

 

1. Propósito

Todos da equipe precisam ter sempre claro qual o propósito do time. Para tal, é importante que, pelo menos mensalmente, ele seja revisitado nas reuniões de equipe. 

A prioridade das pessoas muda de acordo com o tempo, assim como a dos projetos. Por isso é importante garantir que todos estão alinhados com o mesmo propósito e revê-lo, se for o caso. 

 

2. Metas realistas: 

Para manter o engajamento e motivação de uma equipe de alto desempenho é preciso que as metas sejam desafiadoras mas não impossíveis.

Assim, todos conseguem contribuir para construção conjunta de soluções e se sentem realizados por poder atingir um objetivo de alta complexidade.

 

3. Autonomia e flexibilidade:

Por mais que a equipe tenha sido montada  levando em consideração determinadas habilidades complementares de cada colaborador, durante o trabalho as pessoas podem mudar de papel, atuando no que é mais estratégico no momento.

Ter essa flexibilidade e autonomia para tomada de decisão é essencial para que as rotas sejam corrigidas rapidamente e a potencialidade de cada um possa ser usada em seu máximo.

 

4. Indicadores de desempenho: 

Para entender a progressão das atividades e evolução do trabalho, é importante que os indicadores de desempenho sejam atualizados constantemente.

Assim a equipe consegue se autorregular e entender quais pontos merecem mais atenção.

 

5. Reconhecimento e respeito: 

Para que todos se sintam motivados, é importante que o talento e as conquistas individuais sejam reconhecidos. Por isso, ter espaços de reconhecimento é essencial. Assim como a troca respeitosa entre a equipe.

Para manter esses dois conceitos, feedbacks constantes podem ser uma excelente ferramenta. Assim, além de ter um espaço onde possam reconhecer os colegas, ainda é possível alinhar opiniões divergentes. 

Equipes de alto desempenho são reflexo, portanto, de empresas que dão liberdade, autonomia e oferecem a estrutura necessária para o desenvolvimento do time.

Bruno Rosa

Bruno Rosa

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Outros conteúdos que você pode gostar

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!