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50 exemplos de perguntas de entrevista por competência

Confira o que é uma entrevista por competência e 50 exemplos de perguntas de entrevista por competência!
exemplos de perguntas de entrevista por competência

A procura por exemplos de perguntas de entrevista por competência está se tornando cada vez mais popular à medida que com elas é possível prever o desempenho futuro dos candidatos. 

Basicamente são perguntas sobre comportamentos em que o entrevistador pedirá que o candidato descreva uma situação que demonstre suas habilidades, o que será fundamental para o cargo que almeja.  

Isso faz total sentido, pois todas as empresas procuram o candidato ideal: com talento, experiência e vontade de melhorar os resultados da empresa.

Mas, para conseguir um trabalhador com essas características, não há escolha a não ser fazer um excelente processo de seleção com uma entrevista baseada em competências, onde as capacidades e atitudes do candidato sejam confirmadas.

Assim, para que essa entrevista seja realizada da melhor forma possível, nós separamos os melhores exemplos de perguntas de entrevista por competência neste artigo. Mas antes, vamos ver o que é essa modalidade de entrevista por competências.

 

 

O que é uma entrevista por competências?

Quando falamos sobre uma entrevista baseada em compet√™ncias, queremos dizer que √© o momento quando o recrutador faz ao candidato perguntas mais profundas para verificar se ele est√° preparado para desempenhar as fun√ß√Ķes que dele se esperam.

Além disso, esse tipo de entrevista não exclui as perguntas mais convencionais que a empresa deseja fazer. 

As perguntas mais convencionais s√£o aquelas em que se busca saber a experi√™ncia profissional, as fun√ß√Ķes e as responsabilidades que determinado candidato j√° teve.

Ou seja, conseguir uma primeira impress√£o do candidato para ver como ele se encaixa no resto da equipe.

E essas perguntas convencionais podem ser combinadas com as perguntas de uma entrevista por competências, onde são feitas perguntas que buscam aprofundar as conquistas, pontos fortes e fracos e indiquem as habilidades reais do colaborador.

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Dessa forma, as perguntas da avaliação de desempenho por competência são muito usadas por especialistas em seleção de pessoal, pois permite uma previsão mais eficaz do desempenho do trabalho do que a entrevista tradicional. Como assim?

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O que são competências?

Os exemplos de perguntas de entrevista por compet√™ncia valorizam n√£o s√≥ o conjunto de conhecimentos, habilidades e compet√™ncias de um trabalhador, mas tamb√©m a sua capacidade de os aplicar e de responder √†s diferentes situa√ß√Ķes do dia a dia da empresa.

Ou seja, as competências, refere-se ao comportamento e atitude do trabalhador em relação ao resto da força de trabalho e às tarefas dos outros.

Por exemplo, quando voc√™ faz uma pergunta bastante direta, como “descreva uma vez que voc√™ teve que usar X” habilidade, voc√™ pode avaliar a partir da resposta do candidato o qu√£o habilidoso ele √© em realizar essa tarefa.¬†

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Fazer perguntas mais gerais torna o processo mais difícil, pois as respostas serão menos específicas. Assim, o recrutador vai precisar usar seu próprio julgamento para ver se o candidato foi bem-sucedido em sua posição anterior.

Por isso, ter em m√£os os exemplos de perguntas de entrevista por compet√™ncia s√£o essenciais para a entrevista correr bem e o recrutador conseguir as informa√ß√Ķes necess√°rias.

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50 exemplos de perguntas de entrevista por competência

exemplos de perguntas de entrevista por competência

Listamos aqui uma s√©rie de exemplos de perguntas de entrevista por compet√™ncia que ser√£o √ļteis para avaliar as diferentes compet√™ncias do candidato.¬†

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Inclusive, dependendo da resposta do candidato entrevistado, também é possível avaliar a competência que aparece entre colchetes [ ].

 

Adaptação

Perguntas que ajudam a avaliar: a flexibilidade; toler√Ęncia; capacidade de adapta√ß√£o a diferentes ambientes e situa√ß√Ķes de mudan√ßa; abertura para mudan√ßas; versatilidade; criatividade; resili√™ncia.

  • [Sociabilidade] [Perfil j√ļnior] Como foi a transi√ß√£o do ensino m√©dio para a faculdade? O que mais foi dif√≠cil com essa mudan√ßa?
  • [Perfil j√ļnior] Que dificuldades voc√™ enfrentou ao entrar na faculdade?
  • [Capacidade de trabalho] Conte-me sobre uma situa√ß√£o em que voc√™ teve que trabalhar sob press√£o.
  • [Mobilidade] Voc√™ estaria disposto a se mudar para outra cidade e ter que viajar com frequ√™ncia? Como voc√™ acha que essa mudan√ßa afetaria voc√™?¬†
  • Quais s√£o as situa√ß√Ķes de mudan√ßa mais importantes que voc√™ enfrentou? O que voc√™ aprendeu com elas?
  • Que coisas deixam voc√™ com raiva?
  • Seu chefe sai de f√©rias por um m√™s e, embora n√£o seja sua responsabilidade, pede que voc√™ trabalhe para outro gerente na aus√™ncia dele: o que voc√™ diria e o que faria?
  • Como voc√™ se atualiza com as novas tecnologias que surgem?

 

Liderança

Perguntas que ajudam a avaliar: a capacidade de organizar, delegar, motivar e unir os membros do grupo.

Medir a energia e confian√ßa. Observar se existem o compartilhamento de conhecimento e responsabilidades na tomada de decis√Ķes.

  • O que significa para voc√™ ser um bom l√≠der?
  • Como voc√™ descreveria seu estilo de lideran√ßa?
  • Quais s√£o as principais dificuldades que voc√™ j√° enfrentou como l√≠der de um grupo?
  • [Trabalho em equipe] Normalmente, ao trabalhar em equipe, quais fun√ß√Ķes voc√™ costuma desempenhar?
  • Conte sobre alguma experi√™ncia que voc√™ teve na coordena√ß√£o de uma equipe. Que dificuldades voc√™ encontrou e como as resolveu?
  • Como voc√™ definiria seu chefe ideal?
  • Seus colegas j√° escolheram voc√™ para liderar um projeto?¬†
  • Que qualidades voc√™ acha que seus colegas veem em voc√™ para escolh√™-lo?
  • Como voc√™ incentivaria o crescimento das pessoas em seu departamento?
  • Como voc√™ faz com que as pessoas fa√ßam o que voc√™ quer ou o que entende ser o melhor em cada caso?

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Trabalho em equipe

Perguntas que ajudam a avaliar: a colaboração e trabalho com outras pessoas para atingir objetivos comuns.

Facilidade em integrar uma equipe de trabalho assumindo diferentes fun√ß√Ķes. Toler√Ęncia, atitude conciliat√≥ria, colabora√ß√£o, empatia, reconhecimento pela realiza√ß√£o dos demais colaboradores.

  • Defina o que o trabalho em equipe significa para voc√™.
  • Que vantagens voc√™ v√™ em trabalhar em equipe? Nesse sentido, conte uma experi√™ncia positiva que voc√™ viveu em uma equipe de trabalho.
  • Voc√™ prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Por qu√™?
  • Se voc√™ pudesse escolher os membros de sua equipe de trabalho, que qualidades eles deveriam ter?
  • Como voc√™ descreveria seu relacionamento com os superiores? E com colegas de trabalho?
  • Como l√≠der de equipe, quanta toler√Ęncia voc√™ tem para erros? Por exemplo, se um membro da equipe quiser realizar uma tarefa de uma forma que voc√™ sabe que √© errada, voc√™ o deixaria aprender com a experi√™ncia? Conte sobre alguma experi√™ncia nesse sentido.

 

Dinamismo

Perguntas que ajudam a avaliar: o interesse e motivação por diversas atividades. O que fazer quando houver necessidade de executar tarefas diferentes. Iniciativa.

  • [Perfil j√ļnior] Durante sua carreira, voc√™ estudava e trabalhava paralelamente? Como voc√™ conseguiu esses empregos? Por que voc√™ decidiu aceit√°-los?¬†
  • Como voc√™ definiria seu trabalho ideal?
  • Como voc√™ se v√™ daqui a 2 anos? (Cl√°ssica)

 

Toler√Ęncia √† press√£o

Perguntas que ajudam a avaliar: se o candidato se sente confort√°vel para tomar decis√Ķes importantes. Sabe reagir rapidamente aos problemas que surgirem. Faz seu trabalho assumindo responsabilidades.

  • Quais foram os momentos de maior carga de trabalho que voc√™ experimentou? Como voc√™ lidou com isso?¬†
  • [Perfil j√ļnior] Em algum momento voc√™ teve que tomar uma decis√£o arriscada em seu est√°gio/trabalho? Qual foi o resultado?¬†

 

Comunicação

Perguntas que ajudam a avaliar: a fluência comunicativa, clareza da fala, amplo vocabulário, fluência, comportamento não verbal adequado, capacidade de ouvir, persuasão, negociação e soft skills.

Saber expor ideias claras e concisas, destacando as mais importantes. Captar a atenção dos ouvintes.

  • Conte-me sobre uma situa√ß√£o em que voc√™ teve que convencer algu√©m sobre alguma coisa.
  • Fale sobre alguma situa√ß√£o em que voc√™ teve dificuldades de comunica√ß√£o. Como voc√™ lidou com isso? Que resultados voc√™ obteve?
  • O quanto voc√™ acha que pode contribuir para nossa empresa?
  • O que mais o atrai em nossa empresa?
  • Por que voc√™ √© o candidato ideal para o cargo?
  • O que voc√™ sabe sobre nossa empresa? Por que voc√™ gostaria de trabalhar conosco?
  • Voc√™ tem experi√™ncia em apresenta√ß√Ķes? Como voc√™ avaliaria suas habilidades de orat√≥ria? Como voc√™ se prepara? Que recursos voc√™ usa?
  • Teve alguma situa√ß√£o de trabalho que exigiu boas habilidades de comunica√ß√£o?
  • O que voc√™ acha que nunca deveria ser comunicado por meio de uma mensagem ou email?
  • Qual a situa√ß√£o mais dif√≠cil que voc√™ j√° teve com um cliente: como voc√™ ficou sabendo do problema? Quais etapas voc√™ executou para corrigir o problema? Quais as consequ√™ncias da sua interven√ß√£o?
  • Como voc√™ usaria nosso produto (ou servi√ßo)?
  • Quando foi a √ļltima vez que voc√™ enviou uma mensagem de acompanhamento a um cliente que j√° fechou neg√≥cio?
  • Se um cliente reclamasse do atendimento recebido, como voc√™ lidaria com isso?
  • Como voc√™ trata os clientes que pensam estar certos, mesmo quando est√£o errados?

Guia da comunicação interna

 

Capacidade de trabalho

Perguntas que ajudam a avaliar: a resistência à carga de trabalho e trabalho sob pressão. Capacidade de focar a atenção em uma tarefa de longo prazo, mantendo a motivação e orientação para os resultados. Capacidade de realizar atividades em paralelo.

  • [Perfil j√ļnior] Qual foi a maior carga de trabalho durante sua carreira, emprego anterior, etc.
  • Como voc√™ lida com situa√ß√Ķes estressantes?
  • [Perfil j√ļnior] At√© que ponto suas notas da faculdade s√£o devidas √† sua intelig√™ncia ou ao seu esfor√ßo pessoal?¬†
  • Em que condi√ß√Ķes voc√™ trabalha melhor?

 

Habilidades de planejamento e organização

Perguntas que ajudam a avaliar: as prioridades no trabalho, a utilização dos recursos disponíveis de forma adequada.

Capacidade de programar as a√ß√Ķes necess√°rias para atingir os objetivos e tra√ßar planos alternativos.

  • Como voc√™ define suas prioridades?
  • Conte-me sobre uma ocasi√£o em que voc√™ teve que terminar uma tarefa com alto grau de responsabilidade e com um prazo determinado.
  • Descreva para mim uma situa√ß√£o em que voc√™ teve que gerenciar muitos projetos importantes ao mesmo tempo. Quais eram suas prioridades e como voc√™ as definiu?

O progresso positivo dessas entrevistas dependerá das perguntas que você fizer, da qualidade das conversas que tiver e de como você fará o acompanhamento do que foi conversado.

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Larissa Gracietti

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