Fit cultural: como utilizar para acertar na contratação

fit cultural

O fit cultural é uma ferramenta poderosa para ser utilizada durante os processos seletivos. Essa etapa está relacionada com a cultura da empresa e os ideais de um candidato. Ou seja, para isso, é necessário que a empresa tenha visão, missão e valores já estabelecidos.

Não é nenhuma novidade que as pessoas se diferenciam por valores, personalidades e ideais. No entanto, o que ainda é novidade para as empresas é que essas diferenças importam na hora de contratar um candidato.

A produtividade est√° diretamente ligada com a felicidade. Sendo assim, o profissional que for contratado precisa se sentir bem no ambiente de trabalho. J√° na entrevista √© importante falar sobre essas quest√Ķes justamente para alinhar as expectativas tanto do candidato quanto da organiza√ß√£o.

Mais do que contratar um profissional capacitado para a vaga, é contratar alguém que esteja alinhado com os valores e o propósito da empresa. O propósito faz com que os colaboradores acordem pela manhã com vontade de dar o melhor de si, justamente porque acreditam no que a empresa faz e sabem que o seu trabalho impacta de alguma forma nisso.

Muitas vezes, o profissional mais experiente e com melhor qualificação pode não ser o melhor candidato para uma vaga, justamente porque seus valores e comportamentos são incompatíveis com os da organização.

Inserir o fit cultural nas práticas de contratação traz uma série de benefícios, como:

  • contrata√ß√Ķes mais acertadas;
  • onboarding e rampagem mais r√°pidos;
  • aumenta o engajamento do time;
  • melhora a rela√ß√£o entre l√≠der e liderado;
  • reduz o √≠ndice de rotatividade;
  • potencializa os resultados da empresa.

Al√©m disso, para um profissional uma vaga de emprego √© mais que um bom cargo e um bom sal√°rio. √Č tamb√©m sentir-se confort√°vel no ambiente de trabalho, confiar nos colegas e nas lideran√ßas, ter espa√ßo para dar sua opini√£o de forma transparente e ter um espa√ßo seguro e que o incentive a se desenvolver pessoal e profissionalmente. Isso fica ainda mais evidente com a entrada dos Millennials no mercado de trabalho.

√Č preciso que o RH enxergue as contrata√ß√Ķes como um quebra-cabe√ßa. Encontrar a pessoa certa para a equipe certa faz com que a integra√ß√£o seja muito mais f√°cil e que o novo colaborador comece a entregar resultados melhores e mais r√°pido.

Para ajudar a montar esse quebra-cabeça, vamos apresentar como funciona o fit cultural e por que você deve adotá-lo o mais rápido possível!

 

O que é fit cultural?

O fit cultural é justamente o alinhamento de um candidato com os valores da cultura organizacional e propósito da empresa. Antes de implementar o fit cultural nos processos seletivos, a empresa precisa ter sua missão e valores bem estruturados.

√Č necess√°rio considerar essas caracter√≠sticas para ent√£o conseguir encontrar um profissional com mais motiva√ß√£o, envolvimento e produtividade Tudo isso tamb√©m aumenta o tempo de perman√™ncia dele na organiza√ß√£o, reduzindo a rotatividade e os gastos com desligamento e abertura de novos processos seletivos.

O fit cultural geralmente funciona como uma reuni√£o onde os gestores da √°rea ou mesmo os diretores ou CEO da empresa conversam com o candidato para entender se o perfil dele est√° adequado aos valores da empresa.

Aqui na Feedz, por exemplo, n√≥s preferimos contratar as pessoas de acordo com o alinhamento dela com a nossa cultura, mesmo que ela n√£o seja a pessoa com o melhor curr√≠culo ou mais tempo de experi√™ncia. Nas divulga√ß√Ķes das vagas, o nosso lema √©:

Preferimos os esfor√ßados aos fod√Ķes

Antes mesmo do processo começar, nos posicionamos como uma empresa que preza pelo desenvolvimento individual de cada Parrot (como chamamos quem trabalha aqui).

Se uma pessoa tem acredita no mesmo propósito que nós, de criar ambientes de trabalho mais felizes, ela certamente vai estar motivada para aprender e se desenvolver cada vez mais, entregando ótimos resultados e ainda trazendo ideias para fazer a empresa crescer.

Mais do que estar feliz numa empresa e querer fazer parte dela sendo produtivo e lutando para alcan√ßar os objetivos, o colaborador tamb√©m consegue ser mais estrat√©gico. Conhecendo os valores da empresa, poder√° tomar a√ß√Ķes que ir√£o melhorar os resultados.¬†

Ele acaba, portanto, tendo uma visão estratégica da empresa, além da disposição para executar, pois deseja que a empresa cresça e quer contribuir ativamente para esse desenvolvimento.

Outro ponto importante √© que os colaboradores s√£o um reflexo da empresa. As atitudes tomadas pelas lideran√ßas, pelos diretores e pelo pr√≥prio RH precisam ser condizentes com o que √© pregado. √Č muito comum ver empresas que se colocam no mercado de um jeito, e quando um candidato √© contratado percebe que nada daquilo √© praticado.

O fit cultural serve justamente para afunilar essas quest√Ķes. Se a institui√ß√£o tem como um dos pilares a diversidade, por exemplo, √© preciso que tome atitudes coerentes e efetivas para promover a inclus√£o dentro da empresa.

√Č claro que, em empresas maiores, √© muito mais dif√≠cil controlar a atitude e √© poss√≠vel que algum caso ultrapasse o limite aceit√°vel, podendo implicar, inclusive, em condutas ilegais. Por isso, √© importante contar com uma ouvidoria interna para tratar casos mais extremos como ass√©dio, inj√ļria racial ou descrimina√ß√£o, por exemplo.

Outra questão a ser apresentada aqui é que a permanência de uma colaborador na empresa é um ótimo negócio. De acordo com a  Society for Human Resource Management (SHRM), a rotatividade de colaboradores pode custar entre 50-60% do salário anual da pessoa. O fit cultural serve para evitar alguns desencontros.

 

Como utilizar o fit cultural no processo seletivo

O primeiro passo √© desenvolver uma cultura organizacional que atraia os melhores talentos. No entanto, caso sua empresa j√° tenha essa cultura definida, na hora de abrir um processo seletivo repense e veja se ainda faz sentido com a empresa e com o seu amadurecimento. Quais s√£o os valores, miss√Ķes e posicionamentos que sua empresa tem hoje? Fa√ßa essa pergunta.

Passado este passo é hora de entender como utilizar o fit cultural num processo seletivo. Veja a seguir:

 

Entrevista

A entrevista é um momento crucial no processo seletivo para o entrevistador perceber alguns comportamentos do candidato, que só são sentidos numa conversa. Para ajudar, é legal criar um roteiro de entrevista, com perguntas que façam sentido para a organização. O ideal é que as perguntas sejam objetivas e produtivas.

 

Question√°rio orientado

Na entrevista, o recrutador pode usar um question√°rio com perguntas bem diretas para guiar o encontro. √Č poss√≠vel fazer uma pergunta e dar op√ß√Ķes de respostas para o entrevistado.

Na hora do nervosismo, o candidato pode ficar sem criatividade e ideias, n√£o porque n√£o tem uma solu√ß√£o ou resposta para a quest√£o apresentada, mas porque est√° concentrado em quest√Ķes mais pontuais do trabalho, por exemplo. A ideia √© que seja um momento descontra√≠do para que seja poss√≠vel entender melhor o perfil do candidato.

Com as respostas, voc√™ pode conhec√™-lo melhor, quais seus valores, como √© sua conduta, como ele agiria numa situa√ß√£o de tens√£o. Com o question√°rio voc√™ encontra informa√ß√Ķes relevantes sobre o candidato que ajudar√£o na hora de tomar uma decis√£o.¬†

Alguns exemplos de perguntas situacionais que podem ser usadas em um question√°rio s√£o:

  • Se seu gestor solicitasse uma demanda que n√£o n√£o est√° prevista nas suas atividades, o que voc√™ faria?
  • Se voc√™ presenciasse uma situa√ß√£o de conflito entre dois colegas ou estivesse participando dessa situa√ß√£o, qual seria sua atitude?
  • Como voc√™ se sente em um dia de trabalho com muitas pessoas agitadas ao seu redor?

 

Din√Ęmica

A din√Ęmica muitas vezes √© vista com maus olhos pelos candidatos, muitos temem por ser um momento de provoca√ß√£o. Bem por isso, √© necess√°rio ter uma estrat√©gia bem fundamentada para n√£o colocar o candidato numa situa√ß√£o constrangedora.

A din√Ęmica √© muito boa para ver na pr√°tica o que o candidato falou no question√°rio. Durante esse processo, o candidato mostra como ele faria em certas situa√ß√Ķes, o que √© algo bem intuitivo de acordo com os valores de cada um.

No entanto, o objetivo da din√Ęmica precisa ser claro, estabelecido previamente com uma boa estrat√©gia na hora da constru√ß√£o e na aplica√ß√£o. Para isso, √© necess√°rio pesquisar bastante para formul√°-la de forma eficiente que traga bons resultados. Com situa√ß√Ķes comuns de um dia a dia e que seja fluido, sem deixar o candidato nervoso e tenso.

 

Como medir o fit cultural do candidato

Mas como medir o fit cultural do candidato com a empresa? Vamos te mostrar algumas dicas, veja:

 

Aplique testes e entrevistas comportamentais

Uma ideia √© voc√™ aplicar um teste de comportamento online para a primeira etapa do processo seletivo. Esse tipo de teste auxilia na avalia√ß√£o de padr√Ķes de comportamento do candidato. Os resultados t√™m a ver com o perfil desse profissional. Como: dominante, cauteloso, influente, apaziguador, entre outras classifica√ß√Ķes.

Assim, fica mais fácil escolher entre os candidatos, aquele que tem o maior potencial para aquela vaga. Se for para um gestor, por exemplo, um perfil mais ágil, cauteloso e criativo pode ser o mais indicado. Dessa maneira, você consegue filtrar aqueles que mais têm a ver com o perfil da equipe também.

Durante o question√°rio, o ideal √© que voc√™ formule perguntas que apresentem situa√ß√Ķes reais para o candidato. Busque experi√™ncias passadas dele ou exemplos que possam demonstrar qual √© a sua rea√ß√£o diante daquele problema.

Um ponto importante: lembre-se de pensar em algo que possa acontecer no futuro. Sabendo como é a vaga que quais os valores culturais da empresa, é hora de definir perguntas que possam ser mais próximas da realidade daquela função. 

Claro, mesmo ap√≥s esses testes onlines, √© necess√°rio uma entrevista comportamental, mas isso j√° conversamos no outro t√≥pico. No entanto, vale refor√ßar que este √© um momento muito importante para conhecer melhor o candidato, busque situa√ß√Ķes reais, mas que n√£o sejam invasivas.¬†

 

Faça uma avaliação do histórico de trabalho

Al√©m de buscar exemplos em situa√ß√Ķes j√° vividas pelo candidato, tamb√©m √© legal observar quais eram os valores da √ļltima empresa que ele trabalhou, se s√£o valores parecidos com a sua empresa pode ser um ponto positivo, mas confira se o candidato se identificava com esses valores.¬†

Caso seja uma cultura muito diferente da empresa e o candidato não se identificava com aqueles posicionamentos é um bom sinal. O fit cultural serve justamente para observar os pequenos detalhes. Muitas vezes o candidato buscou novas oportunidades por falta de fit cultural com aquela empresa, basta você ter esse olhar analítico para saber quais são os valores dele e se tem fit com a sua empresa.

 

Import√Ęncia do feedback para os candidatos n√£o selecionados

O fit cultural costuma ser uma das √ļltimas etapas de um processo seletivo. Se um candidato chegou at√© esta etapa e por um caso n√£o for o selecionado, ele precisa ganhar esse feedback. Mesmo que a pessoa n√£o tenha sido selecionada para a vaga, √© importante ela saber o que pode melhorar. Isso mostra que voc√™ se importa com o desenvolvimento dela, mesmo que ela n√£o v√° fazer parte da empresa nesse momento.

Lembre-se: feedback não são apenas críticas. Por mais que o candidato não tenha sido selecionado, vale enfatizar seus pontos positivos e apresentar saídas e dicas para o seu crescimento profissional. 

Dar retorno aos candidatos é uma forma de mostrar respeito e empatia. Além disso, nada deve ficar escrito em pedra. O profissional pode se qualificar ou até mesmo mudar seus valores e se tornar um colaborador de excelência no futuro. O feedback serve justamente para isso, estreitar laços com as pessoas e criar respeito pela empresa.

E voc√™, j√° utiliza o fit cultural na sua empresa? Conta pra gente a sua experi√™ncia aqui nos coment√°rio. E se voc√™ gostou do conte√ļdo, compartilhe nas suas redes sociais marcando a Feedz. Bora voar! ūüöÄ

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