7 dicas [mão na massa] para aumentar o engajamento dos colaboradores

Saiba como melhorar o engajamento dos colaboradores da sua empresa e, assim, obter ganhos em produtividade, retenção de talentos e muito mais.

Se você já ouviu por aí que o engajamento dos colaboradores é um aspecto fundamental para o sucesso das empresas, saiba que essa informação é 100% verdadeira.

Não somos apenas nós que estamos dizendo isso: alguns estudos recentes mostram que profissionais engajados são pelo menos 17% mais produtivos. Além disso, unidades de negócios altamente engajadas conseguem obter uma redução superior a 40% no absenteísmo.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais os esforços para aumentar o engajamento e comprometimento dos colaboradores da empresa têm estado no radar de muitos gestores.

Se esse também é o seu caso, então você chegou ao lugar certo. No artigo de hoje, vamos listar algumas dicas valiosas para quem deseja montar um plano de ação para engajamento altamente eficaz.

Boa leitura! 🙂 

Vamos rever: o que é o engajamento dos colaboradores?

Antes de irmos para a parte prática deste conteúdo, precisamos garantir que todos estejam alinhados. Por isso, separamos uma breve descrição do que é engajamento dos colaboradores.

Como explicamos anteriormente no artigo “Como medir o engajamento dos funcionários”, o termo engloba elementos como envolvimento, empenho e comprometimento com algo que está sendo realizado.

Ao gerar esse tipo de conexão, o engajamento é capaz de produzir uma sensação de bem-estar, preenchimento, pertencimento e identificação.

Desta forma, além de aumentar a felicidade do colaborador no trabalho, ele também traz diversos benefícios para as organizações, como aumento da produtividade, redução das taxas de turnover, melhora do clima organizacional e muito mais.

 

 

 

Estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores

Se você já se perguntou como aumentar o engajamento dos colaboradores da sua empresa, saiba que você não está sozinho nessa.

Com a importância deste conceito ganhando cada vez mais força, essa tem sido uma questão levantada por muitos gestores.

Apesar de parecer algo complexo, a verdade é que há uma série de ações relativamente simples, que são capazes de produzir um efeito poderoso nesta frente. 

Confira algumas delas na sequência:

 

1.    Envolva a gestão

Mais do que oferecer os direcionamentos necessários para que outros profissionais possam desempenhar suas tarefas, os líderes desempenham um papel determinante no engajamento do time.

Justamente por isso, uma das primeiras coisas que queremos te lembrar é a seguinte: melhorar o envolvimento dos funcionários não é uma responsabilidade que recai apenas sobre o RH.

Para ser bem sucedida, ela requer a adesão de toda a equipe de liderança. Portanto, ao iniciar um plano de ação nesta frente, certifique-se de envolver a gestão e oferecer as orientações necessárias para que eles participem ativamente de todo o processo.

 

2.    Promova pesquisas de engajamento

Para saber quais serão os próximos passos que a sua empresa deve dar, é importante ter uma visão clara sobre o cenário no qual ela se encontra.

Isso significa que, antes de sair criando uma série de iniciativas, você deve concentrar seus esforços em entender qual é o nível atual de engajamento dos colaboradores da companhia.

Esse é justamente o objetivo da pesquisa de engajamento, ferramenta que busca metrificar o grau em que os funcionários se sentem satisfeitos com a organização na qual trabalham e, assim, compreender o que precisa ser melhorado.

O ideal é que a pesquisa seja realizada de forma contínua. Dessa forma, você sempre terá dados atualizados em mãos, bem como mais clareza sobre quais medidas tomar para aumentar a felicidade no trabalho.

 

3.    Ofereça capacitação

 Você já deve ter notado que, atualmente, as empresas são impactadas por mudanças em uma velocidade nunca antes vista. Em um piscar de olhos, surgem novas tecnologias que transformam por completo a nossa forma de trabalhar.

Neste contexto, o aprendizado contínuo é tido como essencial para quem deseja se manter produtivo mesmo diante de tantas adaptações.

Quando uma empresa adota um novo sistema e não oferece o treinamento necessário para que os funcionários aprendam a usá-lo, muitos podem se sentir confusos e até mesmo desmotivados.

Esse é apenas um exemplo que evidencia a importância de o RH pensar no desenvolvimento de pessoas durante todo o ciclo de jornada do colaborador. Ao fazer isso, a empresa demonstra que se importa genuinamente com as pessoas que fazem parte dela e que oferece oportunidades reais de crescimento.

 

4.    Reconheça os esforços

Ao reconhecer um trabalho bem feito, a empresa (ou o gestor) cria uma conexão emocional com a equipe – e isso, sem sombra de dúvidas, tem um impacto direto no engajamento dos colaboradores.

De fato, é importante buscar formas de recompensar os melhores desempenhos e a boa notícia é que isso pode ser feito de muitas maneiras. 

Se você não sabe por onde começar, recomendamos a leitura do artigo “13 ideias para reconhecimento de funcionários”.

 

5.    Incentive o feedback contínuo

A melhor forma de saber que há algo de errado na gestão de pessoas da sua empresa é ouvindo o que os colaboradores têm a dizer. Por isso, é imprescindível apoiar a cultura de feedback entre os gestores e liderados.

Ao criar um ambiente aberto ao diálogo dentro da empresa, você vai perceber que é mais fácil identificar e resolver os problemas rapidamente

Além disso, o momento do feedback também pode ser usado para reconhecer os esforços de cada colaborador.

Devido aos inúmeros benefícios que proporcionam, incluindo o impacto direto no engajamento dos colaboradores, os feedbacks vêm acontecendo num período cada vez menor. Aos poucos, as avaliações anuais foram sendo substituídas por pesquisas de pulso trimestrais ou mensais.

 

6.      Cuide da saúde (física e mental) da equipe

Incentivar práticas que visem o bem-estar dos colaboradores também é uma ótima forma de aumentar o engajamento dos colaboradores. Afinal, não há nada pior do que trabalhar em um lugar que mine todas as nossas energias, não é mesmo?

Muitas empresas já perceberam isso e estão se dedicando ao máximo para incentivar um estilo de vida mais saudável dentro e fora do escritório. 

Isso inclui oferecer ginástica laboral, vale-terapia, convênio com academias, patrocínio a eventos esportivos, bate-papos sobre saúde mental, entre outras ações.

 

7.    Promova a diversidade e inclusão

A criação de uma cultura diversa e inclusiva é a última dica que separamos para quem deseja aumentar o engajamento dos colaboradores.

No geral, empresas que agem para criar ambientes que incentivam e valorizam Diversidade e Inclusão (D&I) criam, basicamente, um efeito cascata super positivo.

Isso porque, além de aumentarem o senso de pertencimento, as ações nesta frente ajudam a promover a confiança e o envolvimento dos funcionários para com a organização.

Para se ter uma ideia, estima-se que 83% dos millennials estão mais ativamente engajados em seu trabalho quando seus empregadores apoiam iniciativas de D&I.

Manual prático de como engajar seu time

Promova ações de engajamento na sua empresa!

Como você viu até aqui, são muitas as ações que podem ser encabeçadas pelo RH e pelas lideranças a fim de melhorar o engajamento dos funcionários e, assim, alcançar resultados cada vez mais positivos para o negócio.

Vale dizer que, apesar de muitas dessas estratégias apresentarem um efeito praticamente imediato, há também aquelas que só darão frutos no médio ou longo prazos.

Por esse motivo, lembre-se sempre de metrificar as ações nesta frente e acompanhar os resultados de perto. Para isso, recomendamos a leitura do artigo “Como medir o clima organizacional de uma empresa“.

Essa é a melhor forma de saber se a sua empresa está caminhando na direção cerca ou se há alguns ajustes que devem ser feitos ao longo do caminho.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Para continuar aprendendo mais sobre engajamento dos colaboradores e outros assuntos ligados à gestão de pessoas, assine a nossa newsletter!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar