Talent acquisition: o que é, o que faz e por que é importante

Talent acquisition é uma abordagem cíclica de busca de talentos de alta performance e que visa o longo prazo. Conheça mais aqui.

De repente, o RH recebe a demanda de contratar um profissional de alto desempenho e que será chave para o atingimento de metas importantes para a área em que atuará. É nessa hora que entra o processo de talent acquisition no recrutamento e seleção.

Talent acquisition, traduzido para o português, significa aquisição de talentos. Como você verá, trata-se de uma abordagem mais estratégica para recrutar profissionais, voltada para objetivos de longo prazo.

Quer entender melhor do que estamos falando? Confira, a seguir, o que é talent acquisition e como é feita a estratégia.

Como montar um processo seletivo de cair o queixo

O que é talent acquisition?

Talent acquisition ou aquisição de talentos é um processo não linear focado em identificar, atrair e reter profissionais altamente qualificados

Trata-se de uma estratégia para a captação de talentos capazes de melhorar o desempenho de uma área e consequentemente da empresa. 

Por “captação”, entenda que a abordagem cria um pipeline de talentos antes que uma vaga seja aberta. Além disso, ela também fornece um roteiro para cultivar relacionamentos com os melhores talentos. 

Percebe que, quando tratamos de talent acquisition, mencionamos o termo “estratégia”. Isso ocorre por dois motivos:

  1. A abordagem é apoiada em processos e métodos e
  2. Não depende de uma vaga em aberto.

 

O segundo item é muito importante e define bem o que é talent acquisition, uma vez que a aquisição de talentos é uma prática de busca ativa

Explicando melhor, a equipe de RH não espera os CVs virem até a empresa, mas, sim, vai ao mercado em busca do profissional.

Você pode se perguntar: mas se não há uma vaga em aberto, por que dirigir esforços procurando por pessoas altamente qualificadas? Acontece que aquisição de talentos e planejamento estratégico andam juntos.

Muitas vezes, o gestor de uma área ou a diretoria percebe que precisa de um determinado profissional para suprir necessidades futuras. Portanto, outra coisa importante a saber é que o talent acquisition não foca no curto prazo.

Então, grave que: a aquisição de talentos é uma iniciativa estratégica cujo objetivo é tornar a contratação mais fácil e eficaz nos momentos em que ela se fizer necessária.

 

Como surgiu o conceito de talent acquisition?

Não existe uma data que marque o surgimento do conceito de talent acquisition. Entretanto, podemos dizer que algo que impulsionou a adoção da abordagem foi o aparecimento do novo RH.

Essa nova forma de ver os recursos humanos passou também a mudar a maneira como as empresas enxergam seus profissionais. Uma das provas disso está no surgimento do termo gestão de pessoas.

Mais do que apenas funcionários, esses profissionais passaram a ser vistos como pessoas que precisam se sentir bem no ambiente de trabalho e que devem ser incentivados a crescer na empresa. 

Adicionalmente, esse novo modelo de RH entende que o processo de recrutamento e seleção precisa ser cada vez mais refinado para encontrar perfis talentosos

O talent acquisition surge nesse contexto, como uma preocupação de criar relacionamentos com profissionais qualificados para, no futuro, atraí-los.

 

Qual é a diferença entre talent acquisition e recrutamento?

É comum vermos os dois termos sendo usados intercaladamente. Isso é um erro, pois estamos falando de duas abordagens diferentes

Apesar de o recrutamento também focar na busca de talentos, o processo inicia a partir de uma demanda pontual. Já o talent acquisition pode começar logo quando se percebe uma lacuna na empresa.

É por conta dessa lacuna que a aquisição de talentos começa. No entanto, a estratégia não busca somente preenchê-la, mas olha para ela com uma visão de longo prazo e faz um planejamento de como esse profissional poderá ser aproveitado no futuro.

Dito em outros termos, o talent acquisition ultrapassa os processos tradicionais de recrutamento e seleção. Ele é integrado ao planejamento e aos objetivos de longo prazo de uma organização.

Sendo assim, uma importante diferença entre talent acquisition e recrutamento, é que o primeiro foca em criar relações com profissionais qualificados para montar o chamado “pool de talentos” ou “banco de talentos”. Já o recrutamento atua pontualmente.

👉 Qual a melhor plataforma de recrutamento e seleção?
👉 Recrutamento interno e externo: vantagens e desvantagens de cada um

 

O que faz um talent acquisition?

Um talent acquisition é um especialista que pode integrar a equipe de RH. Em outros casos, refere-se a um departamento dentro da empresa.

Seja como for, a função do talent acquisition é a de alimentar o banco de talentos da empresa com profissionais altamente qualificados. Para isso, ele precisa:

  • Analisar o planejamento estratégico e antecipar demandas;
  • Saber traçar perfis profissionais;
  • Conhecer estratégias de recrutamento;
  • Ter boa comunicação;
  • Construir relacionamentos em fóruns, conferências, LinkedIn etc.
  • Buscar por profissionais que tenham fit com a cultura da empresa;
  • Entre outras características.

O trabalho de um profissional de talent acquisition é cíclico e ininterrupto, pois ele tem a responsabilidade de construir e manter um pipeline de pessoas de alto desempenho.

 

Como é feita a estratégia de talent acquisition?

As etapas da abordagem de talent acquisition também são diferentes das de recrutamento e seleção, conforme você pode ver abaixo.

 

Análise das necessidades internas

O ponto de partida é entender as necessidades que a empresa possui e que precisarão ser atendidas. Para isso, os objetivos da organização no longo prazo e o planejamento estratégico são duas ferramentas que podem ajudar.

É necessário também entender o funcionamento de cada área e junto com os gestores identificar lacunas que precisam ou que precisarão ser atendidas. 

 

Requisitos para uma contratação

A contratação de um talento pode surgir diretamente de uma demanda de uma das áreas da empresa. De modo a melhor atender o gestor, o RH pode criar um documento que deve ser preenchido pelo responsável da área em questão.

Nesse documento devem constar o motivo de precisar do profissional, o perfil buscado, a função que ele exercerá, entre outras informações que o setor de recursos humanos julgue necessárias.

 

Formulação da vaga

É nesta etapa que o RH elabora o texto com a descrição da vaga. As chances de sucesso em encontrar o talento buscado dependem muito dos critérios que serão divulgados.

Por essa razão, ao formular a vaga o profissional de talent acquisition precisa coletar todos os dados essenciais. 

 

Métodos de seleção

A seleção servirá para filtrar ainda mais os candidatos. O método utilizado dependerá da função e do cargo. Pode ser:

  • Entrevistas;
  • Dinâmicas em grupo;
  • Preenchimento de testes;
  • Jogos interativos;
  • Entre outros métodos seletivos.

 

Busca e atração de talentos

Lembra que comentamos que o processo de aquisição de talentos é ativo?

Pois bem, além de divulgar a vaga, o RH também parte em busca dos profissionais de alto potencial que não estão necessariamente procurando por uma nova oportunidade (e que por isso nem se interessarão pelo anúncio da vaga).

É papel do talent acquisition ir ao mercado, identificar pessoas com as competências procuradas e chamá-las para o processo de seleção.

 

Análise e escolha dos candidatos

Os candidatos foram selecionados e passaram pelo processo seletivo. Chegou a hora de escolher aquele que ocupará a vaga. Como você bem sabe, o momento de bater o martelo é crucial.

Garantir uma escolha acertada exige uma análise não apenas dos requisitos técnicos, mas também de itens mais subjetivos.

Essa análise inclui questões como a motivação do candidato, oportunidades que ele terá de se desenvolver, a capacidade de adaptação, o fit com a cultura da empresa, entre outras.

Essa é a razão pela qual as etapas de análise e escolha de talentos de alta performance costumam envolver diversos tomadores de decisão.

 

Contratação

Etapa na qual acontece a negociação do contrato de trabalho. É nessa fase que o RH apresenta o salário, os benefícios e a carga horária.

Lembramos ainda que, por se tratar de um profissional qualificado e que normalmente é renomado no mercado, a oferta precisa ser atrativa para que ele aceite o novo desafio.

👉 Benefícios trabalhistas: quais os benefícios legais e opcionais?

 

Integração

É o onboarding do profissional. Essa etapa é extremamente importante, pois é o momento em que o colaborador é efetivamente integrado à empresa, conhece os integrantes da área em que atuará, fica por dentro da estrutura da organização etc.

Checklist de admissão e planilha de onboarding

 

Avaliação

O processo de talent acquisition visa o longo prazo. Por conta disso, é de extrema importância que o profissional contratado seja avaliado e receba feedbacks sobre o seu desempenho

Isso ajudará para que ele possa contribuir cada vez mais com a empresa!

Vale destacar ainda que normalmente o processo de contratação de uma pessoa de alto desempenho leva tempo e exige um certo investimento de recursos humanos e financeiros.

Uma empresa que coloca em prática a abordagem de contratação de talentos não quer ver o recém-contratado pedindo a conta meses depois, concorda? Para evitar mal-entendidos e desmotivação, adote a prática de avaliação de desempenho.

Solicite uma demonstração agora mesmo, e veja na prática como a Feedz pode automatizar o processo de avaliações da sua empresa, desde a avaliação do período de experiência até a avaliação de desempenho 👇

2 Responses

  1. Acho a iniciativa bastante interessante. Gostaria de algumas informações para início de conversa:
    1) Qual é o custo da contração dos serviços? (fundamental)
    2) Tenho um produto que desenvolvi e apliquei como consultor, com resultados interessantes. Há espaço para o meu perfil profissional?
    3) Tenho 67 anos, muita experiência, sobretudo em indústrias com foco no desenvolvimento de processos. Meu perfil etário se aplica?
    4) Qual o tempo de processo de avaliação do profissional?

    1. Olá, Gaetano!

      As suas perguntas são muito pertinentes para quem está considerando se envolver com Talent Acquisition, seja como cliente ou como profissional. Vou abordar cada uma delas:

      Custo da Contratação dos Serviços: O custo para contratar serviços de Talent Acquisition pode variar bastante dependendo de vários fatores, como o nível de especialização requerido, o setor da indústria, a localização geográfica, e o escopo do projeto. Empresas de recrutamento podem cobrar uma taxa fixa, uma porcentagem do salário anual do candidato contratado, ou tarifas baseadas em horas de consultoria. Para obter uma estimativa precisa, você precisaria entrar em contato diretamente com empresas ou consultores específicos e discutir suas necessidades e expectativas.

      Espaço para o Seu Perfil Profissional: Com base na sua experiência em desenvolvimento de produtos e consultoria, parece que você tem um perfil valioso, especialmente se os resultados foram interessantes e mensuráveis. Muitas empresas valorizam profissionais com experiência prática em aplicação e desenvolvimento de produtos, e sua experiência pode ser particularmente útil em setores focados em inovação e otimização de processos.

      Perfil Etário: Com 67 anos e uma vasta experiência, especialmente em indústrias focadas no desenvolvimento de processos, o seu perfil etário não deveria ser um impedimento. Muitas empresas valorizam a experiência e a maturidade profissional, especialmente em funções que exigem conhecimento técnico profundo e habilidades de liderança. Além disso, há uma tendência crescente de valorizar a diversidade etária no local de trabalho.

      Tempo de Processo de Avaliação do Profissional: O tempo do processo de avaliação pode variar dependendo da complexidade da posição, da urgência da empresa em preencher o cargo, e da eficiência do processo de recrutamento da empresa ou consultoria de Talent Acquisition. Geralmente, este processo pode levar de algumas semanas a alguns meses. Durante este período, podem ocorrer diversas etapas, incluindo triagem de currículos, entrevistas iniciais, testes de habilidades, entrevistas com a equipe de gestão, e, em alguns casos, sessões de avaliação.

      Para obter informações mais específicas e adaptadas às suas necessidades e contexto, o ideal seria entrar em contato com empresas ou consultores de Talent Acquisition. Eles poderão fornecer detalhes mais precisos e orientações sobre como seu perfil pode se encaixar no mercado atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar