50 exemplos de perguntas de entrevista por competĂȘncia

Exemplos de perguntas de entrevista por competencia

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A procura por exemplos de perguntas de entrevista por competĂȘncia estĂĄ se tornando cada vez mais popular Ă  medida que com elas Ă© possĂ­vel prever o desempenho futuro dos candidatos. 

Basicamente são perguntas sobre comportamentos em que o entrevistador pedirå que o candidato descreva uma situação que demonstre suas habilidades, o que serå fundamental para o cargo que almeja.  

Isso faz total sentido, pois todas as empresas procuram o candidato ideal: com talento, experiĂȘncia e vontade de melhorar os resultados da empresa.

Mas, para conseguir um trabalhador com essas caracterĂ­sticas, nĂŁo hĂĄ escolha a nĂŁo ser fazer um excelente processo de seleção com uma entrevista baseada em competĂȘncias, onde as capacidades e atitudes do candidato sejam confirmadas.

Assim, para que essa entrevista seja realizada da melhor forma possĂ­vel, nĂłs separamos os melhores exemplos de perguntas de entrevista por competĂȘncia neste artigo. Mas antes, vamos ver o que Ă© essa modalidade de entrevista por competĂȘncias.

 

O que Ă© uma entrevista por competĂȘncias?

Quando falamos sobre uma entrevista baseada em competĂȘncias, queremos dizer que Ă© o momento quando o recrutador faz ao candidato perguntas mais profundas para verificar se ele estĂĄ preparado para desempenhar as funçÔes que dele se esperam.

Além disso, esse tipo de entrevista não exclui as perguntas mais convencionais que a empresa deseja fazer. 

As perguntas mais convencionais sĂŁo aquelas em que se busca saber a experiĂȘncia profissional, as funçÔes e as responsabilidades que determinado candidato jĂĄ teve.

Ou seja, conseguir uma primeira impressĂŁo do candidato para ver como ele se encaixa no resto da equipe.

E essas perguntas convencionais podem ser combinadas com as perguntas de uma entrevista por competĂȘncias, onde sĂŁo feitas perguntas que buscam aprofundar as conquistas, pontos fortes e fracos e indiquem as habilidades reais do colaborador.

Dessa forma, as perguntas da avaliação de desempenho por competĂȘncia sĂŁo muito usadas por especialistas em seleção de pessoal, pois permite uma previsĂŁo mais eficaz do desempenho do trabalho do que a entrevista tradicional. Como assim?

 

O que sĂŁo competĂȘncias?

Os exemplos de perguntas de entrevista por competĂȘncia valorizam nĂŁo sĂł o conjunto de conhecimentos, habilidades e competĂȘncias de um trabalhador, mas tambĂ©m a sua capacidade de os aplicar e de responder Ă s diferentes situaçÔes do dia a dia da empresa.

Ou seja, as competĂȘncias, refere-se ao comportamento e atitude do trabalhador em relação ao resto da força de trabalho e Ă s tarefas dos outros.

Por exemplo, quando vocĂȘ faz uma pergunta bastante direta, como “descreva uma vez que vocĂȘ teve que usar X” habilidade, vocĂȘ pode avaliar a partir da resposta do candidato o quĂŁo habilidoso ele Ă© em realizar essa tarefa. 

Fazer perguntas mais gerais torna o processo mais difícil, pois as respostas serão menos específicas. Assim, o recrutador vai precisar usar seu próprio julgamento para ver se o candidato foi bem-sucedido em sua posição anterior.

Por isso, ter em mĂŁos os exemplos de perguntas de entrevista por competĂȘncia sĂŁo essenciais para a entrevista correr bem e o recrutador conseguir as informaçÔes necessĂĄrias.

 

50 exemplos de perguntas de entrevista por competĂȘncia

Recrutador fazendo perguntas de entrevista por competĂȘncia

Listamos aqui uma sĂ©rie de exemplos de perguntas de entrevista por competĂȘncia que serĂŁo Ășteis para avaliar as diferentes competĂȘncias do candidato. 

Inclusive, dependendo da resposta do candidato entrevistado, tambĂ©m Ă© possĂ­vel avaliar a competĂȘncia que aparece entre colchetes [ ].

 

Adaptação

Perguntas que ajudam a avaliar: a flexibilidade; tolerĂąncia; capacidade de adaptação a diferentes ambientes e situaçÔes de mudança; abertura para mudanças; versatilidade; criatividade; resiliĂȘncia.

  • [Sociabilidade] [Perfil jĂșnior] Como foi a transição do ensino mĂ©dio para a faculdade? O que mais foi difĂ­cil com essa mudança?
  • [Perfil jĂșnior] Que dificuldades vocĂȘ enfrentou ao entrar na faculdade?
  • [Capacidade de trabalho] Conte-me sobre uma situação em que vocĂȘ teve que trabalhar sob pressĂŁo.
  • [Mobilidade] VocĂȘ estaria disposto a se mudar para outra cidade e ter que viajar com frequĂȘncia? Como vocĂȘ acha que essa mudança afetaria vocĂȘ? 
  • Quais sĂŁo as situaçÔes de mudança mais importantes que vocĂȘ enfrentou? O que vocĂȘ aprendeu com elas?
  • Que coisas deixam vocĂȘ com raiva?
  • Seu chefe sai de fĂ©rias por um mĂȘs e, embora nĂŁo seja sua responsabilidade, pede que vocĂȘ trabalhe para outro gerente na ausĂȘncia dele: o que vocĂȘ diria e o que faria?
  • Como vocĂȘ se atualiza com as novas tecnologias que surgem?

 

Liderança

Perguntas que ajudam a avaliar: a capacidade de organizar, delegar, motivar e unir os membros do grupo.

Medir a energia e confiança. Observar se existem o compartilhamento de conhecimento e responsabilidades na tomada de decisÔes.

  • O que significa para vocĂȘ ser um bom lĂ­der?
  • Como vocĂȘ descreveria seu estilo de liderança?
  • Quais sĂŁo as principais dificuldades que vocĂȘ jĂĄ enfrentou como lĂ­der de um grupo?
  • [Trabalho em equipe] Normalmente, ao trabalhar em equipe, quais funçÔes vocĂȘ costuma desempenhar?
  • Conte sobre alguma experiĂȘncia que vocĂȘ teve na coordenação de uma equipe. Que dificuldades vocĂȘ encontrou e como as resolveu?
  • Como vocĂȘ definiria seu chefe ideal?
  • Seus colegas jĂĄ escolheram vocĂȘ para liderar um projeto? 
  • Que qualidades vocĂȘ acha que seus colegas veem em vocĂȘ para escolhĂȘ-lo?
  • Como vocĂȘ incentivaria o crescimento das pessoas em seu departamento?
  • Como vocĂȘ faz com que as pessoas façam o que vocĂȘ quer ou o que entende ser o melhor em cada caso?

 

Trabalho em equipe

Perguntas que ajudam a avaliar: a colaboração e trabalho com outras pessoas para atingir objetivos comuns.

Facilidade em integrar uma equipe de trabalho assumindo diferentes funçÔes. Tolerùncia, atitude conciliatória, colaboração, empatia, reconhecimento pela realização dos demais colaboradores.

  • Defina o que o trabalho em equipe significa para vocĂȘ.
  • Que vantagens vocĂȘ vĂȘ em trabalhar em equipe? Nesse sentido, conte uma experiĂȘncia positiva que vocĂȘ viveu em uma equipe de trabalho.
  • VocĂȘ prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Por quĂȘ?
  • Se vocĂȘ pudesse escolher os membros de sua equipe de trabalho, que qualidades eles deveriam ter?
  • Como vocĂȘ descreveria seu relacionamento com os superiores? E com colegas de trabalho?
  • Como lĂ­der de equipe, quanta tolerĂąncia vocĂȘ tem para erros? Por exemplo, se um membro da equipe quiser realizar uma tarefa de uma forma que vocĂȘ sabe que Ă© errada, vocĂȘ o deixaria aprender com a experiĂȘncia? Conte sobre alguma experiĂȘncia nesse sentido.

 

Dinamismo

Perguntas que ajudam a avaliar: o interesse e motivação por diversas atividades. O que fazer quando houver necessidade de executar tarefas diferentes. Iniciativa.

  • [Perfil jĂșnior] Durante sua carreira, vocĂȘ estudava e trabalhava paralelamente? Como vocĂȘ conseguiu esses empregos? Por que vocĂȘ decidiu aceitĂĄ-los? 
  • Como vocĂȘ definiria seu trabalho ideal?
  • Como vocĂȘ se vĂȘ daqui a 2 anos? (ClĂĄssica)

 

TolerĂąncia Ă  pressĂŁo

Perguntas que ajudam a avaliar: se o candidato se sente confortåvel para tomar decisÔes importantes. Sabe reagir rapidamente aos problemas que surgirem. Faz seu trabalho assumindo responsabilidades.

  • Quais foram os momentos de maior carga de trabalho que vocĂȘ experimentou? Como vocĂȘ lidou com isso? 
  • [Perfil jĂșnior] Em algum momento vocĂȘ teve que tomar uma decisĂŁo arriscada em seu estĂĄgio/trabalho? Qual foi o resultado? 

 

Comunicação

Perguntas que ajudam a avaliar: a fluĂȘncia comunicativa, clareza da fala, amplo vocabulĂĄrio, fluĂȘncia, comportamento nĂŁo verbal adequado, capacidade de ouvir, persuasĂŁo, negociação e soft skills.

Saber expor ideias claras e concisas, destacando as mais importantes. Captar a atenção dos ouvintes.

  • Conte-me sobre uma situação em que vocĂȘ teve que convencer alguĂ©m sobre alguma coisa.
  • Fale sobre alguma situação em que vocĂȘ teve dificuldades de comunicação. Como vocĂȘ lidou com isso? Que resultados vocĂȘ obteve?
  • O quanto vocĂȘ acha que pode contribuir para nossa empresa?
  • O que mais o atrai em nossa empresa?
  • Por que vocĂȘ Ă© o candidato ideal para o cargo?
  • O que vocĂȘ sabe sobre nossa empresa? Por que vocĂȘ gostaria de trabalhar conosco?
  • VocĂȘ tem experiĂȘncia em apresentaçÔes? Como vocĂȘ avaliaria suas habilidades de oratĂłria? Como vocĂȘ se prepara? Que recursos vocĂȘ usa?
  • Teve alguma situação de trabalho que exigiu boas habilidades de comunicação?
  • O que vocĂȘ acha que nunca deveria ser comunicado por meio de uma mensagem ou email?
  • Qual a situação mais difĂ­cil que vocĂȘ jĂĄ teve com um cliente: como vocĂȘ ficou sabendo do problema? Quais etapas vocĂȘ executou para corrigir o problema? Quais as consequĂȘncias da sua intervenção?
  • Como vocĂȘ usaria nosso produto (ou serviço)?
  • Quando foi a Ășltima vez que vocĂȘ enviou uma mensagem de acompanhamento a um cliente que jĂĄ fechou negĂłcio?
  • Se um cliente reclamasse do atendimento recebido, como vocĂȘ lidaria com isso?
  • Como vocĂȘ trata os clientes que pensam estar certos, mesmo quando estĂŁo errados?

 

Capacidade de trabalho

Perguntas que ajudam a avaliar: a resistĂȘncia Ă  carga de trabalho e trabalho sob pressĂŁo. Capacidade de focar a atenção em uma tarefa de longo prazo, mantendo a motivação e orientação para os resultados. Capacidade de realizar atividades em paralelo.

  • [Perfil jĂșnior] Qual foi a maior carga de trabalho durante sua carreira, emprego anterior, etc.
  • Como vocĂȘ lida com situaçÔes estressantes?
  • [Perfil jĂșnior] AtĂ© que ponto suas notas da faculdade sĂŁo devidas Ă  sua inteligĂȘncia ou ao seu esforço pessoal? 
  • Em que condiçÔes vocĂȘ trabalha melhor?

 

Habilidades de planejamento e organização

Perguntas que ajudam a avaliar: as prioridades no trabalho, a utilização dos recursos disponíveis de forma adequada.

Capacidade de programar as açÔes necessårias para atingir os objetivos e traçar planos alternativos.

  • Como vocĂȘ define suas prioridades?
  • Conte-me sobre uma ocasiĂŁo em que vocĂȘ teve que terminar uma tarefa com alto grau de responsabilidade e com um prazo determinado.
  • Descreva para mim uma situação em que vocĂȘ teve que gerenciar muitos projetos importantes ao mesmo tempo. Quais eram suas prioridades e como vocĂȘ as definiu?

O progresso positivo dessas entrevistas dependerĂĄ das perguntas que vocĂȘ fizer, da qualidade das conversas que tiver e de como vocĂȘ farĂĄ o acompanhamento do que foi conversado.

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