Calendário RH 2024: confira as principais datas comemorativas

Confira as principais datas comemorativas do calendário do RH para organizar folgas, férias e ainda planejar as ações de engajamento em 2024.

Para as equipes de gestão de pessoas, o engajamento e o reconhecimento dos funcionários são prioridades durante todo o ano. 

Por isso, ficar de olho no calendário do RH e nas principais datas comemorativas para planejar as ações de engajamento anual é fundamental.

Para não esquecer de nenhuma data importante, continue a leitura e aproveite! Ah e não esquece de salvar esse link nos favoritos. ⭐

Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024

Datas importantes para o RH em 2024

As datas comemorativas não são somente importantes por suas celebrações, mas também para que os profissionais de RH e DP possam organizar e planejar férias, folgas, ausências e escalas de trabalho nesses dias de descanso.

Confira quais são as datas devem fazer parte do calendário do RH para o próximo ano:

 

Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro)

O Dia da Visibilidade Trans é uma data que pode ajudar a promover a inclusão e o respeito pela comunidade trans no ambiente de trabalho. 

É um bom momento para a empresa revisar suas políticas de diversidade e inclusão, garantindo que sejam abrangentes e acolhedoras para todas as pessoas.

Além disso, o RH também pode desenvolver ações que visem desmistificar questões de gênero e identidade, e promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas trans no mercado de trabalho e em outros contextos.

 

Carnaval (12 e 13 de fevereiro)

Em 2024, o carnaval será celebrado durante os dias 12/02 e 13/02. Entretanto, apesar de sermos considerados o “país do Carnaval”, essa data é, na verdade, considerada ponto facultativo

Para comemorar a data na empresa, o RH pode desenvolver ações para engajar e envolver os trabalhadores, como, por exemplo, concursos de fantasia, happy hours temáticos, ações solidárias para entidades carentes, entre outras.

👉 Carnaval na empresa: 9 ações para celebrar com sua equipe

👉 SIPAT 2024: o que é, dicas de temas, brindes e programação

 

Dia da Mulher (08 de março)

No Brasil, o Dia da Mulher é celebrado no dia 08/03. Além de ser uma data para valorizar a equipe feminina, também pode ser a oportunidade de iniciar conversas sobre equidade de gênero, machismo e assédio no ambiente de trabalho.

Separamos algumas ideias para comemorar o Dia da Mulher na empresa:

  • Organizar palestras no estilo TED Talks inspiradores;
  • Apoiar projetos sociais através de arrecadações de itens de higiene pessoal;
  • Criar rodas de conversas com profissionais da área da saúde feminina;
  • Enviar algum presente para as colaboradoras, entre outras.

 

Páscoa (31 de março)

A Páscoa será no dia 31/03 em 2024, mas antes dela, vale lembrar do feriado nacional de sexta-feira santa, dia 29/03. Portanto, recomendamos antecipar as obrigações e encargos trabalhistas(Não esqueça de adicionar um lembrete ao seu calendário, RH! 📌)

Inclusive, considere isso para programar a logística, caso a empresa opte por enviar alguma lembrança para os colaboradores.

 

Dia do Trabalhador (01 de maio)

Dia 01/05 é considerado feriado nacional em celebração ao Dia do Trabalhador.

Essa é uma data importante para o reconhecimento e a valorização dos profissionais que fazem parte do crescimento da empresa. 

O RH pode considerar realizar a distribuição de brindes, lembranças, vale-lanche e até mesmo uma reunião descontraída para integração dos colaboradores durante a semana. 

 

Dia das Mães (12 de maio)

Em 2024 o Dia das Mães será celebrado no dia 12/05. Nesta data, para além dos presentes, considere trazer discussões pertinentes para o ambiente de trabalho.

O RH pode, por exemplo, organizar rodas de conversas sobre jornada dupla de trabalho, rede de apoio, desafios da maternidade, entre outros tópicos relacionados.

Baixe o nosso guia sobre maternidade e trabalho para cultivar uma empresa mais acolhedora. 👇

Guia Maternidade no trabalho

 

Dia do Profissional de RH (20 de maio) 

Celebrar o dia do profissional de RH é reconhecer a importância da profissão e das suas contribuições para a empresa e na jornada do colaborador. 

Portanto, se você é do RH/DP, confira dicas para comemorar a data na empresa. (Vale mandar para o CEO e colegas de outras áreas, viu? 😉)

 

Por que o dia do RH mudou?

Como a data era comemorada em dias diferentes por cada país – por exemplo, aqui no Brasil era em 03 de junho – a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas decidiu instituir o dia 20 de maio como o dia mundial do RH. 

 

Festa Junina (24 de junho)

A data é comemorada em 24/06, dia de São João. É uma festa plural, celebrada de diferentes maneiras em cada região do país.

Para aproveitar essa diversidade, o RH pode criar comunicados temáticos sobre:

  • a história da festa;
  • as comidas e bebidas típicas;
  • fotos e depoimentos dos colaboradores celebrando;
  • livros, filmes ou séries sobre o tema.

 

Dia do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho)

No dia 28/06 é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAP+. Se a sua empresa busca promover a diversidade e inclusão, proporcionar um ambiente de trabalho seguro é essencial.

Para isso, além de uma comunicação transparente e empática, desenvolva treinamentos para a equipe sobre diversidade, preconceitos, expressões discriminatórias e inclusão.

 

Dia da Amizade (30 de julho)

Dia 30/07 é considerado o Dia Mundial da Amizade.

Como a integração da equipe é fundamental para a alta performance, essa data pode ser a oportunidade certa para aproximar as pessoas.

Por exemplo, um happy hour com jogos ou dinâmicas de grupo pode deixar o clima mais descontraído e divertido.

 

Dia dos Pais (11 de agosto)

O Dia dos Pais em 2024 será em 11/08. É a oportunidade de homenagear os pais da equipe. Existem diversas maneiras de comemorar a data na empresa, mas separamos algumas ideias para ajudar:

  • Palestras educativas ou dinâmicas de grupo;
  • Café da manhã com mensagens ou fotos dos filhos dos colaboradores;
  • Incentivo para ações culturais: cinema, museu, jogos, zoológico, etc;
  • Dia de levar os filhos para conhecerem onde trabalham, entre outras.

 

Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) 

Outra data importante para o calendário do RH é o dia 10/10, que reforça a importância de cuidarmos da nossa saúde mental, inclusive o slogan da data definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é: “saúde mental para todos: vamos torná-la realidade.

Para conversar sobre esse tema na sua empresa, o RH pode promover workshops sobre gerenciamento de estresse, sessões de mindfulness, rodas de conversa com profissionais da área da saúde mental ou até mesmo aplicar um questionário para entender esse cenário entre os profissionais. 

👉 Preencha o formulário e acesse grátis o nosso questionário de saúde mental no trabalho: 

 

Dia das Crianças (12 de outubro)

O Dia das Crianças é uma data que ressoa de maneira especial no ambiente de trabalho, porque mexe diretamente na vida familiar dos colaboradores. Para os profissionais de RH, é uma oportunidade de criar uma ponte entre o trabalho e a vida pessoal dos trabalhadores, fortalecendo laços e promovendo um espaço mais acolhedor e humano. 

A empresa pode proporcionar ações em que os profissionais podem levar os filhos para o trabalho ou promover oficinas de artes, ciências e outras atividades criativas, por exemplo. 

Além disso, vale lembrar que 12/10 é considerado feriado nacional porque é o dia da padroeira do Brasil, portanto, atente-se aos prazos e encargos trabalhistas. 

 

Dia da Consciência Negra (20 de novembro)

Essa data é de extrema importância para refletir sobre a diversidade racial, inclusão e igualdade no mercado de trabalho. 

Dentro das empresas, os profissionais de RH podem promover ações que contribuam para a educação e conscientização sobre questões raciais, além de celebrar a cultura afro-brasileira. 

A data já é considerada feriado em seis estados brasileiros, mas em dezembro de 2023, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de Lei 3268/21, que transforma o Dia de Zumbi e da Consciência Negra em feriado nacional.

 

Dia do Voluntariado Corporativo (15 de dezembro)

Essa é uma data para a empresa reforçar seu compromisso social e fomentar uma cultura solidária entre os membros da equipe. 

Nesse sentido, o RH pode organizar projetos de voluntariado comunitário, campanhas de doação, eventos para arrecadação de fundos para causas sociais, entre outros. 

A empresa, por sua vez, também deve fazer sua parte e promover iniciativas como plantio de árvores, limpeza de praias ou rios, e campanhas de reciclagem, por exemplo. 

 

Natal e Ano Novo (25 de dezembro e 1º de janeiro)

Para fechar as principais datas do calendário do RH, temos as festas de fim de ano.

O Natal é uma data que simboliza a celebração de momentos especiais, como a valorização de estar com a família, amigos e colegas. Portanto, presentear os colaboradores é uma forma de celebrar e valorizar a união.

Além disso, o final do ano também é marcado pelo clima de retrospectiva, então pense em ações que permitam a celebração e reconhecimento das conquistas do ano passado.

👉 Leia também: 25 ideias para confraternização de fim de ano da sua empresa

 

Acessar o calendário do RH 2024 feito em parceria com a Swile e outras empresas.

 

Campanhas de endomarketing para o RH ficar de olho 

Acima listamos as principais datas para o RH em 2024, mas ainda não acabou! 😮‍💨

Ao longo do ano, existem diversas campanhas relacionando meses e cores a favor de algumas causas.

Para o RH, é a oportunidade de abordar temas como saúde e bem-estar para criar um ambiente de trabalho mais feliz, seguro e saudável. São elas:

 

Janeiro Branco

Janeiro é marcado pelo objetivo de ajudar na prevenção e tratamento de doenças mentais.

Nesse período, as empresas podem aproximar a conversa sobre saúde mental com seus colaboradores.

Criar espaços de troca, oferecer acompanhamento psicológico, estabelecer a cultura de bem-estar, incentivo a exames de depressão e ansiedade, são algumas das ações para promover um ambiente de trabalho mais saudável e feliz.

Baixar materiais sobre Segurança Psicológica e Cultura de Feedback

 

Fevereiro Roxo e Laranja

Fevereiro traz consigo duas importantes campanhas: a Roxa, voltada para a conscientização sobre Alzheimer, lúpus e fibromialgia, e a Laranja, focada na luta contra a leucemia. 

Como ação de endomarketing, o RH pode incluir palestrar informativas sobre doenças crônicas, ou até arrecadar fundos e doações para instituições que se dediquem às pessoas que vivem com essas doenças. 

👉 Fevereiro roxo e laranja: 8 dicas de ações para o RH

 

Março Lilás

Março Lilás é focado na saúde da mulher. Esse é um momento para educar aos colaboradores sobre a importância dos check-ups de saúde e da prevenção ao câncer do colo de útero, o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres no Brasil. 

 

Abril Azul e Verde

Abril também é um mês que conta com duas campanhas significativas para o calendário do RH em 2024. 

Abril Azul é comemorado no dia 02/04 e dedicado à conscientização sobre o autismo. Nesse sentido, o RH pode promover atividades que incentivem a inclusão e compreensão do autismo, seja por meio de comunicados, palestrar com especialistas ou workshops interativos. 

Já o Abril Verde tem ênfase na saúde e segurança no ambiente de trabalho. Inclusive, o dia 28/04 é lembrado como o Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho.

Durante esse mês, os membros da CIPA podem promover a Semana Interna da Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com atividades temáticas para a conscientização dos trabalhadores. 

👉 Abril azul e verde: ideias para campanhas nas empresas

 

Maio Amarelo

Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito, especialmente sobre a prevenção de acidentes. 

Empresas em que os colaboradores dependem do trânsito para suas atividades diárias, é importante pensar em iniciativas de conscientização sobre os impactos do álcool e outras substâncias na condução, além de palestras e workshops com especialistas em trânsito e segurança. 

Além disso, o RH também pode incentivar as caronas solidárias, uso de transportes públicos ou bicicletas, entre outras práticas de transporte mais seguras e sustentáveis. 

 

Junho Vermelho

Para incentivar a conscientização da doação de sangue, nasceu a campanha do Junho Vermelho.

Além de conversas e comunicados sobre o tema para tirar as principais dúvidas, a empresa também pode optar por organizar com o próprio Hemocentro, um dia para receber os colaboradores que desejam doar sangue.

 

Julho Verde e Amarelo 

Julho Verde é voltado para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, enquanto Julho Amarelo é voltado para a conscientização das hepatites virais. Durante esse mês, além de educar os trabalhadores sobre os temas, o RH pode incentivar a realização de exames de rotinas e consultas médicas. 

Promover uma sessão de perguntas e respostas com profissionais da saúde também pode ajudar a aumentar a conscientização e encorajar os cuidados preventivos das pessoas colaboradoras. 

 

Agosto Lilás e Dourado

A campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher acontece, principalmente, durante o mês de agosto.

Nesse sentido, o papel das empresas deve ser proporcionar ambientes de trabalho seguros.

Para isso, o RH e as lideranças são peças fundamentais na quebra das barreiras do silêncio e do isolamento que, muitas vezes, vêm com a violência doméstica.

Para Agosto Dourado, focado no incentivo ao aleitamento materno, o RH pode criar espaços de amamentação confortáveis e privativos, políticas de trabalho flexíveis para mães lactantes e o apoio ao retorno ao trabalho após o período de licença-maternidade. 

 

Setembro Amarelo

Dia 10/09 é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Não somente neste mês, mas em todos os outros, as organizações precisam buscar maneiras de falar e lidar com o tema de saúde mental.

Conversas amigáveis entre o RH e os colaboradores, ações de conscientização de bem-estar e programas de saúde mental com especialistas da área são algumas sugestões de como lidar com a data.

Baixar Guia Completo: Saúde Mental nas Empresas

 

Outubro Rosa

A campanha de outubro é voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mais do que isso, é o momento de falar sobre os cuidados com a saúde e a importância dos exames de rotina e do autoexame.

Na empresa, o RH pode oferecer ações que conscientizem a equipe, como:

  • Incentivo às consultas e exames;
  • Promoção de eventos com especialistas da área da saúde;
  • Trabalho voluntário com organizações que combatem o câncer, entre outros.

  

Novembro Azul

Em novembro, a campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata.

Faz parte da responsabilidade social da empresa apoiar a campanha e criar ações com os colaboradores.

Assim como no Outubro Rosa, palestras com profissionais da saúde e parcerias com clínicas e consultórios médicos são boas maneiras de incentivar a prevenção e cuidado.

 

Dezembro Vermelho e Laranja

Dezembro é marcado pela campanha de conscientização e prevenção da AIDS (Vermelho) e à prevenção do câncer de pele (Laranja). Sendo assim, é um mês para o RH promover a saúde integral dos colaboradores

Para isso, considere realizar algumas ações como: 

  • Palestras educativas, visando diminuir os mitos relacionados às doenças; 
  • Encorajar a realização de testes de HIV e outras infecções sexualmente; transmissíveis (ISTs);
  • Distribuir protetor solar para os trabalhadores; 
  • Realizar campanhas sobre o uso correto do protetor solar. 

 

Eventos de RH em 2024 

Além das campanhas de endomarketing, os profissionais da área também precisam incluir no calendário de RH aqueles momentos para se manter atualizados sobre as últimas tendências e práticas do universo de gestão de pessoas. 

A participação em eventos de RH é uma excelente maneira de adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e expandir a sua rede de contatos. 

Se você quer receber atualizações regulares sobre eventos (inclusive do FeedzDay viu?), tendências, datas comemorativas de 2024, e as melhores práticas de recursos humanos, inscreva-se agora mesmo na FeedzLetter, a newsletter mensal do Blog da Feedz. 

É só preencher o formulário abaixo e aguardar ela na sua caixa de entrada. 💌

4 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar