Testes de personalidade: 10 opções para aplicar na empresa

Os testes de personalidade são utilizados para garantir que o melhor candidato seja escolhido para uma vaga. Confira nossa lista.

Montar equipes de alto desempenho é o sonho de todo gestor. A missão do RH é de tornar esse sonho possível, começando pela atração de talentos. Em seguida vem a etapa de seleção, que é onde se espera encontrar o candidato ideal. 

Para isso, é necessário identificar, em uma mesma pessoa, as competências técnicas e comportamentais que se deseja. Conhecer o perfil de cada participante do processo seletivo é também fundamental, e para isso existem os testes de personalidade.

Você sabe quais são os mais usados? Neste artigo, explore com a gente o que é, como fazer teste de personalidade e muito mais!

O que é teste de personalidade?

Os testes de personalidade referem-se às ferramentas utilizadas para descobrir traços e características de personalidade de uma pessoa. São usados pelo RH em processos seletivos, pois ajudam a identificar como cada candidato reagiria em determinada situação.

Além disso, por mostrar como é a personalidade de um indivíduo, esses testes ajudam a analisar como ele se sente em relação a determinado contexto e quais seriam suas atitudes quando exposto a certos cenários.

Destacamos que os testes de personalidade são tão importantes quanto os de habilidade técnica

Aliás, hoje em dia muitas empresas entendem que o candidato ideal é uma pessoa com gostos, interesses e hobbies que o tornam ainda mais atraente para a empresa e mais qualificado para ocupar uma vaga.

Não é à toa que as mad skills, que são as habilidades “fora de série” e dizem respeito ao que a pessoa gosta de fazer no tempo livre, como jogar futebol, tocar piano ou ler um livro, são de interesse de muitos RHs nos processos seletivos.

O teste de estilo de personalidade não é diferente, pois entende-se que o modo de se comportar, pensar e agir influencia – e muito – a maneira como esse profissional exercerá suas funções e influenciará o ambiente. 

👉 Teste de recrutamento e seleção: como escolher o teste certo?

👉 Qual a melhor plataforma de recrutamento e seleção? 

 

Como fazer testes de personalidade com candidatos? 

Para aplicar os testes de personalidade, deixe bem claro para o candidato no que a avaliação consiste. Explique se ele terá que responder a um questionário ou se o teste será por meio de entrevista, por exemplo.

Dê instruções também sobre como realizar o teste e o tempo médio de duração do mesmo. Acima de tudo, procure deixar a pessoa bem confortável

Garanta a ela que as respostas são sigilosas e que servem para que as demais etapas possam ser conduzidas com mais precisão. Esclareça que esse tipo de teste não busca julgar ninguém.

Pelo contrário, pois tem a função de ajudar os recrutadores a conhecerem melhor o ser humano que está ali. 

 

Quais são os testes de personalidade mais usados? Conheça 10 opções

Como você pode imaginar, opções de testes de personalidade não faltam. Para ajudar você na hora de escolher qual aplicar, fizemos uma seleção. Confira:

 

1. Teste eneagrama

O eneagrama é uma forma geométrica de 9 lados. O teste tem esse nome porque se baseia em nove tipos de pessoas (ou personalidades), que são:

  1. Perfeccionista
  2. Prestativo
  3. Bem-sucedido
  4. Individualista
  5. Observador
  6. Questionador
  7. Sonhador
  8. Confrontador
  9. Pacifista

 

O teste é em formato de questionário, sendo que o Teste Completo Sistema Eneagrama 360 – TSE360 (Marca Registrada INPI), costuma ser aplicado por institutos e empresas especializadas em gestão de pessoas. 

 

2. Inventário de Tipos Psicológicos de Myers-Briggs (MBTI)

O teste de personalidade MBTI é uma ferramenta para identificar 16 grupos de personalidades por meio de um questionário. 

Ele foi criado por Katherine Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers e tem origem nas teorias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Para a divisão das personalidades, o MBTI avalia os resultados a partir de quatro pares opostos, que são chamados de dicotomias:

  • Extroversão (E) x Introversão (I)
  • Sensorial (S) x Intuição (N)
  • Razão (T) x Sentimento (F)
  • Julgamento (J) x Percepção (P)

 

3. Teste de personalidade IDRlabs

Baseado no MBTI, o IDRlabs é gratuito e considerado um teste de personalidade de alto potencial. 

Ele parte de uma descoberta dos pesquisadores Ian MacRae e Adrian Furnham, da University College London. De acordo com eles, existem seis traços que são sempre identificados quando o assunto é sucesso no trabalho.

Esses traços foram combinados para ter o que se chama de Personalidade de Alto Potencial. 

Assim, ao responder o questionário a pessoa consegue ver as características que já possui e que a colocam como personalidade de alto potencial, e aquelas que precisam ser trabalhadas. Se tiver interesse, você pode realizar o teste no site da IDRlabs.

 

4. Técnica Projetiva de Desenho (HTP)

É o famoso “Teste da Casa, Árvore e Pessoa” aplicado nos exames psicotécnicos para a carteira de motorista.

Neste teste de personalidade o candidato precisa desenhar em uma papel os três itens (casa, árvore e pessoa). Cada um desses elementos possui um significado:

  • A casa significa a segurança emocional, o lar e a família;
  • A árvore diz respeito à vida, estabilidade e crescimento emocional;
  • A pessoa representa a autoimagem e os relacionamentos interpessoais.

 

Para a avaliação do teste, o avaliador analisa a distribuição dos elementos e o tamanho de cada desenho.

 

5. Teste projetivo

É um dos testes de personalidade que mais podem levar tempo para a avaliação. Por isso, não são aplicados com tanta frequência.

Contudo, o teste projetivo é também uma opção que seu RH pode adotar. Ele consiste em perguntas abertas e que pedem respostas livres, baseadas na interpretação da pessoa sendo avaliada.

O resultado deve ser avaliado por um profissional qualificado, porque costuma apresentar diversas nuances.

 

6. Big Five

O Big Five é uma metodologia que identifica cinco traços de personalidade (e não tipos), que são:

  • Openness to experience (abertura a experiências);
  • Conscientiousness (conscienciosidade ou escrupulosidade);
  • Extraversion (extroversão);
  • Agreeableness (agradabilidade ou simpatia);
  • Neuroticism (neuroticismo).

 

O resultado do teste apresenta a pontuação em cada traço, possibilitando um melhor entendimento dos traços de personalidade que a pessoa carrega.

É possível, por exemplo, descobrir se o candidato é curioso ou não, gosta de trabalhar em equipe ou prefere atividades mais isoladas, é autodisciplinado, amigável etc.

 

7. Teste DISC

Não tem como fazermos uma relação sem mencionarmos a metodologia DISC. Dos testes de personalidade aqui descritos, este é o mais aplicado em processos de recrutamento e seleção. 

A ferramenta decodifica as competências socioemocionais dos candidatos e faz uma classificação de acordo com os fatores:

  • Dominância: como reage em situações desafiadoras;
  • Influência: capacidade de influenciar e ser influenciado;
  • Estabilidade: como lida com mudanças;
  • Conformidade: como lida e reage diante de regras, normas e procedimentos.

 

A metodologia DISC fornece insights para avaliar se o candidato está alinhado à cultura corporativa e aos valores da organização

Para saber mais sobre este teste, acesse:

👉 Teste DISC: o que é, pra que serve e benefícios

 

8. PDA

PDA é sigla para Personal Development Analysis, que em português significa Análise de Desenvolvimento Pessoal

É um teste de personalidade que dá ao recrutador diversos dados relevantes do candidato, como estilo de liderança, aptidões, nível de motivação, habilidades de persuasão, a maneira com que lida com o ambiente, o modo de se comunicar e outros.

Conheça mais sobre o teste de personalidade PDA em:

👉 Teste PDA: o que é, para que serve e benefícios

 

9. Teste de Zulliger

O teste de Zulliger avalia aspectos de personalidade, as emoções e como uma pessoa lida com relacionamentos interpessoais

Basicamente, ele analisa itens como: integração humana, capacidade de desempenho, depressão, controle geral e emocional, objetividade, ansiedade, pensamento lógico e outros aspectos da personalidade.

Este é um teste considerado de uso exclusivo de psicólogos e consiste na apresentação de três lâminas de tintas. A pessoa deve analisar cada uma e dizer o que a imagem sugere.

As lâminas são:

  • Tons de cinza, preto e branco: representa o pensamento profundo; 
  • Cores mais brilhantes: representar autocontrole, capacidade e ordem. É a mais difícil de avaliar;
  • Cinza, preto e vermelho: representa as relações sociais.

 

10. Teste palográfico

Ele serve para identificar características específicas dos candidatos.  É conhecido também por teste do palitinho, pois o candidato precisa fazer traços verticais paralelos em um papel em branco.

A avaliação do teste é feita por um psicólogo, que é responsável por analisar diversos fatores no desenho, como direção das linhas, distância entre os traços, tamanho, pressão exercida no papel, entre outros.

Explicamos com mais detalhes sobre este teste em:

👉Teste palográfico: O que é e benefícios para o processo seletivo

 

Qual é o teste de personalidade mais confiável? 

Na verdade, aplicado da maneira correta e por quem entende, todos os testes de personalidade que descrevemos para você podem trazer ótimos resultados.

Entretanto, eles precisam ser desenvolvidos e avaliados por uma fonte confiável. A Feedz é a plataforma de gestão de pessoas mais completa do Brasil e está presente em mais de 1500 empresas.

Temos uma solução voltada para o teste de perfil comportamental. Com a Feedz Persona, seu RH consegue realizar a análise de perfil do candidato com base no DISC.  A ferramenta traz vantagens como:

  • 44 tipos de padrões comportamentais diferentes;
  • Relação entre perfil comportamental e o local de trabalho;
  • Mapeamento de motivadores e estressores;
  • Orientação de desenvolvimento de acordo com perfil comportamental.

 

A solução faz parte do módulo de recrutamento e seleção, que além de padronizar o processo seletivo, reúne as principais funcionalidades para atrair, selecionar, contratar e reter talentos. 

Solicite uma demonstração gratuita da solução Feedz Persona🤩! Insira seus dados nos campos abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar