Recrutamento e Seleção: o que é, tipos, diferenças e como fazer

Saiba como construir um processo de recrutamento e seleção humanizado, tecnológico e estratégico com as nossas dicas práticas.

Quem trabalha com RH sabe bem que o recrutamento e seleção (R&S) de pessoas são duas das atividades mais estratégicas dessa área.

Não é por acaso: contar com os melhores profissionais é imprescindível para o crescimento sustentável de qualquer empresa e é justamente nas etapas de R&S que essa jornada começa a se desenhar.

Mas, para que essa estratégia seja de fato bem sucedida, é preciso que o recrutador esteja por dentro das melhores práticas do mercado.

Ao longo deste conteúdo, você vai aprender mais sobre o conceito de R&S, incluindo os benefícios de um processo bem estruturado, o passo a passo para contratar os melhores talentos e muito mais. Vamos nessa?

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O que é recrutamento e seleção?

O Recrutamento e seleção é uma tarefa do RH focada em atrair, entrevistar e contratar os talentos mais qualificados e com fit cultural com a empresa. Esse processo é dividido em duas etapas distintas: o recrutamento e a seleção. 

Para não restar mais dúvidas, vamos explicar direitinho o que cada estratégia representa dentro do RH. Veja só:

 

Recrutamento

A etapa de recrutamento é marcada, principalmente, pela busca de profissionais que estejam alinhados com uma oportunidade de trabalho específica.

Fazem parte desta etapa: 

  • A elaboração da descrição da vaga;
  • Divulgação da vaga mesma em múltiplos canais, como sites especializados, redes sociais e até mesmo a própria página de carreiras da companhia;
  • Atração de talentos com fit cultural.

 

Seleção

A seleção é a etapa que vem após a atração e recrutamento de candidatos. Nesse momento, os currículos recebidos passam por uma triagem, que tem como objetivo identificar quais são os candidatos mais compatíveis com o perfil buscado pela empresa.

Algumas etapas incluídas nessa fase são:

  • Testes comportamentais;
  • Avaliações técnicas;
  • Entrevistas;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Vídeos.

É importante destacar que, com o avanço tecnológico, tem sido cada vez mais comum encontrar empresas que recorrem a softwares de recrutamento e seleção a fim de facilitar essas etapas. 

👉 Técnicas de recrutamento e seleção: Guia atualizado para o RH

 

Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

Imagem explicando a diferença entre recrutamento e seleção.

 

Tipos de recrutamento

Conhecer os diferentes tipos de recrutamento é fundamental para poder escolher aquele que está mais adequado à necessidade e à estratégia da sua empresa. Os mais comuns são: 

  • Recrutamento interno: nesse tipo, os colaboradores podem se candidatar às vagas em aberto. É vantajoso porque os profissionais já fazem parte da empresa e, muitas vezes, conseguem se adaptar rapidamente a novas posições. 
  • Recrutamento externo: é quando a procura pelos candidatos é feita através da divulgação das vagas nas redes sociais, sites de vagas ou página de carreira da empresa. Pode ajudar a trazer mais diversidade e inclusão para a equipe. 
  • Recrutamento misto: a combinação entre recrutamento interno e externo. Possibilita que a companhia aproveite as habilidades dos colaboradores atuais, enquanto também busca novas perspectivas para o time. Dependendo da vaga, pode ser a estratégia mais eficaz. 
  • Recrutamento online: utiliza a internet para anunciar vagas e encontrar candidatos. É uma maneira rápida e eficiente de ter um alcance maior para as vagas em aberto e, assim, encontrar os talentos qualificados para o cargo em questão.
  • Recrutamento às cegas: busca avaliar os candidatos com base em suas habilidades e qualificações, deixando de lado preconceitos ou suposições que possam atrapalhar o processo.

 

👉 Leia também: Readmissão de funcionário: como fazer isso da forma correta

 

Qual a importância do recrutamento e seleção nas empresas

Quando entendemos as atividades relacionadas ao recrutamento e seleção, percebemos que elas são etapas essenciais para a contratação de talentos com as habilidades necessárias, formando uma equipe diversa e inclusiva. 

Isso não só melhora a eficiência do trabalho e incentiva o crescimento sustentável, mas também aumenta a produtividade da companhia como um todo. 

Além disso, em uma visão de negócio, um bom processo de R&S possibilita que os custos da organização com a rotatividade de colaboradores sejam reduzidos. 

Falaremos mais sobre os benefícios do recrutamento e seleção no tópico a seguir. Continue a leitura! 

 

Benefícios de um bom processo de recrutamento e seleção

Ao falarmos da importância do R&S para as empresas, é possível identificar alguns dos benefícios. Vamos contar mais sobre os principais! Confira: 

 

Redução de custos

Uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM) estima que os custos das empresas com o turnover podem ser de até 200% do salário base anual do colaborador desligado. 

Esse número reforça que, mais do que encontrar os melhores talentos para preencher as vagas, um bom processo de recrutamento e seleção pode gerar uma redução significativa de custos associados à contratação e o desligamento dos profissionais. 

👉 Leia também: Software de Admissão Digital: como dar adeus às planilhas 

 

Diminuição do turnover

Quando o RH consegue encontrar e selecionar candidatos que tenham fit cultural com a empresa e também possuam as habilidades e competências necessárias, a probabilidade deles permanecerem na empresa por mais tempo é maior. 

Com isso, a organização tem menos vagas em aberto, menos gastos com recrutamento e uma equipe mais estável e coesa. 

👉 Leia também: Como reduzir o turnover do time utilizando a Feedz 

 

Fortalecimento da cultura organizacional

Ao selecionar candidatos que estão alinhados aos valores e a missão da empresa, o ambiente de trabalho fica muito mais coeso, com colaboradores realmente engajados e motivados. 

Sendo assim, as pessoas trabalham de maneira colaborativa para atingir as metas da organização. 

👉 Leia também: Como construir uma cultura colaborativa dentro da empresa

 

Reforça a estratégia do negócio

Ao contratar novos talentos com habilidades e competências diversas e alinhadas às estratégias da empresa, a equipe se torna mais capaz de alcançar os resultados esperados.

Isto porque ao formar uma equipe multidisciplinar, a companhia fortalece a capacidade de inovação e encontrar soluções criativas para os desafios. 

👉 Leia também: Como evitar esses erros no processo de recrutamento e seleção

 

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Quem são os profissionais da equipe de R&S 

Para encontrar os melhores profissionais do mercado de trabalho, a equipe de R&S é formada por diferentes talentos, cada um com habilidades e funções específicas. 

Abaixo, vamos explicar os diferentes papéis e entender como cada um contribuir para o sucesso do processo de recrutamento. 

  • Headhunter: tem como principal função procurar talentos no mercado e convencê-los a se juntar à empresa. Geralmente, a pessoa headhunter possui uma ampla rede de contatos, em diferentes setores, assim consegue identificar rapidamente os candidatos mais adequados para a vaga em questão.
  • Recrutador: conduz o processo de recrutamento, desde a publicação da vaga até a seleção dos candidatos mais qualificados. Realiza a triagem dos currículos recebidos, agenda as entrevistas e verifica as referências dos candidatos. Para vagas da área da tecnologia, existem também o Tech Recruiter.
  • Business Partner: é o responsável por ajudar no desenvolvimento e implementação de estratégias do RH para alcançar os objetivos de negócio. Trabalha com a colaboração com as lideranças da empresa para entender as necessidades da organização e assim, garantir que as estratégias de R&S estão alinhadas.
  • Talent Acquisition: integra a equipe de RH com o foco de ampliar o banco de talentos da empresa, buscando profissionais altamente qualificados. Seu trabalho é cíclico e ininterrupto, ou seja, mesmo sem vagas em aberto, é preciso construir e manter um pipeline de pessoas de alta performance.
  • Analista de Recrutamento e Seleção: cuida dos processos operacionais, ou seja, criar e manter o banco de dados dos candidatos, gerenciar o fluxo de informações e preparar relatórios e análises dos dados do processo de recrutamento e seleção.
  • Psicólogo: pode atuar em diferentes etapas do processo de recrutamento e seleção, como, por exemplo, na aplicação de testes psicológicos e dinâmicas de grupo, conduzir entrevistas comportamentais e avaliar as habilidades dos candidatos. Traz uma visão mais aprofundada sobre o comportamento humano e as motivações dos candidatos, ajudando a entender melhor se eles estão alinhados a cultura organizacional.

 

 

7 passos do processo de recrutamento e seleção 

Nós já demos pequenos spoilers sobre os principais passos para recrutar e selecionar candidatos, mas, desta vez, vamos explicar em detalhes como cada uma das etapas que compõe o processo de R&S funciona. Acompanhe:

 

1. Definição do perfil buscado

O entendimento do perfil ideal para cada vaga é imprescindível para um bom recrutamento. 

Por isso, essa é a primeira tarefa que você deve cumprir: reunir todas as informações necessárias junto a pessoa gestora da área, para que a descrição da vaga esteja bem alinhada ao que ele espera.

Ao definir os critérios de contratação, você deve considerar questões como: 

Com todos esses pontos definidos, você reduz o risco de receber candidaturas de pessoas que não estejam em conformidade com o perfil desejado e evita retrabalhos.

 

2.  Divulgação da vaga

Assim que você estiver com a descrição da vaga em mãos, é hora de começar a divulgá-la.

Como dissemos anteriormente, essa divulgação pode ser feita para o público interno, externo ou até mesmo de forma mista (quando os dois públicos podem se candidatar).

Atualmente, existem muitas formas de divulgar uma vaga. Para acertar na escolha, o mais importante é considerar quem é o seu público e onde ele está.

Vale destacar que a tecnologia pode ser uma ótima aliada nesse momento. Por exemplo: atualmente, existem alguns softwares capazes de publicar uma vaga em diversos canais com apenas um clique. 

 

Diferentes tipos de canais de divulgação de vagas
5 diferentes tipos de canais de divulgação de vagas

👉 Leia também: Vagas de ações afirmativas: Tipos, como fazer e qual a importância?

 

3. Recebimento dos currículos e triagem inicial

Vaga divulgada? Então se prepare para iniciar a triagem dos currículos que vão começar a chegar.

Nesse primeiro momento, o desafio é confrontar os currículos recebidos com os critérios estabelecidos na descrição da vaga, a fim de identificar quais candidatos estão alinhados a eles e vão para a próxima etapa.

A triagem é um processo burocrático, mas a boa notícia é que há diversas ferramentas que podem ser utilizadas pelo RH para automatizá-lo e torná-lo mais ágil.

 

4. Fase de testes  

Quando os candidatos são aprovados na triagem, eles vão para a fase de testes.

Na maioria das vezes, essa etapa é composta por testes (online ou presenciais) de raciocínio lógico, comportamental e de conhecimento técnico.

É possível, ainda, personalizar algumas avaliações de acordo com a especificidade da vaga.

Apesar de essa ser uma fase super importante, é fundamental encontrar um equilíbrio para não correr o risco de perder bons candidatos.

Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Revelo, o excesso de testes em seleções chega a afastar um terço dos profissionais.

Isso reforça a importância dos alinhamentos iniciais com a liderança direta do cargo para delimitar como será o teste o que será avaliado.

 

5. Dinâmica de grupo

Outra prática muito comum durante os processos seletivos é a realização de dinâmicas de grupo.

Além de ajudar na avaliação das questões comportamentais de forma bastante prática, principalmente no que diz respeito ao trabalho em equipe, esse tipo de atividade também possibilita que você conheça mais de um candidato por vez.

A dinâmica de grupo costuma ser uma das fases mais temidas pelos candidatos. Mas, quando bem conduzida, ela tem um valor inestimável tanto para o RH, quanto para o candidato.

 

6.  Entrevistas

As entrevistas individuais são decisivas para que você chegue ao talento ideal. Afinal, elas permitem um aprofundamento real no perfil do candidato.

Você pode aproveitar esse momento para perguntar mais sobre as experiências profissionais dele, alinhar expectativas da vaga, falar sobre a cultura da companhia e tirar qualquer dúvida que possa ter surgido ao longo do processo.

Nas entrevistas focadas em competências, também é possível explorar as capacidades do candidato para lidar com diferentes situações do dia a dia corporativo e avaliar se ele realmente está preparado para esse novo desafio.

Normalmente, além do profissional de RH, a etapa de entrevista também conta com a participação do gestor da área e, em alguns casos, até mesmo de outros membros da equipe da qual o candidato aprovado vai fazer parte.

 

7.  Feedback e proposta

Após passar por todas as etapas apresentadas acima e escolher o candidato ideal para a vaga (uhul!), ainda há algumas ações a serem cumpridas.

A primeira delas é entrar em contato com a pessoa selecionada e realizar a proposta formal de emprego, na qual devem constar todas as condições de trabalho — incluindo salário, benefícios, data de início etc.

Como sempre existe a possibilidade de que o candidato escolhido não aceite a proposta, é bom ter em mãos uma lista de outros profissionais que se destacaram ao longo do processo seletivo.

Assim que um candidato aceitar a proposta, já é possível alinhar todas as questões mais burocráticas da admissão.

Por último, é importante que o RH também entre em contato com os candidatos que não foram selecionados para dar um feedback sincero sobre o processo seletivo.

Muitas empresas negligenciam essa etapa, mas ela é uma ótima forma de mostrar que a organização realmente se importa com as pessoas. Empatia é a palavra-chave.

 

 

Diversidade e inclusão no processo de R&S nas empresas

De acordo com a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, também conhecida como Lei de Cotas, toda empresa com mais de 100 colaboradores precisa reservar 3 a 5% das contratações para pessoas com deficiência física e mental. 

Entretanto, é válido lembrar que mesmo que ainda não existam leis para incentivar a contratação de outros grupos historicamente marginalizados como, por exemplo, pessoas negras ou LGBTQIA+, qualquer tipo de discriminação ou preconceito no processo seletivo é crime. 

Com a contratação inclusiva, você reconhece ativamente a diversidade e cria uma ampla gama de qualidades e perspectivas que os candidatos podem trazer para a organização.

Para você fortalecer a diversidade e inclusão na sua empresa e ainda se inspirar em cases de grandes empresas, preparamos um guia para realmente formar equipes mais diversas. Baixe gratuitamente! 👇

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Como criar uma experiência positiva para os candidatos?

Um relatório do CareerBuilder mostra que 42% dos candidatos não se candidatarão novamente a um cargo na sua empresa se tiveram uma experiência ruim durante o processo seletivoAlém disso, 22% dos entrevistados aconselhariam ativamente seus colegas a não se candidatarem também. 

Então vamos conferir como você pode proporcionar uma melhor experiência para os candidatos? Bora lá! 

 

Candidate Experience

Cuidar da experiência dos candidatos não somente aumenta as chances de que eles possam indicar a sua empresa para os colegas, mas também pode ajudar a fortalecer a marca empregadora e destacá-la entre a concorrência. Uma boa candidate experience envolve: 

  • Menos atritos e repetições no processo de aplicação;
  • Automatização dos processos de recrutamento e seleção; 
  • Mecanismos para se comunicar com os candidatos;
  • Responder às dúvidas o mais rápido possível. 

 

👉 Leia também: Employee experience: como construir uma jornada de impacto

 

Como lidar com os candidatos não selecionados

Não é incomum que os candidatos fiquem confusos com falta de informação. Muitas vezes, o recrutador informa ao candidato que não conseguiu o emprego, mas não dá feedback.

Faça diferente, informe cada candidato sobre seu sucesso ou insucesso no processo. Se você estiver com pressa demais, reserve um tempo para enviar um e-mail. 

Explique rapidamente e de forma gentil o porquê o candidato não foi aprovado e mostre seus pontos de destaque. 

Caso prefira, ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, podem auxiliar elaborando feedbacks personalizados e construtivos. 

👉 Leia também: Dicas para tornar seu feedback de entrevista mais fácil e rápido

 

Como manter um bom relacionamento com os candidatos não contratados

Na hora de enviar um feedback para os candidatos não selecionados, faça considerações sobre o desempenho no processo seletivo. Reconheça seus pontos fortes, faça elogios e também deixe claro o motivo pelo qual ele não foi adiante no processo. 

Faça com que, apesar de tudo, eles se sintam valorizados. Assim, mesmo que não sejam contratados, eles ficarão abertos sobre outras vagas no futuro.

 

Quais as melhores ferramentas de recrutamento e seleção? 

Ao longo do processo de recrutamento e seleção, os profissionais de RH contam com diversas ferramentas para tornar os processos mais eficientes e otimizar o tempo do time. 

A seguir, vamos apresentar as ferramentas que são “melhores amigas” da área de R&S. Confira: 

 

Redes sociais

As redes sociais possibilitam que as empresas contem, para o público externo, como é trabalhar lá. Com isso, as pessoas se sentem interessadas e curiosas para conhecer mais sobre a organização.

Consequentemente, amplia a visibilidade da marca empregadora

 

Sites de divulgação de vagas

Existem diversos sites que divulgam as vagas disponíveis no mercado para uma ampla variedade de profissionais. Esses sites são ótimas opções para aumentar o alcance da divulgação da vaga e atrair mais candidatos qualificados. 

 

Página de carreira 

Se a sua empresa tiver uma página de carreira, lembre-se de mantê-la sempre atualizada e transmitindo uma imagem positiva da organização. 

Destaque a cultura organizacional, os valores essenciais, benefícios, diversidade da equipe e as oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os colaboradores

👉 Benchmarking: confira como é a área de vagas da Feedz.

 

Avaliações e testes 

Como explicamos na etapa de “fase de testes” do recrutamento e seleção, a aplicação de avaliações e testes pode ser necessária para avaliação das habilidades e competências dos candidatos. 

Os testes técnicos e psicológicos, por exemplo, podem ajudar a identificar candidatos com as habilidades necessárias para desempenhar a função em questão. 

 

Avaliação médica  

A avaliação médica acontece depois que o candidato já foi selecionado pela empresa e está na etapa de admissão. O exame admissional garante que o profissional está em boas condições de saúde para exercer suas funções. 

Essa avaliação pode ajudar a identificar possíveis doenças ou condições que possam afetar o desempenho do colaborador no futuro. 

👉 Leia também: Exame de admissão: o que é, quais são, como e onde é feito?

 

Plataforma de recrutamento e seleção 

Uma plataforma de recrutamento e seleção ajuda o RH a gerenciar todo o processo de contratação, desde a identificação até a avaliação e seleção de talentos. 

Alguns dos recursos que você pode encontrar em uma ferramenta tecnológica de R&S são: 

  • Publicação de vagas em sites de carreira ou página de carreiras;
  • Criação e publicação das vagas;
  • Triagem de currículos e banco de talentos;
  • Relatórios de vagas e indicadores de R&S
  • Experiência amigável de candidatura, entre outros.

 

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Como medir e avaliar o sucesso do processo de recrutamento e seleção?

Métricas de recrutamento são um conjunto padrão de medidas usadas para gerenciar e melhorar o processo de contratação. Em geral, essas métricas podem ser usadas pelos recrutadores para obter informações valiosas sobre o processo em geral.

Monitorar e analisar consistentemente os próximos KPIs de recrutamento pode ajudar os recrutadores a produzir melhorias significativas em seus processos.

 

Tempo de contratação

O tempo de contratação permite saber o número de dias entre o início do processo de recrutamento e o momento em que o candidato é contratado. Essa métrica trata de rastrear a velocidade com que bons candidatos se movem em seu processo após a inscrição, permitindo analisar o desempenho da equipe de recrutamento.

 

Custo por contratação

Essa métrica permite saber qual é a quantia média de dinheiro que sua empresa gasta para fazer uma nova contratação. Inclui todos os custos relacionados com recrutamento, compra de equipamentos, integração, custos administrativos e benefícios. 

 

Candidatos qualificados por vaga

Esse KPI é mais significativo do que o número de candidatos porque mostra aos recrutadores quão bons são os candidatos que estão atraindo.

É muito importante mensurar essa métrica porque se uma empresa percebe que está atraindo muitos candidatos inaptos, dificultando o preenchimento de uma vaga, ela tem a oportunidade de traçar novas estratégias para conseguir melhores candidatos em seu funil.

 

Eficácia do Canal de Sourcing

Essa métrica refere-se ao desempenho dos diferentes canais, como anúncios de empregos ou plataformas de mídia social , que você usa para anunciar suas vagas de emprego, permitindo verificar quais canais estão funcionando e quais precisam ser reconsiderados.

Entender a fonte mais eficaz de talentos para sua organização garante o melhor ROI em tempo e investimento gastos no recrutamento.

Para calcular essa métrica, os candidatos precisam ser marcados de acordo com a fonte de aquisição no momento da inscrição ou onde o recrutador encontrou o perfil (LinkedIn, indicação do funcionário, interno, Facebook e etc).

👉Leia também: Como fazer anúncio de vaga de emprego: 10 exemplos prontos

 

Qualidade da Contratação

A qualidade da contratação está no topo da lista de KPIs de desempenho úteis para a maioria das empresas, pois mede o valor que as novas contratações trazem para uma empresa. 

Contratar funcionários de qualidade significa menos rotatividade, mais produtividade, melhor cultura e maior sucesso geral para a empresa. Ao medir continuamente a qualidade da contratação, você pode acompanhar a saúde de sua base de funcionários.

 

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4 Tendências em recrutamento e seleção

Ao longo do conteúdo, falamos sobre como a tecnologia pode ser uma forte aliada do RH nos processos seletivos, certo?

O fato é que, cada vez mais, as inovações tecnológicas trazem novas possibilidades para a busca de talentos e é exatamente sobre elas que vamos falar neste tópico.

 

1. Inbound Recruiting

Ao invés de esperar os candidatos virem até às vagas, o inbound recruiting consiste em atraí-los para a sua empresa. Isso se dá por meio de estratégias de marketing social, e-mail marketing e redes sociais, a sua companhia pode construir uma marca empregadora forte e atraente. 

 

2. Rede de contatos 

Sabe quando um funcionário gosta muito de trabalhar na empresa e indica para outras pessoas? Ele está ampliando e fortalecendo a rede de contatos de novos talentos. 

Essa estratégia é super positiva já que, os colaboradores engajados provavelmente indicarão pessoas que já conhecem e confiam, aumentando as chances de contratar bons profissionais. 

 

3. Employer branding 

A imagem da empresa perante o mercado de trabalho pode ser um grande diferencial. Isso porque, as companhias que buscam atrair e fidelizar os talentos, desenvolvem estratégias positivas para destacar a cultura e os valores da empresa no dia a dia. 

Para isso, uma das estratégias de employer branding é aproveitar para compartilhar as datas comemorativas e ações de engajamento nas redes sociais. Mas lembre-se de que deve ser a vivência da companhia, certo? 

 

4. Big Data e People Analytics 

O Big Data e People Analytics também são tendências em R&S. Essas técnicas utilizam ferramentas para os dados e identificar padrões e tendências no mercado, mas principalmente, para entender os motivos que levam à satisfação e o engajamento dos colaboradores. 

Dessa maneira, o RH consegue tomar decisões embasadas em dados concretos e, a partir deles, aprimorar as estratégias para atração e retenção de talentos.

👉 Ouça o episódio do Feedzcast com Giovani Bulchet, co-fundador da Numera:

 

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Uma solução tecnológica, além de automatizar todo o processo seletivo, proporciona mais agilidade, eficiência e economia de tempo com as tarefas operacionais da área. 

Pensando nisso, a solução de Recrutamento e Seleção da Feedz, em parceria com a TOTVS, reúne as principais funcionalidades para atração, seleção, contratação e retenção de talentos. 

Publique vagas, atraia candidatos e contrate os melhores talentos em menos tempo. 

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